Ternos e Costumes: A Roupa Social Pode Ser Menos Formal?

0

Ternos e Costumes: A Roupa Social Pode Ser Menos Formal?

Sim, ternos e costumes podem ser mais ou menos formais, o que parece ser uma afirmação maluca, se levarmos em conta que o traje social masculino é considerado a roupa definitiva para eventos que pedem um grau máximo de elegância, pode ser muito bem explicada se levarmos em consideração que cor e tecido podem influenciar na tabelinha da formalidade e criar várias camadas mais ou menos formais.

Antes um aviso…

Antes de qualquer coisa é bom deixar claro que não vamos falar aqui de costumes combinados com tênis ou usados com camisetas básicas, estamos falando do traje como usado em empresas com dress code sóbrio ou em cerimônias solenes.

Social masculino por cor e estilo

Smoking – O traje mais formal na moda masculina

Ternos e Costumes: A Roupa Social Pode Ser Menos Formal?

Sim, ele é o ápice da elegância e sofisticação masculina, não é a toa que é a exigência constante em premiações e bailes ultra luxuosos. Atualmente poucas pessoas tem a oportunidade de usá-lo, pois o black tie como dress code não é tão popular e acessível.

…….

Terno preto no lugar do smoking

Ternos e Costumes: A Roupa Social Pode Ser Menos Formal?

O black tie opcional permite trocar o smoking por um terno preto, mas as exigências quanto ao “figurino” continuam: ele deve ser combinado com camisa branca impecável, gravata preta, sapato oxford de couro e cinto acompanhando, ou seja, é praticamente um ligeiro downgrade do black tie.

Nota: Embora o terno preto tenha dado espaço em casamentos e outros eventos noturnos para o traje marinho ou cinza chumbo, ele ainda é considerado mais formal e elegante quando a outra opção é o smoking.

…….

Terno marinho ou cinza chumbo

Ternos e Costumes: A Roupa Social Pode Ser Menos Formal?

São as duas opções consideradas mais modernas para o homem formal atual e, mesmo não sendo tão sisudas como as anteriores, ainda são apreciadas em eventos formais que exijam o semi-formal – sim, porque quando você dispensa o smoking está transformando o evento em algo semi-formal, por mais que capriche no terno.

Nomenclaturas a parte, esse é o dress code mais aceito em casamentos ou formaturas no Brasil, principalmente em eventos noturnos.

…….

Terno cinza médio ou marrom

Ternos e Costumes: A Roupa Social Pode Ser Menos Formal?

São mais típicos em ambiente de trabalho, mesmo assim existem empresas que não permitem nada que saia dos tons bem escuros, mas nem sempre isso ocorre. Podem ser usados em um casamento? Se o evento for diurno não tem problema, se for noturno, eu não arriscaria.

…….

Terno bege, azul claro ou cinza claro

Ternos e Costumes: A Roupa Social Pode Ser Menos Formal?

São bem casuais, embora isso possa depender um pouco de sua localidade, em lugares quentes ele são quase regra. De qualquer forma passam um ar mais descontraído e são muito apreciados em casamentos diurnos a céu aberto e empresas mais descoladas e tolerantes.

…….

Roupa social masculina por tecido

Lã fria e poliviscose

São os tecidos que melhor traduzem o termo alfaiataria, tanto que muita gente não fala calça de lã fria, diz calça de alfaiataria. Elegantes, discretos e estilosos, eles são a primeira coisa que vem a mente quando alguém diz “terno” em alto e bom som.

A lã fria é mais cara e luxuosa, por ser uma fibra natural e possuir propriedades térmicas perfeitas para qualquer tempo, enquanto a poliviscose é uma fibra artificial quente, principalmente para nosso clima, só leva vantagem por ser mais barata.

Lã e algodão

Com uma cara mais rústica, o traje feito de lã espessa e quente tem, naturalmente, uma pegada mais casual. A versão tropical dele, o costume de algodão tem a mesma característica, mesmo não se igualando aos próximos itens da lista…

Linho e anarruga (seersucker)

A aparência amassada e crua do linho o tornam o tecido mais casual, ainda que seja usado para a confecção de um terno ou costume.

O tecido seersucker, conhecido aqui no Brasil como anarruga, é tão casual que só compõe o guarda-roupa de verão em cidades litorâneas, contudo, homens muito elegantes apostam em seu estilo descolado e o frescor do tecido para eventos sofisticados em plena luz do dia.

Resumindo:

Quanto mais rústico e claro o costume ou terno, mais indicado para ocasiões que não tenham um dress code muito exigente. Padrões e texturas influenciam pouco, mas também podem contribuir para deixar o traje mais casual, embora não sejam o fator preponderante.

No fim das contas o terno continua sendo uma indumentária muito imponente, mas que pode ter diferentes graus de formalidade.

Deixe uma resposta