O jeans é um porto seguro para o homem, basta vesti-lo, escolher uma camiseta, um tênis e você está pronto para enfrentar mais um dia! Mas se tem uma coisa que eu não aconselho a ninguém é cair na rotina ou ficar preso a zona de conforto, e nesse quesito o jeans pode ser um verdadeiro problema, pois o costume de usá-lo começa a fazer com que os looks se repitam ou simplesmente não evoluam.
De vez em quando é uma boa dar uma chacoalhada no seu estilo e as calças de alfaiataria são hoje uma das peças que tem maior possibilidade de te ajudar com essa tarefa. Os cortes modernos, mais justos, mas sem exageros e as variedades de cores sóbrias possibilitam fazer combinações elegantes e descoladas com peças básicas que antes eram companheiras do costumeiro jeans.
Dicas de como usar calças de alfaiataria no lugar do jeans
1 – Mantenha tudo simples
Nada espalhafatoso, estampado, trançado, colorido, atenha-se a peças simples e o visual ficará perfeito. Se for adicionar algo mais chamativo, certifique-se que ele está dentro do estilo das demais peças.
…….
2 – Cores neutras são a prova de erros
Não precisa usar uma calça mostarda combinada com uma polo vinho, branco, preto, marinho, cinza, marrom e bege já dão conta do recado.
…….
3 – Atenção ao caimento
Para o uso em looks casuais a calça de alfaiataria tem que ser slim fit, o corte mais acertado ao corpo dá a sua silhueta um ar mais moderno e jovem, casando perfeitamente com outras peças casuais.
…….
4 – Slim fit não é roupa apertada
Nada de tecido marcando músculos das coxas nos fortões ou dobrinhas nos gordinhos, a calça de alfaiataria deve ficar confortável e elegante. Também vale tomar cuidado com a altura do gancho e o caimento na altura do quadril, nada pior do que virilha marcada, arrgh!
…….
5 – Camisetas básicas para combinar
Essa é a hora para usar uma daquelas camisetas basiconas que você tem em casa, o minimalismo das peças vai fazer um look elegante com um toque despojado.
…….
6 – Polos também são uma opção
Assim como as camisetas, as polos básicas funcionam bem nesse contexto, mas nada daqueles modelos espalhafatosos, cheios de cores, números e brasões, aposte nas camisas monocromáticas, podendo arriscar até uma cor mais forte de vez em quando.
…….
7 – Tênis ou sapato? Depende da ocasião
O sapato casual mantém o clima da roupa descontraída, mas sempre está um nível acima do tênis no quesito elegância, sobretudo em ocasiões onde é importante impressionar, entretanto os sneakers discretos podem ser os eleitos se o conforto for um fator decisivo ou se a intenção for se mostrar a vontade, o importante é que ambos funcionam bem nesse caso.
Obs: nem é preciso dizer que os abomináveis tênis corrida (ou tênis de academia, se preferir) ficam de fora aqui.
…….
8 – Com ou sem meia?
A meia não se faz necessária para os siders e mocassins, no caso dos sapatos de amarrar e tênis seu uso é facultativo, tem gente que não dispensa e existem outros que preferem deixar as canelas a mostra, aí fica com você! O mesmo vale para as meias coloridas, como o look é casual, pode abusar delas se quiser e combiná-las com alguma peça da combinação ou manter as básicas e tentar deixar o tom neutro ou próximo ao da calça.
…….
9 – Não esqueça os acessórios
O visual é básico, mas merece complementos, dos miúdos, como pulseiras, relógios e anéis, aos mais visíveis como suspensórios, chapéus e óculos de sol.
…….
10 – Como usar a barra da calça de alfaiataria no look casual
Como o look está muito mais para o casual do que para o formal não há necessidade de fazer a barra na mesma medida que você usa com o terno, com a parte da frente fazendo uma pequena dobra em cima do cadarço e a parte de trás batendo no início do salto, até porque o caimento slim pode não deixar a barra escorrer até o final, ficando presa no calçado, o melhor é fazê-la ligeiramente mais curta, como na foto acima ou mais ou menos 1,5 cm abaixo, o importante é que a peça não fique embolada no final da perna.
