Qual é a Diferença Entre Camurça e Nobuck?

27/07/2015 2 Comentários por

sapato_nobuck_marinho_brogue

Você até pode pensar que couro é couro e acabou, mas mesmo com pequenas diferenças é bom saber identificar o que é camurça e o que é nobuck (pode aparecer como nubuck também), afinal esses dois tipos de matéria prima podem ser usados em produtos bem diferentes e, apesar de suas similaridades, criar estilos bem distintos. Entenda melhor:

Camurça

sapato_camurca_marrom_mocassim

A aparência bem rústica se deve ao fato de ser um couro usado do lado contrário, ou seja, a parte que normalmente fica virada para dentro é usada para fora e lixada para ganhar a textura exata.

Onde é mais usada: em botas, mocassins, ponteiras e calcanheiras de tênis, jaquetas com inspiração étnica, bolsas e mochilas.

Combina com: looks casuais, jeans, camisas xadrez (principalmente o lenhador), roupas para o campo ou visual urbano comum leve toque country.

Nobuck

sapato_nobuck_marinho_sola_branca

É a parte externa do couro lixada até ganhar um visual opaco e suave, gerando um visual casual, mas não tão rústico como a camurça e mais resistente que ela.

Onde é mais usado: sapatos casuais, docksides, work boots e no cabedal dos tênis ou só em alguns detalhes deles.

Combina com: Looks casuais urbanos com uma pegada mais chique, jeans alinhados e blazers. Pode ser usado em ocasiões “outdoor” em botas para caminhada e workboots por ser muito resistente e próprio para terrenos acidentados.

Leia também:

Destaques, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

2 Responses to “Qual é a Diferença Entre Camurça e Nobuck?”

  1. Henrique says:

    Nobuck vejo mais em marcas de calçados esportivos outdoor. Ricardo, você sabe onde encontrar para calçados casuais, tipo dockside e etc?
    Não gosto da camurça pq tenho gastura, mas o nobuck é fantástico. Dá um toque mais urbano e moderno que o couro sem deixar de ser um material de qualidade e requinte!

    • Ricardo says:

      Henrique,
      atualmente quase todas as marcas tem calçados feitos com esse tipo de couro, incluindo aí CNS, Democrata, Jorgito Donadelli, Louie São Paulo, Side Walk, entre outros, basta dar uma olhada no Shopping ou consultar um site tipo Dafiti para encontrar vários.
      Abs.

Deixe um comentário