6 Dicas de Como Usar Listras Horizontais Sem Prejudicar a Silhueta

07/04/2016 Sem comentários por

Listras Horizontais na Moda Masculina

Certamente você já ouviu muita gente falar sobre os malefícios visuais das listras horizontais na vida de quem não tem corpo de modelo europeu. Realmente, saber como usar listras horizontais – essa tendência que já perdura há uns dois anos na moda masculina – sem achatar ou alargar a silhueta é uma tarefa um pouco complicada, mas não chega a ser “rocket science” basta tomar alguns cuidados e usar truques básicos para não destacar sua barriguinha ou alargar seu quadril.

Basicamente você pode fazer 6 coisas:

1 – Forçar a verticalização

Listras Horizontais na Moda Masculina

Alguns elementos podem forçar uma visão vertical, como as linhas criadas por suspensórios, o alongamento do pescoço causado pela gola V, um cachecol simplesmente jogado em torno do pescoço ou tudo ao mesmo tempo (mas cuidado aqui, hein?!).

Obs: no exemplo da foto dobrar as barras da calça foi um péssima ideia, o jeans escuro e o sapato preto ajudariam a alongar as pernas se não houvesse essa quebra nas extremidades das pernas.

…….

2 – Usar uma camisa, blusa ou blazer para cobrir a peça parcialmente

Listras Horizontais na Moda Masculina

Outro truque é usar uma camisa ou camiseta com listras horizontais e nunca mostrá-la totalmente. Uma jaqueta, uma camisa ou um blazer aberto também ajudam a criar a ilusão de alongamento e diminuir o tamanho das listras, já um sweater gola V ou um cardigã fechado podem mostrar a peça apenas na altura do peito e chamar atenção para o rosto.

…….

3 – Usar listras só na altura do peito

Listras Horizontais na Moda Masculina

Já falamos sobre as chest stripes em outra ocasião e continuamos achando este recurso uma boa maneira de se dar bem usando listras horizontais, afinal as ditas cujas estão em um local (o tórax) em que causam uma ilusão de ampliação, mais ou menos a mesma coisa que acontece com sua barriga, mas aqui é para seu bem. ; )

…….

4 – Escolher um padrão sem cores contrastantes

Listras Horizontais na Moda Masculina

Quanto mais contraste nas listras, maior o efeito perturbador que elas exercem sobre o olhar de quem está vendo seus quilos a mais! Uma maneira de trazer esse elemento para seu look sem horizontalizar o olhar é escolhendo uma peça cujo padrão não traga um contraste que deixe tão visível as linhas como uma camiseta branca com linhas cinza ou uma marinho com linhas azuis, por exemplo.

…….

5 – Usar elementos que chamem atenção para o rosto

Listras Horizontais na Moda Masculina

Estão em alta as camisetas com bolso no peito, muitas vezes em cores fortes ou até estampados, portanto se nenhuma das outras dicas funcionar para você, essa pode ser a única opção para tentar trazer a atenção para cima. Acessórios como chapéus, cachecóis, colares e óculos também ajudam a deixar seu rosto mais atrativo para o olhar, só tome cuidado com exageros. Outra estratégia é deixar o colarinho da camisa aparecer por baixo de uma malha listrada, principalmente se a cor (da camisa) for forte ou mais clara que a do suéter.

6 – Usar listras horizontais nos acessórios

Listras Horizontais na Moda Masculina

O efeito das listras verticais nos acessórios é bem menos radical, principalmente se o conjunto está favorecendo o alongamento da silhueta, portanto não há problema algum em ter esse padrão em gravatas, cachecóis, cintos e lenços, por exemplo.

…….

Não, nunca, jamais!!!

listras-horizontais

Blazers com riscas verticais são clássicos e elegantes, mas o mesmo não vale para peças deste tipo com listras na horizontal, e não é só para quem está acima do peso, essa regra é geral, até para você que parece um palito!

listras-horizontais-cardiga-errado

Outra peça recorrente nas lojas é o cardigã com listras só na parte de baixo, destacando o abdômen nos magros e a barriga dos gordinhos. Melhor não arriscar!

…….

Opinião do autor:

É engraçado notar como as mudanças na maneira em que usamos determinados elementos da moda pode trazer a tona um padrão que até pouco tempo atrás era execrado por prejudicar a silhueta. As listras horizontais acabaram entrando em alta por causa do estilo navy, tão valorizado nos últimos anos, e acabaram se tornando parte do repertório dos homens que souberam utilizá-lo com estilo. Eu mesmo passei a usar diversas peças deste tipo e achei impressionante como um recurso visual  simples pode mudar completamente um look de uma maneira muito positiva. Outra coisa boa é que você não precisa gastar muito para aderir a tendência, basta uma camiseta listrada sozinha ou sobreposta por um blazer, colete ou jaqueta para um combo moderno e estiloso.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “6 Dicas de Como Usar Listras Horizontais Sem Prejudicar a Silhueta”

Deixe um comentário