Qual é a Largura Correta de Uma Gravata Moderna

0

Muita gente tem dúvida sobre como combinar gravata com o restante do traje, coisa que já expliquei anteriormente, mas outra dúvida comum quando o assunto é esse tipo de acessório é sobre a largura da gravata usada atualmente.

As Mudanças na Largura da Gravata

1. Gravata padrão em meados dos anos 90; 2. Padrão no fim dos anos 90; 3. Padrão em meados dos anos 00; 4. Padrão de 2010 até hoje; 5. Gravata slim de 2010 até hoje; 6. Gravata skinny.

Nos anos 90 o acessório era bem mais largo, chegando a 10 ou 11cm em sua parte mais ampla. No começo dos anos 2000 o tamanho já havia sido reduzido para 8,5cm, o que já dava um visual bem diferente a clássica gravata.

Em meados da década de 2000 o jeans skinny começou a ganhar público entre os homens, os ternos foram ficando mais ajustados e uma gravata muito larga parecia não fazer sentido ou mesmo harmonizar com a silhueta alongada e mais elegante da alfaiataria que vinha chegando.

Foi resgatada então a gravata slim! Digo resgatada por que ela já foi usada em outras épocas, os Beatles estão entre os entusiastas e muitos podem se lembrar dos músicos vestindo ternos Pierre Cardin e usando acessórios bem estreitos, que hoje nós chamamos de gravatas super slim ou skinny.

A gravata standard passou então a ter a largura de 8cm, enquanto a slim media por volta de 6,5cm, seu tamanho harmonizava muito com as lapelas finas e alongadas dos novos trajes masculinos formais.

cores-ternos-arriscar-marrom
Terno slim fit com gravata slim

No começo da década seguinte, lá pelo ano de 2011, houve uma tentativa de retorno das super slim, e muito hipster embarcou no modelo que tinha, no máximo, 4cm em sua ponta, justamente por ter essa referência dos anos 60. Contudo, esse tipo de gravata só fica bem em pessoas muito magras (mais ou menos), quem ostenta uma barriguinha ou é muito musculoso tem massa demais para acessório de menos. : p

Veja este conteúdo em vídeo!

Qual é a Largura Correta de Uma Gravata?

Lapela larga com gravata slim! Sim, rasgaram as regras!

Fechamos então com a gravata slim? É fina, mas não muito, está em sintonia com os novos ternos, tem um quê moderno… mas não é bem assim…

Nos últimos anos a gravata standard – que já não é o mesmo standard dos anos 90, como expliquei no início do texto – começou a agradar mais aos homens. Muitos concordam que ela parece deixar o visual mais imponente; outros acham que ela é mais próxima das clássicas e que dá um ar mais austero; existem ainda aqueles que se cansaram da slim e querem algo diferente.

E quanto a harmonização com a lapela do traje?

Bons tempos, quando o universo era menos caótico!

Isso está sendo deixado de lado, embora alguns gostem dessa medida para acompanhar o traje mais justo. Como a diferença entre as gravatas não é tanta assim, é possível usar um costume ajustado com uma standard sem destoar tanto.

Outro elemento que tem atraído a atenção dos homens para a gravata standard é a lapela peaked, naturalmente mais larga. Quem opta por essa lapela – ainda pouco vista no Brasil, mas muito popular na Europa – sente que a gravata um pouco mais larga conversa melhor com o paletó.

Vamos parar de usar a gravata slim então?

Como eu disse, rasgaram as regras! Mas nem sempre isso é ruim! ; )

Não ela ainda funciona bem ou é a escolha de quem é mais magrinho, por ficar mais proporcional, ou seja, nesse jogo não tem certo ou errado, antes havia a regra da lapela, hoje isso está sendo deixado de lado em prol do gosto pessoal, físico, estilo do traje, etc.

Eu gosto das duas e, as vezes, simplesmente coloco a que mais me agrada, sem me importar muito com lapelas ou cortes de terno. Muitas vezes a intuição funciona bem!

Deixe uma resposta