Guia de Lavagens de Jeans, Como e Onde Usá-las

16/02/2015 6 Comentários por

jeans_com_jeans_beckham_dest

Dentre as diversas opções que o universo do jeans nos oferece, temos a mais básica de todas: a lavagem. Em outros tempos, antes do denim sofrer abrasões com jatos de areia, tingimento com respingos de tinta, ser lixado e rasgado, o recurso para dar identidade a um jeans era lavá-lo e alvejá-lo para que adquirisse o visual desejado. Hoje, diversas técnicas foram criadas para este fim e novas lavagens foram surgindo a fim de atender os apaixonados pela centenária criação de Levi Strauss, veja abaixo um guia com as principais lavagens e saiba como e onde usá-las apropriadamente, extraindo o melhor de seu jeans:

1 – Denim Bruto (raw jeans)

lavagens_jeans_masculinos_bruto_raw_denimO que é: é o jeans em seu tom índigo original. Apesar de não receber lavagens e efeitos modernos tem adeptos ferrenhos que até tomam o cuidado de lavar a peça somente quando necessário, para que ela demore o máximo possível para perder a coloração, desenvolvendo até técnicas especiais, como mostrado aqui

Como e onde usar: esse tom é extremamente democrático, pode ser usado com peças extremamente casuais como camisetas e camisas xadrez, mas é no trabalho que faz mais sucesso, pois sua discrição a torna ideal para combinações com blazer e camisa, com a gravata aparecendo como opção de quem precisa estar mais alinhado. Sapatos tipo loafer, derbys e oxfords com toque casual deixam o look ainda mais estiloso!

No guarda roupa: tenha pelo menos dois se você usa para trabalhar, caso contrário, uma peça pode te atender bem se sua coleção de jeans é variada.

…….

2 – Black Jeans

lavagens_jeans_masculinos_black_denimO que é: ao invés de receber o tingimento azul tradicional, leva uma tintura preta que o torna tão discreto quanto o jeans bruto citado anteriormente. Os pespontos coloridos podem dar o tom da peça, criando detalhes nos bolsos e combinações e desenhos que identificam a marca ou o modelo.

Como e onde usar: Os pespontos coloridos deixam a peça mais vistosa, sugerindo uma combinação um pouco mais jovem que pode incluir uma camisa casual, uma jaqueta de couro e uma bota pesada, puxando para o visual rocker, mas os pespontos escuros ou pretos deixam a calça discreta o suficiente para o ambiente de trabalho, onde ela pode fazer par com uma bela camisa social e um blazer de lã fria ou até um belo casaco. Se seu trabalho é mais descontraído, pense em combinações com pólo e camisas jeans em tons de azul ou cinza. Sapatos pretos caem bem aqui e, novamente, loafers, derbys e até um monk strap podem valorizar o combo.

jeans_com_jeans_total_black_dest

No guarda roupa: tenha pelo menos dois se você usa para trabalhar, caso contrário uma peça pode te atender bem se sua coleção de jeans é variada.

…….

3 – Jeans resinado

lavagens_jeans_masculinos_resinado_denimO que é: ainda dentro dos tons escuros temos o jeans que recebe uma camada de resina, deixando-o com cara de couro quando visto de uma certa distância. É um jeans pesado e mais indicado para o inverno, tanto por seu visual, quanto pelo fato de esquentar mais do que o denim comum.

Onde e onde usar: é uma boa peça para balada, tem um visual mais radical e encorpado que combina com peças usadas durante a noite, mas assim como o jeans preto, pode ser usado em um look rocker ou com inspiração biker, aliada a uma jaqueta trucker e uma camiseta preta ou cinza mescla escura com uma estampa estilosa. os calçados mais pesados ganham destaque aqui, quando botas estilo coturno, work boots marrom escuro e sapatos de solado grosso ou tratorado fazem uma combinação interessante.

No guarda roupa: como tem uso mais restrito, apenas uma peça está de bom tamanho.

…….

