Assim como a maioria dos itens do guarda roupa masculino, as calças e bermudas cargo sofreram algumas alterações na última década, entretanto a má notícia é que nem todo mundo notou esta “evolução” e insiste em usar estes itens com a generosa modelagem dos anos 90, desperdiçando uma boa chance de montar looks estilosos, afinal a influência militar se mantém em alta há uns bons anos.
Então o que mudou?
Em um mundo onde se tornou comum combinar roupas de diversos estilos, a calça e a bermuda cargo não ficariam de fora, ambas ficaram mais ajustadas ao corpo e os bolsos, um motivo de controvérsia, pois alguns os amam, outros os odeiam, não tem mais aquele volume todo. Estes pequenos ajustes permitiram que as roupas cargo fossem mescladas a outros elementos casuais e até mais sociais como blazers, camisas e gravatas, sem comprometer a elegância do look todo.
Uma regra de ouro para o uso deste tipo de peça é considerar seus bolsos laterais como um adereço sem função nenhuma, utilizá-los para guardar celulares, carteiras ou iPods cria um volume que acaba com a harmonia da anatomia humana.
Veja mais algumas dicas nos comentários da galeria de fotos abaixo:
O estilista Michael Bastian é tão intusiasta da cargo que a peça sempre marca presença em suas coleções.
A calça cargo com corte slim e bolsos flat está em alta, sendo comum encontrar versões em alfaiataria.
Este exemplar com bolsos na frente não é dos meus preferidos, mas tem seus fãs, principalmente entre a galera do blazer e gravata.
Aprovada pelo mais rígido controle de qualidade fashion: o homem italiano!
Look completamente casual com modelo bem acertado ao corpo.
A cargo pode ser muito casual para alguns ambientes, mas vai muito bem no cenário urbano ou mesmo em um local como este da foto!
Os bolsos das bermudas estão cada vez mais chapados, mas o efeito, como adereço, é o mesmo.
A cargo sem tanto volume fica ótima com as camisas de modelagem mais moderna, tornando a silhueta elegante.
Com uma bermuda com pouco volume é mais fácil combinar roupas diversas, de camisetas leves a sweaters de tricot, matendo mesmo charme.
A peça em preto fica ainda melhor, tornando-se mais discreta e afinando as pernas, uma boa opção para quem está acima do peso ou tem pernas muito grossas.
O modelo em marinho também fica discreto e deu um ar despojado ao look da foto.
Antes encontrada apenas em cores como o khaki ou verde, agora é possível encontrar uma grande variedade de cores.
Faça uma busca em revistas ou blogs Europeus para ver como a peça fez sucesso no verão passado.
Se não fosse pelos bolsos esta calça passaria muito bem como sendo conjunto de um paletó. Quando a alfaiataria se rende a determinada roupa é porque sua aceitação está bem ampla!
No look a esquerda vemos uma boa utilização de uma cargo com corte correto, mas na direita, um desastre, bolsos demais e muito volume, principalmente para quem não é tão alto ou magro.
Gostei do conteúdo, mas você precisa melhorar a gramática dos seus textos. Arrume também o vocábulo “disperdiçando”.
Guilherme,
obrigado pelo toque, já foi corrigido.
Abs.
Bom dia ricardo.
Eu dei de presente pro meu namorado um sapato social de camurça azul marinho, porem nao achei interessante quando colocou junto com o paleto preto.
Como faço para combinar um look legal para uma formatura?
Danielle,
sapatos de camurça são casuais, não combinam com roupa formal, neste caso o melhor ainda o oxford ou o derby de couro tradicional preto.
Se quiser saber mais, dê uma olhada neste post:
https://www.canalmasculino.com.br/sapatos-masculinos-para-eventos-formais/
Abs.