Talvez você já tenha ouvido alguém mencionar a lendária gravata de sete dobras, também conhecida como “seven fold tie” “fan tie” e “cravatta ventáglio”, mas provavelmente não soube dizer no que ela difere da gravata comum.
O Que é a Gravata de Sete Dobras
A gravata de sete dobras é feita com uma única peça de tecido (seda, em muitos casos), minuciosamente dobrada até até ganhar a forma perfeita. Trata-se de um trabalho artesanal, que dispensa o uso de um forro ou entretela que dê acabamento e o volume necessário para o acessório.
Graças a maneira como é produzida – usando mais tecido e eliminando a escala industrial em prol de uma execução que envolve aproximadamente 25 etapas – a gravata de sete dobras é mais cara e rara do que a gravata gravata comum, sendo considerada um item de luxo pelos aficionados por moda masculina.
O que se sabe sobre sua história
Curiosamente, pouco se encontra a respeito da origem desse tipo de gravata, tudo o que consegui descobrir é que até os anos 20 ela foi muito valorizada e utilizada. Nas décadas seguintes, provavelmente devido a grande depressão e a II Guerra Mundial (a primeira por diminuir o poder de compra e a segunda por trazer a escassez de materiais) a gravata mais popular hoje (ou seja, feita com 3 dobras) se transformou em algo mais interessante comercialmente falando, pois podia ser feita de material barato e fabricada em grande quantidade rapidamente, tonando-a uma peça de roupa acessível.
Nos anos 80, Robert Talbott, da grife californiana homônima, diz ter conhecido uma imigrante iugoslava que fabricou esse tipo de gravata nos anos 20, conseguindo então resgatar a técnica graças aos ensinamentos da senhora. Se essa narrativa é verdadeira não há como saber, contudo ela foi usada como parte da campanha de marketing da nova linha de gravatas seven folded da marca e parece ter dado certo na época.
Características:
- Comprimento: 150 cm;
- Ponta larga (entre 10 e 12 cm);
- Costurada a mão;
- Mais leve;
- Mais difícil de amassar e perder a forma.
A volta da gravata de sete dobras
Com a ascensão na década de 80 dos jovens endinheirados e fanáticos por roupas de grife, conhecidos como Yuppies, o timing de Robert Talbott foi perfeito e a coleção se tornou um sucesso.
Mesmo hoje a gravata de sete dobras é um item difícil de se encontrar, mas como vem ganhando adeptos, principalmente entre jovens que prezam roupas e acessórios de qualidade e feitos a moda antiga, seu nome tem sido cogitado muito mais do que nas décadas passadas.
Onde comprar e preços
Na internet algumas grifes oferecem este tipo de gravata por uma pequena fortuna se comparada ao modelo comum, mesmo quando feita com tecidos não tão dispendiosos como o jacquard de algodão. Para você se nortear, um exemplar feito pela Turnbull and Asser sai por 320 dólares e não encontrei até o momento ninguém que tenha desembolsado menos de 150 Trumps por algo que traga uma etiqueta ostentando um logo conhecido.
Por outro lado existem lojas coletivas, como o Etsy, que contam com produtos feitos por artesãos de toda parte do mundo e são bem mais acessíveis, com preços partindo de aproximadamente 200 reais (veja aqui).