Estilo Masculino: Na Dúvida, Seja Um Homem Básico!

14

Estilo Masculino: Na Dúvida, Seja Um Homem Básico!

Quando você começa a se interessar por moda masculina é comum que passe a se esmerar para se vestir melhor, e não só isso, mas também deixar seu estilo mais sofisticado, inserir peças em seu repertório que nem sequer imaginava um dia usar, arriscar cores mais ousadas e mudar suas combinações de peças costumeiras.

Estilo Masculino: Na Dúvida, Seja Um Homem Básico!

Esse tipo de atitude está certa e errada ao mesmo tempo – mais a primeira do que a segunda – e a explicação é simples: tem gente que simplesmente não nasceu para roupas muito rebuscadas, combinações de cores contrastantes e inusitadas ou roupas fora do arroz com feijão e quer saber? Não tem nada de errado com isso! Ser básico, mas bem vestido é tão bacana quanto ser um homem elegante e ousado, no final das contas o que vale é ter estilo, aliás é muito bacana saber que você conseguiu isso com o mínimo.

Estilo Masculino: Na Dúvida, Seja Um Homem Básico!

Então o que há de errado com isso?

O problema é que muita gente que tem inclinação para ser básico – e é muito bom nisso –  mas que fica batendo cabeça, querendo ter um visual mais rebuscado, acabando por cultivar um estilo que não está alinhado com sua personalidade. Além disso, muitos homens simplesmente não se dão bem com combinações de cores complicadas, tons fortes, sobreposições e peças que exigem extremo cuidado na hora de usar.

Estilo Masculino: Na Dúvida, Seja Um Homem Básico!

Se você tem um emprego que exige uma roupa mais elaborada, o vai para uma festa que tenha um dress code formal, não tem como não suar um pouco para encontrar um traje adequado, mas no dia a dia o melhor é tentar fazer sobressair o que há de melhor em seu estilo, sem forçar a barra, só não pode abrir mão de peças que tenham um bom caimento, pois essa é a diretriz básica do homem bem vestido, seja qual for o estilo escolhido.

Mas o que podemos considerar como sendo estilo básico masculino?

Estilo Masculino: Na Dúvida, Seja Um Homem Básico!

As roupas básicas masculinas são definidas por uma série de características que quase sempre se repetem:

  • Tem design simples como, por exemplo, camisetas básicas, jeans tradicionais ou camisas lisas;
  • Não tem estampas ou, quando as tem, elas são discretas ou clássicas – xadrez, poá, listras – aliás, roupas básicas, no geral, são bem discretas;
  • São fáceis de comprar e de encontrar;
  • Tem poucos ou quase nenhum elemento que as deixa datadas, portanto podem ser usadas por muito tempo;
  • Geralmente são em cores neutras e quando não são, sempre estão acompanhadas de outra peça neutra, pois quem gosta do estilo básico sabe equilibrar o visual;
  • São fáceis de combinar;
  • Não apresentam brilho, bordados ou algum penduricalho;
  • São peças que estão há décadas no guarda roupas masculino.

Seguindo essas informações podemos listar as seguintes peças:

Estilo Masculino: Na Dúvida, Seja Um Homem Básico!

  • Camisetas gola careca ou gola V sem estampas ou com estampas discretas;
  • Blazers em tons neutros de lã fria ou sarja;
  • Calças chino;
  • Jeans sem muitos detalhes chamativos;
  • Tênis clássicos de couro ou lona;
  • Sapatos tradicionais como penny loafers, derbys e oxfords;
  • Botas cap toe, chelsea boots e desert boots;
  • Cintos de couro preto ou marrom;
  • Cintos de lona com influência militar ou náutica;
  • Camisas lisas, ou listradas de cores sóbrias ou tons pastel;
  • Bermudas flat (sem bolsos) de sarja;
  • Jaquetas clássicas lisas (trucker, bicker e bomber, por exemplo);
  • Malhas lisas, cardigãs simples;
  • Relógios elegantes de pulseira de couro ou aço e mostrador clean.

Neste artigo aqui nós montamos um guarda roupas bem abrangente com peças básicas em sua maioria, mas é bom deixar claro que cada um deve adaptá-lo para suas necessidades.

Nota final

Estilo Masculino: Na Dúvida, Seja Um Homem Básico!

Se você se descobriu um homem básico, levante a cabeça com orgulho! Ser básico não quer dizer ser entediante, dá para criar muito só com peças simples, basta usar a criatividade, muitos dos caras mais estilosos da atualidade são, no fundo, básico. Qual foi a última vez que você viu o Beckham com uma camisa floral? E o Daniel Craig ou o Idris Elba (foto acima)? Esses homens tem domínio de seu repertório e sabem usá-lo a seu favor sem ter que apelar para itens chamativos e quando o fazem, sabem dosar na medida certa.

