10 Sinais de Que Você Está se Esforçando Exageradamente Para Ter Estilo

2

A naturalidade é um dos ingredientes do estilo, quanto mais forçado você parece, menos impressiona, pois deixa clara sua intenção e desespero por aceitação desde o início.

É muito comum errar na mão quando se começa a investir em estilo pessoal e conhecimento de moda masculina, a tendência é aplicar o máximo possível de recursos fashion em um só look, mas é justamente aí que mora o perigo.

Antes continuar a leitura deste texto recomendo de familiarizar com o conceito de sprezzatura, que já foi comentado neste post. Na sequência volte aqui e veja quais são os 10 sinais de que você está se esforçando exageradamente para ter estilo que listamos abaixo:

1 – Você tenta estar no hype a todo custo

Qual a onda do momento? Não importa, você tem certeza que está dentro, pois não deixa nada passar quando o assunto é moda masculina. Então vou te contar uma novidade: nem tudo que é hype combina com você.

Meu conselho: identifique os elementos relacionados a seu estilo de vida e que funcionam para seu tipo de corpo, saiba julgar as novidades e não embarque no hype logo de cara.

…….

2 – Você sempre tenta usar cores fortes e em demasia

Outra marca de quem está se esforçando para parecer estiloso: usar cores fortes a todo momento e, geralmente, em grandes quantidades. Isso até pode atrair os olhares, mas está longe de ser uma solução concreta de estilo, na verdade está mais para o desespero!

Meu conselho: saiba dosar as cores fortes com os neutros. Se vai usar uma camisa de cor forte, adicione uma calça cinza ou marinho para equilibrar, dessa maneira você também mantém a atenção na parte certo do corpo, ou seja, da cintura para cima.

…….

3 -Você usa roupas muito formais na hora errada

Vai de blazer no churrasco do vizinho? De terno na festa da escola da filha? Menos, meu amigo, menos. Já falamos sobre o problema de estar overdressed, ou seja, vestindo roupas exageradas para um ocasião simples, casual e relax.

Meu conselho: antes de sair de casa pense no local a ser frequentado e como as pessoas estarão vestidas evento, tente estar bem vestido, mas se mesclar ao mesmo tempo, contudo não deixe o mau gosto e a falta de educação do brasileiro vencer, se o dress code pede algo elegante e formal, mas poucos estão respeitando, siga a etiqueta e arrase!

…….

4 – Você usa acessórios demais

Acessórios são um termômetro do desespero do homem que quer ser estiloso a todo custo. O raciocínio é sempre “quanto mais melhor”, mas não é bem assim, muitas vezes a roupa está tão bacana que um acessório pode tirar toda a harmonia que foi conquistada ou jogar o foco no lugar errado.

Meu conselho: antes de sair de casa analise a quantidade, o peso e a posição de cada acessório. Alguns são muito chamativos, outros podem estar em grande número, existem ainda os que são diferentes, mas estão concentrados em uma mesma redião do corpo. Se sentir exagero, mande alguns deles de volta para a gaveta.

…….

5 – Você copia tudo que vê nas redes sociais

As redes sociais são uma grande inspiração e aposto que você segue um bom número de perfis voltados para moda masculina, contudo, nem tudo o que aparece no seu feed serve para você ou deve ser levado a risca, muito nem se encaixa no nosso cotidiano ou no seu estilo.

Meu conselho: continue seguindo seus perfis preferidos, mas saiba julgar o que pode ser incorporado a seu guarda-roupas e o que é apenas uma referência visual interessante. Também é importante saber adaptar o que é bacana para seu dia a dia, não apenas copiar tudo que aparece indiscriminadamente.

…….

6 – Você tenta ser notado a todo custo

Tem sempre o cara que não perde a oportunidade de aparecer, seja usando algo vistoso ( e não de uma maneira positiva) seja tentando passar o tempo todo a vista, como se estivesse desfilando. Os dois casos são deprimentes, não?

Meu conselho: se você é um cara que tem estilo, elegância e bom gosto será notado de qualquer maneira. Fique na sua, capriche no visual, mas mantenha-se discreto.

…….

7 – Você fica arrumando a roupa a todo momento

Isso é comum com que usa chapéu: ficar arrumando a peça e verificando no espelho ou qualquer superfície reflexiva se o look está perfeito, tem também o cara que arruma a gravata a cada 10 segundos, o fulano que não se decide se usa o blazer abotoado ou aberto, entre outros. O problema é que isso mostra o quanto você está inseguro com sua roupa e o quanto quer agradar a todo custo.

Meu conselho: saiba o que é melhor para você e mantenha essa escolha. Se ainda não domina uma peça que acabou de adquirir, treine usá-la em casa antes. Se a gravata sai a toda hora do lugar, talvez seja a hora de comprar um prendedor. Saia de casa em paz com as suas roupas, não dê espaço para insegurança, todo mundo acaba notando.

…….

8 – Você usa uma peça de roupa ou traje só porque é diferente

Aquela jaqueta com estampas tropicais e cores contrastantes não vai te transformar no cara mais estiloso da cidade de uma hora para outra. O estilo geralmente impressiona pelo seu bom gosto, arrojo e criatividade, não pela estranheza.

Meu conselho: aposte no clássico e atemporal para não errar nunca, mas tenha conhecimento de moda suficiente para dar seu toque pessoal sem queimar o que poderia ser um bom look.

…….

9 – Você quer comprar todas as novidades da moda

Não caia na ilusão que o que te falta são roupas. Você pode ter todas as tendências, mas elas não te servirão de nada se você não sabe como usá-las ou compra peças com caimento ruim e qualidade idem.

Meu conselho: comece com o fundamental (leia sobre guarda-roupas cápsula) e quando achar confortável coloque algumas peças mais ousadas em seu repertório, elas vão ajudar a criar seu estilo pessoal.

…….

10 – Você só usa roupa de grifes caras e famosas

Vou te contar uma novidade: esse mundo não existe mais! Ainda temos muitas marcas famosas fazendo roupa de qualidade? Sim, claro! Mas também temos pequenos produtores fazendo roupas incríveis por preços bem mais acessíveis. Se você precisa de etiqueta para impressionar, não é estiloso, apenas rico.

Meu conselho: pesquise muito antes de comprar, as vezes você encontra um grife pequena local oferecendo uma peça com qualidade excepcional por um quinto do valor da grife europeia. No fim das contas o que conta é a composição, como você combina o que tem, não o logo no lado esquerdo do peito.

…….

Nota final:

Como você pôde ver, o estilo não está só nas roupas e na maneira como você as combina, mas também em suas atitudes, ou seja, exagerar e mostrar insegurança pode arruinar suas boas intenções.

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta