Já notei que muitos sites que falam a respeito de moda, tanto a masculina quanto a feminina, tendem a cometer equívocos (na minha concepção) quando falam de looks monocromáticos (foto acima) ou os que usam tom sobre tom como recurso de combinação de cores e talvez você também faça confusão a respeito, pois é muito comum isso acontecer, já que os conceitos são parecidos de certa forma, ambos repetem a cor, mas um deles apela para suas variações, o outro não.
Ficou em dúvida? Então veja abaixo a definição de cada um e exemplos:
O que é um look monocromático?
Monocromática é aquela combinação de peças de roupa de uma única cor, sem nenhuma variação dos pés a cabeça. Um exemplo muito claro do visual monocromático está nos looks total black (ou all black, se preferir) nós já falamos sobre eles aqui e aqui.
Mas não pode ter nada de outra cor?
Alguns abre exceção para os sapatos, outros para sapatos e cintos, outros para nada, o que eu acho meio radical!
Não fica tedioso?
Uma boa maneira de não ficar com um visual chapado da cabeça aos pés, mesmo usando uma só cor, e deixar o combo mais interessante, é explorar a textura do tecido para criar variações, sendo assim, misturar um tricô com um blazer de lã fria e uma camisa de algodão pode resultar em uma combinação que atrai o olhar.
Ponto positivo – alonga a silhueta, ideal para quem é baixo ou está acima do peso.
Ponto negativo – se as peças não forem exatamente da mesma cor pode ficar esquisito.
…….
O que é o tom sobre tom (ou ton sur ton)
É a combinação de peças de roupa que usa tons diferentes de uma mesma cor, ou seja, você pode combinar um terno marinho com uma camisa azul claro e estará fazendo um tom sobre tom de azuis, ou uma jaqueta marrom com uma camisa bege, por exemplo.
Mas tem que ser assim dos pés a cabeça?
Não, você pode usar o tom sobre tom na parte de cima do look, combinando uma malha uva com uma camisa lilás, mas usar uma calça jeans, seja ela clara ou escura.
Ponto positivo – é fácil de combinar: concentre-se em uma cor de uma peça e procure outras em tons diferentes, elas certamente ficarão bem juntas.
Ponto negativo – ao contrário do monocromático, tons muito diferentes podem fatiar a silhueta, o que pode ser bom para quem é muito alto.
…….
Em tempo:
Tom – variação de uma mesma cor. Ex: azul claro, azul marinho e ciano.
Cor – é a gradação do espectro obtido pela decomposição da luz branca e notado pelo olho humano. Ex: verde, branco, amarelo ou vermelho.
…….
Nota importante
Na moda não é possível, como na arte, considerar algo com variações de tom como monocromático. Um look ton sur ton e outro de uma só cor são bem diferentes e necessitam de cuidados específicos na hora de serem elaborados. Talvez fosse mais correto então chamar de “monotom” (ou algo assim) quando temos uma única cor e monocromático quando temos mais de um tom da mesma cor, contudo uma coisa é certa: temos que ter nomenclaturas diferentes para resultados diferentes.