O Que Vestir em um Casamento – Um Guia Para Homens

07/09/2013 395 Comentários por

O Que Vestir em um Casamento - Um Guia Para Homens

Um consenso: casamentos pedem terno! Eu sei que muita gente tem o desejo de ousar ou mostrar que entende de moda, composições, coordenação de cores, proporções, etc, mas no final, tudo o que vai sobrar é você e seu terno, porque quanto mais sóbrio e formal o evento, menos opções são dadas aos convidados, afinal a pompa de um casamento pede uma certa organização.

Nos últimos tempos os protocolos tem mudado um pouco, alguns noivos (são poucos ainda) estão optando por cerimônias diurnas, na cidade, na praia ou no campo. Os dress codes também estão menos rígidos e hoje temos até anfitriões incentivando os convidados a ousarem em suas combinações, mas estes ainda se tratam de exceções, portanto, enquanto não surgem estas festas tão democráticas, o melhor que podemos fazer é respeitar os trajes exigidos e contribuir para que o evento seja inesquecível.

1 – Interpretando o convite

O Que Vestir em um Casamento - Um Guia Para Homens

Assim que o retângulo de cartolina, escrito com letras rebuscadas e ricamente ornado chega a suas mãos a primeira coisa a fazer é encontrar alguma indicação do traje exigido, como “passeio completo”, “black tie”, etc., entretanto não é raro que não haja nenhuma informação deste tipo, e, neste caso, dados como local, horário e época do ano em que a cerimônia será realizada tornam-se fundamentais para definir quais serão suas escolhas.

Se mesmo assim você se sente completamente perdido, não hesite em ligar para os noivos e perguntar qual o dress code do evento, provavelmente a resposta se encaixará em um dos tipos listados abaixo, então fique atento…

2 – Tipos de traje para casamentos

2a – Black Tie – Formal

O Que Vestir em um Casamento - Um Guia Para Homens

O que é: trata-se de smoking preto, camisa branca, gravata borboleta preta, cummerbund preto (a faixa que vai na cintura) ou colete e sapato oxford preto.

Acessórios: Abotoaduras prateadas, relógio com pulseira de couro (de preferência) ou aço e lenço branco de seda no bolso do paletó.

Obs: Este é o traje mais formal e solene possível, portanto não há muito o que incrementar aqui, se consta na especificação do convite, nem pense em inventar moda. Este tipo de roupa é exigida, na maioria das vezes, em eventos noturnos.

…….

2b – Black Tie Opcional

O Que Vestir em um Casamento - Um Guia Para Homens

O que é: existem duas opções, o Black Tie formal, como descrito acima ou um terno convencional (também pode ter corte slim) com tudo muito sóbrio, ou seja, camisa branca, gravata preta lisa (seda é melhor), cinto de couro e aquele mesmo oxford preto de couro, tinindo de tão brilhante!

Acessórios: Abotoaduras discretas, relógio de pulseira de couro (de preferência) ou aço e lenço branco de seda no bolso do paletó. Se optar pelo terno, um prende dor de gravata pode ser usado para mantê-la no lugar.

Obs: Se o dress code escolhido pelos anfitriões dá a opção do terno, provavelmente o noivo estará usando o smoking, afinal ele deve ser o centro das atenções da festa – depois da noiva, claro! Se você não se sente muito a vontade com o black tie, é hora de tirar aquele seu terno preto do guarda roupas, mas só use-o se ele estiver impecável, caso contrário, nosso conselho é comprar um novo. Aparecer em uma festa com um nível alto de formalidade com terno velho não dá.

…….

2c – Semi-Formal (Traje Social ou Passeio Completo)

O Que Vestir em um Casamento - Um Guia Para Homens

O que é: terno escuro (preto, marinho ou grafite), camisa clara (lisa ou com listras finas), gravata lisa ou com um padrão discreto, cinto social em couro, sapato oxford. Há a opção de usar um colete montando na mesma cor que o paletó (de preferência) ou pouca coisa mais claro.

Acessórios: Relógio de pulseira de couro ou aço e lenço no bolso do paletó que neste caso pode ter alguma cor, mas o branco ainda é uma opção elegante.

Obs: Esta é a opção padrão para casamentos noturnos, se o convite não especifica qual é o tipo de traje, pode apostar no combo terno escuro + camisa clara + gravata. No caso do terno marinho é possível escolher entre um calçado marrom ou preto, o mesmo vale para o cinto, pois este combinará com o sapato. Esta é uma versão para ser usada durante a noite, se a festa for de dia, o terno pode ser mais claro, falaremos sobre isso mais abaixo…

…….

2d – Traje Esporte – Casual

O Que Vestir em um Casamento - Um Guia Para Homens

O que é: blazer de lã fria, rami, linho, sarja ou algodão leve, as camisas podem ser mais despojadas, mas ainda sim elegantes, podendo ser trocadas por pólos discretas, a combinação aceita também jeans com lavagens sóbrias ou black jeans e calças cáqui, nos pés um tênis minimalista é permitido ou então um sapato como um oxford casual, mocassim ou monk strap (foto). A gravata pode ficar em casa, a não ser que você queira dar um toque a mais ao visual, aí vale até uma borboleta.

Acessórios: os relógios podem ganhar um colorido a mais, como os modelos da Swatch, por exemplo, e as pulseiras masculinas, se bem combinadas valorizam o look, assim como os cintos em couro simples. O lenço branco ainda tem vez no bolso do blazer, mas não há nada de errado em escolher uma estampa mais colorida para o acessório.

Obs: é o mais permissivo de todos os dress codes para casamento e o sonho de muita gente que não curte muito terno e gravata. Não chega a ser totalmente relax, mas é mais aberto a adaptações, o blazer por exemplo, pode virar um pea coat no inverno ou uma jaqueta de corte seco e sem muitos detalhes. Uma grande vantagem da roupa casual é que ela não sofre tanta influência do horário, muitas combinações funcionam tão bem de dia quando a noite.

…….

 

3 – Casamentos durante o dia

3a – Na cidade

O Que Vestir em um Casamento - Um Guia Para Homens

Se a cerimônia acontecerá antes das 16h, grande parte do evento ocorrerá em plena luz do dia, principalmente no verão, quando o sol se põe mais tarde. Para este tipo de evento, salvo raras exceções, o traje exigido será o semi-formal, mas como o dia pede tons mais suaves e alegres, invista em um terno em tom mais claro, como cinza, bege ou areia, por exemplo. Caso tenha um costume marinho em seu guarda roupa, pode usar sem medo, esse coringa vai bem a qualquer hora, já o preto deve ser evitado por ser muito sóbrio.

……

3b – E se for um casamento no campo?

O Que Vestir em um Casamento - Um Guia Para Homens

Tempo quente: agora temos algumas mudanças significativas no traje! Você pode optar por não usar gravata, já que o local é mais descolado, mas se for, as cores mais fortes estão liberadas. Nos dias de sol um chapéu pode ser um recurso de estilo interessante, escolha entre o Fedora e o Panamá, mas lembre-se de tirá-lo no momento da cerimônia em sinal de respeito. O terno pode ser em linho claro, um tecido bem adequado para ambientes abertos e dias de calor e para acompanhar é possível usar um sapato mais casual, mas não chega a ser motivo para um tênis. No bolso continua bacana o lenço em linho ou algodão bem fino.

Tempo frio: o terno de lã fria será seu melhor amigo, principalmente se combinado com um cardigã ou um cachecol, ambos discretos, entretanto não é aconselhável exagerar nas camadas, se o frio estiver intenso vista um casaco que possa ser tirado a qualquer momento e guardado na chapelaria.

…….

3c – E se for um casamento na praia?O Que Vestir em um Casamento - Um Guia Para Homens

A cada dia cresce o número de adeptos deste tipo de cerimônia, na maioria das vezes para aproveitar o belo cenário que a natureza proporciona, outros por serem apaixonados pelo mar, incluindo aí a galera que surfa. Neste caso o dress code fica bem mais aberto, porém ainda há algumas combinações que vão te deixar elegante, mesmo que sejam simples. O linho volta a fazer sucesso aqui, mas apenas em uma calça bem leve e fresca, fazendo par com uma camisa do mesmo tecido ou em algodão fino. Como encher o sapato de areia não está entre as atividades favoritas dos homens, vale calçar uma sandália de couro. Nos acessórios entram cintos de cordão ou lona em tons bem claros, chapéu Panamá para proteger a caixola e algumas pulseiras com inspiração náutica, combinando com um relógio no mesmo estilo.

…….

3d – Casamento no Civil

O Que Vestir em um Casamento - Um Guia Para Homens

Não há um traje padrão para casamentos no civil, mas seja você convidado ou noivo, tente selecionar algumas peças mais alinhadas como camisas (lisas ou listradas), calças em alfaiataria ou um jeans comportado (sarja também vale), um blazer ou casaco bem cortado e, se quiser, uma bela gravata para arrematar. O calçado pode ser bem casual, mas eu daria preferência aos sapatos independentemente do estilo, pois eles sempre tem um ar mais respeitoso – e eu nem preciso dizer que você não deve passar perto de tênis esportivos, nem que o cartório esteja localizado dentro de uma academia.

…….

Ainda está em dúvida? Então dê uma olhada nesse vídeo que a gente fez sobre o assunto:

…….

4 – Use com moderação

4a – Suspensórios

São bem estilosos e deixam o visual mais marcante, mas não devem ser misturados com coletes, lembre-se, menos é mais e aqui você está exagerando um pouquinho.

4b – Colete

Podem ser usados sim, só que deixam o traje muito mais elegante e charmoso. O que isso tem demais? Bem, se o noivo estiver usando uma roupa muito simples pode ser que você vire o centro das atenções da festa e eu não preciso nem dizer que a noite é dele, com uma grande chance de que o anfitrião fique “aborrecido” com o seu excesso de pompa. A solução aqui é perguntar para seu amigo ou alguém próximo a ele qual será o traje usado no evento.

4c – Relógio de bolso

Outra peça que pode soar meio exagerada, atraindo mais olhares do que deveria. Provavelmente causará o mesmo problema citado anteriormente com o colete, melhor levar um relógio de pulso bacana, afinal você não é nenhum lord vitoriano.

4d – Cartola (!)

Você está maluco?

4e – Carteira 

Já que você está todo alinhadinho não estrague tudo colocando no bolso traseiro da calça aquele mini travesseiro que você chama de carteira. Separe apenas os documentos necessários para sair de casa, deixendo na gaveta sua carteirinha do clube e os cupons da Subway. Se o volume for pequeno dá para usar o bolso interno do paletó, senão, tente dividir o pacote nos bolsos ou use a bolsa de sua acompanhante.

4f – Óculos escuros

Só em casamento ao ar livre, com muito sol.

4g – Celulares e outros gadgets

O celular (devidamente colocado no vibracall) pode ficar no bolso que fizer menos volume, pois, infelizmente, não há como se livrar dele, já tablets e outros cacarecos tecnológicos tem que ser deixados em casa.

…….

Não deixe de ler este artigo:

O Que o Homem NÃO Deve Vestir em um Casamento Formal

Bem, é isso! Caso tenha esquecido de algo, por favor, me avisem!

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

395 Responses to “O Que Vestir em um Casamento – Um Guia Para Homens”

  1. João Víctor says:

    E nunca, jamais, em hipótese alguma, nem em pensamento use BRANCO! 😀

  2. João Víctor says:

    Aproveitando pra duas perguntas:

    1 – Aboatoaduras: como (não) usar, onde, quando, como combinar, onde comprar, como guardar… enfim, matéria pra uma postagem inteira.

    2 – Pra quase todo evento que eu vou, levo comigo minha câmera fotógrafica, uma DSLR um pouco (bem) mais volumosa, não dá pra colocar no bolso do paletó. Tem uma forma com mais estilo de carregá-la do que a bolsa a tiracolo do fabricante?

    Obrigado!!

  3. João Víctor says:

    OBrigado! 😀

  4. Gean Michel Ceretta says:

    Caro Ricardo,

    Só uma observação, a função do suspensório não é segurar as calças, dispensando o cinto? Seguindo este pensamento, não vejo porque não utilizar com colete, logicamente, sob o colete, sobre a camisa.
    Gostaria de recomendar a série Boardwalk Empire (HBO) [1], trata sobre mafia, as vestimentas dos personagens, apesar desta série ser de época, me encantam muito, principalmente dos personagens que possuem maior poder aquisitivo, por exemplo, Jimmy Darmody [2].
    Parabéns à equipe do Canal Masculino pelo site e pelo podcast, estão de parabéns.
    Eu gostaria de sugerir uma pauta para o podcast, contar um pouco a respeito da profissão de alfaiate, que vem sendo ‘ameaçada de extinção’ pelas grandes marcas que fabricam roupas em linhas de produção. Meu pai é alfaiate a quase 40 anos, e sempre comenta que antigamente todos os homens mandavam fazer roupas nas alfaiatarias, já hoje, isso tornou-se raro, bem como existem cada vez menos jovens interessados em tornarem-se aprendizes deste ofício.

    Links:
    [1] http://www.hbo.com/boardwalk-empire/index.html
    [2] http://boardwalkempire.wikia.com/wiki/Jimmy_Darmody

    Atenciosamente.

    • Ricardo says:

      Oi Gean,
      eu deveria ter me explicado melhor. Tem um pessoal com uma mania estranha de usar o suspensório por cima do colete, o recado é direcionado a eles. ; P

      Já assisti a alguns episódios de Boardwalk Empire e realmente o figurino e fenomenal!

      A sugestão para o podcast é muito boa, vai para a lista de temas para os próximos programas, vamos ver em qual conseguimos encaixar.

      Abs.

  5. Rafael B. says:

    Post bem completo Ricardo!

    Minhas dúvidas são:

    1- Em evento que pede “Traje Social ou Passeio Completo”, terno com padronagens, pode? Ou fica exagerado? Tipo, um cinza escuro príncipe de gales…?

    E ainda, na condição de padrinho deste mesmo evento, este cinza escuro príncipe de gales dá? Ou melhor um traje liso?

    2- Posso usar lenço de bolso como padrinho? (Fico imaginando lenço de bolso com aquela flor e não sei se vai dar certo… rs)

    Obrigado!

    • Ricardo says:

      Rafael,

      1 – como padrinho acho melhor ficar, no máximo, em um risca de giz.

      2 – Dá para usar o lenço, mas tome o cuidado para que ele não seja muito chamativo, afinal você já está usando a flor, na dúvida, fique com a branco.

      Abs.

  6. João Augusto says:

    Aí cara, gostaria que você fizesse uma matéria sobre as work boots. Como usar, quando usar, qual combinação fazer, etc. Obrigado.

    Abs

  7. Thiago says:

    Olá Ricardo, boa tarde.

    Tenho um casamento noturno e estava pensando em usar um paletó preto, com colete e uma camisa escura (não preta, mas um azul, rosa, roxo). o que acha?

    obrigado!

