Dúvida do Leitor: Dá Para Usar Gravata Com Camisa Por Fora da Calça?

28/02/2016 3 Comentários por

camisa-por-fora-calca-com-gravata-01

Sendo a gravata um acessório geralmente ligado ao traje formal, muita gente tem dúvidas ao combinar a peça com roupas casuais e insegurança se o look apresenta alguma coisa fora do comum como no caso da camisa usada por fora da calça. Como muitos leitores já mostraram receio e dúvidas a respeito deste tipo de combinação, acredito que é uma boa falar a respeito.

Gravata com camisa por fora da calça: certo ou errado?

Se o combo fosse formal eu diria que é completamente errado, mas como se trata de uma combinação super casual o uso do acessório é permitido e, diga-se de passagem, bem descontraído.

Gravata com camisa por fora da calça

Qual camisa usar?

Modelos casuais com xadrez, listras ou micro estampa são os melhores, entretanto, se a camisa guarda muita semelhança com as sociais talvez não seja uma boa ideia usá-la dessa maneira. O comprimento também é importante, esse visual fica melhor com uma camisa que vá ate metade do quadril, com a gravata terminando uns 10 cm antes.

Qual gravata usar?

Você pode usar qualquer tipo de gravata, mas as skinny ou slim feitas com materiais diferentes do jacquard (seda ou poliéster) sempre tem uma pegada mais descolada que cai muito bem nesse caso, como as de crochê, de malha, lã, linho ou até de jeans.

Gravata com camisa por fora da calça

Gravata com camisa por fora da calça: onde usar?

Um passeio no shopping, ida ao cinema ou encontro diurno em um local totalmente informal são boas ocasiões para um look assim, por outro lado baladas sofisticadas, jantares com o mínimo de formalidade, restaurantes luxuosos e encontros noturnos pedem algo mais alinhado. Para trabalho só é permitido se sua empresa realmente não liga para dress codes e você não vai ter que encontrar com nenhum cliente no dia, pois nem todo mundo acha profissional esse tipo de traje.

Quem pode usar?

Qualquer um, é uma questão que envolve mais estilo do que idade, tipo físico ou crença na existência de vida alienígena. Se você se sente a vontade vestido assim, vá em frente!

Qual nó usar?

O clássico e simples four-in-hand é a melhor escolha, pois não tem muito volume, mas há quem goste do half-windsor. Os nós super elaborados e modernos como o Eldrege vão chamar muita atenção para o colarinho e o ideal é que a pessoa tenha uma visão mais global o look.

…….

Nota do editor:

Esse tipo de combinação já esteve em alta nos anos 80 e parece que de tempos em tempos volta a ganhar destaque, tendo um breve retorno nos anos 90 e agora nos últimos anos, parece estar mais ligado ao estilo de quem veste do que a alguma tendência propriamente dita.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

3 Responses to “Dúvida do Leitor: Dá Para Usar Gravata Com Camisa Por Fora da Calça?”

  1. Audijan says:

    Concordo em sua nota quando ressalta que essa forma de usar a gravata está mais ligada ao estilo da pessoa do que uma tendência. E confesso que não recordo de já ter visto alguém a usando assim.

    Particularmente não gosto de usar gravata com a camisa por fora. Mesmo em um look descontraído, prefiro com a camisa por dentro.

  2. Anderson says:

    Aqui em São Paulo tinha uma moda chamada de “emo” onde alguns “emos” usavam gravata, parecido com o vocalista do Green Day.
    Sobre as fotos do post achei legal o look mas as camisas são tão bacanas que dispensam a gravata.

  3. Elvis Fernandes says:

    Já usei diversas vezes do mesmo jeito que foi citado no post.
    E me achei bem vestido e social. mas ainda tem pessoas com aquelas piadinhas de “e ai, pastor” “fala juiz”, mas vem de pessoas próximas bem humorada.

Deixe um comentário