4 – Jeans estonado

lavagens_jeans_masculinos_stoned_denimO que é: passa por um processo de lavanderia para que pareça surrado, como se já tivesse sido usado por algum tempo e marcado em certas partes. Há algumas décadas as pessoas ficavam sentidas de perder seu jeans quando ele se tornava imprestável, pois, apesar de tudo, ele estava moldado ao corpo e com uma tonalidade única. Pensando nisso as grifes de jeans desenvolveram essa técnica para vender um jeans com cara de velho! Hoje, a fim de poupar água e não agredir a natureza, a indústria têxtil consegue o mesmo efeito usando laser para desgastar o tecido.

Como e onde usar: tem um aspecto bem casual, portanto não é tão indicado para trabalho, mas é o escolhido para produções casuais que envolvam um passeio no shopping, um barzinho com os amigos ou um restaurante descolado. Jaquetas bomber, de couro ou blazers de sarja são a companhia ideal se o clima estiver frio; camisas xadrez e camisetas básicas fazem o combo de verão com louvor; cardigans e malhas são bem vindos na meia estação. Aceita uma gama enorme de calçados, desde o All Star tradicional ao oxford de camurça com sola colorida, passando pelo top-sider e por diversos tipos de bota casual.

No guarda roupa: se você usa muita roupa casual pode ter uns 3, pelo menos; se você trabalha com trajes formais e usa só no fim de semana pode ter um ou dois e investir em outras lavagens para complementar.

…….

5 – Jeans stone washed

lavagens_jeans_masculinos_stone_washed_denim O que é: muito similar ao estonado exceto pelos detalhes dos puídos mais fortes nas costuras e nas bordas dos bolsos, fazendo parecer que foi usado intensamente em atividades pesadas. Fruto de um processo mais agressivo de lavanderia, que já foi feito usando pedras de verdade colocadas em um tambor rotativo com o jeans, hoje sofre abrasão de diversas maneiras, incluindo jatos de areia e enzimas a base de celulose.

Como e onde usar: a combinação sugerida para o jeans estonado funciona da mesma maneira aqui, mas os tênis parecem ter uma relação especial com esta lavagem de denim, devido ao caráter mais jovem que estes modelos parecem ganhar. A combinação jeans com jeans também funciona muito bem, principalmente se você escolher uma camiseta bem bacana de cores fortes e vibrantes, uma pólo ou uma camisa henley. Shows de rock, bares, festas casuais, cinemas e lanchonetes são o habitat natural deste tipo de jeans.

No guarda roupa: tenha uma ou duas se você já tem uma estonada ou se possui diversas opções de jeans diferentes, mas tenho certeza que se for fã do estilo terá, ao menos, umas quatro!

…….

6 – Blue jeans

lavagens_jeans_masculinos_blue_denimO que é: essa lavagem proporciona ao jeans uma coloração mediana, não é tão claro quanto o delavê (veja abaixo), mas também não né escuro como o jeans bruto. Geralmente tem um pouco do desgaste do estonado, mas não chega a ser tão marcado, é um jeans no meio do caminho, mas que pode atingir tons bonitos e vivos, agradando quem gosta de ter uma ampla paleta de azuis no armário.

Como e onde usar: descontraída, esta lavagem combina bem com diversos ambientes, desde um trabalho casual e relaxado, até uma festa de aniversário, uma balada ou um passeio descolado. Camisas xadrez conversam bem com ela, assim como camisetas que contrastem com seu tom. Para um encontro com a namorada o acréscimo de um blazer de sarja cáqui, marrom ou bege pode dar um up no visual, mas se quiser realmente impressionar, acrescente uma camisa casual de algodão e arremate com uma gravata de lã, malha ou crochê. O calçado dependerá da ocasião: tênis para momentos descontraídos e um sapato casual com sola grossa (colorida ou não) para uma festa ou um restaurante que não seja muito chique.

No guarda roupas: uma ou duas em tons diferentes para quem quer ter opções de jeans para variar o tempo todo.

…….

7 – Jeans delavê (light jeans)

lavagens_jeans_masculinos_delave_light_denimO que é: o jeans é lavado até que sua tonalidade fique bem clara, muitas vezes quase branca. A parte boa é que o tecido fica leve, macio e extremamente confortável, muito apropriado para o verão. Foi moda na década de 80, sumiu no final da década de 90 e retornou há alguns anos, livre de preconceitos e amplamente aceito como opção extremamente casual e descontraída.

