Dica: Quando o Sapato Marrom Combina Com Terno Preto

09/09/2014 10 Comentários por

terno_preto_sapato_marromQualquer manual sobre combinação de sapatos com ternos (inclusive este) dirá que o calçado para ser usado com um costume preto também tem que ser da mesma cor. Então porque o rapaz da foto está usando marrom e isso não parece nenhum crime?

Os protocolos da vestimenta formal são muito rígidos e a combinação com calçados adequados serve para deixar o traje o mais sisudo e discreto possível, pois, na maioria das vezes, se destina a eventos ou momentos de trabalho onde a discrição é fundamental. Por outro lado, a partir do momento em que a gravata é deixada de lado e a roupa assume um caráter mais casual, as regras perdem sua rigidez, dando espaço para novas combinações.

Portanto, o costume preto (logo, neutro) permite o uso de um sapato marrom desde que você esteja disposto a assumir um visual totalmente casual, e neste caso ainda mais destacado pela bolsa desestruturada de couro no mesmo tom do sapato, provando que a ocasião e o estilo da roupa podem fazer com que você quebre regras sem, necessariamente, estar errado.

Onde usar: ambiente de trabalho casual que necessite de uma roupa um pouco mais elegante, coquetéis, festas casuais e baladas.

Obs: O mesmo vale para outras cores de sapato, desde que você ache que as opções de cores funcionaram bem com o costume neutro.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

10 Responses to “Dica: Quando o Sapato Marrom Combina Com Terno Preto”

  1. Bia says:

    Olá, Ricardo, adoro seus posts!

    No começo do segundo parágrafo acredito que você queira se referir aos protocolos de vestimenta formal, certo? Ficou um pouco confuso já que a ideia seguinte é de oposição e aí sim você fala sobre roupas casuais.

    Anyway, postagem interessante para encorajar os homens a tentarem imprimir mais estilo ao guarda-roupa.

  2. Rodrigo says:

    Na Copa do Mundo a comissão técnica da Bélgica usava terno preto e sapato marrom como “padrão”, achei bem interessante!
    Parabéns pelo site!!

  3. Ivan Cézanne Seara says:

    Como vai Ricardo? Caramba, eu não via a hora de um post sobre essa combinação! Aderi há muito tempo à essa casual ruptura do “estatuto do preto” e ficava imaginando se o Canal não ia dar aquela ‘moralzinha’. Gostei do post pois acho que o homem, em geral, precisa estar mais confortável sobre combinações com peças mais exclusivas (costumes, ternos etc.). Abraço!

  4. JOSE says:

    pode usar esse sapato da foto com costume (com gravata)? seria um costume cinza médio.

    • Ricardo says:

      Você pode usar com um terno cinza médio camisa e gravata, mas ficaria melhor com um sapato um pouco mais escuro, como um na cor castanha por exemplo. Para eventos muito formais o sapato preto ainda é a opção mais séria.
      Abs.

  5. Juliano says:

    Ricardo,

    Vou a um casamento como padrinho, usarei terno preto camisa verde agua e gravata na cor prata mais escura, ok.
    Pretendo usar um sapato marrom café escuro…

    o que vc me diz ?

    • Ricardo says:

      Juliano,
      como eu disse no texto o sapato marrom (mesmo escuro) só é considerado aceitável se você usá-lo em ambientes informais, em um casamento o dress code pede sapato preto tanto para costumes pretos quanto para os marinhos. Se a festa tem um tom mais informal acho que até dá para tentar, caso contrário considero o preto uma escolha mais elegante.
      Abs

  6. jackson ornelas says:

    Ola! Gostaria de saber se eu poderia usar terno preto com um sapato marrom, será que combinaria, e a cinta teria que ser marrom também?

Deixe um comentário