Cores de Inverno na Moda Masculina

09/06/2014 3 Comentários por

cores_inverno_moda_masculina

Existem duas maneiras de considerar as cores de inverno na moda masculina: o espectro tradicional de tons frios com algumas pitadas de amarelo e vermelho ou seguir as tendências sugeridas pela indústria da moda. No primeiro caso temos uma cartela fixa composta pelas cores frias, ou seja, tons de verde, azul e violeta combinados com marrom, branco, preto e toda a gama de cinza. No segundo encontramos uma cartela elaborada baseada em tendências de mercado e estudos comportamentais que demonstram qual rumo o consumo vai tomar. Em alguns momentos muitas dessas cores se repetem, em outros, surgem cores fortes e tons inesperados, criando contrastes interessantes e elegantes, contribuindo para que o visual masculino se torne mais rico.

Vejamos então o primeiro caso:

Cores de inverno tradicionais

O azul é uma cor fria e tem o poder, na quantidade certa, de “esfriar” as outras duas cores primárias que são quentes. Sua mistura com o amarelo gera o verde, com o magenta cria o violeta, e dosando bem esse mix chegaremos ao burgundy, roxo ou ao verde oliva, cores onipresentes nas vitrines durante a temporada de frio.

circulo_cromatico_cores_analogas

Mas o inverno não se restringe às cores frias, os looks ganham vida com matizes quentes que ganham tons mais fechados como o marrom, abóbora, goiaba e mostarda. A composição feita com duas cores frias e uma quente em espaços equidistantes no disco cromático é conhecida como combinação triática e rende bons resultados no inverno, criando looks equilibrados, como foi mostrado aqui.

Veja um exemplo:

Parka com camisa xadrez e cachecol
Obs: Os neutros, como preto, branco, cinza e bege continuam interagindo com as outras cores normalmente, assim como no verão.
Montei uma tabela com cores que podem ser encontradas em coleções de inverno em todos os anos com algumas variações, como o verde que se torna mais vivo ou opaco de um ano para o outro, ou o azul marinho que pode mudar para o azul klein, por exemplo. Veja abaixo:
cartela_cores_inverno_masculino_basico
…….

Tendências para a estação apresentadas pela Pantone

A Pantone LLC é uma empresa de Nove Jersey, EUA, considerada uma autoridade mundial em cores. Seu fundador Laurence Herbert criou um sistema de identificação, combinação e comunicação de cores que permite a indústria reproduzi-las fielmente, esta metodologia se tornou fundamental nas artes gráficas, arquitetura, decoração e no setor têxtil, entre outros. Todos os anos a Pantone elege a cor do ano – desta vez é a Radiant Orchid – e indica as matizes que estarão mais presentes no inverno e no verão, mas é importante destacar que esta escolha ocorre com base em pesquisas que varrem o mundo a procura de influências de cor que sejam significativas.

pantone_inverno_2013_2014

No hemisfério norte já foi divulgada a cartela de cores para o inverno 2014/2015 (abaixo), em teoria ainda deveríamos estar vendo por aqui a cartela de 2013/2014 (acima), mas com advento do fast fashion e as roupas vindas da China, preocupadas com o que está pegando agora, é possível encontrar uma mistura das duas tabelas nas vitrines, onde tons como o Misted Yellow (14/15) aparecem lado a lado com o Carafe (13/14).

pantone_inverno_2014_2015

É interessante notar que por serem cores muito específicas dificilmente você encontrará todas em uma coleção de inverno feita por uma só grife, mas não é impossível ver o Cypress, Cognac e Royal Blue em itens com inspiração militar, por exemplo.

…….

Opnião do autor:

Entender melhor com funciona as combinações de cores e as opções disponíveis para este inverno vão te ajudar a coordenar melhor seus looks, mas não é uma regra exata, há quem use tons quentes em abundância neste época e se dê muito bem, mas acredito que aqueles que buscam um visual masculino marcante podem se beneficiar com as cores frias e alguns tons quentes apenas pontuando a combinação, como em peças mais discretas e acessórios. Em caso de dúvida (ou pânico), apele para os cinzas, preto, branco e jeans, esses nunca falham!

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

3 Responses to “Cores de Inverno na Moda Masculina”

  1. Marcos Guedes says:

    Ricardo, este post esta muito bom! Tenho uma certa dificuldade de mixar as cores, e com o tempo tenho aprendido.

  2. José says:

    Ricardo, o que vc me diz em relação aos paletó ou terno com brilho, podem ser usados no dia a dia ou só podem ser usados para eventos.

    • Ricardo says:

      José,
      depende de quanto brilho o tecido tem, alguns podem ser usados durante o dia, os mais brilhantes ficam melhores para baladas e festas, ou seja, uso noturno.
      Abs.

Deixe um comentário