Como e onde usar: é o jeans para o fim de semana, dá para ficar com ele em casa junto com aquela camiseta preferida, mas também dá para juntar com uma camisa casual, um vans Sk8 Hi e sair para encontrar os amigos e jogar conversa fora ou pegar um cinema. O ambiente de trabalho, porém, não é local ideal para um jeans tão relax, neste caso prefira os tons mais escuros.

No guarda roupa: sempre é bom ter um para os dias mais quentes, quando você tem que usar um jeans, mas quer algo bem confortável.

…….

8 – Jeans cinza

lavagens_jeans_masculinos_gray_denimO que é: o mesmo processo usado para descolorir o jeans índigo também serve para o jeans preto, criando uma calça acinzentada que pode servir para várias ocasiões, dependendo do tom, claro ou escuro. Essa lavagem é outra que já esteve em alta, chegou a dar uma sumida, mas ultimamente tem se mantido nas araras.

Como e onde usar: as mais claras são ideais para ocasiões casuais, combinadas com sapatos descolados ou tênis, as escuras podem compor um look de trabalho, desde que sejam bem discretas, fazendo par com um blazer de algodão preto, ou até em um tom de cinza um pouco mais claro, usando uma camisa social preta como fundo e um sapato tipo loafer para manter a linha.

No guarda roupa: apenas uma peça para aqueles dias em que você não está a fim de vestir o clássico jeans bruto para trabalhar ou quando quer fazer um look em tons de cinza para balada.

……..

9 – Dirty jeans

lavagens_jeans_masculinos_dirty_denimO que é: lavagem que dá aparência suja e velha para o denim. Já ví alguns que pareciam ter décadas de existência, e é justamente nessa cara vintage que reside seu charme. Mas tome cuidado, o efeito mal aplicado parece mesmo sujeira e pode despertar má impressão em quem olha para sua roupa, portanto escolha com sabedoria!

Como e onde usar: não é o tipo de jeans para trabalho, mas funciona muito bem em ambientes casuais, principalmente baladas e passeios de fim de semana. Peças com apelo vintage podem ganhar um toque adicional quando combinadas com este jeans, principalmente suspensórios e coletes de alfaiataria retrô. O mesmo vale para os calçados, onde chelsea boots, work boots e clássicos de nobuck ficam perfeitos, mas não dispense os sneakers de lona ou couro se preferir assim.

No guarda roupa: Ter uma para montar um visual diferentão pode ser uma boa se você quer variar do mesmo arroz e feijão de todos os dias, mas é uma peça que marca demais, não dá para usar várias vezes seguidas.

…….

10 – Bleached Jeans

lavagens_jeans_masculinos_bleached_denimO que é: o jeans que recebeu uma dose de alvejante em locais estratégicos para que fique totalmente descolorido nestas áreas, parecendo que sofreu um acidente na lavanderia. Nos anos 80 e 90 se isso acontecesse com sua calça você a jogaria fora sem pensar duas vezes, mas os tempos mudam, não é?!

Onde e como usar: este tipo de efeito dá um ar completamente original ao jeans, mas ao mesmo tempo o deixa muito casual, relegando-o a ocasiões bem descontraídas como shows de rock, bares descolados e festas com dress code totalmente liberal. Fica interessante combinado com peças de estilos diferentes, como um moletom sobreposto por um blazer, com um sapato de amarrar nos pés.

No guarda roupa: sofre do mesmo mal do dirty jeans, marca demais, portanto não é uma peça para o dia a dia, guarde-o para passeio e não tenha muitos a não ser que sobrem ocasiões para usá-los, mas cuidado para não ficar conhecido como o cara do jeans manchado!

…….

11 – Acid jeans

lavagens_jeans_masculinos_acid_denimO que é: recebe a aplicação de produtos abrasivos que deixam o tecido manchado, com um efeito marmorizado mais ou menos intenso, dependendo do tratamento. Outro que voltou há pouco tempo, pois havia um jeans similar nos anos 80 que foi febre durante algum tempo e desapareceu.

