Spezzato: O Que é, Como Fazer e Porque Está Tão em Alta na Moda Masculina

0

Indo direto ao ponto, spezzato é a técnica de combinar duas peças de alfaiataria (calça e paletó) oriundas de ternos ou costumes diferentes, criando assim um contraste entre elas e fazendo um traje elegante, mas com um certo nível de casualidade.

O spezzato (quebrado, em italiano) – também chamado de “separates” nos países de língua inglesa – é, em teoria, o cruzamento de dois ternos ou costumes, mas nada te impede de misturar um blazer de um costume com uma calça de alfaiataria que você comprou avulsa.

Embora a ideia seja misturar dois trajes formais, ninguém vai saber se você pegou peças que nunca tiveram pares, a não ser que você saia alardeando por aí!

Entendeu onde eu quero chegar?

Com a popularidade das calças de alfaiataria crescendo em meio aos homens, inclusive aqueles que preferem trajes casuais, o spezzato pode ser aquele empurrão que muita gente precisa para evoluir da calça de alfaiataria com tênis e camiseta para algo mais sofisticado e elegante.

Nem todo mundo precisa de um costume para o dia a dia, se você não trabalha com dress code formal normalmente esse tipo de roupa fica restrito a casamentos e outras festas formais, ou seja, sai do armário vez ou outra, empatando seu investimento.

Como Fazer um Spezzato Estiloso

Misturar as peças do terno com outro traje social ou com itens avulsos pode deixar seu estilo mais elaborado e render um visual realmente impressionante. Muitos já notaram isso e estão aproveitando a onda da alfaiataria para variar os looks do dia a dia.

Claro que antes de fazer isso é melhor tomar alguns cuidados:

1 – No spezzato, cores tem que ter um certo contraste

É melhor que as peças tenham contraste, se juntar dois itens de tons semelhantes vai ficar parecendo que um deles desbotou. Um paletó marinho (fazendo as vezes de blazer) combinado com uma calça cinza médio mostram que, na verdade, você está combinando alfaiataria!

Se sua dívida é quanto ao circulo cromático, um dica: combine cores neutras entre elas como marinho, bege, cinza ou marrom. Se quiser algo mais ousado pegue uma cor neutra e adicione apenas uma forte, como eu explico aqui.

…….

2 – Padrões sem exageros para um spezzato perfeito

Escolheu um paletó xadrez? Então o melhor é que sua calça seja lisa, caso contrário os padrões vão ficar brigando por atenção.

Eu já falei em outras ocasiões que é possível fazer mix de estampas, mas é preciso muita experiência e bom senso para não errar. Na dúvida, jogue seguro! ; )

…….

3 – Itens de qualidade fazem parte do spezzato

Cuidado na hora de fazer o mix! Uma peça luxuosa nem sempre pode ser pareada com outra mais simplinha. No look casual isso pode funcionar bem, mas quando envolvemos alfaiataria tem que tomar um certo cuidado ou o look vai ficar destoante.

Tecidos são os que mais denunciam essa mistura. Lã fria de alta qualidade e cashmere, por exemplo, são ótimos para denunciar uma calça de poliéster que se intrometeu no combo.

…….

4 – Roupa Social + Roupa Social

Se tem uma camiseta no meio, não é spezzato propriamente dito, diriam os puristas. O spezzato é a alfaiataria descombinada, se você trocar o sapato por um tênis o traje fica mais casual, portanto, menos dentro da proposta. Ao mesmo tempo entenda que Spezzato é mais casual que o terno clássico.

Por outro lado, nada te impede de montar looks combinando suas peças de alfaiataria com itens casuais, mas isso vai pender mais para um smart casual do que o spezzato.

É spezzato? Se o resultado ficou bom e a ocasião permite, isso realmente faz diferença?
É spezzato? Se o resultado ficou bom e a ocasião permite, isso realmente faz diferença?

Na minha opinião, o importante é usar suas peças de alfaiataria o máximo possível e da maneira que mais te agrada, independentemente do nome que isso vai ter.

…….

5 – Spezzato requer tecidos alinhados

Misturou linho e lã fria e se deu bem!

Não misture tecidos muito contrastantes, como veludo e linho, por exemplo, ou você está com calor ou com frio. Também tenha cuidado com materiais muito foscos combinados com outros com brilho excessivo, mesmo que ele seja natural da peça, nem sempre isso funciona.

…….

6 – Calçados ideais para o spezzato

Como você já se propôs a fazer algo mais casual, mas elegante, os sapatos não precisam ser totalmente formais, na verdade um modelo com um toque descontraído pode deixar o look mais charmoso e mostrar sua intenção de fazer algo diferente. Um monk strap ou um loafer (principalmente no verão) podem ser boas alternativas.

Também é possível explorar cores menos sisudas como o marrom médio e até alguns tons de caramelo. Você vai ver que calçados pretos ficam sérios demais nesse estilo de traje.

…….

7 – Cuidado com o excesso de cores no spezzato

Você já quebrou seu traje social em dois tons ou cores, então se segure na hora de escolher a camisa e os demais itens que vão compor o look, como gravata, lenço de bolso, chapéu, cachecol e o que mais for necessário de acordo com o local e a ocasião.

…….

8 – E por falar em camisa

Aqui também vale a mesma dica que foi dada para os sapatos: como o traje tem uma certa informalidade é possível optar por um item que não seja tão sério quanto a camisa social padrão. Linho e chambrê podem ser alternativas que trazem um pouco mais de textura e bossa ao visual.

…….

9 – Acessórios para acompanhar o spezzato

A roupa é um pouco mais casual, mas ainda merece atenção aos acessórios. O relógio ainda tem que ser elegante, embora o dress watch não seja mais obrigatório se as roupas forem para uso no trabalho, já é possível usar algo discreto e elegante com pulseira de aço.

Tie clips e abotoaduras também podem ser usados se o evento comporta um visual bem elaborado, assim como o lenço de bolso.

Galeria de inspirações:

Para quem prefere algo mais casual

Como o homem tem se sentido cada vez mais a vontade para usar peças de alfaiataria combinadas com itens casuais, uma versão mais descontraída do spezzato pode incluir camiseta, polo, henley ou até uma blusa com gola rolê, como eu disse, se o local permite e você curte o visual, não tem por que não usar.

Nada te impede de trocar também o calçado, optando por um tênis minimalista, por exemplo, mas é sempre bom ressaltar que isso vai deixar o look bem mais casual.

Conclusão:

O spezzato é uma boa maneira de dar uma refrescada em seu estilo, trazendo ideias novas e combinando seu guarda-roupa de maneira diferente, dessa maneira você tem mais opções e mais versatilidade sem sacrificar a elegância.

Para mais dicas, siga o Canal Masculino no Instagram

Deixe uma resposta