    • Ricardo says:

      Thiago,
      acho interessante alguma cor na camisa, principalmente estas que você citou, mas para este tipo de evento tem que ser clara, camisa escura deixa o look pesado demais para uma ocasião festiva.

      Abs.

  8. felipe says:

    Ola Ricardo

    Acompanho todas as novidades do site e acho o melhor de moda masculina. bom, tenho um casamento no campo, agora em novembro e tenho uma duvida. Nao tenho peças claras para este tipo de evento. Uma calça jeans brança slim com uma camisa de tom claro e mocassim estarei errando no look?

  9. Flauberth says:

    Casamento a noite, na igreja, posso usar um blazer/calça cinza e a manga longa preta assim como os sapatos? Grato!!

  10. NomeCicero says:

    Ola Boa tarde

    Tenho um aniversario em um barzinho para ir, a minha duvida é vou com uma camisa estilo jeans claro, calça escura posso ir de mocassim marron ou de sapatenis uma cor clara.
    abraço

  11. Leonardo says:

    Meu caro,
    Em primeiro lugar, parabéns pelo site!!!!
    Dicas excelentes e ótimas sacadas!!!
    Tenho um casamento no sábado pela manhã e só estou com um terno cinza escuro (quase grafite); posso combinar com uma camisa azul claro e gravata azul lisa (tom mais escuro) pra quebrar um pouco do cinza?!
    Obrigado e mais uma vez, parabéns!!!!

    Abs

    • Ricardo says:

      Leonardo,
      apesar do terno grafite não estar inadequado, a idéia de colocar uma camisa de tom bem ameno é ótima. Dependendo do cinza do traje, fica ótimo com camisa rosa ou lilás.
      Abs.

  12. Hugo says:

    Fui convidado pra um casamento a noite….tinha pensado em usar um look totalmente preto…
    calça,sapato,camisa,gravata (slim) e suspensório…
    Oque acha ??w

    • Ricardo says:

      Hugo,
      acho que você tem uma grande chance de ser confundido com o segurança de alguma boate. O look total black com terno é o mais arriscado, pois necessita de peças de alta qualidade, bom corte e muito estilo para dar certo, qualquer deslize põe tudo a perder, além disso, você vai a um casamento, o traje pede camisa branca ou em um tom bem claro. A idéia dos suspensórios é boa, eu manteria.
      Abs.

  13. thiago says:

    Ricardo tenho um casamento de tarde ao ar livre esse mes….
    pretendo ir com uma calça/colete preto,camisa branca e gravata cinza e oculos escuro ???
    oque acha ??

    • Ricardo says:

      Thiago,
      esse traje sem o paletó fica parecendo que você esqueceu a peça em casa, não deixe de usá-lo. Como eu disse no texto acima, roupas em cores claras são mais adequados para esse tipo de evento, procure deixar seu look mais light.
      Abs.

  14. Natanael says:

    Ricardo,

    Vou a um casamento a noite e não gosto de terno ou calça social. Você acha que camisa social com calça jeans e sapatenis ficariam bom?

    Desde ja obrigado pelo post.

  15. Max says:

    Ricardo

    Tenho um casamento para ir as 17:00 horas, o local nao sera na igreja, sera num casarão próprio pra eventos de casamento, tem jardim piscina e ambientes fechados.Tenho a pele clara. Logo camisa muito clara, nao fica muito bem em mim, Sera q poderia usar uma camisa verde, ou azul ou roxo, com terno preto, calça preta, sapato preto e gravata preta (slim)?
    Desde já grato.

  16. Allison says:

    Olá, talvez esse não seja o melhor post para perguntar mas gostaria de saber a respeito do uso de Kilts com trajes sociais, sei que é um assunto complicado por aqui no Brasil mas… kkk
    Grato.

  17. Marcus Vinicius says:

    Ricardo,
    Tenho um casamento que será no campo e durante o dia, porém eu não gostei muito dos modelos que voce sugeriu – apesar de saber que estão corretos e que são bonitos, acredito que não ficariam bem em mim. Por isso, pensei no seguinte: Um terno cinza claro com dois botoes, como aquele que voce colocou na foto 3a, com uma camisa rosa bem clarinha e sem gravata. Além disso, queria ir com o Brogue London Marrom da marca Democrata e com um cinto de couro marrom. Com isso, ir vestido assim pode ser inadequado ou errado?

    • Ricardo says:

      Marcus Vinicius,
      não há problema com o traje que você descreveu, se para para pensar é bem parecido com o que eu sugeri a esquerda da imagem: terno claro, camisa clara colorida e brogue marrom, você só abriu mão da gravata e do chapéu, mas isso é só uma sugestão mesmo para se ter uma base.
      Abs.

  18. Clayton says:

    Olá Tenho que ir a um casamento de um amigo e já comprei um terno cinza com riscas discretas, porém não sei que cor de camisa usar e nem se a a necessidade de gravata.
    Há e o sapato que pretendo usar é preto de verniz, o que sugere.?
    Abraços

    • Ricardo says:

      Clayton,
      qualquer camisa de cor bem clara ficará bem com esse terno.

      Casamentos são eventos bem formais e mesmo que seu amigo não tenha dito nada eu acho que a gravata cai bem. Dependendo da cor da camisa que escolher você pode optar por uma gravata na mesma cor mas em um tom mais escuro.

      O sapato que você escolheu está adequado.

      Abs.

  19. Diego says:

    Olá Ricardo !

    Tenho um casamento para para ir no Fórum, não queria ir totalmente formal, afinal sou apenas um convidado.
    Então, estou pensando em ir com uma camisa de tecido manda longa, azul marinho, com uma calça jeans clara, o que acha ?

    Abraços

  20. Odilon says:

    Caro Ricardo,

    Meu casamento será no civil as 11h da manhã e após um almoço com a familia em um restaurante no campo, será no verão. Posso usar jeans, camisa branca e um dock side?? Alguma sugestão?

    Abraços

  21. Anderson Ricardo says:

    Ricardo, tenho um casamento em uma capela sábado as 10:00 hs da manhã, posso usar um terno preto corte slim com uma camisa azul clara manga longa sem gravata? Ah sou apenas convidado não sou padrinho.

    • Ricardo says:

      Anderson,
      tudo vai depender do dress code do evento, se for semi-formal (traje social completo) a gravata é obrigatória. Se nada consta no convite, mesmo assim eu iria de gravata só para garantir.
      Abs.

  22. Rodrigo says:

    Ricardo,

    vou a um casamento em dezembro, num domingo pela manhã.

    Pensei em ir com blazer cinza não liso, calça social e meias pretas, cinto e sapatos de couro pretos, sem gravata. Há algo errado aí? E a camisa, quais seriam as sugestões de cores?

    Obrigado!

  23. Gielo says:

    Boa tarde, Ricardo!

    Estou sem ideia pra escolher a roupa no casamento do meu amigo e da minha amiga, mês que vem.

    Bom, tem alguma coisa me dica? É casamento do campo de noite?!

    Aguarde seu retorno.

    Abrs

    • Ricardo says:

      Oi Gielo,
      cada hora me aparece aqui um com um problema maior. : )

      Acho que no seu caso o mais prático é perguntar para os noivos o que eles consideram adequado, provavelmente, por ser no campo durante o verão, eles vão dar uma aliviada, deixando a gravata de lado ou permitindo looks mais casuais, por exemplo. Por via das dúvidas fique de olho em um terno de lã fria marinho, com ou sem gravata é um grande coringa para essas ocasiões.

      Abs

  24. Leonardo Padrão says:

    Vou a um casamento que começará às 17h e aqui no RJ está no horário de verão. O que vestir?

    O próprio noivo disse que vai casar de terno, porém com um sapatênis. E todas as madrinhas vão de vestido curto. Foi uma exigência da noiva.

    Não sou padrinho, porém não quero ir de terno, o que acho correto, para não ficar destoando muito dos demais convidados.

    O que vestir?

    • Ricardo says:

      Leonardo,
      tente uma roupa casual mas bem arrumada, camisa clara com um blazer leve e um jeans sóbrio, de cor escura, combinado com um sapato casual, pode ser um brogue em nobuck. Eu sempre prefiro o terno, mas como você disse que o dress code está mais light, quem sabe funciona!.

      Abs.

  25. Igor says:

    Ricardo,
    Vou a um casamento com terno azul escuro e camisa branca.
    As opções de gravatas são:
    Turquesa (meio roxa)
    Xadrez cinza e azul
    Azul escuro com estampas pequeninas.
    Qual a melhor combinação?

    • Ricardo says:

      Igor,
      aparentemente qualquer uma delas vai combinar com o seu traje, tudo depende do seu gosto e do seu estilo. A turquesa parece ser mais ousada, a xadrez é bem descolada, a azul com microestampa é mais séria, mas sofisticada. Escolha a que você acha que tem mais a ver com você e com o evento.

      Abs.

  26. Gielo says:

    Ricardo,

    Acabei de conversar os noivos que me dizes sem gravata. Então, acho vou usar a roupa social sem gravata… Só que deve escolher de cor que combinar no campo, sabe.

    Tem alguma coisa me dica?

    Aguarde seu retorno

    Abraços

    • Ricardo says:

      Gielo,
      como o casamento é a noite você pode optar pelo versátil terno marinho, mas com uma camisa com uma cor mais viva, como um azul médio. O sapato pode ser marrom. Outra opção é um traje cinza médio ou um blazer bege combinado com uma calça em alfaiataria ou chino marrom, a camisa pode ser branca com o calçado marrom (um brogue cairia bem!).

      Abs.

  27. Vaguiner says:

    Olá Ricardo! Estou com um problemão. Tenho um casamento para ir e sou amigo do noivo, mas não sou padrinho. Meu problema é que só tenho dois ternos um cinza escuro e um preto com listras azuis bem discretas. Mas estou em dúvida se vai dar certo, porque é durante o dia, ás 11:00 da manhã. E queria usar um chapéu. Me dá uma dica, por favor.

    • Ricardo says:

      Vaguiner,
      o ideal seria um terno mais claro, mas como nem todo mundo tem dinheiro ou disponibilidade para comprar um terno de uma hora para outra, portanto acho que você pode optar pelo cinza que é um pouco mais discreto do que o risca de giz. Já o chapéu para esta época do ano tem que ser uma Panamá ou algo similar feito em palha, as opções em feltro, por exemplo, são muito quentes.

      Abs.

  28. WASHINGTON CAFE SANTOS says:

    Washington Santos,

    Tudo bem Ricardo ! Meu caro queria uma ajudinha sua, estou preste a casar no civil pela manhã e estou com certas dúvidas qual roupa certa se terno claro, escuro, ou sem terno, só com gravata me ajude …abço

    • Ricardo says:

      Washington,
      além das opções mais casuais que foram dadas no artigo, você pode optar por um terno cinza médio ou cinza claro com camisa clara e gravata em um tom um pouco mais escuro. Caso prefira um casual com toques formais, uma calça jeans escura, com camisa e blazer pode ser a solução, a gravata fica como item opcional. É bom lembrar que não existe um protocola para casamentos no civil, mas ainda assim é melhor estar apresentável.
      Abs.

  29. Lucas says:

    Olá, Ricardo!

    Tenho um casamento no dia 04, cai em um Sábado. A cerimônia e a festa ocorrerá em uma salão, acredito eu que seja como em uma festa de quinze anos. Não sei o que usar, ainda. Estou olhando os trajes aqui e acredito eu que que o Black Tie Formal seja o mais viável, ele é elegante e confortável. Entretanto, como eu sou apenas um convidado, cogitei a possibilidade de ir com um look Traje Esporte – Casual ( Lê-se: ainda estou em dúvida do que usar, ou melhor, quais peças comprar.) A cerimônia será à partir das 17 horas.
    Tenho apenas 17 anos, mas gosto de usar trajes formais, acho mais elegante. Enfim, o que você me aconselha, querido?

    OBS: Sou um pouco gordinho, não daqueles que precisam de duas cadeiras no ônibus, mas um pouquinho acima do peso, então eu quero algo que não deixe isso 100% aparente, ou seja, sobrecarregue (sem duplicidade, rs) o look.
    Aguardo respostas e um forte abraço.

  30. Lucas says:

    Desculpa a duplicidade, mas encontrei este look em seu site e achei maravilhoso! Estou pensando em ir com ele, só fazendo uma pequena alteração do sapato, trocando este por um oxford preto, como você mesmo sugeriu em sua publicação. O que você acha?
    http://www.canalmasculino.com.br/wp-content/uploads/2013/10/look_certo_alfaiataria_em_duas_cores.jpg

    • Ricardo says:

      Lucas,
      o look é bem bacana, mas primeiro você precisa saber se roupas casuais serão permitidas na festa, caso contrário, só resta o traje formal. No seu caso eu indicaria um clássico terno marinho ou cinza escuro com camisa branca ou azul bem clara e gravata em tom escuro. Como você disse que está um pouco acima do peso, talvez o slim fit não seja uma boa idéia, então invista em um corte tradicional, mas para alongar a silhueta você pode optar por um risca de giz bem discreto.
      Abs.

  31. Lucas says:

    Pelo que eu fiquei sabendo, sim. Serão permitidas roupas casuais. Mas não sei qual look formar, estou confuso.
    Entendo! Se você quiser ver uma foto de corpo inteiro, pra poder me auxiliar melhor, eu lhe envio uma. Estou um tanto preocupado, até achei que não obteria respostas hoje… Amanhã, pela manhã, eu já vou em busca das roupas!
    Abraços!

  32. Lucas says:

    Você acredita então que aquele look que eu mandei, no segundo post, seja uma boa pedida, sem usar o Slim, optando então pelo tradicional? Ou você mudaria por completo o look? Enfim, se possível, por favor, me mande dois looks que você aconselharia em uma pessoa mais gordinha… Um black tie – formal e um Traje esporte – casual (Como o que que eu achei bacana, da calça vinho…)
    Abraços

    • Ricardo says:

      Lucas,
      o não existe look Black Tie, quando falamos nesse tipo de traje não há muito o que mudar, já a opção casual que você gostou pode funcionar bem, mesmo não sendo slim.
      Abs.

  33. Lucas says:

    Eu acabei comprando um blazer meio… bejezinho, uma camisa lilás bem clara, uma calça sknny preta e um sapatinho diferenciado. O que acha?

  34. Vinicius says:

    Oi Ricardo haha
    tenho 16 anos e tenho um casamento para ir em julho desse ano e ja to preocupado com a roupa! Queria uma roupa arrumada mas não quero ficar igual a um velho lol
    Sera que fica legal um blazer num tom de cinza mais clarinho com um colete cinza e camisa social branca? e sera que fica muito feio uma calça apertada jeans ou deve ser social? odeio roupa social hauha se puder me manda uma look completo
    ps: O casamento sera em um casarão
    valeuu

  35. Leonardo says:

    Ola, tenho 16 anos e serei padrinho do casamento de minha prima, mas tenho dificuldade em escolher uma roupa ideal para ir porque sou magro ai algumas não encaixam no corpo. queria ir com uma uma camisa rosa claro gravata vermelha e colete preto. fica bom ou é melhor outro tipo de roupa ?