14 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom Ricardo. Eu só encontrei meu estilo quando descobri que deveria focar no básico e atemporal, e quer saber? É como você disse, só passei a ser visto pelas outras pessoas como um homem bem vestido quando aprendi a dominar o básico. Acho que nós, homens, temos a tendência de querer comprar uma única peça que salte aos olhos, que seja o destaque e chame a atenção por si só e esquecemos que é o conjunto o que importa. As pessoas não veem uma peça, elas veem o conjunto todo. Eu tinha um guarda-roupas abarrotado e a cada vez que ia sair parecia que não tinhas roupas, era um negócio incrível, hoje com muito menos roupas e nem consigo usar todas as combinações que poderia fazer.

  2. Acho que você já escreveu sobre isso aqui, mas una coisa que eu tento fazer pra fugir do básico, é usar roupas básicas junto com um calçado colorido ou acessório.

  3. Muito bom Ricardo, também me considero um homem de estilo básico, o que aprendi (aqui no canal) e gostaria de repassar a todos os homens são duas dicas: 1º básico não é sinônimo de roupas velhas e desajustadas, ou seja, uma camiseta branca bem ajustada ao corpo, um bom jeans e um tênis casual é bem diferente de uma camiseta de tamanho irregular e uma bermuda de surfista. 2º para nós que somos básicos existe uma peça que sempre valoriza e muito o visual, sim, estou falando do bom e velho blazer, um blazer sobre até mesmo uma camiseta branca e jeans já muda consideravelmente o como as pessoas te olharam e melhor, como você mesmo se olhará. Desculpe-me mas tenho que acrescentar uma 3ª dica, lembre-se nunca, nunca mais use sapatenis.

    Um abraço a todos.

  4. Parabéns Ricardo pela matéria!! Tbm sou do estilo básico e com suas dicas estou aprendendo a ter um look mais decente! Vai levar tempo… mas eu chego lá!!

  5. Fantástico Ricardo!

    Na minha opinião, o look básico eh fundamental no guarda-roupas de qualquer homem. Ele te dá conforto e estilo para diversas ocasiões, além de extremamente versátil como você disse acima. Gosto bastante desse estilo. E como se diz: “Mais é menos e menos eh muito mais”.

    Abraço.

  6. Ricardo
    Parabéns mais uma vez.
    Vou replicar as palavras de alguns dos colegas que comentaram aqui.

    Antes eu tinha alguns itens absurdamente espalhafatosos (calça laranja, blazer azul royal “do mais vibrante que se possa imaginar”, calça vermelha vibrante, tênis laranja – que pelo menos não era de corrida) e acreditava que isso era estilo.

    Mas depois de ler muitos artigos aqui eu entendi que não tinha um bom blazer marinho, um bom jeans básico e escuro, uma boa calça cinza…enfim, coisas que servem pra montar looks versáteis e servem de base para uma ou outra peça mais abusada.

    Hoje, que fui em busca disso (tingi o blazer azul royal em azul marinho e as calças vermelha e laranja em preta e marrom, respectivamente) o retorno que tenho das pessoas é muito mais satisfatório: “Como você se veste bem”, “Tudo que tu veste parece que fica legal”
    E na verdade, é tudo muito simples, mas bem ajustado, bem combinado…

    Parabéns mesmo pelo teu trabalho, tu tem ajudado muita gente a melhorar a forma como é vista em seus ambientes de trabalho e até sociais. Tenho indicado teu site pra muitos amigos meus.

    Só quero pontuar mais duas coisas:

    1 – Realmente, como disse o Wilson, abandonem o sapatênis gente. NÃO SERVE PRA NADA. hahahaha

    2 – Idris Elba é um ótimo modelo para como homens negros podem se vestir com bom gosto.
    Eu sou negro, mas digo isso sem nenhuma espécie de vitimismo por racismo ou coisa semelhante. É que algumas vezes tenho a impressão que certas roupas – não sei se pela cor, ou por algum outro motivo – não favorecem muito o homem negro ou o seu estilo.
    Tu acha que isso realmente existe? Há algumas diferenças no que fica mais adequado\favorece mais um homem negro?
    Se tu achar que sim, poderia fazer um post a respeito?

    Um forte abraço.

    • Leandro,
      o tom de pele pode sofrer influência das cores das roupas, os negros, por exemplo, são beneficiados por cores vibrantes como o rosa. Já tentei escrever a respeito, mas a maioria das informações que encontro são conflitantes e pouco abrangentes, já que no Brasil temos uma diversidade de etnias muito grande.

      Abs.

  7. Parabéns pelo artigo Ricardo. Ser básico também é sinônimo de estar bem vestido e sentir-se bem. Só preciso daquele tênis branco e uma calça de alfaiaria pra dar um up no estilo rsrs

    Abraço

Deixe uma resposta