Dress Code Profissional: Roupas Masculinas Para Usar no Trabalho

0

Qualquer homem que se preocupa com sua imagem profissional, trabalhando em um local minimamente sério, sempre tem dúvidas sobre o dress code mais adequado para um dia de labuta.

Usar boas roupas no trabalho pode te dar mais visibilidade na empresa, impressionar um cliente e até te conseguir uma promoção, afinal uma boa apresentação também conta na hora de escolher quem merece subir de nível.

Contudo, vivemos em um país que exagera na casualidade – que muitas vezes é confundida com falta de educação – portanto entender realmente o que significa cada dress code e o que ele visa atingir é extremamente importante para sua carreira e a boa convivência no trabalho.

Dress Code: Roupas Masculinas Para Usar no Trabalho

1. Dress code formal (traje social)

É o dress code mais comum para grandes empresas e escritórios de advocacia. O traje executivo, como também é chamado, é composto por costume (paletó + calça), camisa social, gravata e sapatos sociais.

Um bom combo aqui é o costume da lã fria super 120, camisa de algodão fio 80, gravata de seda e sapatos de couro “full grain”. O traje de 3 peças (terno) raramente é usado no Brasil por causa do calor, mas existem alguns homens que optam por ele.

Visualmente, o importante é investir em costumes escuros, camisas claras e gravatas que harmonizem com o traje, sempre mais escuras que a camisa para causar um bom contraste. Exemplos aqui e aqui.

O ponto positivo desse tipo de vestimenta é que você está sempre muito elegante e pronto para abordar qualquer cliente. O ponto negativo é que se trata de um traje caro, caso você invista em algo de qualidade.

…….

2. Dress code business casual

Está apenas a um degrau de distância do traje social em termos de formalidade, ou seja, ainda assim, é bem elegante.

Ao pé da letra, o business casual é composto por calça e paletó/blazer de alfaiataria, mas sem serem de um mesmo traje, então a parte de cima pode ser de uma cor e a de baixo de outra. A camisa e os sapatos continuam sendo sociais, mas a gravata pode ser deixada de lado em algumas empresas, enquanto outras não abrem mão do acessório.

O problema é que muitas lugares, entre eles o Brasil, resolveram dar uma aliviada no business casual, tornando o traje um pouco mais tolerante. Não é raro por aqui encontrar alguém usando calça chino ou até mesmo um jeans bem escuro e discreto. Coisas de um país onde a formalidade não é tããão formal assim. Pessoalmente acho a chino uma boa ideia, mas os jeans eu usaria com cuidado.

Outra diferença encontrada em todo o mundo é o sapato: enquanto o traje formal só aceita o sapato social de amarrar, no business casual loafers e monk straps são aceitos, embora algumas empresas ainda exijam oxfords ou derbys, ou seja, os com cadarço.

Como você pôde ver, existe uma área cinzenta muito grande no business casual. A definição do que você veste vai depender do local de trabalho e das pessoas com quem você tem que lidar no dia a dia.

Se você quiser sabe mais sobre o traje business casual, clique aqui!

…….

3. Dress code smart casual

É um dress code que migrou do ambiente social para o profissional. Um look cool que flerta com a casualidade, mas que incorpora elementos do traje formal para dar maior elegância e estilo.

Muito usado em empresas que tem ambiente descontraído, mas que precisam de funcionários bem trajados.

As peças usadas para dar upgrade no traje casual geralmente são o blazer e a camisa social, usados juntos ou não. Empresas de ambiente criativo não veem problema em aceitar o blazer sobrepondo camiseta ou apenas a camisa social sem nenhuma peça fazendo a sobreposição. Os calçados variam entre o sapato casual e os tênis minimalistas.

Hoje também se tornou comum neste tipo de traje a calça de alfaiataria, mas aqui ela aparece mesclada com itens bem mais despojados para criar um visual híbrido que pende um pouco mais para o casual.

Uma grande vantagem deste tipo de traje é que pode ser usado em diversas ocasiões, então sua roupa não fica reservada ao trabalho, pode ser usada para passeio tranquilamente, enquanto poucas pessoas optariam por ir ao cinema de terno e gravata.

Saiba mais sobre o traje smart casual aqui.

…….

4. Dress code casual

O nome casual pode sugerir algo bem relax, mas no ambiente profissional é melhor não exagerar. Bermudas e outras peças muito curtas ou que revelam demais geralmente não tem lugar no local de trabalho, a não ser que seja uma surf shop na orla. ; )

É possível montar um look casual bacana e ainda assim estar razoavelmente elegante. Camisas despojadas, mas discretas, jeans de lavagem escura e tênis minimalistas e atemporais são algumas das peças que podem garantir um visual adequado para o trabalho em local com dress code casual.

…….

Casos específicos

Roupas mais adequadas para professores…existe isso?

Existem casos específicos, onde o dress code conhecido não se encaixa muito bem. Os professores são um bom exemplo, pois não é aconselhável adotar um visual que faça o professor parecer inacessível e distante, mas também é importante passar respeito e credibilidade.

Nesse caso é interesante adotar um traje que misture peças casuais com algumas um pouco mais formais, mas nada exagerado. As escolhas também dependem da idade de seus alunos e até de sua classe social. Como disse, manter uma conexão com os alunos é importante e certas roupas podem soar destoantes para certas classes sociais.

Roupas esportivas se encaixam em algum dress code?

Profissionais que lidam com atividade física podem precisar de trajes que deem mais liberdade de movimento e lidem bem com calor corporal e suor, nesse caso essas necessidades estão acima do visual, então as roupas esportivas são a melhor solução. Ainda assim é mais elegante optar por peças em cores neutras e com design discreto, que possam se mesclar, inclusive, com itens casuais para criar um traje mais versátil, se necessário.

…….

Nota final:

É necessário destacar que muitas empresas tem uma leitura muito particular dos dress codes profissionais, fazendo alguns ajustes que consideram ser mais adequados para a imagem institucional, como adotar uma certa cor de camisa ou trocar a gravata tradicional pela borboleta ou simplesmente não usar gravata.

Por esse motivo algumas vezes temos um dress code híbrido que pode parecer difícil de encaixar nos tipos listados acima, pois é puramente voltado para atender a uma imagem particular que a empresa quer criar.

Deixe uma resposta