  36. Anderson says:

    OlA` ! Vou a um casamento que sera realizado em um salão de festa a noite . O meu look e´ Calça bege camisa rosa de mala tenis e cinto marrom e um blazer marrom .
    Gostaria de saber se estou bem ou devo mudar alguma coisa .
    ps me ajudem

  37. Gustavo says:

    Boa tarde,

    Sou irmão e padrinho do noivo. Adquiri um costume (terno e paletó) cinza grafite para o casamento, que acontecerá no período noturno.
    Pois bem.
    Da mesma forma, estou pensando em ir com uma camisa rosa clara e uma gravata roxa escura com pequenos detalhes. Minha dúvida é por eu ser padrinho, se fosse apenas convidado iria assim. Contudo, observei alguns lugares que recomendam, tão somente, camisa branca. Qual sua opinião relação à camisa? E ao terno? O que devo usar? Muito obrigado.

    • Ricardo says:

      Gustavo,
      eu acho a camisa branca ideal para cerimônias deste tipo, ultimamente o pessoal está querendo modernizar, mas ainda acho o traje formal clássico o mais refinado e elegante. Eu iria de camisa branca e capricharia na gravata.
      Abs.

  38. anderson says:

    oi. Suas dicas e posts são incríveis.

    minha dúvida é: sou padrinho de um casamento diurno, e penso em ir com um blazer slim preto, camisa branca, calça skinny cinza e tênis skid grip da converse preto (tudo de muita qualidade). Acha que estou errando muito?

  39. Silvia says:

    Olá, Ricardo! Bom, eu e meu marido temos um casamento na semana que vem e no convite não especifica o traje. Sei que em casamento o mais recomendável é o terno e a gravata mas meu marido queria ir com calça jeans, camisa e blazer, com um cinto e sapato sociais. O que faço, não vai ficar informal demais se ele for de jeans? Obs: o casamento será às 18:45.

    • Ricardo says:

      Silvia,
      para não correr o risco de destoar dos outros convidados, peça para ele ir de terno mesmo, se ele chegar lá e estiver todo mundo de traje formal não vai se sentir deslocado e se todos estiverem casuais ele será o homem mais bem vestido da festa!.
      Abs.

  40. Nome Patrícia says:

    Olá Ricardo !

    Tenho um casamento semana que vem, eu vou com vestido amarelo com alças de pérolas na altura do joelho. Meu Namorado está querendo ir de terno, mas com camisa vermelha escura com punhos e golas por dentro de cor escura.
    O que você acha?

    Patrícia

    • Ricardo says:

      Patrícia,
      não sou fã de camisa escura em casamentos, eu indicaria uma camisa clara, não precisa ser branca, mas em uma cor bem lavada, como rosa, lavanda ou azul. Não sei bem a cor do terno, mas se for preto seu namorado corre o risco de ser confundido com um torcedor do Flamengo.
      Abs.

  41. marco says:

    Ricardo,
    Tenho um casamento amanhã as 16:45 h – Traje esporte – Casual.
    Pensei em ir com blazer preto, uma calça jeans azul escuro, sapato preto, e uma camisa da Timberland listrada azul clara.
    Quando você fala em “despojada”, pergunto: pode ser pra fora ou tem que ser pra dentro com cinto?
    E se optar por uma pólo, também pra dentro da calça?
    Obrigado e parabéns pelo site

  42. Felipe says:

    Caro Ricardo,
    Tenho um casamento de um amigo já neste sábado, às 11h da manhã, numa cidade bem quente do interior de São Paulo.
    Não foi nada especificado sobre o traje no convite.
    Será igreja e logo após a recepção num buffet, não conheço o local, mas acredito que seja ambiente fechado, pois um amigo que conhece o local disse que é climatizado.
    Minha dúvida é: tenho um único terno escuro, slim fit com uma risca de giz muito discreta mesmo, diria que é uma marca d’água. Não quero gastar com outro terno. Fica bom?
    Ir com uma camisa branca de corte estruturado ou com uma camisa azul clara com quadrez pequeno e discreto da Ralph Louren?
    A gravata que tenho também é slim e escura. Tem uma cor bacana pra essas duas opções de camisa?, pois se for comprar algo, investirei na gravata.
    Desde já agradeço!

    • Ricardo says:

      Felipe,
      pela descrição do traje parece que está OK para o evento, mas eu daria preferência para a camisa branca. Não se preocupe com a gravata, essa vai servir, só compre outra caso queira variar.

      Abs.

  43. Lennon says:

    Ricardo,

    Tenho um casamento para ir como convidado na parte da manhá, jeans escuro, camisa social cinza (azul) bem clara e um sapato marrom atenderia o pedido de esporte fino dos noivos?

    Obrigado!

    • Ricardo says:

      Lennon,
      se você seguir a risca o dress code vai ter que usar um terno (pode ser claro em cerimônias diurnas) e camisa sem gravata, o traje que você descreveu se encaixa na descrição do “esporte”.
      Abs.

  44. Lennon says:

    Seguirei teu conselho… Obrigado grande abraço!

  45. Ana Carla says:

    Olá Ricardo,
    – Uma mulher aqui? Isso mesmo! Eu que irei montar o look do meu namorado e ele não gosta de ternos, gravatas e sapatos sociais. Temos um casamento pra ir, e será a noite… Não há exigência de traje! Ele quer usar uma calça jeans preta e um tênis parecido com aquele do estilo esporte que você sugeriu acima, mas o problema é que o tênis dele é vermelho com um detalhe branco. Ficaria legal? E se sim, qual a cor da camisa seria a ideal?

    • Ricardo says:

      Ana Carla,
      muito cuidado, quando não há um traje marcado no convite o mais comum é que todo mundo vá com terno e gravata, a roupa casual é muito rara em casamentos e, quando é o caso, o dress code vem assinalado no convite. Você já confirmou isso com os noivos?

  46. Alessandro says:

    Olá Ricardo, parabéns pelo ótimo trabalho.

    Tenho uma dúvida: a camisa deve ser necessariamente toda lisa? Por exemplo, camisas com o logotipo da marca (normalmente elas vem no lado esquerdo superior do tórax) destoam do visual, mesmo que discretas?

  47. Flávio Milani says:

    Ricardo, bom dia!

    No próximo sábado, dia 05/Abr, irei acompanhar a minha namorada em um casamento noturno de uma amiga dela no qual ela será madrinha.
    O vestido solicitado às madrinhas pela noiva é no tom vermelho. Estive preparando a minha roupa, e tenho dúvidas a respeito do que fazer quando se acompanha a madrinha.
    Separei calça e sapato social preto, junto a um blazer preto. As minhas dúvidas são:

    Qual cor de camisa ficaria mais adequada ao momento? (pensei em lilás ou amarelo, de manga longa);
    Seria ideal o uso de gravata?! Tenho várias, mas pensei em uma mais escura e discreta.

    Muito obrigado!

    Abs.

  48. Anizio Reis Neto says:

    Ricardo,
    Minha filha vai se casar numa cerimônia civil, num salão de um castelo na França às 15:00 hs no mês de julho (verão).
    Estou pensando num terno cinza claro, camisa branca, gravata cinza em tom mais escuro que o do terno e lenço no bolso branco.
    O que você acha? Está correto? Está bom ou você sugere alguma mudança?

  49. Beatriz says:

    Muito bom seu blog. Li todas perguntas, mas ainda fiquei em dúvida. Vamos a um casamento a tarde (15h) e estou em dúvida se meu marido pode usar uma calça cinza, corte de alfaiataria com uma camisa branca, sapatos pretos, Tem que usar gravata? No convite os noivos não especificaram o traje. A cerimônia será numa igreja e a festa em um hotel numa região serrana.

    • Ricardo says:

      Beatriz,
      quando o dress code não vem especificado no convite é melhor se ater ao tradicional “costume + camisa + gravata”, neste caso pode ser um traje em tom mais claro por ser durante a tarde, mas um marinho também cai bem, principalmente se a festa for começar no final da tarde e adentrar a noite.
      Abs.

  50. Elton says:

    Oi Ricardo!
    Tenho um casamento às 17:30 em Curitiba pra ir sábado, e quero ir com uma calça social cinza e paletó preto. Quais cores de camisa e gravata posso usar?

    • Ricardo says:

      Elton,
      como você só escolheu cores neutras pode escolher qualquer camisa clara e uma gravata na mesma cor, mas em um tom diferente, de preferência mais escuro.
      Abs.

  51. paulo marques says:

    tenho um casamento 19:00 igreja depois bufet, os noivos são simples e não especificaram traje. Não tenho o habito de usar terno, nem traje social, porque não compoem meu guarda roupas. estou querendo ir de calça jeans fina preta, camisa m/l branca com listras azuis, top sider preto em couro

    • Ricardo says:

      Mesmo sem a especificação dos noivos, seria melhor optar por um terno em eventos como esse, entretanto se você prefere um traje mais informal, aconselho só a reconsiderar o top sider que é muito casual por uma sapato um pouco mais formal, como um Oxford, por exemplo.
      Abs

  52. Annabela says:

    Ricardo! Parabéns pelo post!

    Li todo o post e todas as perguntas mas ainda estou na duvida.
    Comprei uma gravata azul marinho pro meu namorado, muito linda e queria compor um traje para um casamento a noite (amigos da noiva), cujo dress code não foi especificado no convite.
    Pois bem, será que ele pode usar um look todo preto da cintura pra baixo com uma camisa azul clarinha lisa e a gravata azul marinho com pequenos detalhes? E ele pode ir sem o terno, digo, somente com a camisa e gravata ou fica muito feio?
    Ele só não tem a camisa, então se pudesse sugerir outras cores de camisa que combinem com a gravata azul marinho…

    Muito obrigada!

    • Ricardo says:

      Annabela,
      como o preto é uma cor neutra você pode combinar com qualquer coisa e a gravata combinará com o tom da camisa, então está tudo OK. Quanto ao traje sem o paletó, eu não sou fã, parece que a pessoa esqueceu o terno no casa e a indumentária está incompleta.

      Abs.

  53. carlos says:

    boa noite.. vou ser padrinho de casamento e comprei uma calça vermelha e um blaser preto, vi na internet uma vez e achei mt interessante.. agora nao sei que cor de sapato, camisa e gravata se esta é recomendavel.
    que sugestao vc pode me fornecer

    • Ricardo says:

      Carlos,
      o traje está um pouco espalhafatoso, não acha? Deixa as roupas mais chamativas para os noivos, afinal a festa é deles e eles são o centro das atenções. Escolha um costume escuro (preto, marinho ou grafite), uma camisa bem clara e uma gravata em tom mais escuro que a camisa ou mesmo preta. O calçado pode ser um oxford preto.

      Discreto, elegante e chic, como todo homem deve ser!

      Abs.

  54. romulo says:

    ola bom dia! Vou acompanhar minha namorada a um casamento ( amiga dela) e vamos apenas como convidados. Minha duvida é a seguinte: posso colocar um terno preto calça e e sapatos pretos e camisa lilás sem gravata? pois acho q com gravata fica muito formal ou nao?

  55. Higor says:

    Ricardo, parabéns pelo site. Vemos que falar sobre moda masculina é um tabu que já foi superado há bastante tempo, e que, pessoas como você nos dão dicas altamente importantes. A minha pergunta é a seguinte: Serei padrinho em um casamento num sítio, gostaria de usar o passeio completo com um terno preto de alfaiataria, assim como camisa clara e gravata da mesma cor da camisa, porém escura, e um colete, é claro. Posso combinar tudo isso com um belo par de abotoaduras? Fico receoso, pois o casamento será em um sítio, em um estilo bem rural, e tenho medo de estar formal demais. Um grande abraço

  56. carminha says:

    Ricardo, o que devo colocar em meu filho de 14 anos para um casamento a noite. Ele é alto e magro. Tem um paletó preto, tem calça jeans black, tem jeans claro, camisa preta, camisa cinza listrada e colarinho liso, camisa xadrezinho preto, e tenis cano alto camurçado coca-cola, posso montar um look mais despojado para a idade ou nao?

    • Ricardo says:

      Carminha,
      na maioria dos casos os adolescentes são menos cobrados no que diz respeito a trajes formais em casamentos. De qualquer forma tente deixá-lo o mais formal possível, não abra mão de um blazer discreto, de uma camisa social (pode ser a listrada) e, de preferência, um sapato com uma cara mais séria ao invés do tênis. A calça black deve funcionar bem com o combo acima, desde que não tenha nenhum efeito ou lavagem que chame muito a atenção.
      Abs.

  57. carminha says:

    obrigada, abração.

  58. Michael Menusier says:

    Boa tarde Ricardo.

    Tenho um casamento no campo, 16h, e escolhi uma calça de sarja, marfim uma camisa de listras (finas) branca e lilás e um blazer também marfim (um pouco mais claro) de outro material, acredito eu, quase um ton sur ton. Calçado, escolhi loafer marrom com um trabalho na parte superior. Errei na combinação?

    Parabéns pelo site!!

    Obrigado.

  59. Paulo says:

    Ricardo, o casamento é durante a noite, posso apostar no code semi-formal né? usarei terno preto, sapato Oxford preto e bem engraxado, cinto preto, que cor compro a camisa? penso em uma azul clarinha, o que você acha? e a gravata como deve ser?

  60. Leonardo says:

    Boa tarde Ricardo !!!! mês que vem tenho um casamento noturno pra ir….estou pretendendo ir com um estilo black total com um terno com um tecido diferenciado (tem um pouco de bilho) oque voce acha ???

  61. João says:

    Boa noite Ricardo, irei me casar e tenho um traje em mente, uma camisa azul marinho, mas não tão escura, uma calça bege e um sapatênis vermelho, com a blusa sem estar por dentro da calça. Ia ser uma coisa simples porém esta tomando uma proporção maior e agora não sei se vai ficar legal, gostaria de uma opinião e mais opções de cores, o casamento vai ser no horário de almoço, teria como me ajudar?

    • Ricardo says:

      João,
      sendo você o noivo acho adequado que vá de costume, não precisa ser nada de muito elaborado, basta um traje grafite ou marinho, uma camisa clara, uma gravata preta, sapato e cinto pretos. Se quiser optar por um terno cinza m;edio, também está valendo, o horário permite.
      Abs.

  62. Marlon Terencio says:

    Boa tarde Ricardo, muito legal as dicas pude tirar várias idéias mas ainda tenho uma dúvida.

    Vou a um casamento meio despojado em uma chácara e a cerimônia é filosófica (não religiosa), vou entrar com a mãe da noiva representando o irmão mais velho da minha prima (noiva), devo usar terno completo ou posso usar jeans com paletó corte italiano slim?

    • Ricardo says:

      Marlon,
      para este evento você pode usar um terno em um tom de cinza médio ou claro com uma camisa bem clarinha com alguma cor que te agrade. Como a cerimônia não é tão exigente existe a possibilidade de deixar a gravata em casa e fazer algo mais descontraído, mas um bonito lenço no bolso e uma flor na lapela pode ser uma boa adição.
      Abs.

