O Look Certo: Separates e Texturas Para o Outono

Os tecidos podem trazer novas combinações de texturas para o visual masculino, deixando o look mais interessante. Experimente!

0

Uma das coisas que eu mais gosto na moda masculina é a possibilidade de jogar com texturas dos tecidos para criar algo mais interessante. Enquanto a moda feminina se baseia muito mais em cores, o minimalismo das roupas feitas para homens acabam nos dando uma alternativa que não fica nada atrás.

O outono é uma boa época para trabalhar a habilidade de misturar o visual dos tecidos de fibra natural, já que estação lança mão de muitas cores neutras, com toques mais vibrantes aqui e ali, dando destaque a matéria-prima.

Por que funciona?

A combinação de peças de alfaiataria em dois tons diferentes (conhecida na gringa como “separates“) quebra o caráter formal do traje e dá um ar casual que abre possibilidades. Em primeiro lugar, já que há um ar mais descontraído, pode-se deixar a gravata em casa, em segundo, como já disse, as texturas dos tecidos podem ser mais ousadas, atraindo o olhar sem apelar para o exagero.

Note que tanto o blazer quanto a calça são de uma fibra que tem aparência bem crua, ou seja, sem tingimento, embora isso não seja verdade necessariamente. Os tons de palha e marrom são bem ligados a estação, dando o tom do look. No bolso o detalhe do lenço passa quase despercebido, mas essa pode ter sido a ideia, adornar sem apelar! ; )

A camisa de chambrê é velha conhecida de quem lê o Canal Masculino há algum tempo, sempre costumo destacá-la como uma maneira de inserir charme casual em suas combinações e aqui não é diferente, ela vem para contrastar com as variações de marrom/bege do restante, ainda trazendo sua própria textura.

É natural ficar um pouco reticente diante de tanto tecido onde o blend de fibras está tão aparente, mas note que isso não deixou o combo extravagante, ao contrário, deu um ar natural e despojado, mas elegante.

O caimento das peças também não poderia ser melhor: o blazer sem apertos, mas destacando a cintura e modelando o tórax, a calça ajustada o suficiente para soar moderna sem beirar o ridículo.

Outro detalhe que merece atenção são os óculos. O modelo em questão é discreto, com uma armação equilibrada e cheia de personalidade que combina muito bem com o rosto do rapaz, além do aro de tartaruga caramelo, outra escolha que se alinha com a cor da alfaiataria.

Experimente…

usar sapatos derby de camurça com brogues em tons próximos aos das peças de alfaiataria para manter o clima outonal. No bolso você pode usar um lenço com tom mais vibrante, como um laranja, isso chamará atenção para a parte de cima do look e criará um bom contraste com a camisa marinho enquanto se mantém no to sobre tom dos demais itens.

Não seria a mesma coisa se…

as peças fossem lisas, o outfit ficaria bem mais formal e não tão descolado, o que demonstra o que eu disse: jogar com o tecido é tão importante quanto combinar cores.

Resumindo:

  • O homem tem muitas possibilidades de combinações de texturas de tecidos, é só prestar atenção nesse quesito;
  • Reproduzir as cores e texturas do outono é uma boa maneira de se vestir bem durante a estação;
  • Separates deixa a combinação mais casual, mas abre um leque de opções na hora de escolher seu traje;
  • Blends de fibras em cores neutras na cartela do marrom podem ser uma boa ideia para a meia estação;
  • A camisa de chambrê também contribui para o mix de texturas e faz contraste graças a sua cor;
  • Óculos estilosos com aro de tartaruga caramelo tem boa relação com o tom da alfaiataria;
  • Sapatos de camurça com cadarço não são obrigatórios, mas a pegada mais casual vai deixar o combo original e inusitado. Brogues ajudam!

…….

Não está acostumado com o conceito de “separates”? Leia também:

Dica: Alfaiataria Masculina em Dois Tons

Deixe uma resposta