Eu sei que não é muito comum comentar looks com predominância de cores escuras às portas do verão, mas este merece um destaque especial por conta do caimento preciso de suas poucas peças. Vamos lá?
Por que funciona?
Parece que chegamos a um impasse, pois alguns homens que apreciavam roupas acertadas estão pendendo para o justo a ponto de “soar” deselegante, enquanto as lojas estão investindo mais no caimento confort, talvez por se adaptar a variedade de tipos físicos encontrados no Brasil.
A ideia nunca foi essa, a intenção da moda atual é que o homem vista uma roupa que revele o formato de seu corpo com classe, sem marcar e sem sobrar, é tão difícil assim?
Até respeito quem gosta da roupa um pouco mais solta e admito que alguns caras conseguem acertar no estilo, mas o contrário dificilmente me agrada.
O look em destaque no topo mostra como a roupa bem cortada, ou que recebeu um trato do alfaiate para ficar perfeita em seu corpo, pode deixá-lo mais elegante e com um visual mais contemporâneo.
Interessante foi a escolha da polo, alongando a silhueta graças ao fundo escuro e as listras verticais tipo risca de giz, mas temos que concordar que o corte da peça está perfeito. Ainda assim tenho que chamar atenção para mais dois elementos positivos: a fluidez e estrutura do tecido, que funciona muito bem nos ombros e na barriga – dando volume em cima e não repetindo isso em baixo – e o acabamento das mangas que parece uma dobra e, mesmo com alguma sobra, deixa a polo bem em braços finos ou grossos. Não pense duas vezes se encontrar uma polo parecida!
A calça de alfaiataria não traz nenhuma novidade, mas está bem adequada para o combo, com um corte seco, boa estrutura e barras ligeiramente encurtadas para não ficarem emboladas no início do calçado. A camisa por dentro também serve para deixar a mostra a cintura sem cinto que deixa o visual ainda mais clean.
Os tênis fogem um pouco do ultra minimalista e trazem alguns detalhes que lembram os esportivos dos anos 80, mas continuam discretos e modernos dentro desse exemplo que estamos comentando.
Simples, moderno e com bom caimento, essa combinação é um bom exemplo do rumo que a moda masculina tomou nos últimos anos.
Experimente…
usar uma jaqueta de sarja leve de cor bem clara nos dias em que a temperatura cai um pouco. Eu usaria um bege, creme ou off white. O modelo herington, bomber ou coach são boas escolhas que caem bem nesse tipo de look.
Não seria a mesma coisa se…
se trocássemos essa polo por outra lisa, as linhas verticais contribuem muito para a elegância do traje. Nem vou falar de novo a respeito do caimento, acho que não precisamos bater de novo nessa tecla.
Resumindo:
- Caimento ainda é um dos elementos mais importantes da roupa masculina e o corte seco continua imbatível;
- Se a peça ainda não está perfeita, um alfaiate pode ser a solução;
- Casual, alfaiataria e esportivo podem conviver na moda masculina contemporânea;
- Riscas de giz funcionam não só em ternos, nas polos elas também podem ter um efeito bom;
- Um tecido com boa estrutura e fluidez influencia o caimento positivamente, preste atenção nisso;
- Neste combo uma jaqueta leve em tom claro seria um toque ainda mais moderno.
…….
Penso que um alfaiate tenha a mesma importância pessoal para qualquer sujeito quanto tem um profissional médico, por exemplo, a quem se possa recorrer, com confiança, para tratar de algo crucial para o bem-estar. O primeiro, cuida da saúde física ou psicológica. O segundo, do sentir-se bem com a roupa que se veste, dimensões que se inter-relacionam. É possível se sentir melhor depois de uma consulta com qualquer um dos dois, médico ou alfaiate. Sartoria e medicina me fazem este bem. Sempre!
Um bom alfaiate e um bom barbeiro são os homens da sua vida, depois que você encontra aqueles que te atendem bem não quer mais perdê-los de vista, é quase um casamento! : )