  63. samuel silva says:

    Boa noite Ricardo , Tenho um casamento pra ir a noite em uma igreja , sou moreno , pretendo usar um blusão com a cor clara , calça jeans , sapato cano longo preto e ficaria legal?

  64. samuel silva says:

    Não.

    • Ricardo says:

      Samuel,
      seria aconselhável usar um blazer escuro, de preferência marinho ou grafite, uma camisa clara e um jeans escuro com pouquíssima lavagem. O calçado pode ser mantido, desde que tenha aparência de sapato social e não cara de bota casual. Digo isso concluindo que a roupa casual foi liberada, casa contrário você não tem como fugir do terno, gravata com camisa clara e sapato social.
      Abs.

  65. Rubens says:

    Boa tarde Ricardo, tenho um casamento em dezembro, do meu sogro, sera realizado no periodo da noite, eu serei um convidado normal, minha noiva ira de vermelho, que roupa seria mais viavel para eu ir nesse casamento?

  66. Victor Hugo says:

    Olá, gostaria de saber quais são(marca, modelo) os oxfords/brogues das fotos se possível, ou algum parecido que eu possa encontrar em lojas online? Sei que em São Paulo, em uma boa busca(de dias) dê pra achar algo, mas sou do interior e dificulta pra mim, estou procurando um brogue faz tempo, me inspirando neste conjunto aqui, mas não achei nada ainda. Valeu!

    http://content.artofmanliness.com/uploads//2014/04/Spring-Office-Casual-1.jpg

  67. Thiago Barroso says:

    Vou a um casamento Sábado à noite, 16/8. O sugerido na loja de aluguel de trajes foi, um terno grafite com risca de giz, blusa branca e uma gravata lisa na cor preto. Minha dúvida é, fica inadequado minha calça ser na cor preto com risca de giz imperceptíveis, e usar um lenço branco no bolso do terno?!

  68. Fernando says:

    Vou a um casamento à noite. Não serei padrinho. Sou magro e me sinto desconfortável usando paletó. Posso ir com camisa social branca, calça e colete pretos tipo Slim e gravata skinny preta, ou seja, o terno incompleto?
    Abço.

    • Ricardo says:

      Fernando,
      se o desconforto é causado pelo fato de você ser magro, tente um costume slim fit, ele vai ficar mais ajustado ao seu corpo. O problema de não usar o paletó é que parece que você esqueceu parte do traje em casa, muita gente opta por ir vestido assim, mas não é o que pede o protocolo, nem é a escolha mais elegante e muitos anfitriões ficam desconfortáveis quando os convidados aparecem assim, outros liberam certas liberdades, mas no final das contas o melhor é seguir os trajes mencionados no post.

      Abs.

  69. fabio says:

    Boa noite, Ricardo,

    Vou a um casamento à noite mas simples. Não serei padrinho. Estava pensando em ir com um blazer preto , camisa branca de manga longa com listras escuras na vertical, uma calça jeans escura e um sapato social preto de cadarço, mas minha namorada vai de vestido longo, o que vc acha ??????

    • Ricardo says:

      Fabio,
      acho que seu traje vai destoar de sua acompanhante, além disso, se ela está indo de longo e você de jeans, alguém está encarando o evento da maneira errada. No seu lugar eu escolheria um costume escuro, uma camisa clara e uma gravata bem bacana.
      Abs.

  70. Ricardo says:

    Vocês estão lendo o post? Tem muita pergunta aqui que tem resposta no texto.

  71. Guilherme says:

    Olá Ricardo, muito legal sua página e seu post. Vou ao casamento do meu irmão, que será no apartamento dele. Será um casamento para no máximo 20 pessoasl, em clima informal, sem convite impresso, sem especificação de traje, apenas civil. Pensei em usar um suéter de tricot roxo acinzentado com uma calça de sarja cinza e um oxford preto. Parece uma combinação legal?

    • Ricardo says:

      Guilherme,
      teoricamente você pode ir com qualquer roupa em um evento assim, mas eu não dispensaria a camisa, o tricô me parece muito casual, mesmo em uma festa informal. Se quiser dar um toque a mais, um colete pode ser interessante.
      Boa festa!

  72. Luiz carlos de assis says:

    Olá, Ricardo
    Boa noite.
    Dia 30/04 às 21:00 vai acontecer o casamento de um amigo, num espaço para festas na saída de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro, ou seja, começo de outono numa parte fria da cidade. Casamento civil + benção + festa, num lugar só.
    Num casamento de uma amiga nossa em comum, num espaço parecido e durante o dia, usei uma composição do Ronaldo Fraga, coleção “Grande Sertão: Veredas” e acho que este novo noivo espera algo parecido para o casamento dele.
    Seria demais para a noite? Devo me ater às formalidades? Posso usar cores?
    Desde já, agradeço.

    • Ricardo says:

      Luiz,
      tudo isso é muito relativo e depende muito da cabeça dos noivos e do tipo de dress code que eles especificaram. O correto para esse horário seria um terno escuro com camisa clara e gravata escura, mas acho que vale um papo com o noivo para saber se eles estão liberando o traje para os mais criativos e ousados.
      Abs.

  73. Juliano Lopes says:

    Ricardo, adorei aquele look da primeira foto, aquela no inicio, com os 5 homens, gostei do central com colete preto, terno e calça cinza, mas é look de noivo?
    Eu serei padrinho dia 5 de setembro em um casamento diurno, na capela, e depois recepção em um salão de buffet, gostaria de ir daquele jeito, posso? Sapato e meias pretas né?
    Obrigado. Ótimo seu site.

    • Ricardo says:

      Juliano,
      você pode usar este traje, desde que ele não fique mais elaborado do que o noivo, principalmente por causa do colete. Tente descobrir qual será a combinação usada, se ele optou apenas pelo costume, deixe o colete em casa.

      O terno cinza claro aceita um sapato marrom, mas a tradição dos casamentos é de sapatos pretos mesmo.

      Abs.

  74. Juliano Lopes says:

    A propósito, caiu a moda de a gravata combinar com o vestido da companheira?

  75. Rodolpho says:

    Ricardo, adorei o site,ótimas dicas!
    Uma dúvida: Fui convidado para um casamento civil de amigos no final de Novembro no Rio de Janeiro, é no inicio da tarde em uma casa de festas fechada apenas para amigos mais próximos dos noivos. o convite não especifica o traje. Gostei das opções que se refere a casamento durante o dia. No caso a opção 3b, que me chamou mais atenção, fica somete restrita a cerimônias no campo? teria algum problema usar nas circunstancias que citei?

  76. Leonardo Figueiredo says:

    Bom dia Ricardo!

    Tenho um casamento em meados de outubro, o paletó do meu terno está inutilizável. Tive a ideia de mixar a calça social com uma jaqueta de couro mais elegante, sem muitos detalhes. O que achas?? Recomenda outra alternativa??

    Abraço.

  77. Victor says:

    Primeiramente parabéns pelo site, tem ótimas dicas!

    Bom, fui convidado para um casamento agora em Outubro, que será realizado em um restaurante ao meio dia de um domingo.
    Pensei em usar algo mais Esporte, uma calça social com uma camisa manga longa, ou até mesmo um jeans escuro com uma polo, vou acertar com esse look?

    Abs.

    • Ricardo says:

      Victor,
      falta alguma coisa aí para deixar o visual mais sofisticado, invista em um blazer marinho ou grafite para deixar o look adequado para um evento simples, mas importante.
      Abs.

  78. Adriano says:

    Ricardo

    Fui convidado para um casamento onde no convite não descrevem o traje, mas a frente tem um vestido acompanhado por um terno.

    Vou somente na igreja as 16:00, e por não ter um terno, a pergunta é se posso ir com calça social preta, uma camisa clara sem gravata e ao invés do Blazer, usar uma Jaqueta Kabam básica preta com sapato… combina?

    Lembrando que só assistirei a cerimônia na igreja.

    Abraço!

  79. Gleidson says:

    Olá Ricardo, tudo bom?

    Poderia me ajudar com dúvidas sobre o traje semi-formal?
    Meu costume é preto e o “paletó” possui dois botões.

    Minhas dúvidas são:
    1) poderia usar uma camisa escura?
    2) o costume combina com um sapato Oxford preto estilo inglês (em couro, solado de couro)?

    Desde já obrigado.

  80. Thiago says:

    Olá! Tenho um casamento daqui a 2 semanas para ir, vou usar terno preto, mas minha duvida é apesar de eu ter camisa branca eu não gosto muito de usar, não acho muito bonito, por outro lado gosto muito de usar camisa preta com terno preto acho bem mais bonito mas fico na duvida se é inapropriado para um casamento. O convite não especifica o traje e a cerimonia ocorrerá ao por do sol se estendendo até a noite.

    • Ricardo says:

      Thiago,
      apesar de ser o uniforme usado por 9 entre 10 seguranças de boate, os homens piram em um traje formal “total black”, mas aí vem dois problemas:
      1 – Casamentos é pedem roupas um pouco mais leves;
      2 – Se as peças combinadas não forem de alta qualidade e os tecidos funcionarem bem juntos o look não chega no resultado esperado.

      Mesmo sendo uma festa noturna, o traje tradicional é o mais indicado, portanto guarde o “total black” para um evento que lembre mais uma balada.

      Abs.

  81. renato says:

    ricardo blz
    tenho um casamento na praia sera por volta de 17 horas
    me manda uma dica por favor
    sou de cora branca
    cabelo castanho claro
    mas quero usar bermuda e chinelo
    dar certo aguardo

    • Ricardo says:

      Renato,
      para um casamento no fim da tarde acho mais adequada uma calça bem leve, como algodão ou linho, com uma camisa do mesmo materia. Se o casamento for mesmo “pé na areia” até pode rolar um chinelo ou sandália, mas se for em um local com algum tipo de piso, um top sider ou um sapato bem casual oferecem melhores opções.
      Abs.

  82. Daniel says:

    Olá Ricardo,

    Parabéns pela página.

    Casamento no campo (sítio), domingo de manhã (antes do meio-dia). Já possuo uma calça de sarja branca, os demais itens que estou pensando não.

    O que acha de um blazer claro (bege ou nude), um sapato azul marinho (não muito escuro), um cinto azul no mesmo tom do sapato e no meio possui finas listas bege, vermelho e bege, um relógio de pulseira em metal prata.

    Acha que fica bom? Se sim, o que usar como camisa? Cabe um chapéu (aguentar o sol do meio dia) e/ou lenço?

    • Ricardo says:

      Daniel,
      fica bom sim, complemente com uma camisa azul bem claro e um chapéu tipo Panamá, de palha leve e fresca. O lenço no bolso também dá um charme especial, cores como marinho, laranja e vermelho podem dar um bom contraste.
      Abs.

  83. Nome says:

    tenho duvidas muitas duvidas ,vou a um casamento no fim de tarde semi-informal e que vai se estender ate a noite,que trage exato devo ir

  84. Maria says:

    temos um casamento às 14,30 horas, noivo, padrinhos e pais e alguns convidados, vão de de fraque. No convite nada explicito. Como amigos dos noivos, obtivemos a informação da indumentaria das pessoas acima referidas.
    Meu marido optou por fato (terno) preto camisa branca e laço preto.. Por favor dê-me a sua opinião O casamento é para esta semana.
    Agradeço uma certa descrição. Obrigada

    • Ricardo says:

      Maria,
      por se tratar de uma casamento durante o dia, ternos mais claros podem ser uma opção. O traje escolhido por seu marido é bem tradicional, e até sério, mas totalmente adequado, entretanto um traje cinza-chumbo ou marinho poderiam substituir o preto para um visual um pouco mais leve, caso não haja a exigência de um traje tão formal, claro.
      Abs.

  85. Maria says:

    Parabéns Ricardo!
    Aprecio o seu bom gosto.e a subtileza, das dicas às solicitações..

  86. De Jah says:

    Eu preciso da ajuda de vcs!
    Tenho um casamento as 17:00 horas, no campo, levando em conta que onde moro o calor esta nos 40º.
    Qual estilo mais apropriado?
    Tenho o estilo mais despojado, mas tenho que estar elegante!

    • Ricardo says:

      De Jah,
      precisa saber o dress code, se os noivos liberaram o traje casual você tem muitas opções, caso contrário não poderá fugir do terno, mas pode escolher um de linho em uma cor clara e, na maioria dos casos, deixar a gravata em casa.
      Abs.

  87. Maria says:

    Obrigada Ricardo!
    O meu marido é um homem, com uma certa “alergia aos ternos e gravatas” e, complicado para compra de roupas, principalmente quando as tem de as provar.
    Tendo o terno preto (novo), não está interessado na aquisição de outro.
    A minha dúvida era se o laço preto, num terno que não sendo fraque, ficaria bem, ou…. se seria preferível uma gravata clara.
    Se deve levar lenço (branco) no bolso do casaco. Nós somos um casal sexagenário um pouco desaturalizado com a moda, não querendo fazer má figura. Peço que me faculte mais esta dúvida.

    • Ricardo says:

      Maria,
      a gravata preta é clássica e adequada para qualquer ocasião, mas nada impede de optar por uma gravata em uma cor sóbria como vinho, contrastante como vermelho, ou clara como amarelo.

      O lenço branco no bolso é um belo toque, eu não dispensaria.

      Abs.

  88. Jenilson says:

    Boa tarde, preciso de ajuda. Fui convidado pra um casamento no sítio de dia e não sei o tipo de roupa que eu posso ir. De terno e gravata etc…. Por favor me ajudem!!!

  89. jobson says:

    Ricardo, sou o pai da noiva, o casamento será a noite, como escolher o terno , sapato e gravata?

    • Ricardo says:

      Jobson,
      sua escolha deve ser pelo tradicional: terno escuro (preto, marinho ou grafite) camisa branca ou de um tom bem claro e gravata escura, pode ser na mesma cor da camisa, só que em um tom mais escuro.
      Abs.

  90. matheus santana says:

    oi Ricardo, tudo bom.
    vou para um casamento a noite,e não queria usar algo tão formal, melhor dizendo, algo que todo mundo vai ta usando kk, queria destacar alguma coisa de diferente no meu traje, e estava pensando em usar um suspensório, o que vc acha
    ? tenho 16 anos.

  91. Cristiano says:

    Olá… gostei muito do site!!!

    Uma dúvida….

    Minha mulher e eu fomos convidados para um casamento que será realizado em um salão às 17hs….

    Posso usar calça jeans,camisa social manga longa,e sapato social?

    Desde já,obrigado e parabéns!!!

    Sucesso!!!

  92. Joane says:

    Olá,boa tarde!!!

    Eu e meu marido temos um casamento pra ir no dia 13/12.. será as 18hs….
    Mas ele não gosta de usar roupa social,nem sapato social… Pega mal ele ir com calça jeans,camisa pólo,e um mocassim? Ou sapatênis?