…….
11 – Looks com Calça de Alfaiataria no inverno
Nos dias frios pode fazer a sobreposição que achar melhor, peças como pea coats, jaquetas jeans, jaquetas bomber e blazers podem entrar na combinação sem nenhum problema, assim como suéteres e cardigãs.
…….
12 – E como ficam as camisas casuais ou sociais
Usa-as a vontade, mas lembre-se, aqui a intenção é reproduzir aquela composição descolada que você faria com um jeans, logo se você pender demais para peças muito sérias pode criar um visual business casual comum.
O ideal é seguir uma fórmula que sempre pede uma roupa bem relax junto a calça de alfaiataria, como um tênis branco de couro, um moletom com caimento seco ou uma camiseta.
Veja mais alguns exemplos:
…….
Nota:
Outra vantagem da calça de alfaiataria é que enquanto o jeans se destaca pelas lavagens e efeitos, a lã fria ou a poliviscose podem incorporar texturas (mesclas) e padrões (xadrez, pinstripe) para deixar o visual mais elaborado.
Dicas adicionais:
Para gordinhos – se as calças com corte slim estiverem muito justas para você, o melhor é comprar uma calça tradicional e mandar ajustar de uma maneira que ela não fique colada no corpo, mas também não sobre tecido demais. Fique com as cores escuras, de preferência, elas diminuem o volume corporal
Para baixinhos – aproveite uma risca de giz discreta para dar ilusão de alongamento na silhueta; não faça contraste muito forte entre a parte de cima e a de baixo; não use a barra muito curta para não encurtar a perna.
Para os altões – cuidado com sapatos e tênis com sola muito grossa, você não precisa ficar mais alto ainda; invista em contraste da calça com o cinto e com a camisa; procure usar algum acessório na parte de cima que chame atenção para o rosto.
Muito bom esse post, curto muito esse estilo apesar de ainda nao usá-lo.
Ricardo quais os tipos de tecidos que se usa na alfaiataria? De tudo (tirando jeans e moletom claro), sarja, social? Pq vendo em algumas fotos tem vários tecidos diferentes. Tipo o 7 e 8 acho mais estiloso, fica uma cara de que joga golfe e depois vai fumar um charuto….kkk.
Alan,
nos trajes sociais os tecidos mais comuns são lã fria, lã tropical, poliviscose, poliéster, algodão, rami e linho. Para um evento como um casamento noturno, por exemplo, a melhor escolha é a lã fria, um tecido orgânico, leve e com propriedades térmicas confortáveis, sendo frio no verão e quente no inverno.
Abs.
Ricardo, essa calça combina pra quem é magro e tem as pernas finas? (que é o meu caso)…essas calças se encontra em lojas de departamento?
valeu!!!
Vinicius,
a calça de alfaiataria serve para praticamente qualquer homem, mas no caso dos muito magros é melhor escolher uma que tenha caimento bem seco ou então mandar ajustar após a compra.
Abs.
Ricardo, você poderia me falar qual é o modelo, tecido e onde comprar em SP a segunda calça (de cima para baixo do post) e a calça do tópico 12? Me parece que são do mesmo tecido. Obrigado.
Lucas,
ambas são calças slim fit de lã fria, ma não são de marcas brasileiras.
Se você quer encontrar algo assim tem que procurar em lojas de roupas formais masculinas como a Crawford, a VR, a Vila Romana, a Via Veneto ou a Broksfield.
Em lojas como a Zara, a TNG, a Renner e a Riachuelo você encontrará modelos similares, mas de tecido sintético, que é mais quente e com um toque que não é tão agradável.
Abs.
Vai bem com botas? Com botas Chelsea seu que fica legal, mas e outros tipos??
Henrique,
use com qualquer bota que tiver cara de sapato social. Veja mais aqui:
https://www.canalmasculino.com.br/dress-boots-botas-para-usar-com-ternos-e-costumes/
Abs.