Conheça as Novas Queridinhas na Prática de Exercícios ao ar Livre: as Estilosas Mini Bands

0

A inclusão da prática de exercícios físicos na rotina das pessoas está ficando cada vez mais comum, ocasionada sobretudo pelo reconhecimento dos problemas voltados ao sedentarismo, como as principais doenças crônicas, a redução da mobilidade corporal, as disfunções esqueléticas relacionados à má postura e diversos outros.

Por outro lado, muitos esportes também estão ganhando formas inovadoras para os seus adeptos, ajustando-se às nossas necessidades e, consequentemente, facilitando a experiência com as variadas modalidades de ginástica e atletismo. A descentralização das academias é uma boa prova do quanto a prática de exercícios em casa e ao ar livre tem crescido.

Trazendo alto desempenho para os treinos que praticamos neste novo formato, alguns acessórios têm ganhado fama no mundo dos esportes, estimulando a boa resistência muscular, a aptidão física e a segurança na hora de desenvolver diversos esportes.

Criamos este guia completo com tudo o que você saber sobre as novas Mini bands, incluindo como elas funcionam e quais são as formas corretas de utilizá-las na execução dos seus exercícios.

O que são e por que as Mini bands ficaram tão famosas?

Handsome shirtless sportsman holding resistance, latex bands in hands. Attractive man posing during street workout. Muscular, athlete man standing, looking at camera, smiling.

Também conhecidas como faixas elásticas, as Mini bands são acessórios muito utilizados por pessoas que já conhecem os seus benefícios, dentre eles os esportistas profissionais, praticantes de musculação e também das variadas modalidades ginásticas que conhecemos.

A ampla forma de aproveitamento torna as Mini bands recursos bastante versáteis para os treinos, agregando mais dificuldade aos movimentos do corpo e estimulando a hipertrofia, a flexibilidade  e o tônus muscular, dentre outros proveitos.

É muito comum que profissionais da saúde também incluam este acessório na rotina de atendimentos fisioterápicos, já que a propriedade elástica acaba auxiliando na recuperação e na prevenção de lesões importantes do sistema esquelético, incluindo ou não a causa esportiva. A redução de dores e o fortalecimento das articulações são alguns dos resultados da sua aplicação.

Contudo, as Mini Bands ficaram realmente famosas por outras características, como a alta portabilidade, a fácil utilização e a grande versatilidade na diversificação dos treinos. Conheça um pouco mais sobre este recurso!

Os diferentes tipos de faixas elásticas

Apesar de terem propriedades bem parecidas, as faixas elásticas não são todas iguais. Cada modelo possui as suas características específicas, conforme as categorias de aplicação, a sua fabricação e a sua durabilidade. Trouxemos um pequeno resumo de cada uma das faixas existentes no mercado.

  • Hip bands: ganhando cada vez mais popularidade, as Hip bands são faixas elásticas bem parecidas com as Mini bands, mas com um maior grau de resistência e durabilidade. Geralmente são produzidas com acréscimo de tecido, sendo mais confortáveis.

 

  • Mini bands: apetrechos mais vendidos, as mini bands são as faixas compostas unicamente por látex resistente, de menor espessura e maiores que as Hip bands.

 

  • Thera bands: tendo como maior benefício o alongamento de membros, as Thera bands não são fechadas como as Mini bands ou Hip bands. Embora também sejam compostas unicamente por material elástico, elas possuem uso exclusivo para algumas modalidades de ginástica, como o Pilates, por exemplo.

Além dessas categorias, as faixas também são divididas em diversas cores, responsáveis por indicar o seu nível de resistência para o uso durante os treinos. No geral elas vão das cores amarela à cinza, sendo a primeira a mais leve, de até 4,5 KG, e a última a mais “pesada”, com 11 Kg de resistência.

Quais são os benefícios em ter este acessório em casa

As Mini bands podem ser utilizadas em diversos ambientes, seja em casa, durante um treino ao ar livre ou nas academias. Ter uma faixa elástica é sinal de uma ampla possibilidade de movimentos, incluindo os localizados.

Bem diferente dos aparelhos comuns de academia, aos quais já estamos acostumados, as faixas elásticas atuam em maior amplitude, intensificando a hipertrofia dos músculos com mais segurança e controle. Listamos algumas das vantagens de tê-la em casa:

  • Membros mais alongados
  • Prevenção de dores na coluna e nas articulações
  • Melhora do condicionamento físico
  • Mais resistência e aptidão muscular
  • Prevenção e tratamento de lesões
  • Mais segurança
  • Maior liberdade nos exercícios
  • Tônus muscular mais rápido
  • Ganho de velocidade e flexibilidade

As Mini Bands em sincronia com outros esportes

Outro ponto importante sobre as Mini bands é que elas também podem ser utilizadas para melhorar o desempenho físico em outros esportes, como é o caso da corrida, da natação, do ciclismo e até da própria caminhada ao ar livre. Também é comum o uso em academias de musculação, de ginástica e de dança.

Principalmente nos momentos de preparação para modalidades atléticas, as faixas elásticas trabalham o fortalecimento de músculos e de articulações, além do equilíbrio e o estímulo da boa postura para a sua execução. Na musculação e na dança, elas são utilizadas em simultâneo, ativando movimentos mais efetivos no ganho de massa muscular e melhorando a coordenação motora.

Quem pode utilizar as Mini bands?

Talvez o acessório mais seguro para os treinos, as Mini bands possuem uma ampla recomendação por profissionais de atividade física, podendo ser utilizadas em qualquer espaço e por qualquer pessoa com o mínimo de aptidão física, incluindo idosos e crianças, para os quais os exercícios físicos também são indicados. Ter as dicas de um(a) especialista na área é uma ótima iniciativa para ter uma vida mais saudável e livre do sedentarismo.

Conclusão

Trouxemos neste guia todas as dicas para adicionar as Mini Bands a sua rotina de treinos, obtendo alto desempenho em vários esportes e adquirindo mais versatilidade e comodidade para os seus treinos, sem depender de equipamentos grandes e de alto custo. Aproveite-as como os mais novos acessórios do mundo ‘fitness’!

Deixe uma resposta