    Obrigada!!!!

    • Ricardo says:

      Joane,
      sim, pega muito mal! Usar um traje adequado mostra o respeito que você tem pelos noivos e a festa que eles tiveram um trabalhão para organizar e pagar. Peça para ele fazer uma forcinha e guardar essa roupa para um passeio no shopping, casamento pede um terno de cor escura, camisa clara, um bela gravata e um sapato de amarrar, de preferência Oxford.
      Abs.

  93. Letícia says:

    Olá Ricardo!!!

    Meu pai vai a um casamento às 20:00 h…. Ele tem um blazer bege…. O ficaria correto ele usar com calça social tom sobre tom, azul marinho ou um jeans???

    Obrigada!!!!

  94. JEAN says:

    Tenho um casamento pra ir e, ao mesmo tempo, a festa. Tenho dusa dúvidas:
    FICA BOM IR DE CALÇA PRETA EM NAPA COM CAMISA SOCIAL COM LISTRAS BRANCA VEMELHA E AZUL, COM PUNHOS DOBRADOS ATÉ FICAR 3/4?

    FICA BOM IR DE TERNO BEGE CLARO E CAMISA PRETA POR DENTRO E COM A CALCA BEGE CLARA DA COR DO TERNO.?

  95. Fernando Silva Albino says:

    Ricardo, boa tarde!

    Tenho um casamento no sítio ás 10h da manhã. Qual o traje ideal?

    No aguardo,

    Fernando

  96. Breno Otte says:

    Ricardo,
    Tenho o casamento do irmão da minha namorada que é madrinha ( o vestido dela é verde musgo ) , vai ser em dezembro as 18h .
    Queria ir com um terno cinza algo mais claro pelo calor do rio de janeiro. Queria saber se o tom é valido e que cor de blusa ,gravata e sapatos usar , tem alguma dica

    • Ricardo says:

      Breno,
      infelizmente os tons mais claros são adequados apenas para casamentos diurnos, a noite os tons escuros combinados com camisas clara dominam. Tente fugir do calor com um costume de lã fria Super 130 ou acima disso.
      Abs.

  97. Nilson SILva says:

    Ricardo!

    Tenho um casamento em um Sitio a Noite, aonde tem um salão luxuoso. posso vestir uma calça Jeans Black? Gostaria de usar um Blaser. O que vc recomendaria?

  98. Thiago says:

    Ricardo,

    Vou me casar no civil no cartório a tarde. Após o casamento, já a noite, estarei oferecendo um jantar para alguns convidados. Como é apenas uma janta e não terá cerimônia, você me recomenda qual traje? Calça, paletó e gravata? Ou poderei usar apenas uma camisa e calça?

    Abç

    • Ricardo says:

      Thiago,
      Como noivo acredito que você deveria usar um traje semi-formal, caso não se sinta a vontade, pode ser um jeans discreto com uma camisa clara e um blazer escuro. Deixo a gravata para você julgar se deve ou não usar, mas acrescento que se o local do jantar for sofisticado, talvez ela caia bem. Neste caso o calçado pode ser um sapato de amarrar, mas nada muito casual, mantenha a elegância!
      Abs.

  99. marcelo says:

    Ricarno, boa noite.
    Tenho um casamento para ir na sexta feira, tenho uma bela calça e um terno bem alinhado, porém, de cor bege…o casamento é a noite, posso usa-lo? Qual a cor da camisa e gravata?
    Ou é melhor correr atrás de um terno e calça escuros?

    Obrigado!

  100. Thiago says:

    Muito esclarecedor. Está de parabéns Ricardo e muito obrigado pelas informações.

  101. Rafael says:

    Muito bom artigo!
    Da até vontade de ter todas essas opções já prontas no armário rs
    Muito obrigado pelas dicas!

  102. Pedro Matos says:

    Olá Ricardo,
    Estou com dúvida em o que vestir no casamento de meu irmão, pois o ele vai se casar em um Rancho, e não tem ar-condicionado na cobertura, e gostaria de saber o que ficaria legal? Estava pensando em usar uma Calça jeans, uma Camiseta social, uma Gravata Slim, e um Sapatenis bem legal.

    • Ricardo says:

      Pedro,
      eu acho que ficaria interessante trocar o sapatênis manjado, por um dock side ou um brogue de couro com uma aparência mais rústica. Uma calça chino bem leve também pode ser uma opção um pouco mais sofisticada ao jeans, além de ser bem fresca.
      Abs.

  103. Antonio says:

    Olá, Ricardo
    Adorei o artigo e todos os comentários. Tenho um casamento no RJ às 10h da manhã. O convite não especificou traje. Pensei em usar apenas calça social cinza médio e uma blusa clara. O blazer é indispensável? Se for, só poderia ser no mesmo tom (cinza medio)?

  104. Giliard says:

    Bom dia Ricardo,

    Inicialmente gostaria de agradecer pelas postagens,foi a partir delas que descobri que o traje escolhido por mim (todo black), para um casamento no próximo dia 27 está inadequado. Serei padrinho e como pede no cerimonial os padrinhos devem vestir ternos pretos. Minha pergunta é se camisa lilás com gravata lilás mais escura cai bem nessa ocasião?

    Desde já grato.

  105. Lucas Cassiano De Oliveira says:

    Bom dia Ricardo !

    Bom… fui ao casamento esse final de semana, e na hora de escolher o que vestir adivinha o que eu consultei ? hahaha
    quero saber se eu acertei na composição:
    Antes de mais nada era um casamento noturno e não muito formal a ponto de usar o black tie mas também nem tanto pára um brogue de camurça colorido rsrs
    Minha Musa foi de vestido longo de renda forrado amarelo uma sandália preta e um arranjo nos cabelos não muito grande.
    Como o amarelo dela era um pouco chamativo usei o terno preto risca de giz não muito chamativa mas discreta, camisa branca de abotoadura, abotoadura com detalhes preto e uma gravata normal preta, e o mais interessante que ninguém usou na festa um lenço de bolso de seda amarelo parecido com o amarelo do vestido. e um sapato envernizado sabe não era um oxford comprei ele a muito tempo uso só em ocasião especial por isso esta novo parece um loafer mas todo liso na frente sem muita informação.
    o que me diz ???

    fico grato e espero ter acertado.

    • Ricardo says:

      Olá Lucas,
      a composição está correta, o terno tem que ser discreto mesmo e os acessórios ajudam a dar um charme a mais, mas os calçados ideais para esse tipo de evento ainda são os de amarrar como o oxford e o blutcher (derby), os loafers são considerados um pouco mais informais, não chega a ser um pecado mortal usá-los, principalmente no Brasil onde eles acabaram se tornando muito populares, mas os de cadarço tem mais a ver com o traje.

      Uma coisa que parece uma preocupação constante da maioria dos homens é quanto a cor do vestido das esposas/namoradas, entretanto tentar combinar o seu traje com o dela, mesmo em detalhes pequenos, é um erro comum e uma preocupação desnecessária, vocês só não podem destoar no estilo (formal com formal, casual com casual), no restante é importante deixar transparecer a personalidade de cada um.

      Abs.

  106. Allan Fazion says:

    Olá Ricardo,
    Tenho um casamento em um castelo numa sexta-feira a noite. Minha namorada será madrinha, porém ela mesma não conhece muito a família , além dos noivos somente e eu muito menos.
    Estava querendo ir de colete. Acha muito exagerado, visto a distância com os noivos ? Acha que ficaria muito “chique” por ser a primeira vez que me conhecem ?
    Obrigado desde já.
    Abraços

    Ps.: ótimos posts. Quem disse que o homem moderno não gosta de andar com estilo.

    • Ricardo says:

      Allan,
      na dúvida, sempre escolha o mais tradicional, ou seja, o costume (peletó e gravata) com uma camisa clara e uma gravata mais escura. O problema do colete é que se o noivo não usa um parece que você tentou se vestir melhor que ele. Vá simples, mas com peças de qualidade e bom caimento, no fim das contas é isso que conta.
      Abs.

  107. Priscylla Peneda says:

    Oii, tenho um casamento dia 7, ás 19 hrs, Igreja e depois recepção. Devo usar,vestido longo e meu namorado, precisa usar terno ou só calça e camisa social tá bom ? Tem que usar gravata?

  108. Thalita Eglay says:

    Olá, Ricardo.
    Sobre o traje do noivo em um casamento às 15h30… Gostaria que ele usasse na cor cinza claro, gravata amarela e gostaria tbm que o colete compusesse esse look. O sapato não gostaria que fosse social.. é um lugar ao ar livre a decoração não é formal, estilo rústico . muito amarelo e azul! O que você sugere? Detalha o look com as cores .. Faltam apenas 19 dias e ainda não fechamos o look dele.

    • Ricardo says:

      Olá Thalita,
      como o casamento é durante o dia um terno cinza claro é uma boa escolha e o colete deixa o visual ainda mais elegante, mas pode esquentar um pouco nessa época do ano, principalmente se a cerimônia for sob o sol, portanto é importante encontrar um traje de lã fria e não de poliviscose ou outra fibra sintética qualquer. Há também a opção do terno de linho, principalmente para algo mais rústico e descontraído, com cores como palha, off-white, cinza claro, gelo e azul claro.

      Não se preocupe com a decoração do local, sua roupa combina com você, não com a paisagem, aliás muita gente tenta combinar a gravata ou mesmo o terno inteiro com alguma coisa no vestido de noiva, isso é desnecessário e considerado por muitos algo de gosto duvidoso.

      Quanto ao sapato, mantenha o modelo, mas mude o material, escolha um oxford de camurça, ele vai dar um toque casual e rústico ao look sem perder a classe. Tênis dão uma modernizada no terno, mas só devem ser usados se o evento tem dress code liberado, ou seja, os convidados podem ir também de roupa casual.

      Espero ter ajudado.

      Abs.

  109. meire says:

    Acho lindo os homens que são ligados em moda mas o meu marido curte o basico jans polo sapatenis

  110. joao says:

    O que você acha de um costume verde limão? nunca vi ninguém com esse tipo de terno e custava 4 mil reais. vale a pena um designer investir numa peça como essa? seria uma forma de mostrar que sou criativo e inovador!

    • Ricardo says:

      João,
      não há criatividade nenhuma em vestir um costume verde limão, no traje formal você expressa sua criatividade através de pequenos detalhes, combinações de cores e acessórios, no máximo você vai parecer um picolé de limão. : )

      Preocupe-se primeiro em ter um costume clássico, depois invista em alguma coisa estilosa, como um padrão Prínicipe de Gales, window pane ou risca de giz. Cores mais vivas podem ser usadas em cerimônias na praia, mesmo assim, tons pastel (claros e lavados) são os mais indicados.

      Também vale ler este post:

      http://www.canalmasculino.com.br/o-que-o-homem-nao-deve-vestir-em-um-casamento-formal/

      Abs.

  111. mateus says:

    rick,

    as cores rosa, amarelo e vermelho combinam?

    ou prefere preto, prata e cinza?

  112. mateus says:

    rick,

    Seria no aniversário do meu tio. No ano passado fui de chinelo havaianas, camiseta e short, e percebi que ele ficou triste (decepcionado). Ele tinha me dito que era SOMENTE um bolinho então saí da praia e fui direto para a casa dele. Não foi falta de consideração, se soubesse que era para ir arrumado teria ido a rigor. As outras pessoas estavam bem mais arrumadas que eu (tinha um convidado que estava até de black tie). Quero tirar a má impressão e ir de costume dessa vez.! costume cinza escuro, com camisa rosa e detalhe em amarelo e sapato vermelho. A outra opção seria o mesmo costume cinza, camisa preta e gravata listrada prata e azul. abs matheus

    • Ricardo says:

      Oi Matheus,
      desculpe a demora para responder sua dúvida, mas tivemos alguns problemas com o sistema de comentários do site.

      Já que você quer apagar as memórias do aniversário anterior, opte por algo clássico, vá de terno escuro, camisa clara e gravata preta ou em um tom mais escuro do que a camisa. Desse jeito não tem como errar.
      Abs.

  113. Jose Targino says:

    Boa tarde tenho um casamento na chácara vai ser as 19 horas,cerimonia e a festa detalhe é a filha de um amigo de trabalho que vai casar

    • Ricardo says:

      José,
      se o traje exigido é formal você pode ir com um terno cinza chumbo ou marinho, como se trata de uma cerimônia noturna, os ternos mais claros e as roupas mais leves não contam mais.
      Abs.

  114. danilo says:

    Boa tarde,

    O que devo usar se o casamento for num rancho? abs

  115. Alexandre says:

    Ola, serei padrinho de um casamento a noite, e pediram para ir de Terno Preto. Com risca ou Marca dágua sem problemas. Acabei encontrando um terno Preto com tecido com um pouco de brilho. Seria fora de contexto usar este terno?

  116. Rodrigo Teixeira says:

    Bom dia Ricardo! Por favor, poderia me auxiliar? Vou a um casamento que começará as 16hrs e se alongará até umas 21 ou 22hrs. Gostaria de usar um terno cinza médio, relógio, cinto e sapatos marrons escuros. Qual a cor de camisa e gravata me recomendaria? Agradeço muito!

  117. Thiago says:

    Ricardo,
    Vou a um casamento à tarde, e pretendo usar um blazer azul marinho, com camisa branca e calça bege, além de cintos e sapatos marrons e relógio com pulseira de couro marrom, também. Tudo ok com o visual? Que cor de lenço seria a ideal?
    Gostaria que você falasse também sobre as gravatas de crochet, que ao que parece, são novamente tendência.
    Abs.

    • Ricardo says:

      Thiago,
      o dress code é informal ou traje esporte? Caso seja o traje está adequado, caso contrário você não vai conseguir fugir do costume com gravata. Para eventos assim o lenço pode ser branco mesmo, fica bem elegante, mas se preferir algo colorido tente encontrar algumas coisa com marrom e/ou laranja, pois essas cores fazem um belo contraste com o marinho.
      Abs.

  118. Rodrigo Teixeira says:

    Oi Ricardo! Muito obrigado pela ajuda! Você me recomendou usar uma gravata preta em um casamento que começará as 16hrs em uma região de praia (porém será numa pousada). A gravata tem que ser lisa? Se não, qual me recomendaria usar? Lembrando que estarei trajando um terno cinza médio, camisa branca, sapatos, relógios e cinto marrom. Mais uma vez muito obrigado!

    • Ricardo says:

      Rodrigo,
      eu te indiquei a opção mais básica de todas, mas como se trata em um casamento um pouco mais descontraído você pode escolher uma cor mais alegra e leve, como um azul claro ou lilás, por exemplo.
      Abs.

  119. Thiago Henrique says:

    Boa noite Ricardo,

    vou casar em novembro desse ano de 2015,
    e estou em duvida que modelo usar,
    gostaria de uma opinião.

    Vai ser noturno, em Igreja, e bem moderno, mais ser perder o respeito.
    Tenho pele escura, o que devo usar ?

