Dica: Alfaiataria Masculina em Dois Tons

24/03/2014 1 comentário por

alfaiataria_masculina_dois_tonsSempre que mencionamos alfaiataria masculina pensamos em ternos e costumes, mas uma maneira mais casual de usar as peças típicas do traje formal, e até para variar um pouco o look do dia a dia, é misturando cores e tons, dessa forma você mantém o visual clássico e obtém resultados levemente casuais que continuarão adequados a diversas atividades do seu dia que pedem uma roupa mais alinhada. Veja como isso pode ser feito:

Tom sobre tom

alfaiataria_masculina_dois_tons7

Na hora de escolher as roupas, ou seja, a calça e o blazer você tem duas opções de combinações de tom sobre tom: a de alto contraste onde uma peça é bem escura e outra mais clara, e a de baixo contraste, onde as duas peças são de tons muito similares, mas com variação suficiente para que se note a diferença. Aliás, se você vai optar por esta última, cuidado com a proximidade das cores, se forem muito parecidas criarão um efeito desagradável de que você tentou criar um costume com duas peças compradas em lugares diferentes!

Cores diferentes

alfaiataria_masculina_dois_tons4

Também gera duas opções: combinação com cores complementares ou com cores análogas, para entender melhor o que isso significa leia este dois posts:

Aprendendo a Combinar Cores: Combinações Complementares

Aprendendo a Combinar Cores: Combinações Análogas

…….

Cores Neutras

alfaiataria_masculina_dois_tons2

Neste caso não tem dificuldade, apenas adicione uma peça em cor neutra e escolha outra ao seu bel prazer, seja ela também neutra ou colorida. Para entender melhor, leia este post sobre cores neutras na moda masculina:

Cores Neutras na Moda Masculina

…….

Padrão + peça lisa

alfaiataria_masculina_dois_tons3

Não são só as cores que importam, os padrões e estampas também podem fazer maravilhas pelo seu visual, um blazer Príncipe de Gales com uma calça lisa pode ser uma boa escolha!

…….

Abaixo alguns exemplos de como combinar duas peças de alfaiataria diferentes:

alfaiataria_masculina_dois_tons5

Com azul e preto fica difícil errar e se você quiser dar um ar mais austero ao combo escolha tons bem escuros.

alfaiataria_masculina_dois_tons6

Inserir uma peça cinza é apostar para ganhar, principalmente se você quer algo que não fique tão sério, mas seja fácil de combinar!

alfaiataria_masculina_dois_tons8

Os contrastes das cores complementares são ótimos para looks com um toque de cor.

alfaiataria_masculina_dois_tons9

Adicionar um colete na equação e arriscado mas pode render um resultado ainda mais interessante. No caso da foto onde ele e o blazer são listrados é importante que os padrões das duas peças tenham pesos diferentes.

alfaiataria_masculina_dois_tons10

Já que você brincou com a alfaiataria, não pare por aí, insira peças complementares para deixar o look ainda mais elaborado. Coletes, cardigãs malhas e jaquetas leves estão no páreo.

alfaiataria_masculina_dois_tons11

No calor roupas claras e feitas de tecidos bons condutores de calor são fundamentais, mas variar a cor das peças cria um visual personalizado e sofisticado.

Cuidado!

  • Peças com contraste muito forte podem chamar atenção de uma maneira negativa;
  • Ambiente de trabalho muito conservador pode não suportar este tipo de traje, antes de usar informe-se sobre o dress code. O mesmo vale para eventos importantes;
  • Cuidado para não exagerar nos acessórios, você já está quebrando dress code formal, mas mantenha-se atento a elegância;
  • Roupas de materiais muito diferentes podem render bons looks ou não, fica a seu encargo reparar se brilhos, cores e texturas estão funcionando bem juntos;
  • Se você está misturando padrões e estampas na alfaiataria, repense o uso dos mesmos em camisas, gravatas e até lenços, pois pode ficar muito carregado;

E antes que alguém me pergunte….

Os sapatos devem combinar com a calça.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

One Response to “Dica: Alfaiataria Masculina em Dois Tons”

  1. Caio says:

    Olá!
    Hoje usei as dicas sobre o terno “bicolor” e tenho que dizer: o traje fez muito sucesso!

    Obrigado pelas dicas!

Deixe um comentário