Uma Década de Moda Masculina: O Visual Do Homem em 2010

2

Uma Década de Moda Masculina: O Visual Do Homem em 2010

Você se lembra do que vestia na primavera de 2010? Puxando pela memória pode parecer que a moda mudou pouco na última década (ainda não estou considerando 2020), mas a verdade é que algumas tendências surgiram e desapareceram em um curto período de tempo, outras se mantém firmes até hoje.

O Canal Masculino só iria publicar seu primeiro artigo em maio de 2012, mas eu já prestava atenção na moda masculina até mesmo antes de lançar a primeira empreitada na internet, o Bazar Pop, em junho de 2008. Com foco em consumo de roupas, calçados e acessórios, o site foi uma boa maneira de começar a escrever sobre o assunto.

O ano de 2010

Esse ano foi marcado pela eleição de Dilma Roussef, o lançamento do iPad e pela comoção em torno dos 33 mineiros soterrados no Chile, que passaram 69 dias presos na mina San José, entre outros fatos. No mundo pop Black Eyed Peas, Adelle e Beyoncé não saiam das paradas enquanto Toy Story 3 abocanhava a maior bilheteria do ano seguido de Alice no País das Maravilhas. Pensando bem, parece que isso foi há um século!

A moda masculina em 2010

Acessórios masculinos ganharam destaque, as botas eram objetos de desejo, os cortes slim fit e skinny ainda não imperavam nos jeans, o xadrez se tornava uma febre e misturar peças de alfaiataria com outras mais rústicas mostrava o quanto o homem estava disposto a deixar seu lado ogro para trás. Veja abaixo alguns dos destaques do ano de 2010:

1 – Botas por dentro da calça

Uma Década de Moda Masculina: O Visual Do Homem em 2010
Zara

Ok, eu sei que isso é relativamente comum ainda hoje, mas na época as calças não tinham o corte tão seco, ou até tinham, mas nem todo mundo usava, então o look ficava mais pesado e, em alguns casos, com uma cara mais militar.

2 – Gravatas e outros acessórios masculinos

Uma Década de Moda Masculina: O Visual Do Homem em 2010

Nessa época estava rolando um movimento pela valorização dos acessórios masculinos e a gravata ocupava um espaço especial nesta questão. Tanto as borboleta quanto as skinny se destacavam.

Vale citar também suspensórios e chapéus como itens usados para deixar o combo mais elaborado e mostrar estilo.

3 – Jeans straight, destroyed e dirty

Uma Década de Moda Masculina: O Visual Do Homem em 2010
Dolce & Gabbana

As calças skinny já eram conhecidas do público há alguns anos, mas o jeans reto (ou levemente afunilado) ainda continuava na briga pela preferência masculina. As versões premium, com diversos detalhes e tratamentos investiam no estilo destroyed, ou seja, muito rasgado e desgastado. O dirty jeans há algumas temporadas tentava ganhar terreno, mas teve vida curta.

4 – O blazer ganha destaque

Uma Década de Moda Masculina: O Visual Do Homem em 2010
Alexei Hay

Os homens voltaram a entender a importância do blazer como uma peça que deixa o look mais elegante, muito embora ele fosse mais usado para dar um ar cool e descolado a combinação. Misturá-lo com jeans detonado e sapatos casuais era a grande sacada, coisa que, com pequenas atualizações, é feita até hoje.

5 – Xadrez (re)conquistando os homens

Uma Década de Moda Masculina: O Visual Do Homem em 2010

O xadrez como tendência na moda masculina era algo que já tinha uns dois anos, mas o delay de estilo brasileiro nunca falha e a maioria das marcas nacionais só notaram que a estampa/padrão estava em alta entre 2010 e 2011, contudo, ele se reservava apenas a camisas, outros itens com esse visual eram considerados espalhafatosos.

6 – Pegada punk rocker

Uma Década de Moda Masculina: O Visual Do Homem em 2010
DSquared2

Nessa mesma época algumas grifes internacionais aproveitaram para inserir uma pegada punk em suas coleções. Coturnos, calças de couro, jeans skinny, camisetas rasgadas, correntes e jaquetas perfecto se tornaram itens cobiçados.

7 – Slim fit nas passarelas

Gucci

O corte slim fit estava presente não só na moda casual, mas também na alfaiataria, aos poucos os homens começavam a entender que ajustado não era apertado e os ternos ganharam uma cara mais moderna.