    • Ricardo says:

      Thiago, está tudo explicado no texto, agora é só escolher um traje que te agrade e curtir a festa!
      Abs.

      • Valdir says:

        Boa tarde Ricardo,

        Serei padrinho do casamento do meu irmão, minha esposa sugeriu que use uma gravata que combine com a cor do vestido dela (azul), mas isso é legal? elegante?

        Obrigado

        • Ricardo says:

          Valdir,
          não existe necessidade de combinar a gravata com o vestido da acompanhante, na verdade o melhor é fazer justamente o contrário, afinal as peças que compõem seu traje tem que combinar apenas entre elas. Para comprovar isso basta procurar algumas fotos de festas elegantes e tentar encontrar algum homem cuja gravata está combinando com o vestido da esposa.
          Abs.

  120. danilo says:

    Ricardo,

    Você tem alguma restrição a mocassim em casamento?

    Eu particularmente gosto mas minha esposa diz que eu devo usar mocassim somente quando for na casa da minha sogra e sogro (pais dela). Somos casados há 14 anos e nunca entendi porque ela diz isso mas tenho medo de perguntar.! Sabe se é algum tipo de dress code ou etiqueta?

    Abraço,

    Danilo

    • Ricardo says:

      Danilo,
      mocassins e lofers são calçados casuais demais para um casamento, os sapatos ideais para este tipo de evento são o oxford ou o derby de couro, de preferência na cor preta.

      O mocassim é um calçado ideal para passeios como uma ida ao shopping ou uma passada na casa de amigos. O loafer, que é uma versão mais social do mocassim, pode ser usado para trabalho, mas nunca com terno, apesar de muitos brasileiros quebrarem essa regra.

      Abs.

  121. Nome says:

    RICARDO COMO COMBINAR UM SPORT FINO JÁ TENHO BLAZER PRETO, CALÇA CREME PARA O MEU MARIDO
    CASAMENTO A NOITE ,E A CAMISA E OS SAPATOS…
    PRECISO DE UMAS DICAS,POR FAVOR.OBRIGADA
    VALERIA

    • Ricardo says:

      Valeria,
      por ser um evento a noite o melhor seria escolher uma calça mais escura, um calçado preto e uma camisa clara que pode ter listras finas ou um xadrez bem discreto.
      Abs.

  122. Lauro says:

    Boa Noite Ricardo,
    Vou ser padrinho de casamento as 11 hs da manhã. Tenho um terno azul marinho e um cinza. Qual a cor da camisa, da gravata e do sapato mais apropriada para cada e, qual dos dois seria a melhor opção?

    • Ricardo says:

      Lauro,
      a cor de sapato ideal para cerimônias deste tipo é sempre a preta. Como os dois ternos são neutros você pode combiná-los com qualquer outra cor, mas mantenha as camisas bem claras ou brancas e as gravatas sempre em um tom mais escuro.
      Abs.

  123. artur says:

    Ricardo boa noite,

    Posso usar camisa social preta, gravata lisa cinza, sapato tradicional preto com cadarço, e costume cinza médio. Seria para uma formatura. Eu sei que com a camisa branca seria o perfeito, e não teria erro mas que gostaria de tentar fugir do básico em toda formatura. o que você acha da camisa preta? minha preocupação é se a camisa não vai ficar num tom pesado demais à noite..

    a camisa que estou querendo comprar é essa abaixo

    http://www.shop2gether.com.br/camisa-manga-longa-emilia-35.html

    • Ricardo says:

      Artur,
      realmente a camisa preta não é considerada adequada para cerimônias deste tipo. Eu até gosto da camisa preta sobreposta pelo paletó cinza, mas não para eventos assim.

      Outra coisa: não existe isso de básico da formatura ou casamento, isso se chama dress code e a ideia é que seja um guia para manter um padrão visual na festa. Imagine se todo mundo entrasse na onda de querer aparecer, teríamos trajes cada vez mais espalhafatosos com o passar do tempo.

      Abs.

  124. artur says:

    Ricardo,

    você tem total razão em tudo que disse. Percebe-se que você tem um grande conhecimento. Quando me referi ao básico de fato me expressei mal. Eu sei da importância de uma formatura e a necessidade de se ter um padrão, mas pensei que com uma camisa preta de fundo no costume não ficaria tão fora. Eu gosto de acompanhar moda e um amigo meu trabalha na loja Ricardo Almeida e ele é orientado a dizer aos seus clientes que nem azul pode mais se usar em casamentos e formaturas, porque segundo eles o azul é business (trabalho) e que a única opção em qualquer tipo de evento (cerimonia, formatura..) é a camisa branca totalmente lisa. Pode até ser o mais correto, mas poder somente mudar a gravata (e em alguns casos o lenço) me parece um completo tédio. A pessoa se torna um “picolé de chuchu”, a menos que a pessoa conheça somente as cores cinza e branco, dentro de uma variedade e escala de cores que nós temos. concorda que se deve usar somente camisa branca em tudo?

    • Ricardo says:

      Arthur,
      acho a camisa branca é perfeita para casamentos e formaturas com dress code mais rígido. Geralmente quando o casal ou os formandos querem que o pessoal faça um evento mais descontraído liberam o traje esporte fino ou algo do tipo. Um grande erro das pessoas e acreditar que quando vão a uma festa formal devem imprimir algum tipo de personalidade ao que estão vestindo, na verdade é o contrário, a ideia é que todo mundo se vista o mais parecido possível para que tenhamos uma uniformidade visual e que consigamos controlar o ímpeto dos malucos que querem ir de camisa havaiana e chinelo ao evento. Há outro ponto ainda, esse padrão nivela as pessoas, seja você pobre ou rico, todos estarão vestidos praticamente da mesma forma! A partir do momento que abrimos concessões estamos quebrando o código e desvirtuando o verdadeiro motivo do acontecimento (que é comemorar um objetivo alcançado por um amigo/casal) para nos concentrarmos em nós mesmos e tentar chamar a atenção dos outros.
      Abs.

  125. jorge friedhoff says:

    Jorge,

    Em casamento eu uso sempre camisa premium branca (toda lisa), gravata escura sempre lisa, lenço branco liso (porque combina com a cor da camisa) e um costume cinza escuro. Eu nunca mudo e sou chamado de “coxinha” por amigos próximos. Como faço para criar uma personalidade? (os protestos em SP foram feitos por pessoas da classe média alta e alta e a imprensa também classificou que as pessoas que protestaram eram coxinhas!.) Como faço para deixar de ser coxinha? O que preciso fazer? Não me considero da elite, apesar das roupas de qualidade.

    • Ricardo says:

      Jorge,
      na moda, o “coxinha” não é aquele que veste roupas caras, mas o que vai com a moda das massas, o estilo fácil que é vendido por novelas e revistas cuja opinião não vale nada. Usar um terno clássico de maneira tradicional deveria ser um exemplo para todos, pois casamento não é bagunça e o dress code deve ser respeitado. Estamos falando de um terno escuro, camisa clara (branca, de preferência) e uma gravata escura. Para complementar você pode usar um lenço que tenha alguma cor presente na gravata e investir em um bom relógio com pulseira de couro.

      Quanto a personalidade, ela está na maneira como você combina as peças, as cores e os estilos de roupa, sabendo o básico – que é o que tentamos ensinar aqui – basta colocar a cabeça para funcionar!

      Abs.

  126. JOSE says:

    POSSO USAR SAPATO BROGUE (POSSUI CADARÇO) COM COSTUME NUM CASAMENTO OU FORMATURA? COMBINA? OU TEM QUE SER TODO LISO SEM DETALHE NENHUM

  127. JOSE says:

    um jovem pode usar suspensório? hoje não se vê muita gente usando e tenho medo que façam comentários sobre mim.

  128. Gabriel says:

    Qual o traje vc sugere para um casamento ao entardecer, na igreja, durante o verão europeu (Cidade de Rottach-Egern).

    • Ricardo says:

      Gabriel,
      acredito que o costume escuro (preto, grafite ou marinho) acompanhada de uma camisa branca e uma bela gravata com listras diagonais ainda seja a melhor opção, pois não dá muita margem para erros, mas é difícil palpitar, algumas cidades europeias tem costumes um pouco diferentes no que diz respeito a trajes formais.
      Abs.

  129. Gabriel says:

    Ricardo, e se o casamento for pela manhã, mantenho o terno escuro ou seria melhor em tom claro? Ficaria elegante usar calça jeans escura com um blazer?

  130. Eder says:

    Vou a um casamento às 16:00 hs, primeiro pensei em usar um terno preto, que aliás é o único que me coube, meu ternos são slim e estou acima do peso, num segundo momento tentando não usar o terno todo preto pois ainda é dia, pensei no blazer (preto) calça sarja cinza e camisa branca com listras finas cinza e lilaz neste ultimo caso os sapatos preto cairiam melhor ou não?

    • Ricardo says:

      Eder,
      este traje que você mencionou é informal, mesmo para um casamento a tarde. O terno preto com camisa clara e gravata ainda é a melhor opção para você.

      Outra coisa: casamentos depois das 16h já contam como casamentos noturnos, pois se levarmos em consideração o atraso para início da cerimônia e o deslocamento até o local da festa, a maior parte do evento (a festa) ocorrerá no período noturno.

      Abs.

  131. mafra says:

    pode usar fraque com gravata borboleta?

  132. Marcos says:

    Olá, tudo bem!
    Tenho um casamento para ir as 20:30 da noite. Tenho paletó e calça preta, sapatos e cintos também. Gostaria de saber qual cor de camisa eu poderia colocar, uma vez que eu não gostaria de usar gravatas, pois sei que nem todos os outros convidados infelizmente estarão vestidos assim. Não gostaria de fazer feio, e tão pouco ir mal vestido. Abraço e obrigado!

  133. Talles says:

    Opa!! Adorei a materia.
    Eu tenho um casamento pra ir Fim de semana agora, Estava Pensando, e queria usar meu terno, mas não pretendo ir de todo social. Pensei em uma calça jeans Preta, uma Camisa Branca o terno preto, e um Tenis (Converse) também Preto? o que acha ? da umas dicas ae. Vlw

    • Ricardo says:

      Talles,
      então você não vai usar seu terno, vai usar apenas um blazer.

      Para optar por este tipo de traje você tem que ter o aval dos noivos, ou seja, no convite tem que estar explicito que o traje esporte está liberado, caso contrário não tem como fugir do traje passeio completo (terno, camisa, gravata e sapato social). Mesmo assim eu trocaria os tênis por sapatos, acho o resultado mais elegante.
      Abs.

  134. Gomes says:

    Oi Ricardo,Show suas dicas,
    Oi,
    Fui convidado pra um casamento dia 11/07, a noite,sou apenas convidado, Mas quero ir bem vestido! Está num mês de frio, pensei em terno (tenho um verde escuro),pensei usar uma blusa gola role. Fica ruim? Que cor combinaria? Caso não rola, me indique outras opções.Me ajudae!!!!

  135. Michele says:

    Tenho um casamento formal durante o dia,meu terno e cinza e camisa branca e gravata lilás com branco preto cinza…o q Vc me diz da gravata filaria ruin?

  136. Johnny says:

    Boa tarde, vou a um casamento que ocorre durante o dia em um buffet. O traje solicitado é casual branco. O que devo vestir?
    Pensei em algo como um short branco, sapatilha, camiseta mais escura, tipo cinza, por dentro de uma camisa branca e aberta.
    Que tal?

    • Ricardo says:

      Johnny,
      shorts e bermudas só são aceitos em casamentos “pé-na-areia”, de resto, não sei nem o que te dizer, nunca me deparei com um dress code “all white”.
      Abs.

  137. Júnior says:

    Olá
    Vou me casar somente no civil às 16:50, e não haverá recepção, de lá vamos para um hotel. Tenho 59 anos e pensei em usar sapato e caça social com camisa de manga longa e somente gravata combinando com o vestido da noiva. Fica bem assim ou melhor blazer ou terno?

    • Ricardo says:

      Neste caso não é necessário o costume ou terno, mas mesmo assim acho interessante o uso do blazer para dar acabamento ao visual. Você pode usar a combinação que mencionou e adicionar um blazer, assim a roupa fica mais elegante e sem aquela cara de “look de trabalho”.

      Outra coisa, não é necessário combinar sua gravata com a roupa da noiva, na verdade as pessoas tentam evitar isso.

      Abraços e bom casamento!

  138. Eliane says:

    Eu tenho duas duvidas. E certo combinar gravata do padrinho com o vestido da madrinha? E uma regra noivo e padrinhos nao usarem preto em casamento de manha e a tarde?

    • Ricardo says:

      Eliane,
      não há necessidade de combinar a roupa dos padrinhos com a das madrinhas, apesar de muitos noivos optarem por isso. Eu não gosto, acho que até que um pouco de contraste cai bem.

      Casamentos durante o dia pedem cores mais claras e leves aproveitando a luz do sol para destacar cores em acessórios como lenços e gravatas, mesmo assim tem gente que não abre mão do terno preto, enquanto outros acham a escolha muito “fúnebre”, estou com o segundo time.

      Abs.

  139. Valmor Becker says:

    Tenho um casamento para ir…sou padrinho e nos foi dado uma gravata borboleta dourada para usarmos. Gostaria de uma dica sobre o traje que eu uso, preto ou azul? E dependendo qual, com que cor de camisa? Sei que o terno do noivo é um azul escuro, quase preto. O meu azul é um escuro, mas notasse que é azul.

    • Ricardo says:

      Valmor,
      aqui não dá para inventar muito: use uma camisa branca com seu terno azul, caso não ache conveniente (por causa do noivo), troque pelo preto que também funciona perfeitamente bem.
      Abs.

  140. Anderson says:

    Tenho um casamento para ir marcado para as 15h30min. Será em uma pousada em outubro. Gostaria de saber que roupa seria mais adequada um terno escuro ou um terno de linho com calça bege e Blazer azul.

    • Ricardo says:

      Anderson,
      como o casamento será realizado durante a tarde e a festa provavelmente se iniciará logo depois ainda podemos considerar como um evento diurno, portanto o uso de trajes mais claros também é adequado. A combinação com a calça e o blazer até pode ser usada se o evento permitir trajes casuais, mas não configura um terno (ou costume, já que são apenas duas peças) que é uma roupa formal, para isso é necessário que o traje seja todo da mesma cor e tecido. Acho que a melhor escolha seria um costume marinho, cinza ou grafite de lã fria.

      Abs.

      • Anderson Oliveira says:

        Muito obrigado, Ricardo, e parabéns pelo site! Não o conhecia e me permiti dar uma boa navegada por ele. As dicas são super interessantes e a análise, no geral, é feita, de uma forma bem maneira. Vocês estão, realmente, de parabéns! Já virei addicted …. um abraço, thanks a lot!

        Anderson Oliveira

  141. Anderson Oliveira says:

    Bom dia!

