Como Usar o Prendedor de Colarinho da Camisa Social?

19/07/2015 6 Comentários por

prendedor-colarinho-collar-bar04

No início do século XX havia um desejo que os engomados colarinhos das camisas masculinas ficassem perfeitamente assentados e próximos ao tórax, então alguém teve a sacada de colocar um alfinete segurando os dois lados juntos, ao mesmo tempo que acessório deixou o nó da gravata ligeiramente levantado e mais imponente, criando um volume entre o peito e o pescoço que parecia cair bem para os homens.

Nas décadas de 20 e 30 o “collar pin” foi bastante popular, chegando a ser usado por grandes astros de cinema da época, mas perdendo terreno nas décadas seguintes, talvez devido a popularidade do colarinho button down, cujos botões resolviam o problema.

prendedor-colarinho-collar-clip-collar-pin

Essencialmente temos 3 peças que fazem o mesmo serviço, mas que diferem em características e na maneira de usar, falaremos sobre elas, mas antes precisamos estabelecer algumas regras para quem quer usar este tipo de acessório:

1 – O colarinho não pode ser muito aberto, caso contrário fica quase impossível prendê-lo;

2 – Com o colarinho fechado o melhor nó e o four in hand, alongado e pouco volumoso;

3 – Um dos prendedores vai furar seu colarinho, outro vai apenas prendê-lo, o restante necessita de um tipo de camisa especial e difícil de encontrar que já vem com um furo, seu acabamento é similar a de uma casa de botão;

4 – Os prendedores de metal geralmente são dourados ou prateados, combine-os com outros acessórios de metal, como a pulseira de seu relógio, a fivela do cinto, etc;

5 – Você pode usar o prendedor junto com um “tie clip“, mas tome cuidado com exageros;

6 – Alguns deles tem adereços como correntes penduradas, pedras, cristais e desenhos, evite-os, escolha os mais simples.

…….

Importante: os prendedores apresentados aqui não servem para segurar o nó da gravata como muita gente pensa, portanto não use-os para atravessar o nó, isso pode destruir o tecido e a estrutura da gravata e você vai acabar com um baita prejuízo!

…….

Conheça agora os tipos de prendedores de colarinho

Collar Pin

prendedor-colarinho-collar-pin03

Muito similar a um alfinete de segurança usado em fraldas, faz dois furos no colarinho de sua camisa e aproxima as duas pontas, mantendo-o alinhado. É o prendedor mais barato e comum de se encontra, mas necessita de cuidado na hora de perfurar o colarinho para não arruinar a camisa.

prendedor-colarinho-collar-pin02Modo de usar: Coloque-o depois de dar o nó na gravata, perfure um dos lados, passe o acessório por baixo da gravata e faça a segunda perfuração, tomando cuidado para que ambas fiquem alinhadas e não muito altas, senão vão deixar o nó muito levantado.

……..

Collar Bar

prendedor-colarinho-collar-bar03

Este modelo necessita de uma camisa específica que já tem o colarinho com um furo do tamanho exato da barra que vai atravessá-lo, sendo a haste presa nas duas pontas por uma pequena bola ou cubo de metal que se rosqueia para fixá-la. O problema é encontrar essa camisa tão peculiar! Mesmo na Europa ela é bem rara!

prendedor-colarinho-collar-bar01

Modo de usar: solte uma das extremidades, passe a haste por um dos orifícios do colarinho da camisa, por baixo do nó da gravata, atravesse a ponta no outro orifício e rosqueie a tarraxa para firmar o prendedor.

…….

Collar Clip

prendedor-colarinho-collar-clip01

Esse prendedor tem uma vantagem em relação aos outros: não precisa de furos no colarinho! Clipes nas suas pontas seguram as duas abas, entretanto não tão firme quanto o collar pin, por exemplo. Os modelos de colar clip são mais variados do que nos casos anteriores.

prendedor-colarinho-collar-clip02

Modo de usar: prenda uma das extremidades na borda de uma das pontas do colarinho, passe por baixo do nós de gravata, depois prenda a outra extremidade do outro lado. Os métodos para fixá-lo podem mudar de acordo com o modelo, alguns tem presilhas similares a prendedores de roupas, outros funcionam por pressão. Certifique-se que o acessório está perfeitamente alinhado, caso contrário você parecerá desleixado.

…….

Para entender um pouco mais sobre este tipo de acessório, assista ao vídeo abaixo (em inglês):

Dicas de estilo e de onde usar

prendedor-colarinho-collar-bar02

O prendedor de colarinho pode tem um quê elegante e clássico, portanto é aconselhável apenas para ambientes um pouco mais formais, que exijam pelo menos blazer, camisa e gravata. Há quem use apenas com a camisa, mas não acho que o resultado final justifique, na verdade considero a combinação relativamente pobre.

O adereço pode funcionar bem para noivos ou formandos, mas não acho aconselhável para convidados, pois existe o risco que você chame mais atenção do que os anfitriões da festa. Também há espaço para ele em um jantar chique ou um evento que exija o traje formal completo.

No trabalho os prendedores podem ser usados desde que não destoem do ambiente ou que não sejam aceitos pelo dress code da empresa.

Referências

Como você pode ver na galeria abaixo, é possível encontrar o collar clip, o collar pin e o collar bar em diversas séries como Mad Men, Boardwalk Empire e White Collar, além de filmes como O Grande Gatsby, O Poderoso Chefão e Wall Street – Poder e Cobiça, este último foi responsável por trazer o prendedor de volta a moda nos anos 80, depois de alguns anos em baixa. Também introduzimos alguns exemplos de uso do acessório.

Clique nas fotos para vê-las ampliadas.

Onde comprar?

Você pode encontrar prendedores de colarinho no Etsy, no Mercado Livre e no Ali Express.

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

6 Responses to “Como Usar o Prendedor de Colarinho da Camisa Social?”

  1. MATHEUS says:

    Ótimo esse artigo. Tenho a impressão que vai virar moda novamente. Vi o 007 usando o Collar Bar no trailer do novo filme “Spectre”. Como Bond nunca erra…

  2. mauricio says:

    A onde comprar ?O predendor de colarinho ,Obrigado

    • Ricardo says:

      Mauricio,
      no final do artigo eu coloquei uma nota (com links) sobre compras:

      “Você pode encontrar prendedores de colarinho no Etsy, no Mercado Livre e no Ali Express.”

      Abs.

  3. mauricio says:

    obrigado pela dicas amigo porem gostaria de comprar um de ouro .Obrigado e parabens pela revista eletrônica.

Deixe um comentário