5 Dicas de Como Reconhecer Roupas de Qualidade

13/09/2015 4 Comentários por

Burberry-Mens-Suit-Fashion-for-winter-season-04

O título deste artigo é, na verdade, a pergunta de 1 milhão de dólares da moda masculina! Mas afinal, como podemos reconhecer roupas de qualidade nessa imensidão de produtos que nos são oferecidos todos os dias? A solução para este problema é relativamente simples e vamos explicá-la passo a passo:

1 – Não tenha medo de adentrar lojas de grifes de alta qualidade

ralph-lauren-flagship-store

Quando passar em frente de um endereço de uma grife top não perca a oportunidade de entrar e tocar nos produtos, observar o caimento, prestar atenção nos detalhes do acabamento, como a costura ou o forro de um paletó ou jaqueta. Quando você tiver conhecimento do que é produzido por marcas como Ermenegildo Zegna, Jaeger LeCoultre, Bottega Veneta ou Salvatore Ferragamo nunca mais olhará uma peça de roupa ou um acessório da mesma maneira, já que marcas desse nível só usam o melhor do melhor e utilizam mão de obra altamente especializada. Essas referências serão fundamentais  quando você for comprar suas próprias roupas, mesmo que elas sejam baratas, pois você vai se esmerar para encontrar o melhor que o seu dinheiro pode comprar, tornando-se mais crítico e exigente.

Fique atento: Se você não tem nenhuma loja dessas por perto, não desanime, visite sites, veja lookbooks, campanhas e desfiles, preste atenção em detalhes e como o traje veste. Com a qualidade das fotos atuais dá para ver muito da roupa mesmo estando do outro lado do mundo.

…….

2 – Leia as etiquetas para saber o que está levando

etiqueta_roupa_jeans_instrucoes

As vezes é meio complicado reconhecer um tecido só pelo toque, portanto vale a pena encontrar a etiqueta com a composição do material para saber se é algo que pode ser comprado com total confiança. Fibras sintéticas sempre são mais quentes e nem sempre o toque é agradável, mas tem maleabilidade e elasticidade,  já as naturais como algodão, seda e lã costumam “respirar” melhor e gerar tecidos mais nobres. É comum encontrar tecidos híbridos, ou seja, misturas de fibras com a finalidade de tornar a roupa mais confortável, impermeável e até mais resistente, um exemplo disso é o jeans com elastano que se molda melhor ao corpo, dá liberdade de movimentos e não aperta. Em alguns casos, porém, os tecidos puros são imbatíveis, como a lã fria que tem propriedades térmicas incríveis, deixando o corpo respirar durante o dia e aquecendo a noite, sendo usada até pelos beduínos para enfrentar as temperaturas extremas do deserto.

Fique atento: aproveite para olhar as instruções de conservação e lavagem, não compre uma peça de roupa que não vai ter onde guardar ou que não está disposto a pagar por lavagens a seco periódicas.

…….

3 – Leia a respeito de moda masculina

homem_lendo_moda

Ok, se você está lendo este post, provavelmente já deve ter dado esse passo, mas mesmo se em algum ponto você acreditar ter muito para aprender e perder o ânimo, não desista, saber sobre caimento, modelagem e acabamento é importante para reconhecer roupas de qualidade e investir seu dinheiro da melhor maneira possível,  além disso você ficará por dentro de tendências, novidades, combinações e os dress codes apropriados para seu estilo de vida.

Fique atento: blogs e portais são uma ótima maneira de ficar informado, mas não deixe de lado os livros e revistas nacionais ou estrangeiras.

……..

4 – Eleja seus preferidos e compare

zegna_campanha_verao

Fique de olho nos lançamentos de suas grifes preferidas para saber as novidades que estão chegando ou ainda vão chegar por aqui, compre com base no seu conhecimento prévio, saiba o que é original e o que foi inspirado em algo lançado anteriormente e, caso tenha optado por este produto, saiba se ele foi bem executado.

Fique atento: que fique claro que não estamos falando de pirataria ou produtos falsificados! Tudo bem você comprar uma polo parecida com a da Lacoste, cujo design contém alguns elementos que já são comuns a esse tipo de peça, mas se ela ostenta a marca sem autorização, ou foi produzida por uma empresa que não tem nada a ver com a grife do jacarezinho, fuja! Falsificações vão contra tudo aquilo que um homem que preza qualidade acredita.

…….

5 – Procure por produtos que tenham acabamento feito a mão

sapato_artesanal_acabamento_sola

Não é regra, mas geralmente os produtos feitos a mão tem mais qualidade e valor agregado, além de demonstrar a preocupação da marca com a excelência. Produtos feitos em escala industrial perdem um pouco de seu encanto, exclusividade e, principalmente, seu esmero. Um exemplo disso é o estilista Tom Ford que faz questão de que a entretela de seus paletós seja costurada a mão para um melhor caimento, ou as grifes de alta relojoaria suíça, como a Vacheron Contantin, que tem como ponto de honra o maquinário feito por artesãos perfeccionistas que moldam dezenas de minúsculas peças e montam uma a uma em uma mecanismo primoroso. Estas empresas chegaram a conclusão que em algumas tarefas a mão do homem pode dar a um simples item de vestuário características únicas e preciosas.

Fique atento: produção manual também não é garantia de qualidade, é importante checar também a procedência do produto e saber se a grife é confiável.

…….

Aplicando as dicas:

Para finalizar é bom deixar claro mais uma vez que você nunca deve descuidar de 4 elementos de sua roupa: matéria prima, caimento, design e acabamento, juntos eles definirão a qualidade da peça em suas mãos, ainda que ela seja relativamente barata e de uma marca despojada.

Prossiga assim:

  • Veja se o design é original, interessante e tem relação com seu estilo, pense nas peças desse tipo que você já viu e faça a comparação;
  • Verifique a etiqueta (ou embalagem em alguns casos!) para saber qual o material do produto;
  • Certifique-se que o forro não está sobrando (se tiver) e que costuras não estão tortas ou mal feitas, por exemplo
  • Procure por detalhes que expliquem como foi feito o item e qual sua procedência;
  • Experimente no corpo, veja se não tem muito tecido sobrando ou se está muito apertada;
  • Pese tudo na balança, julgue o custo/benefício para proceder na compra ou abortar. Em caso de dúvida, não hesite em deixar a compra para depois e, enquanto isso, deixe amadurecer a ideia.

Leia também:

Destaques, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

4 Responses to “5 Dicas de Como Reconhecer Roupas de Qualidade”

  1. rivanilson says:

    boa tarde ricardo, meu nome é rivanilson, tenho aproveitado bastante seu site, tem muito mim ajudado.

    parabéns.

  2. Netto says:

    Que site sensacional, matérias bem feitas, bem escritas e diagramadas.

    Parabéns pelo excelente trabalho.

Deixe um comentário