    Tenho um casamento hoje, às 17 horas numa casa, numa ilha na Barra da Tijuca. Achei meio pesado colocar um terno completo que tenho, preto(levemente riscado de giz, quase, imperceptível), assim, pensei em usar uma calça de outro terno que é meio cinza com uma camisa branca, levemente rajada de cinza escuro, com uma gravata vermelha . Isso estaria muito fora do contexto?

    • Ricardo says:

      Anderson,
      Casamentos às 17 horas já são considerados noturnos, pois a festa se realizará no período da noite, portanto você pode usar um terno escuro. O traje com calça cinza, camisa e gravata precisa do blazer para complementar, mesmo assim não é considerado adequado se o dress code for formal, o correto é mesmo um costume escuro com camisa clara e uma gravata a sua escolha.
      Abs.

  142. André says:

    Olá,Ricardo, tenho um casamento num haras, às 17h, no próximo sábado. Será numa cidade no interior do sul do Brasil, e a previsão do tempo é de frio. O convite é informal, não consta dress code e o noivo usará costume azul marinho e camisa branca.
    Tenho dois costumes de lã fria, um cinza grafite, quase preto, e outro cinza médio.
    Estava pensando em usar o mais claro, com cinto e sapato pretos (na verdade, uma bota social com solado de couro), camisa azul claro ou branca com listras azuis, o que achas?
    Nessa opção, fico em dúvida quanto à cor/padronagem da gravata.
    Uma alternativa que pensei foi trocar o costume pelo conjunto calça slim de sarja cinza médio e paletó de sarja azul marinho com a camisa branca de listras azuis, sem gravata….
    abs.

    • Ricardo says:

      André,
      para um evento no final de tarde é melhor o terno escuro, pois a festa será realizada a noite. Como o convite diz que o traje informal está liberado talvez a gravata não seja necessária.

      O segundo look que você mencionou está bacana e também pode funcionar bem neste local e horário.

      Abs.

  143. Jhon says:

    Oi Ricardo,
    Eu tenho um casamento que acontecerá em uma granja e será as 15:30h , to com muita duvida em relação a roupa, medo de errar.

    1- o que devo usar?
    2- termo preto pode usar nesse horário ou não combina?

    Obs: o casamento continua rolando a noite, cerimonia e festa no MSM local.

    • Ricardo says:

      Jhon,
      pelo horário você pode optar por um terno mais claro como um cinza claro, cinza médio ou bege. Combine com uma camisa clara, de preferência branca, adornada por uma gravata se o dress code formal ou sem gravata se o traje for esporte fino. A combinação sugerida no post para casamento diurno na cidade é a mais segura, dá para usar em diversos ambientes.
      Abs.

  144. wagner says:

    Boa tarde Ricardo,

    Parabéns pela dicas..

    Serei padrinho de casamento nesse final do ano e ano que vem irei me casar, será que posso usar o mesmo terno, preto formal, e apenas acrescentar uma camisa diferente e um colete para o meu casamento
    ? o que acha?

    obrigado.

    • Ricardo says:

      Wagner,
      Pode usar. O terno preto é versátil e clássico, serve para quase todas as ocasiões, principalmente para a noite. A adição do colete vai deixar o traje mais elegante e ajudar a te destacar.
      Abs.

  145. Inácio says:

    Fui convidado para um casamento, num domingo à tarde (16:00 horas), será na cidade mesmo mas, num parque que contém uma igrejinha datada do século XVIII, e este mesmo parque é usado por esportistas para corridas, caminhadas e outras práticas de exercícios. Não tenho terno claro. É em Recife.

    • Ricardo says:

      Inácio,
      o terno claro é aconselhável para casamentos diurnos, mas não obrigatório. Pode ir com um terno escuro mesmo, mas prepare-se para o calor, ou então tente descobrir se o dress code do evento dá abertura para usar um traje mais leve como um colete, por exemplo.
      Abs.

  146. Luiz says:

    Bom dia, Ricardo

    Vou ser padrinho de um casamento amanhã, a cerimônia será as 19:00, o pessoal do cerimonial me enviou uma mensagem informando que o traje seria terno “preferencialmente” preto, porém já estava com meu traje pronto (terno slim, grafite escuro, não sei se chega a ser chumbo), teria algum problema em usá-lo? Também tenho um azul marinho, irei usar camisa branca e a gravata padrão enviada pelos noivos.
    Posso usar algum desses ternos ou devo alugar um preto?

    • Ricardo says:

      Olá Luiz,
      se foi dito “preferencialmente” abriu-se uma brecha para usar um terno de cor diferente, se contasse “obrigatoriamente” aí você teria que providenciar um costume preto. Creio que o grafite bastará.
      Abs.

  147. Lígia says:

    quero saber se camisa branca social é brega para casamento

  148. anderson says:

    olá Ricardo,
    tenho um casamento noturno, vou com terno cinza grafite e gostaria de saber o que ficaria melhor. camisa branca, cinza bem clara, ou poderia usar camisa lilas ou azul bem clara com gravata da mesma cor da camisa porém com tonalidade mais escura?
    muito obrigado abraço!

    • Ricardo says:

      Anderson,
      o tom sobre tom da camisa com a gravata me agrada muito, acho que tanto a opção azul quanto a lilás são ótimas; a camisa branca é mais clássica, também acho bacana, principalmente com uma bela gravata; cinza pode deixar o visual um pouco apagado e não funciona bem com alguns tons de pele.

      Abs e boa festa!

  149. Edmar caetano de resende says:

    Oi Ricardo,
    Tenho o casamento de um sobrinho no dia 07/11/15 às 17:30 em uma capela na cidade de Goiânia/GO, sou apenas convidado e no convite não há nenhuma exigência sobre que traje usar. Após a cerimônia religiosa acontecerá a recepção com jantar e baile. Não sei que tipo de traje seria adequado pra esta ocasião, sei que os padrinhos usarão slim fit.
    Obrigado.
    Abraço.

    • Ricardo says:

      Edmar,
      para não ter dúvidas o melhor é apostar no mais seguro: um costume grafite ou marinho, uma camisa em tom claro ou mesmo branca, gravata e sapato social de amarrar preto. Dessa maneira você estará bem vestido para qualquer casamento!

      Quanto ao caimento do traje, use slim fit se acha que o corte fica bem em seu corpo, ou seja, cuidado com um costume muito justo, principalmente se você está acima do peso.

      Boa festa!

  150. Victor says:

    Victor
    Ricardo,vou me casar às 16:00 horas em janeiro,em Recife, e usarei o costume completo(com colete),.Gostaria de saber se é preciso usar a camisa de punho duplo com abotoaduras e o prendedor de gravatas.Estarei usando a flor na lapela.Obrigado!

  151. maxx says:

    tenho um casamento para ir , novembro horario de verao , nao vou de terno , pensando em ir casual , camisa e uma calça vinho oujeans , qual seria a melhor combinação ?

  152. Victor says:

    Olá Ricardo…
    Bom tenho um casamento pra ir de um amigo que será às 17:30, porém a festa é logo em seguida, não tenho muitas idéias pensei em usar smoking apesar de ser um traje noturno a festa é logo em seguida creio que a cerimônia vai demorar mas não sei quase nada sobre esse assunto espero que me ajude.
    Desde já obrigado…

    • Ricardo says:

      Victor,
      um casamento nesse horário já é considerado noturno, pois a maior parte do evento acontecerá a noite. Só use smoking se o dress code exigido no convite seja black-tie, caso contrário a melhor escolha é um terno ou costume de cor escura (grafite ou marinho são os melhores).
      Abs.

  153. Erick Melo says:

    Prezado Ricardo,
    Primeiramente parabéns pelo belíssimo trabalho.

    Irei a um casamento no fim do mês, será às 16h numa capela próximo a praia (praticamente uma ilha) e após terá uma recepção para os convidados em um sítio próximo. O evento acontecerá aqui no nordeste, e últimamente tá calor. Minha dúvida é se eu teria que ir de terno preto, tenho um preto com umas ricas cinzas discretas. Eu poderia optar por outro estilo, já que no convite não informa qual o dress code.

    • Ricardo says:

      Erick,
      como o casamento e a festa acontecem ao ar livre e durante o dia, ou pelo menos com a claridade do dia graças ao horário de verão, você pode optar por algo mais leve como as opções dadas para casamento no campo. Se quiser investir em um terno de linho ao algodão, pode ser uma boa para o calor de sua região.
      Abs.

  154. Jonatas says:

    Olá Ricardo, Parebens pelo trabalho!..
    Fui convidado para um casamento que ocorrerá dia 5/12 às 16 hrs.
    Será em campo e no convite pede somente traje social, estou pensando em usar um Blazer cinza ou grafite com a calça na mesma cor!…camisa branca e a gravata estou na dúvida se devo ou não usar!.. E um derby preto…qual a melhor opção ??
    Desde já grato !! Abç

  155. Eduardo says:

    Olá Ricardo, fui convidado a ser padrinho de um amigo, e a unica coisa que ele pediu e deu junto com o convite foi uma gravata, e pretendo usar o colete.
    Agora a pergunta… Na entrada dos padrinhos, fica feio entrar com o blazer aberto? (casamento sera realizado em uma igreja)

  156. Lucas says:

    Olá Ricardo, vou ao casamento de um amigo, e ele deixou claro que não serão exigidas muitas formalidades.

    Estou pensando em ir de calça social preta, camisa lisa clara, sapato e um blazer slim (sem gravata). Um blazer preto cairia bem ou recomendaria outra cor?

    A dúvida é mais quanto ao blazer, pois nunca usei.

    • Ricardo says:

      Lucas,
      já que você vai de blazer e calça social, por que não compra um costume e o veste com camisa e sem gravata (traje esporte fino/passeio). Se você não tiver muitas oportunidades de usar o conjunto de novo, pode usar as peças separadas, por outro lado se você vai juntar uma calça de alfaiataria preta com um blazer preto a diferença do tecido (nunca é exatamente igual) vai ser notada, então é melhor complementar com um blazer cinza ou grafite.

      Abs.
      Abs.

  157. Alane says:

    Boa tarde!
    Primeiramente parabéns pelo site, as suas dicas são ótimas!

    Bom, eu e meu namorido iremos formalizar a nossa união com um casamento no civil na parte da manhã e a noite com um singelo jantar para os familiares e amigos próximos, como é um evento simples, estamos na dúvida do quê ele irá usar, queremos um look simples, moderno e também elegante e que estejamos em sintonia, sendo que eu usarei um vestido branco com um pouco de renda na parte de cima e soltinho na saia até a altura do joelho.

    Aguardo.

    Beijos, e desde já agradeço!

    • Ricardo says:

      Alane,
      o terno marinho pode ser uma solução para as duas ocasiões. Se não quiser dar um ar muito formal para o traje tradicional (costume, camisa clara e gravata) pode deixá-lo mais descontraído excluindo a gravata, usando uma camisa com um xadrez bem leve e até trocando o clássico sapato preto por um marrom. Dessa maneira ele estará bem vestido e sofisticado, mas com alguns toques casuais.
      Abs.

  158. Rodrigo Machado says:

    Bom dia Ricardo !
    Preciso de uma ajuda !
    Vou me casar no civil as 10:00 horas da manhã e estou pensando em ir de calça e colete cinza , sapato e cinto preto, mas ainda não sei qual cor de camisa e gravata seria mais aconselhável . No caso das meias o melhor seria da cor da calça ? É isso se a combinação também estiver adequada .
    Agradeço desde já !

    • Ricardo says:

      Rodrigo,
      para um casamento de manhã uma camisa bem clara é uma boa escolha, principalmente a branca que fica ótima com um colete por cima.

      As meias devem ser pretas nesse caso.

      Abs.

  159. Ricardo Sousa says:

    Posso usar apenas um colete para um casamento a noite?

  160. Emanuel Matos says:

    Sou convidado para casamento.
    Posso usar calça social preta, camisa manga longa Dudalina Azul marinho ou Verde, sapato e cintos marrom? tudo isso sem gravata e sem terno? Ou pode colocar gravata sem terno?

  161. Emanuel Matos says:

    Ok.

    o casamento é do meu sobrinho, jogador de futebol… E não tem indicação de traje do convite, mesmo assim o terno e gravata são indispensáveis ?

    desde já agradeço atenção !!

    E sendo a noite, o terno deve ser escuro?

    • Ricardo says:

      Emanuel,
      o costume deve sempre ser usado, exceto em eventos cujos noivos liberaram o dress code explicitamente. Casamentos formais a noite pedem ternos escuros, de preferência preto, grafite ou marinho acompanhados de camisa clara, gravata, sapatos pretos e cinto combinando.
      Abs.

  162. Naáldi says:

    Ricardo,

    Tenho duvidas em relação as cores de sapato, como devo combiná-los? com verniz sem verniz ?

    Obrigado!

  163. Maycki da Luz Soares says:

    oi, bom dia.
    Em breve estarei casando e gostaria de sugestões sobre qual terno vestir, a cor ideal, sapato, calça.
    Tenho 19 anos e queria uma coisa que não me deixasse tão velho, um estilo mais em conta pra minha idade.
    E é um casamento evangélico, será na igreja.

    • Ricardo says:

      Maycki,
      o para casamento sempre aconselho o terno ou costume nas cores marinho ou grafite, combinado com uma camisa branca ou de cor bem clara (rosa, azul ou lavanda) e uma gravata lisa ou de listras. O sapato ideal é um oxford preto ou um derby na mesma cor.
      Abs.

  164. Thalisson Batemarque says:

    Ricardo, boa tarde!

    Tenho um terno azul marinho slin, e serei padrinho de um casamento a noite. Meu sapato é preto bem bacana! A camisa e a gravata queria algo bem bacana, mas quero fujir do branco. O que me sugere?

    • Ricardo says:

      Para este terno existem opções de camisa com xadrez bem pequeno (tipo vichy), também há aquele quadriculado que é formado por linhas finas (tipo window-pane) e alguma lisa, em azul bem claro, combinada com uma gravata na mesma cor, mas em tom mais escuro.

      Mas lembre-se que isso só é possível se o dress code do evento não for black-tie (formal) ou semi-formal, nesse caso a camisa tem que ser branca.

      Abs

      Abs.

  165. Tiago Quingando says:

    Olá!
    parabenizá-lo pela página, acho interessante e importante, umas dicas a nós (que muito precisamos delas, sobre como apresentar-se…)

    Por favor, preciso de ajuda. Já é tarde e ainda não tenho o terno (fato) para o meu casamento civil e religioso que acontece já em Janeiro (15).
    O senhor podia ajudar-me a decidir?
    1. A decoração do salão será branco, vermelho e dourado. Minha noiva usará um vestido branco na Igreja. Eu gostaria usar um terno violeta, marrom ou azul (Calça, casaco, colete, meias. Camisa dourada ou branca e uma grava dourada ou roxo.

    Pode responder-me no e-mail.
    Obrigado.
    ATT: É urgente!!!! rs

    • Ricardo says:

      Tiago,
      a decoração do salão, o vestido da noiva, a cor do piso e os ornamentos do prato do jantar não influenciam no traje do noivo, você usa o que achar mais elegante para a ocasião.

