Aproveitando o burburinho por conta do 5º filme da franquia Indiana Jones – que, diga -se de passagem, ninguém pediu – acho relevante contar aqui um a história curiosa a respeito do figurino do personagem.
Pouca gente sabe, mas antes de Harrison Ford se tornar uma estrela de Hollywood ele era um marceneiro! Nos EUA esse tipo de profissional leva muito a sério seu equipamento e condições de trabalho, e Ford era, entre outras coisas fã das botas da Alden para os dias de labuta.
Para quem não conhece, a Alden Shoe Company é uma empresa de Massachusetts fundada em 1884 por Charles H. Alden e produz botas e sapatos masculinos desde então. Os produtos da marca são de alta qualidade, inclusive é possível encontrar alguns Oxfords e botas cap toe feitas de cordovan leather fornecido desde 1930 pela Horween Leather Company, um tipo de couro lindo caríssimo que já foi comentado aqui.
Com produtos duráveis e confortáveis não foi difícil para a Alden, no começo dos anos 70, fisgar Ford como usuário constante de suas botas modelo 405, que eram compradas na Frederick’s Shoes, em Norman Oaks Califórnia.
Quando a produção de Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida começou em 1881, o figurinista do longa estava certo de que as Red Wing 1905 eram perfeitas para o personagem, mas foi Harrison Ford quem bateu o pé, dizendo que as Alden eram a melhor escolha, inclusive fez com que elas fossem compradas na Frederick’s Shoes, onde estava acostumado a ser atendido. Isso é que é cliente fiel!
É importante destacar que a Red Wing também merece elogios pela qualidade de seus sapatos, a marca é uma lenda nos EUA, mas nessa ela acabou levando a pior! Aliás, a 405 da Alden e a 1905 são parecidas e por muito tempo os fãs de Indiana Jones achavam que se tratava de uma Red Wing nas telas, ou seja, a companhia desfrutou de um certo status e acabou colhendo frutos dessa história toda no final das contas.
As botas de couro marrom de Caçadores da Arca Perdida podem não ser o item mais icônico da indumentária de Indiana Jones, mas são algo que você pode comprar em qualquer loja que trabalhe com Alden Shoe Company, desde que tenha uns 600 dólares disponíveis, é claro!
Só para matar sua curiosidade, uma Alden 405 sai, em média, por 600 dólares nos EUA, no Brasil não existe revendedor oficial da marca.
Bacana! Tem também a história de que o chapéu dele foi criado em Campinas, pelo Vicente Cury. Sou de lá e sempre ouvi sobre isso.
Segundo li a respeito, supostamente a Cury fornecia a matéria prima para a a Herbert Johnson, marca original do chapéu, em outras versões eles vendiam um chapéu sem etiqueta e a Herbert Johnson colocava o nome na peça. Vou pesquisar mais a respeito.
Abs.