O blazer mais comumente encontrado é o de dois botões, embora os modelos com apenas 1 botão estejam ganhando popularidade devido ao seu estilo moderno. Uma das coisas que agradam neste tipo de peça é a lapela alongada que deixa a silhueta mais fina e longilínea, formando um grande V que toma uma grande parte do peito, indo até a barriga.
Pouca gente sabe, mas o blazer tem dois tipos de abotoamentos: o alto e o baixo, uma diferença não muito aparente, mas que afeta o que a peça destaca em seu corpo.
O abotoamento baixo deixa a lapela longa e o corte com uma aparência moderna. É o mais desejado, principalmente pelos mais jovens, dando destaque para a área do torso.
O abotoamento alto deixa o blazer quase com aparência de um poletó de 3 botões, pois sua lapela torna-se curta e fechada, graças a isso, ela dá destaque maior ao tórax e ao rosto, mas fica com um jeitão levemente conservador em comparação a outra opção.
Quem gosta de lapelas compridas tem ainda mais uma opção no descolado blazer de apenas um botão. Aqui o efeito de alongamento torna-se ainda mais aparente, dando uma grande ênfase ao torso.
São detalhes pequenos, mas a altura do abotoamento pode ser o motivo pelo qual o blazer que você comprou não está valorizando seu corpo da maneira que você pensou que iria.
Eu ia morrer sem saber disso 😀
O de abotoamento alto parece ser melhor pra quem está acima do peso, também. 😉
João Victor,
é isso aí, geralmente os mais fechados são melhores para quem tem uma barriguinha protuberante. ; )
Abs.
Eu ganhei um de três botões e sou bem magro. tenho medo e anseio de usá-lo
Luciano,
se o blazer estiver com bom caimento, não há porque não usar.
Abs.
Parabéns Ricardo, é incrível como ninguém explica isso quando compramos, nem mesmo em lojas de marcas conceituadas. Tenho usado suas dicas para melhorar meu estilo e tem me ajudado muito. Outro dia procurava por um bom sapato para um evento mais formal e descobri que ninguém em uma loja da CNS sabia o que era um brogue ou um derby, e nunca tinham ouvido falar em oxford, lamentável.
Abs
Pois é Cláudio, impressiona o nível de despreparo dos vendedores e atendentes de lojas de moda masculina, se a gente não correr atrás, não consegue uma roupa adequada.
Abs.