Micro Estampas das Gravatas Invadiram as Camisas Masculinas

0

gravata_micro_estampa_camisa_ft01

Quando o xadrez tomou conta das camisas masculinas há, mais ou menos, uns 5 anos, perdurando até hoje, parecia claro que mais cedo ou mais tarde as grifes teriam que buscar outra estampa que chamasse atenção dos homens. A solução foi buscar um padrão que já fizesse parte da guarda-roupa masculino, mas ainda não estivesse habitualmente presente nas camisas e as micro estampas das gravatas caíram como uma luva.

gravata_micro_estampa_camisa_ft02O efeito da padronagem usada em gravatas enriquece o visual masculino, permitindo combinações entre lisos e estampados, abrindo um leque de novas opções no look do homem moderno. De carona estão se tornando mais comuns outros tipos de micro estampa como o liberty, o tradicional “pois” ou “polka dots”, além de alguns padrões geométricos nem tão pequenos, mas que tem como objetivo criar uma ilusão que faz a camisa parecer ser de uma cor de longe, sendo que aproximando-se é possível notar seu verdadeiro desenho.

  gravata_micro_estampa_camisa_ft05A ideia gerou frutos, levando designers a brincar com o tema dos desenhos, inserindo referências diversas e ícones bem conhecidos, como pequenas caveiras que repetidas sistematicamente formam um padrão interessante.

Por aqui a “tendência” ainda não se tornou febre, como no exemplo supracitado do xadrez, mas talvez seja apenas uma questão de tempo, pois lojas de redes como a Riachuelo e a TNG possuem exemplares a venda, assim como a Zara, a Dudalina, a Topman e a Siberian, além disso o homem que procura novidades para seu repertório provavelmente sairá em busca de uma peça, nem que seja para um teste rápido no provador a fim de saber se ela se encaixa em seu estilo.

Veja abaixo mais alguns exemplos comentados:

gravata_micro_estampa_camisa_ft06
Se o fundo fosse escuro essa estampa da camisa poderia muito bem estar na gravata e vice-versa!
gravata_micro_estampa_camisa_ft07
Combinações casuais de costumes e camisas com micro estampas ou florais discretos caem muito bem na primavera e no verão.
gravata_micro_estampa_camisa_ft11
Esta camisa da TNG ilustra bem o exemplo dado de um desenho repetido até tonar-se um padrão bacana para uma camisa casual.
gravata_micro_estampa_camisa_ft08
As estampas podem ter suas figuras muito próximas e quase indiscerníveis de longe ou mais separadas deixando o visual mais leve, ideal para camisas para o verão e combinações com calças e bermudas de sarja.
gravata_micro_estampa_camisa_ft09
Looks com toque retrô também são valorizados por este tipo de estampa, basta escolher a certa, a imagem acima é um bom exemplo.
gravata_micro_estampa_camisa_ft10
Padrões pequenos são ótimos para ficarem ao fundo de malhas lisas, criando um efeito visual interessante, chamando atenção para o colarinho e o rosto.
gravata_micro_estampa_camisa_ft04
A mistura da textura do blazer e os pontos da camisa deram um destaque especial para a parte de cima deste look casual.
gravata_micro_estampa_camisa_ft03
Você não acha que o padrão deste lenço ficaria ótimo em uma camisa?

Opinião do autor:

A moda masculina não é uma ciência exata, é quase impossível adivinhar o que agradará o homem das nossas terras. Lá fora tenho visto um aumento considerável de pessoas aderindo a este tipo de estampa, mesmo assim, considerando a quantidade de tendências que tiveram êxito no exterior e aqui quase não fizeram cócegas, é cedo para falar, por mais que eu ache este tipo de camisa bem bacana e versátil, muitas vezes aconselhando os leitores a experimentarem o que, para nós, ainda tem  ares de novidade, apesar de estar mais para uma releitura!

Deixe uma resposta