Review do Citizen Promaster NY0040 e Dicas Para Usar Relógios Tipo Diver

0

Relógios de mergulho – ou “divers”, se preferir – estão entre as preferências dos homens quando o assunto é relojoaria. Mas nem todo relógio feito para grandes profundidades é igual, temos modelos mais brutos e outros com visual ligeiramente refinado, portanto pode-se supor que fora do mar o uso dessas peças e do traje que a acompanha pode mudar.

Review do Citizen Promaster NY0040 e NY0085

Este Citizen Promaster NY0040 (também recebemos o NY0085 para teste) se encaixa na primeira categoria, a dos relógios mais brutos. Embora não esteja nem perto em tamanho de alguns clássicos nesse estilo (sua caixa tem 41,5mm de diâmetro) ele tem um visual mais rústico graças ao dial preto fosco com índices grandes e um bisel com grip bem aparente em volta do anel com números e marcações simples e fáceis de ler.

NY0085 com seu bisel "coke"vestindo uma pulseira NATO Zulu verde
Citizen Promaster NY0085 com seu bisel “coke” vestindo uma pulseira NATO Zulu verde, originalmente ele vem equipado com o bracelete de aço ou com pulseira de borracha tipo acordeom.

Falando assim pode parecer que se trata de um relógio que não agrada ao olhar, mas a verdade é que este Citizen tem muito carisma e estilo, com um quê militar que fica ainda mais aparente se você troca o bracelete de aço por uma pulseira nato verde ou cáqui.

Seu design deixa claro que se trata de um relógio ferramenta e que sua função é o trabalho outdoor, seja no mergulho (sua resistência a água é de 20 atm ou 200 metros de profundidade) ou em uma atividade física como uma trilha, escalada ou pedalada em uma estrada de terra.

Mesmo na versão NY0085 (bisel vermelho e preto) é fácil combinar o relógio com outras pulseiras como a clássica acordeon para mergulho profissional, a de nylon ou uma de couro para quem vive a vida na mesa de escritório.

Quer mais informações sobre o Citizen NY0040?

Abaixo tem minha análise detalhada da peça e algumas dicas para quem quer combinar o relógio com a roupa sem cometer nenhuma gafe:

Com disse no vídeo, esse relógio foi usado pela Marinha Italiana nos anos 90 com algumas pequenas modificações, o que prova que se trata de um autêntico “tool watch” não de um relógio cheio que “perfumarias”, mas que não aguenta o tranco.

Galeria de fotos:

Ficha técnica:

  • Caixa de aço inoxidável;
  • Dimnensões – 41,5mm de diâmetro, 46mm de pino a pino (pug to lug), 12mm de altura;
  • Bracelete de aço com 20mm de largura com extensor para roupa de mergulho;
  • Distância entre pinos (lug to lug) 46mm;
  • Calibre Miyota 8203 – automático com corda na coroa;
  • Coroa rosqueada;
  • Bilsel rotativo (anti horário) com 60 cliques;
  • Reserva de marcha de 45 horas;
  • Cristal de vidro mineral;
  • Resistência até 200 metros ou 20 atm (ISO6425);
  • Backcase rosqueado de aço inoxidável;
  • Função day/date às 3 horas;
  • Peso 94gr.

Conclusão:

Ele tem alguns pequenos contras não vou mentir, um deles é a pulseira que podia ter mais qualidade, tanto na sua versão de aço quanto na de borracha; e o bisel de 60 cliques duro e com barulho forte. Mas esses pecadilhos não chegam a ofuscar a excelente experiência que é usar o Citizen NY0040 ou o NY0085 no dia a dia. Para quem procura um autêntico diver versátil e estiloso, esta é uma ótima opção.

Onde comprar

Se você quiser adquirir algum desses modelos, entre em contato com a Fuji Relógios, nossa parceira que enviou gentilmente essas peças para review. Já adianto que o preço deles está imbatível!

Deixe uma resposta