A cada dia surgem novos modelos de tênis inspirados nos clássicos oitentistas, isso quando as marcas não relançam algum modelo que foi sucesso na época. O design simples e neutro destes tipos sneakers cai muito bem no estilo masculino vigente atualmente, quase que completamente dominado por itens simples, mas que funcionam bem juntos e criam um resultado elegante.
O Wado é um projeto que deu seus primeiros passos graças a plataforma Kickstarter e segue recebendo mais incentivos graças a sua proposta de fazer um calçado retrô com visual limpo e que soube pegar o espírito dos tênis de couro da década de 80, além de reunir soluções ecológicas que refletem o quanto seus criadores estão ligados ao momento atual e as preocupações das pessoas.
O modelo 89
Sim, o tênis da Wado, conhecido como modelo 89, é feito de couro, mas o material é tratado de uma maneira que seu impacto ambiental é mínimo, ao contrário dos sapatos cuja matéria prima utilizou cromo no processo de produção. Além disso, a cada par vendido, duas árvores são plantadas em uma determinada região da Índia e no futuro a empresa pretende ampliar a área de plantio para outros países.
Os calçados são feitos em Portugal, em um pólo calçadista, isso significa que não utilizam trabalho mal remunerado e em um ambiente em péssimas condições para os trabalhadores, como acontece em alguns países da Ásia.
Veja o vídeo de apresentação do projeto:
https://youtu.be/uNgOXneJPuk
Quanto custa?
O preço do modelo 89 é de 69 euros (aproximadamente 280 reais), não é exatamente barato para os nossos padrões, mas ainda está abaixo de qualquer par similar da Nike ou adidas, se a qualidade for comparável já valeria o investimento se não fossem as taxas que incidem nos importados e geralmente tornam a compra inviável para nós brasileiros.
Se você quiser saber mais sobre o projeto, as pessoas por trás dele e detalhes da produção do modelo 89, basta visitar a página da Wado no Kickstarter.