Dica: Verifique a Etiqueta Antes de Comprar Roupas

Etiquetas de roupas trazem informações fundamentais sobre composição, origem e cuidados de conservação que podem influenciar na hora da compra.

0

Dica: Verifique a Etiqueta Antes de Comprar Roupas

A etiqueta da roupa nem sempre é consultada, mas nela se encontram dados importantes sobre a roupas que você está comprando, aliás ela traz uma das informações mais importantes: a composição do tecido!

As lojas nem sempre oferecem o material com melhor qualidade pelo maior preço, muita gente julga estar comprando lã pura por estar pagando o preço de uma scooter em um casaco, mas muitas vezes o que está sendo cobrado é apenas o status da grife.

1 – Cuidado com a composição

a) Couro que não e couro

Dica: Verifique a Etiqueta Antes de Comprar Roupas

Nas vitrines é comum ver chamadas do tipo “jaqueta de couro por apenas X reais” mas quando o vendedor é perguntado sobre a composição acaba confessando que se trata de uma imitação do material, só que bem mais barata e que não vai durar metade do tempo.

b) Couro ecológico que não é ecológico

Também é necessário ficar atento a anúncios como “peça feita de couro ecológico”, pois geralmente são feitas de poliuretano, o popular PU, que de ecológico não tem nada, pois é um derivado do petróleo. Existem alguns tipos de materiais que imitam o couro e são feitos com material reaproveitado e sustentável (como este), eliminando o sofrimento animal e o desperdício, mas ainda não são adotados em larga escala, na verdade são raras as marcas que oferecem algo assim, então fique ciente que não estarão a venda na lojinha da esquina.

c) Lã pura ou com aditivos

Dica: Verifique a Etiqueta Antes de Comprar Roupas

A lã é ainda mais complicada, existe uma infinidade de maneiras de causar equívocos quando estamos falando de tecidos feitos dessa fibra. Muitas vezes se trata de “lã acrílica” ou seja, um sintético que não tem o mesmo toque e qualidade. Em outros casos estamos tratando com tecido híbrido, pois outras fibras são adicionadas, não só para baixar o preço do tecido, mas para deixá-lo mais confortável, resistente e impermeável, o que é uma boa coisa, contudo a lã é adorada por suas propriedades térmicas, então se há menos de 35% dela na composição não vale a pena pagar um valor alto por essa roupa.

d) Lã fria

Todo homem que precisa usar um terno e entende de alfaiataria sabe que a lã fria é o melhor tecido para um traje social, pois sua capacidade de ser fresca no calor e proteger no frio é de grande valia em um país como o Brasil, principalmente se você mora em cidades de tempo inconstante, como São Paulo ou Curitiba, por exemplo.

Todo terno ou costume traz em sua etiqueta a composição verdadeira que muitas vezes é maquiada nos anúncios quando não se trata de algo nobre, para isso as lojas usam termos que confundem os compradores, como “lã tropical”. Um profissional da área me disse certa vez que a princípio este tecido era feito com uma trama de fios de lã mais aberta, permitindo que o calor do corpo se dissipasse mais rápido no verão, contudo o nome foi sendo banalizado e utilizado em qualquer tecido sintético mais leve e barato, mas que, além de te fazer levar gato por lebre, nem sempre esse custo mais baixo repassado para o cliente.

Obs: estes são apenas alguns dos materiais que você encontra nas etiquetas de roupas, eles foram citados por serem os que mais causam confusão ou por sofrerem com a desinformação.

…….

2 – Consulte informações sobre lavagem e conservação

Dica: Verifique a Etiqueta Antes de Comprar Roupas  - Lavagem

As informações sobre lavagem e conservação também influenciam na hora da compra: quem não quer gastar no pós venda, provavelmente vai evitar roupas que exijam constantemente as caras lavagens a seco; aqueles que não tem espaço arejado para deixar suas peças de vestuário não investirão em algo que exija esse tipo de ambiente. Só para lembrar, a indumentária de inverno, via de regra, é a mais exigente nesses dois quesitos.

…….

3 – Saiba a origem das roupas

Dica: Verifique a Etiqueta Antes de Comprar Roupas - Origem

Achou um suéter incrível feito por aquela grife que afirma ter suas peças feitas na Itália  por artesãos especializados e o melhor material? Pois então, antes de pagar os olhos da cara por ele, verifique a origem, é comum que peças de fabricação inferior fiquem misturadas as melhores e, embora não partilhem a excelência na fabricação, apresentem cifras semelhantes visando pegar os distraídos.

Também vale conferir a grife da roupa em lojas multimarcas, a estratégia de misturar itens de segunda linha com outros de grifes célebres é comum, assim você acaba levando uma jaqueta genérica pensando que está comprando uma roupa de sua grife preferida.

…….

4 – Verifique as instruções de uso

Dica: Verifique a Etiqueta Antes de Comprar Roupas - Instruções

Não é algo costumeiro, mas algumas roupas, calçados e acessórios possuem instruções que delimitam as situações em que o item pode ser usado. Umidade ou calor excessivo, podem prejudicar o material, então você vai, naturalmente, evitar algo que não possa te acompanhar nas ocasiões em que mais precisa.

Essas instruções devem ser levadas a sério, pois qualquer problema que resulte em troca sempre pode ter sua substituição anulada caso haja “uso indevido do produto”, ou seja, você não leu a etiqueta e foi nadar com um relógio que não era a prova d’água!

…….

Nota do autor

Como você pode notar, há muito a se verificar nas etiquetas das roupas, da composição ao local de fabricação, e tudo isso pode influenciar sua escolha. Eu sempre dou uma geral nas tags para saber se tudo está de acordo com meu gosto e minhas necessidades, não raro acabo desistindo da compra por descobrir que o produto não me trará os benefícios que eu espero dele.

Obs: as vezes as informações sobre a roupa se encontram estampadas na parte interna da peça ou em uma etiqueta externa, comumente feita de papelão, que pode ser cortada e separada da peça, neste último caso é melhor deixá-la guardada para futuras consultas as instruções de lavagem ou restrições de uso.

Deixe uma resposta