Quem resolve aprender um pouco sobre moda torna-se mais um ilusionista do que um fashionista, pois uma grande parte das dicas que podem ser dadas para melhorar seu visual baseiam-se em truques ardilosos para esconder defeitos e ressaltar qualidades. No caso das camisas e camisetas com chest stripes (ou listras no peito, em bom português) nem isso acontece, a intenção mesmo é pegar uma característica que pode ser tomada como negativa e disfarçá-la para parecer melhor.
Muita gente não tem o tórax muito avantajado e vive tentando parecer mais encorpado, uma das maneiras de fazer isso é usando camisas slim levemente acinturadas – mas provavelmente você já sabia disso – a outra é usar roupas com uma listra larga (ou várias) na altura do peito, usando a ilusão de ótica para que ele pareça mais largo e você, consequentemente, mais fortinho. Para um efeito mais eficaz, dê preferência a camisas, malhas ou pólos escuras com faixas em tons claros, elas parecem diminuir a cintura, disfarçando os quilos a mais.
Para não ficar escancarado o desejo de destacar o tórax, existem pólos e camisetas totalmente listradas, cujas faixas são mais claras apenas no peito, deixando o restante discreto com tons escuros. É possível encontrar o contrário também, com peças em cores claras e listras em cores fortes que servem para focar a atenção em seu rosto e ombros, o que também é um bom recurso quando se opta por desviar o olhar de uma barriguinha de cerveja, por exemplo.
Uma última dica: as peças com listras que vão de ombro a ombro, como na primeira foto deste post, são as que mais cooperam para a ilusão de “peito largo”, mas cuidado com exageros.
Resumindo:
- Listras em camisetas, pólos e malhas na altura do tórax vão fazer com que ele pareça maior;
- Peças escuras com listras claras ainda deixam a silhueta mais enxuta;
- Peças claras com listras em cores fortes chamam atenção para o rosto e tiram de outras áreas indesejadas;
- Listras ou faixas de ombro a ombro tem causam uma ilusão de que você é ainda mais encorpado.