Quem gosta de misturar peças com ar vintage (sem necessariamente sê-lo) a outras mais contemporâneas, tem muito o que aprender com as escolhas do ator Elijah Wood, também conhecido como o Frodo Baggins, da trilogia O Senhor dos Anéis.
Por que funciona bem?
A peça que mais chama atenção no look acima é o casaco: tudo nele (cor, modelo e, inclusive, o tipo de xadrez) remete a roupas feitas na primeira metade do século XX, em locais como a Inglaterra e a Escócia; o colete não teria o mesmo efeito se fosse de uma cor escura (no tom escolhido parece vindo de um antigo terno, fazendo um bom par com o verde do casaco); repare também nos botões caramelo que parecem (ou são?) feitos de madeira; a gravata foi um toque de mestre, o listrado quebrou um pouco a monotonia das peças que estão por baixo, trazendo novos tons de café e bege para a paleta; o cinto em couro marrom também poderia ser preto, mas não deixaria a combinação tão perfeita; a calça jeans está aí para dar o ar de modernidade, temperando o visual de forma marcante; a camisa revela um cuidado especial ao vestir-se, pois sempre é mais fácil optar por uma branca, mas com a escolha do tom creme tudo ficou admiravelmente amarrado na parte de cima, sem falar na bolsa carteiro em couro e canvas que também não saiu da paleta de cores! Bravo!
Com qual calçado?
Infelizmente a foto não nos permite ver o calçado usado, mas neste caso um brogue wingtip, um oxford ou uma workboot em marrom escuro, caramelo ou bege, com couro envelhecido, funcionariam da maneira satisfatória.
Não seria a mesma coisa se…
o casaco não fosse xadrez, com essa cara de roupa do avô e, como disse, o colete em um tom diferente que parece parte de um traje antigo, fazendo um bom contraponto ao verde, fosse trocado por um cinza ou preto, pesando demais no visual. A calça jeans poderia dar lugar a uma calça de alfaiataria ou uma chino, mas acabaria com toda a graça do look.
Poderia trocar…
a gravata por outra nos tons do casaco ou por uma borboleta e os sapatos que sugeri por um sneaker leve e simples, mas, na minha opinião, não há muito o que mudar neste look, o resultado me agradou muito, principalmente dentro da proposta do vintage (ou heritage se preferir) com peças modernas, entretanto, gostaria de ver o resultado com suspensórios e sem o colete.
Resumindo:
- Casaco xadrez deu o tom do look;
- O colete em cor bacana vai bem com o casaco e a proposta vintage, inclusive os botões, que parecem de madeira;
- A gravata listrada quebra a monotonia das peças que estão por baixo;
- Camisa em tom certo amarra bem o visual, nem sempre branco é a melhor opção;
- O jeans faz contraponto com o vintage, trazendo modernidade;
- Acessórios dentro da proposta também contam pontos a favor;
- Nos pés a escolha é do freguês, sapatos tradicionais em couro desgastado ou tênis leves.
E se invés de um casaco fosse uma camisa? Tenho uma camisa que é igualzinha a esse casaco. Faltaria só a gravata, pq tenho um colete que não é igual a este, mas é retrô também. Cinto de couro já tenho e calça jeans (dã) também.
E bem… apesar do casaco ser muito bonito, me falta verba…
Ou então um cardigan bege, talvez cairia bem, não?
Abraços.
André,
não sei ao certo como é essa camisa, mas você não acha que ficaria redundante uma camisa por cima de um colete por cima de outra camisa? O ideal seria um casaco ou blazer.
Abs.
Ahh fato kkkk é pq como a camisa é de flanela, eu só uso quando está friozinho, então na minha cabeça é como se fosse um casaco. Mas tem toda razão, ficaria redundante sim.
Obrigado pela atenção.