Este post bem que podia ter se encaixado na categoria “Dúvida do Leitor”, já que a toda hora alguém me pergunta sobre o uso combinado de listras na moda masculina. Embora muita gente ache errado juntar duas estampas ou padrões semelhantes, é plenamente possível fazer isso e ainda criar um look bem bacana, como o do exemplo acima.

Na Europa as listras com inspiração navy (horizontais e grossas) continuam fazendo sucesso, mas o que chama atenção é o retorno das listras verticais que tiveram seu auge em meados da década passada. Por aqui a tendência ainda se mostra tímida, mas talvez pegue embalo no próximo inverno, vamos aguardar, pois é muito difícil prever o comportamento do mercado brasileiro, ainda que ele tenha suas idiossincrasias.
Como combinar duas peças listradas na moda masculina
A combinação de dois tipos de listras é fácil:
- Junte duas listras de pesos (espessuras) diferentes, não importando sua direção (vertical ou horizontal);
- As cores não vão pesar tanto, mas o melhor é ficar com as neutras para garantir;
- Prefira usá-las para recobrir apenas o dorso, usar um tipo de listra em cima e outro embaixo faz parecer que você misturou dois conjuntos listrados diferentes e os descaracterizou;
- Não use em mais de duas peças para evitar o exagero;
- Gravatas geralmente fazem uso de listras transversais (foto) largas ou alternadas, elas são ótimas para combinar com camisas ou costumes com riscas;
- Para alongar a silhueta sempre deixe a peça com listras verticais por cima;
- Também é melhor que as duas peças tenham diferenças evidentes tanto no design, quanto no padrão. Ex: blazer escuro com listras finas claras e camiseta clara com listras médias escuras.
É bom lembrar que a combinação de listras – sejam elas horizontais, verticais ou transversais – são uma boa maneira de chamar o olhar, pois criam padrões visuais atraentes e te destacam dos demais, sem apelar para escolhas de gosto duvidoso.