8 – Casacos double breasted

Hem

Casacos como o pea coat começavam a tirar os holofotes das jaquetas de sarja que dominaram a primeira década dos século XXI, o look de inverno passou, aos poucos, a ficar mais “europeu” e urbano.

9 – Formal mesclado com casual

J Crew

Com a ascensão do blazer era de se esperar que a mistura de alfaiataria com roupas casuais fosse repensada e ganhasse novos adeptos. É assim até hoje, afinal aprendemos a tornar mais versáteis as peças do guarda-roupas masculino, ganhando novas combinações que passaram a ser reconhecidas como “smart casual”. Note também a combinação inusitada de cores entre a camisa e gravata.

10 – Muito experimentalismo

Lian Hodges

A moda no ano de 2010 também foi marcada por muita coisa fora do comum, principalmente nas passarelas, onde os estilistas (como Liam Hodges, foto) aproveitaram para mostra toda sua criatividade em looks que muitas vezes geravam resultados de gosto duvidoso ou sobrecarga sensorial!

11 – Sempre tinha um capuz

Lubian

Moletons, tricôs, camisetas, jaquetas, eu me lembro de ter visto até um paletó com capuz. Na época estava em alta usar um “hoodie” por baixo de uma jaqueta ou blazer e deixar o capuz por fora. Hoje vemos bem menos peças com capuz, embora elas não tenham desaparecido, já que esse recurso é fundamental para proteger nos dias mais frios.

12 – Alfaiataria diferentona

Jil Sander

Blazers de patchwork, ternos com tie dye, calça mais curtas, nesse ano já podíamos notar que os estilistas estavam empenhados em deixar a alfaiataria mais moderna e dar a ela tons mais casuais e fora dos padrões, independentemente disso ficar bom ou não, diga-se de passagem. A ideia de deixar a roupa formal mais próxima de quem gosta de algo mais descontraído, colorido e diferente não destoa muito da intenção atual de fazer os ternos algo mais dia a dia, mesmo para quem não é cobrado desse tipo de traje no trabalho.

13 – Estilo rugged

J Crew

Roupas com pegada rústica haviam marcado presença em toda a primeira década deste século e em 2010 ainda mantinham boa presença nas coleções de diversas grifes internacionais. Jaquetas de sarja, calças estonadas e rasgadas, botas e tricôs grossos eram comuns nas araras de lojas como a J. Crew.

14 – Combinações mais elaboradas

J Crew

Nos anos anteriores os homens se preocupavam mais com os detalhes de uma peça do que com sua função no conjunto, daí o sucesso dos jeans premium. No entre 2009 e 2010 já é possível ver que a preocupação maior era criar um look elaborado com roupas bem coordenadas, nesse cenário, os acessórios começaram a ganhar mais importância.

15 – Casual criativo

Loden Dager

Os combos de camiseta e jeans tiveram seus dias de glória (ei, elas ainda tinham), mas a critividade na hora de combinar itens falava mais alto, além disso os itens básicos não estavam fora de cogitação, mas era hora de combiná-los com algo diferente e, algumas vezes, contrastante.

16 – Camisas ligeiramente mais curtas

Lucky Brand

Se não estou enganado, foi mais ou menos nessa época que começaram a surgir camisas um pouco mais curtas, as “camisetes”, com a intensão de sempre serem usadas por fora da calça. Como sempre o objetivo era alongar as pernas e dar um ar ainda mais casual para a peça. Com as calças de cintura baixa ainda no mercado, o problema era sair pagando cofrinho por aí.

16 – Destaque para cintos

Michael Bastian

Com as camisas mais curtas, os cintos ficaram em evidência, óbviamente. Esse acessório passou a ser parte importante de algumas coleções e, em certos casos, destaque do look.

17 – Cores

Vendo os looks de hoje, com sua palheta limitada a cores neutras, é impressionante lembrar como as combinações de cores eram ousadas para os padrões atuais. Mesmo que você não goste, tem que dar crédito pela criatividade.

…….

Opinião do autor:

Por mais que eu goste de roupas atemporais e combinações minimalistas, tenho que admitir que faltam opções mais criativas hoje em dia, os homens estão muito preocupados em seguir um padrão e, aos poucos, tenho notado uma certa implicância com questões que eu acreditava terem sido superadas, como combinações de cores e roupas fora do padrão, mesmo que elas não tenham nada de extravagante.

2 COMENTÁRIOS

  1. quando eu vi o post, a que veio na minha cabeça foi o xadrez

    que eu ando vendo bem pouco ultimamente, agora que as listras verticais grandes tão mais em foco

Deixe uma resposta