Ray-Ban: 5 Óculos de Sol Clássicos da Marca

0

Tom Cruise com Ray-Ban AviadorExistem diversas marcas célebres de que produzem óculos de sol ou até mesmo de receituário, mas poucas se igualam a Ray-Ban em popularidade. A grife também é responsável por outro feito: colocar alguns de seus modelos dentro da lista de maiores clássicos do segmento.

Ray-Ban: 5 Óculos de Sol Clássicos da Marca

Existem 5 shapes da Ray-Ban que eu considero clássicos e icônicos, é difícil pensar e óculos de sol masculinos sem lembrar de pelo menos uns 2 desses, além disso, o homem que procura peças atemporais e versáteis sabe que a marca faz isso como poucas, confira abaixo:

1 – Ray-Ban Clubmaster

Óculos de sol Ray-Ban Clubmaster

Vamos começar por um modelo que não é original da Ray-Ban, foi desenhado pela Shuron Ltd. nos anos 40 e se tornou um sucesso de vendas instantaneamente, mas, infelizmente, nos anos 70 perdeu público para os modelos mais esportivos. Foi a Ray-Ban que resgatou o Clubmaster nos anos 80, inclusive criando o nome que virou sinônimo de óculos browline – esses com a parte de cima da armação de acetato e a de baixo de metal.

O visual inconfundível, misturando dois materiais, voltou com tudo nos anos 2000, quando deixamos para traz os esportivos de lente espelhada espalhafatosos e nos voltamos para os clássicos elegantes novamente.

…….

2 – Ray-Ban Wayfarer

Óculos de sol Ray-Ban Wayfarer

Criados em 1952 pela Bausch & Lomb, então dona da Ray-Ban, os Wayfarer trazem em seu design a assinatura da época. Se você olhar atentamente verá nele um pouco das formas presentes em carros, mobiliário e eletrodomésticos americanos da década.

Nos anos seguintes foi adotado por roqueiros e caiu no gosto jovem. É impossível assistir um filme dos anos 50 sem ver alguém usando um Wayfarer, assim como não dá para encontrar um encarte de vinil dos Ramones em que eles não estão usando o acessório.

Considerado um D frame, por causa do formato de suas lentes, tem armação grossa de acetato e dá uma pegada bad boy para quem usa. É eterno, quem tem um desses pode usar por toda vida sem se sentir fora de moda.

…….

3 – Ray-Ban Aviador

Óculos de sol Ray-Ban Aviador

É a gênese dos óculos de sol modernos! Sua origem é militar, com a Bausch & Lomb fazendo uma parceria com o coronel John A. Macready para desenvolver óculos que realmente protegessem com conforto os olhos dos pilotos da Força Aérea Americana.

O design e a funcionalidade acertaram em cheio, pois o Aviador era leve, ergonômico e charmoso. Não tardou para se tornar popular logo depois de seu lançamento em 1936.

A lente em forma de gota ou lágrima (tear drop) e a armação fina de metal são a assinatura desta lenda adotada por pessoas dos mais diversos gostos e culturas, embora os militares tenham especial predileção por eles até hoje.

…….

4 – Ray-Ban Shooter

Óculos de sol Ray-Ban Shooter

A parte mais curiosa do Ray-Ban Shooter é também o detalhe mais marcante de seu design: o aro circular entre as duas lentes. Criado para ser óculos recreacionais, o aro tinha o intuito de servir de “presilha” para o cigarro do esportista que precisava das duas mãos para apoiar a arma, fazer a mira e disparar. Não consigo deixar de achar a cena engraçada.

Outro detalhe importante do Shooter é a haste de plástico sobre a ponte, entre as sobrancelhas. Criado em 1938, pouco depois do Aviador, ele trazia mais esse diferencial, se comparado a seu irmão mais velho.

Aqui no Brasil ele também é conhecido como “Caçador”, em uma tradução bem adequada.

…….

5 – Ray-Ban The General

Óculos de sol Ray-Ban The General

Sua criação data de 1987, como uma homenagem ao Tenente Douglas Macarthur, e ele era bem parecido com o Aviador, mas sofreu um redesign recente que deixou suas lentes mais quadradas, o que, na minha opinião, adicionou uma porção de personalidade ao shape.

Outro detalhe, a haste de plástico sobre a ponte, similar a do Shooter, passou a ser de metal mais espesso que o restante da da armação, contribuindo para a originalidade do modelo.

…….

Resumo em web stories

…….

Nota do autor

Além dos modelos citados acima a Ray-Ban tem uma vasta galeria de criações que incluem lentes redondas, ovais, quadradas e, claro, as populares D frames, mas credito que estes são os modelos mais emblemáticos e lembrados, tanto pelos fãs da marca, quanto pelos aficionados em óculos escuros em geral.

…….

Mais sobre Ray-Ban e óculos de sol:

A História dos Óculos Aviador da Ray-Ban

A História do Ray-Ban Clubmaster e os Browline Glasses

Ray-Ban Apresenta o Redesign do Modelo “The General”

Deixe uma resposta