Apesar do nome e de sua aparência similar a camurça o suede é um tecido sintético, feito de poliéster. Entre suas vantagens está o fato de ser mais resistente do que o material oriundo do couro de verdade quando exposto a umidade e sujeiras, além de ser possível lavá-lo normalmente.
Na decoração o suede é muito usado como revestimento em sofás, almofadas, poltronas e cadeiras, mas está cada vez mais presente na indústria da moda, inclusive a masculina, onde aparece com ares de novidade, mas na verdade já marcava presença em tênis, luvas e detalhes de roupas de inverno em anos anteriores.
Por que o suede está fazendo sucesso?
Este ano o material ganhou destaque – e aqui vai um pouco da minha opinião pessoal – por causa de sua textura similar a da camurça, que se mostra uma alternativa ao couro comum, e o fato de ficar muito bem nos tons de marrom e caramelo que estão dominando as jaquetas e casacos deste inverno. Também pesa o fator preço, pois o suede é razoavelmente mais barato que a camurça.
Outra característica do suede é a leveza e o toque aveludado e tornando a peça de roupa confortável e agradável de usar, além disso, visualmente ele contrasta bem tanto com jeans, quanto com uma calça de alfaiataria em tom neutro.
Há tempos atrás o suede era conhecido aqui no Brasil como chamois, curiosamente ambas as palavras significam camurça (inglês e francês, respectivamente), mas isso é uma velha mania do brasileiro, maquiar um produto com o nome daquilo que ele imita, mas em outra língua.
Você pode encontrar produtos feitos desse material em lojas como a Zara, Renner e em e-commerces como Dafiti e Farfetch.
Em breve nós mostraremos algumas maneiras de usar jaquetas, casacos e camisas de suede, fique ligado!