Talvez um dos maiores desafios do homem moderno seja parecer respeitável no ambiente de trabalho e, não só isso, mas também passar uma imagem de competência e confiança, muito embora haja um movimento contrário, onde as empresas dão mais liberdade no dress code para que seus funcionários se sintam mais a vontade no ambiente de trabalho.
Acontece que uma coisa não exclui a outra, dá para se vestir de uma maneira casual, mas manter o ar profissional, o importante é não descambar para o visual churrasco de domingo, o que, infelizmente, é quase regra no Brasil.
Existem peças-chave que sempre serão a assinatura do profissional, não só por mostrarem o quão comprometido você é com seu trabalho, mas por estarem ligadas ao ambiente empresarial ou ao menos locais onde o pessoal leva a vida “9 to 5”.
7 Roupas Masculinas Que Deixam Seu Visual Mais Profissional
Se você trabalha em um ambiente casual, mas presa por uma identidade profissional que impõe respeito e inspira confiança e competência veja quais são os itens qeu você sempre poderá contar para obter esse resultado:
1 – Camisas são essenciais
Com exceção dos modelos extremamente casuais, como a lenhador de flanela, a camisa é, por si só, um upgrade no look. Enquanto a camiseta se tornou a notória peça de roupa do fim de semana, a camisa traz um visual mais alinhadinho e clássico, mesmo quando casual e usada por fora da calça, como na foto acima, embora meu conselho é que ela seja usada por dentro sempre que possível.
Comece com: uma camisa social de algodão branca e uma azul bem claro do mesmo material. Se a preferência é por algo mais casual, camisas de chambrê são uma boa opção.
Depois: pense em uma branca com listras azuis e outra com xadrez grid bem discreto, pode ser de fundo branco mesmo ou marinho, ambas funcionam muito bem em quase todo tipo de traje.
…….
2 – Sapatos são imponentes
Não vou discutir o conforto dos tênis modernos, mas é bem verdade que os sapatos tem um visual muito mais imponente e sério, mesmo fora do traje social completo.
Comece com: um derby ou oxford de couro marrom, ele é versátil o bastante para te acompanhar na maioria dos looks de trabalho, enquanto o preto é mais sério e restrito.
Depois: pense em um monk-strap castanho ou vinho, um penny loafer para os dias mais quentes e uma bota chelsea para proteger as canelas no inverno
…….
3 – Gravata, o acessório profissional
Eu costumo dizer que a camisa é a roupa do profissional, se você está de jeans, sarja ou chino, não importa, a camisa sempre deixa o combo mais arrumado, o mesmo vale para a gravata, ela é o acessório do profissional, sua presença mostra que você leva o ambiente de trabalho a sério e nem precisa ser um modelo muito sisudo, até as gravatas de tricô dão um ar distinto a indumentária casual.
Comece com: uma gravata preta*, que é o básico do básico, além da marinho e da vinho que também são bem fáceis de combinar.
Depois: pense em algumas estampas para
- Dê preferência a gravatas de seda, mas se não couber no seu bolso, as de poliéster vão quebrar um grande galho.
…….
4 – Calças para ambientes sérios
Todo mundo ama um jeans, mas nem toda calça feita de denim é adequada para o batente, os modelos de cor escura e sem muitos efeitos são a escolha que eu sempre indico para quem quer parecer profissional usando uma calça do popular “brim”.
Chinos, por sua semelhança com as calças de alfaiataria, são sempre uma boa escolha e funcionam muito bem com sapatos mais comportados, embora sejam consideradas casuais.
Calças de alfaiataria podem fugir dos looks formais e compor belos trajes com uma pegada mais despojada, já falamos muito disso!
O caimento ideal é o slim fit ou o reto (straight), as calças skinny são muito despojadas para esse tipo de ocasião.
Comece com: cores escuras, tanto no jeans quanto na chino ou na de alfaiataria, evite desgastes exagerados, rasgos estampas ou tons muito vibrantes, afinal a atenção tem que ficar no seu rosto, não nas suas pernas.
Depois: adicione algumas calças em tons de cinza médio e cinza claro.
…….
5 – Pasta de couro se você é adulto
Não duvido da utilidade das mochilas, tenho algumas mochilas e adoro sua praticidade e versatilidade, mas fica difícil lidar com certos tipos de cliente se parece que você acabou de sair da academia ou da aula do cursinho, uma pasta sempre é mais apresentável, além disso, os modelos mais estruturados mantém seus documentos intactos mesmo se eles estiverem soltos.
Comece com: um modelo clássico de couro marrom e lembre-se que você não tem a obrigação de combinar o couro da pasta com o que está vestindo.
Depois: considere comprar uma pasta de couro sem alça, daquelas bem compactas para levar debaixo do braço.
Você pode ver alguns modelos bem bacanas aqui e usar como base na sua próxima compra.
…….
6 – Blazer melhora tudo
Mesmo sendo um clássico, o blazer é uma das peças mais importantes para o homem no século 21. Quando a questão é mostrar maturidade, até o blazer mais básico faz isso com perfeição e se encaixa em uma diversidade de estilos.
Comece com: um blazer de lã fria marinho ou cinza grafite, são cores neutras e fáceis de combinar, além disso dão um visual distinto, mesmo com jeans e uma camisa casual.
Depois: blazers de algodão com meio forro para o verão são uma boa escolha, nesse caso você pode escolher um bege ou cinza claro, só evite usá-lo em eventos noturnos.
…….
7 – Relógio analógico, um detalhe que conta
Hoje é possível encontrar a hora certa em diversos dispositivos, um relógio analógico não mais tão importante quanto era no século 19, é claro, mas por outro lado a peça se tornou um símbolo de bom gosto no visual masculino. Um relógio imponente e bem escolhido é o tipo de detalhe que não só chama atenção mas também mostra um pouco da personalidade de seu dono.
Comece com: um relógio clássico com pulseira de couro e mostrador minimalista.
Depois: escolha um modelo um pouco mais casual, pode ser com pulseira de aço como o da foto acima.
…….
Nota final:
Quem trabalha com traje formal não tem muito o que variar, mas também não tem a preocupação de errar no look, o dress code rígido tem essa vantagem. Por outro lado aqueles que passam seu tempo laboral em um ambiente mais tolerante (quando o assunto é roupa) precisam se atentar aos itens que mantém a aparência profissional em destaque.
Você não precisa usar tudo de uma só vez, sobretudo em empresas onde não há dress code definido, mas é interessante dosar quais elementos dão aquele ar sério que impõe respeito e fazê-los jogar isso a seu favor.