Como e onde usar: mais um que é bem descontraído, dando até a dica: quanto mais radical o efeito mais casual o jeans. Portanto pode ser usado com moletons, tricots, camisetas e camisas estampadas ou lisas, mas não me agrada muito quando usado com blazer, seja ele de sarja, algodão o lã fria. Vai bem com tênis de couro ou lona.

No guarda roupa: se você gosta, uma peça está de bom tamanho devido a seu uso limitado e pouca possibilidade de combinações.

…….

12 – Paint Splatter jeans

lavagens_jeans_masculinos_paint_splattered_denimO que é: alguns não são exatamente uma lavagem, afinal o efeito é conseguido com respingos de tinta têxtil na calça, mas existem as lavanderias que conseguem o mesmo efeito com produtos alvejantes ou abrasivos. É possível encontrar tratamentos discretos, imitando poucos respingos, e tratamentos mais pesados que fazem a calça parecer ter sido de um pintor de paredes descuidado.

Como e onde usar: opção estilosa para passeio, pode resultar em um visual original quando combinada com peças mais alinhadas, causando um contraste de estilos que pode chamar atenção. Por outro lado, uma jaqueta de couro estilo biker ou bomber, uma camiseta e uma bota podem fazer um look jovem e despojado que serve para ambientes com dress code liberal.

No guarda roupas: um exemplar pode ser aquilo que falta quando você quer criar um combo original, mas não exagere no estilo das roupas para não juntar muita informação em um lugar (ou visual) só.

…….

13 – Dip-dye jeans

lavagens_jeans_masculinos_dip_dye_denimO que é: blue jeans mergulhado em alvejantes que descolorem o tecido em um bonito degradê orgânico. Algumas peças são tão descoloridas que iniciam em raw denim e terminam quase brancas!

Como e onde usar: o visual radical chama atenção, então não use em locais onde a discrição é fundamental, então isso exclui da lista trabalho, casamentos (mesmo os com dress code casual) e jantares em restaurantes muito conservadores, mas libera a peça para passeio, portanto barzinhos, lanchonetes estão dentro. É uma boa opção para o verão que fica bem com aquela camisa de algodão bem leve ou linho, mas que pode ser substituída por uma camiseta listrada, tipo navy. Um boat shoe pode ser a opção ideal para quem quer usar a barra dobrada, caso contrário, um tênis de lona branco ou marinho também funcionam muito bem.

No guarda roupas: uma está de bom tamanho, não é o tipo de roupa para todos os momentos e seu visual é muito marcante para ser usada todos os dias ou com intervalos de tempo curtos.

…….

jeans_com_jeans_suspensorios_dest

Futuramente montaremos algumas sugestões de looks utilizando cada uma dessas lavagens para que você tenha uma ideia de como poderá aproveitá-las e inspirar-se a criar suas próprias combinações.

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

6 Responses to “Guia de Lavagens de Jeans, Como e Onde Usá-las”

  1. Fabio says:

    Melhor impossivel 🙂

  2. Guilherme says:

    Eu tenho um Jeans delavê há algum tempo., mas só usei uma vez pois tenho dificuldades para combinar ele com outras peças. Poderia dar alguma sugestão de com que cores de camiseta e calçados posso usar ele? Agradeço.

  3. Ed Carvalho says:

    Nossa. Não tinha ideia que existiam tantos tipos de Jeans. Percebi que preciso ter mais jeans bruto no meu guarda-roupas. Tenho e uso muito jeans escuro e resinado. Uso também Délavé. Não gostei do Bleached Jeans (parece-me extremamente brega). Obrigado por me abrir os olhos rs. Me sinto um perito em jeans agora. Acompanho quase que diariamente seu site. Virei fã. Abraço

    • Ricardo says:

      Olá Ed, muito bom que gostou do site!

      O jeans bruto é muito versátil realmente bom ter um no guarda roupas, já o bleached é mais complicado de usar, mas já ví algumas pessoas obterem resultados positivos com ele.

      Abs!

Deixe um comentário