      Vai pelo clássico. Terno marinho ou grafite, camisa branca e gravata a sua escolha. Arremate com um lenço branco no bolso (pode ser algodão, linho ou seda) e, quem sabe, um par de abotoaduras.

      Abs.

  166. Alan Jones says:

    Olá!
    Parabéns pela página.

    Sou convidado de um casamento no dia 13/03 às 18hrs em um dos cerimôniais mais badalados de Salvador/BA, no convite não é informado o dress code. Pensei em usar um terno cinza escuro com camisa branca e colete preto, além do sapato/cinto preto e gravata vermelha.

    Gostaria de saber sua opinião.

    Agradeço desde já.

  167. Danilo says:

    Boa noite.

    Fui convidado para um casamento num sítio. O evento começará às 18hs. Pretendo ir de blazer preto, mas não sei que calça, camisa e sapato devo combinar.

    Poderia me ajudar?

    Danilo Piagge

  168. João says:

    Olá,
    Sou convidado para um casamento em um dos lugares mais chiques da nossa região. Estou pensando em usar um terno preto, com camisa branca, gravata, sapatos e cinto preto.

    Qual sua opinião?

    att.

  169. Jean says:

    Boa noite !!! Tenho um casamento para ir á noite no Rio com recepção no COPACABANA PALACE.O que devo usar ?

  170. Michel says:

    Boa noite

    Tenho uma dúvida.
    O casamento será as 18h15.
    O mais adequado é o traje Black Tie Opcional ou o Traje Esporte/Casual?
    No convite dos noivos não marca nada.
    É um casamento na cidade, religioso com efeito civil.

    Grato.

    • Ricardo says:

      Michel,
      você pode usar o passeio completo (semi-formal), o esporte/casual só deve ser usado se estiver especificado no convite ou se os noivos deixarem claro que querem os convidados mais a vontade.
      Abs.

  171. Michel says:

    Boa Noite

    Muito obrigado.
    Deu certo.
    Na verdade surpreendi o pessoal a minha volta.
    Nunca tinha ido a um casamento. Foi bom.
    Agora preciso aprender a dar nó em gravata e a dançar.
    Valeu pela ajuda.

    Abs.

  172. Lucas Mariano dos Santos says:

    Michel,
    Boa tarde.

    Eu tenho um casamento dia 16 de abril (sábado) a tarde 15h00, porém, eu não tenho terno com tom claro, apenas terno preto corte slim (bem slim, pois gosto de roupa justa). Posso ir com esse preto mesmo? Irei passar “vergonha”?

    O traje que eu vou usar é todo preto. Gravata slim preta, terno preto slim, sapato preto, camisa branca slim.

    Você acha melhor colocar gravata de outra cor (tom) e camisa de outra cor (tom)?

    Abraço,
    Obrigado.

    • Ricardo says:

      Lucas,
      muita gente implica com essa combinação que você citou porque dizem parecer roupa de enterro. Se você também está encanado com esse visual ou acha muito sério e pesado para um evento diurno, pode optar por uma gravata slim xadrez ou listrada e uma camisa azul, rosa ou lilás. Opte pelos tons bem claros e discretos, assim o look ganha um ar mais leve.

      Abs.

  173. Thiago says:

    Boa noite, Ricardo, tudo bem?
    Amigo, tenho um casamento neste sábado à noite. O traje indicado é o social completo. Estou com algumas dúvidas.
    Primeiro entre um terno preto (“liso”, mas com riscas apenas com relação ao tom do preto, entende, tipo uma textura) ou azul marinho (bem escuro, com padronagem parecida com o preto);
    Depois entre a camisa – opções: a) branca (com qualquer dos ternos); b) azul claro (com qualquer deles); c) roxa escura (acho que meio que cor de berinjela – é bem bonita e discreta, juro – hehe). Estou desistindo da camisa roxa pela sua dica de que a ocasião pede camisa clara.
    Bem, por fim, gravatas:
    Com a camisa branca ou azul:
    A) bordô
    B) vermelho
    C) tenha duas parecidas em tons de cor de vinho, algo assim – lisas;
    D) preta
    E) azul com listras diagonais – base azul escuro – listras finas azul em tom mais claro
    F) azul marinho lisa.

    O que você me indicaria?
    Ah, usarei cinto preto e sapato preto de amarração (só não sei te dizer o modelo do sapato)!

    Abraço

    • Ricardo says:

      Thiago,
      praticamente tudo funciona bem junto. Escolhendo o traje preto com camisa branca, uma gravata bordô funciona muito bem, mas se sua escolha for o marinho, a camisa azul clara com a gravata listrada em tons de azul parece ser uma boa opção. Ambas a sugestões são bem sóbria sendo a primeira mais clássica.

      Boa festa!

  174. Izilda says:

    Olá, gostei muito das dicas. Gostaria de umas dicas. Meu filho vai casar no campo, 4 da tarde no inicio do inverno no interior de São Paulo. Esta pensando em suspensorio ou colete. A orientação de traje para todos os convidados é pelo menos 1 peça Branca. Qual sua dica parao Noivo se destacar?

    • Ricardo says:

      Izilda,
      o suspensório e o colete realmente fazem looks bem bacanas, mas eu não entendi se ele só usaria uma dessas duas peças com calça e camisa ou se seria o costume + suspensório ou + colete, porque em pleno inverno se fará necessário algo que proteja do frio.

      Casamentos no inverno iniciados às 16h já são considerados noturnos, pois a festa se realizará depois que o sol se pôs, para esse tipo de evento o terno/costume já pode ser escuro, mas como o clima geralmente é mais descontraído o noivo pode optar por uma gravata borboleta com alguns toques de cor, suspensórios e um lenço no bolso.

  175. Vinicius says:

    Bom dia Ricardo, tudo bem?

    Tenho um casamento sexta-feira à noite. Minha namorada será madrinha e eu irei acompanhá-la. Pensei na seguinte opção:
    Calça azul marinho (algodão), sapato preto, cinto preto, blazer preto e uma camisa social com um tom mais claro. O que acha? Necessário a gravata? E que tipo de cor?

    Obrigado.

    Abs

    • Ricardo says:

      Vinicius,
      acho que você está muito casual para um casamento, raramente esse tipo de evento pede algo menos que o traje social completo (terno, camisa, gravata e sapato de amarrar co cinto combinando), principalmente se você vai acompanhar a madrinha.
      Abs.

  176. Diane says:

    Ricardo, boa tarde!
    Gostaria de sugestão de cor de gravata para um pai de noiva que usará terno azul marinho, camisa branca e sapatos pretos (de amarração). Pensei em.uma gravata azul marinho lisa com textura. O vinho até acho q combina, mas não para pai da noiva. O q achas? Obrigada.

    • Ricardo says:

      Diane,
      o traje é neutro, permitindo combinações do amarelo ao preto nas gravatas, mas se você quer algo discreto pode ficar com o preto, marinho, vinho ou roxo bem escuro (berinjela). Para não dar um toque a mais pode-se optar por um falso liso (gravata com textura) ou listrada, desde de que a combinação de cores não seja berrante. Micro estampa também é uma opção, existem alguns padrões bem bonitos e elegantes para essas ocasiões.

      Boa festa!

  177. João Carlos says:

    É de bom tom eu vestir um esporte fino em preto em um casamento noturno? Se sim me aconselhe, por favor, em como criá-lo. Muito obrigado.

    • Ricardo says:

      João Carlos,
      se o convite não fala nada a respeito do dress code, o melhor é apostar no passeio completo com um terno/costume escuro, uma camisa clara e uma gravata em tom mais escuro do que a camisa.
      Abs.

  178. Ricardo Elói de Araújo says:

    Ricardo, vou a um casamento como convidado em um sítio no final do mês de maio, horário a partir de 16:00 hs e logo após a cerimônia terá uma festa no mesmo local. Uma jaqueta de couro mais sofisticada e discreta poderia ser usada com um jeans azul de corte reto, tradicional e de lavagem discreta, sapatos e uma camisa lisa ou com listras finas?

    • Ricardo says:

      Ricardo,
      você sabe qual é o dress code do evento? Este que você mencionou está um casual demais! O ideal seria trocar o jeans por uma calça de alfaiataria e a jaqueta por um blazer para ter, pelo menos, um esporte fino.
      Abs.

  179. Celio Costa says:

    Vou num casamento às 16hrs aqui em santa Catarina aqui esta frio a cerimonialista disse que o traje é social posso ir de terno preto camisa rosa bem clarinha e gravata listrada….fica bem o terno preto mesmo sendo de dia?

    • Ricardo says:

      Olá Celio,
      o terno preto continua sendo adequado para qualquer ocasião, apenas está perdendo um pouco de terreno para o marinho e o grafite, que são mais versáteis e menos sóbrios. Como você está optando por uma camisa rosa, o traje todo fica um pouco mais descontraído e perde o ar sisudo, boa escolha.
      Abs.

  180. Vinícius says:

    Olá boa noite primeiramente parabens!!e porque mes q vem tenho um casamento a tarde pra ir…comprei um blazer vermelho mais naum sei as outras peças q devo vestii me ajuudeeeeeee por favor..precisooo muiiiitoooo

    • Ricardo says:

      Vinícius,
      acho a ideia do blazer vermelho um pouco ousada, mesmo para um casamento durante a tarde. Você sabe qual é o dress code exigido? Assim fica mais fácil escolher a roupa.
      Abs.

  181. César says:

    Posso ir num casamento as 18:00 com paletó, gravata e camisa preta????

  182. Juliana Marcondes says:

    Adorei as dicas!!! Meu marido vai a um casamento as 17:30 e sera em local a beira lago e a festa sera no mesmo lugar. Ele vai de terno azul marinho quase preto,pode colocar uma camisa rosinha lisa ou lilás? A gravata e a cor do sapato que tenho dúvidas. Poderia dar uma dica?

    Obrigada!

    • Ricardo says:

      Juliana,
      para um evento como um casamento o mais adequado é optar por um sapato preto para acompanhar o terno marinho. A camisa lilás é uma boa escolhe e pode ser acompanhada de uma gravata uva, fazendo o tom sobre tom, e se ela tiver pequenos desenhos ou poá, não tem problema, com certeza vai combinar.

      Abs.

  183. ROBSON DA SILVA SOUZA says:

    Olá, fui convidado para um casamento as 17hs, provei um terno e não me senti bem. O que eu poderia usar para essa ocasião?
    Me ajudem por favor!

    • Ricardo says:

      Robson,
      sinto muito, não tem como fugir do traje social em uma ocasião como essa. Não sei se isso serve como consolo, mas quando vestimos ternos ou costumes pela primeira vez sempre há um pouco de estranhamento, sobretudo se você é daqueles acostumados a roupas muito casuais, ou seja, é uma questão de costume.

      Abs.

  184. Luana says:

    Boa tarde Ricardo!!!
    Vou a um casamento do meu sobrinho que será em outubro, na igreja será as 17:30 após a cerimônia será a festa em um salão.
    Vou com um vestido verde longo…
    Eu e meu esposo não somos padrinhos, em outubro vai estar calor é feito meu marido não ir de terno e gravata já que não somos padrinhos???? E se for não estará exagerado por não ser padrinho???
    Eu comprei uma calça social preta com listas quade invisível, mais estou na dúvida do terno pu blazer…

    Desde já obrigada!!!

    Luana. ..

    • Ricardo says:

      Luana,
      o traje para casamento é o traje social (terno/camisa/gravata/sapato social), não tem como fugir, ele é esperado de todos os homens que vão ao evento, sendo padrinhos ou não, exceto quando os noivos especificam no convite que outro dress code será aceito.

      Abs.

  185. Gustavo says:

    Ricardo, boa noite.

    Sou convidado em um casamento marcado para novembro, já em horário de verão. A cerimônia acontecerá em um jardim de um hotel, ao ar livre, com previsão de início para as 18h. Após, os convidados serão recepcionados no salão de festa do mesmo hotel.

    Pois bem.

    Posso ir utilizando o costume bege (um pouco mais escuro do que o constante não item 3a), acompanhado de uma camisa branca e mais a gravata? Ou fica muito claro? Tenho outras opções, como azul marinho, mas gostaria de utilizar mais o bege. Obrigado, amigo.

    • Ricardo says:

      Gustavo,
      apesar do horário de verão e do local, trata-se de um casamento noturno, ou seja, a melhor escolha é o traje marinho com uma camisa clara (pode ser branca) e uma gravata em tom mais escuro do que o da camisa. O calçado deve ser preto, de amarrar, o que resulta em um derby ou oxford.

      Abs.

  186. joao says:

    Bom dia. Tenho um casamento pra ir nesse final de semana
    Comprei uma camisa bege com detalhes vinhos. E uma calça vinho. Estou em dúvida do sapato. Quero ir de mocassim. Mais que cor devo usar ? Vinho ou bege

  187. Luana says:

    Boa tarde Ricardo!

    A camisa pro casamento pode ser levemente listrada, ou uma cor azul não muito escura???

  188. Luiz says:

    Olá,
    gostaria de saber chapéu pra casamento a noite, ficaria legal ou foge de mais ? Pois tenho um casamento para ir e pensei em ir com um blazer e calça (social) mais slim a calça quem sabe um pouco mais curta um sapato preto e chapéu com uma camisa branca !! Se poder me ajudar, obrigado desde já 🙂

    • Ricardo says:

      Oi Luiz,
      em primeiro lugar é preciso saber se o casamento é formal, neste caso você deve ir de traje social completo (terno ou costume, camisa e gravata) caso contrário a roupa que você escolheu parece estar adequada, mas o chapéu só deve ser usado em ambientes abertos, na igreja e no salão de festas não convém e nem é educado usar o acessório.

      Abs.

  189. Bruno says:

    Boa noite.
    Serei padrinho em um casamento diurno (11h), é claro quero ficar bonito. Devo apostar em um terno de tom cinza? Há um corte específico para usar de dia ou não???
    Quanto aos sapatos, caso o terno for cinza que cor usar, e que modelos? Devo apostar em um óculos de sol haja visto que será em feverero e o sol deverá estar quente.

    • Ricardo says:

      Bruno,
      Durante o dia os tons de cinza, sejam eles mais claros ou mais escuros, funcionam muito bem. Quanto ao corte, vai depender do seu tipo físico, o horário não importa nesse caso.

      Se escolher um terno cinza médio ou cinza claro pode combiná-lo com sapatos marrons ou pretos de amarrar, mas fica o aviso, os pretos sempre são mais elegantes e formais, portanto mais indicados para casamentos.

      Óculos e chapéu, só em ambientes externos!

      Abs.

  190. Kebty says:

    Boa noite , tenho um casamento em Dezembro estou a pensar em ir de sapato preto ,calcas vermelhas , cinto preto e gravata preta e blazzer preto queria saber se vai ficar bem i o casamento comeca as 16.

Deixe um comentário