A jaqueta jeans masculina é uma das poucas peças que eu acredito que todo homem tem que ter em seu guarda-roupas, ela é ideal para dar um toque mais despojado e descontraído a qualquer look e, se bem combinada, pode ser usada em diversas ocasiões.
Neste post daremos algumas ideias de como usar a jaqueta jeans – com ênfase no modelo trucker, o mais tradicional – veja abaixo:
10 looks provam que a jaqueta jeans masculina é versátil
1 – Começando pelo básico
Sendo a jaqueta trucker jeans um item básico é mais do que óbvio que ela vai funcionar bem com chinos, camisetas, camisas de algodão, tênis discretos, moletons de mescla, blusas navy, etc. Basicamente é só ir criando looks fazendo rodízio dessas peças, errar é difícil.
…….
2 – Jaqueta jeans masculina sobreposta por colete de nylon
Outro item que é uma verdadeira mão na roda é o colete de nylon, seu visual sport/adventure cai muito bem com a jaqueta jeans e outros itens que trafegam entre o urbano e o rústico como botas moc toe, calças cargo, camisas xadrez ou até algo mais básico como uma camisa xadrez ou uma malha simples.
…….
3 – Jaqueta jeans masculina sobreposta por blazer de lã
Sobrepor a jaqueta jeans com um blazer de lã é uma forma criativa de usar a peça e sair do lugar comum. Ela pode ser uma intrusa, quebrando o look formal só com itens de alfaiataria (foto acima) ou pode entrar no combo casual onde o blazer é a roupa mais sofisticada.
…….
4 – Pode com bermuda? Pode sim!
Nos dias de outono em cidades de temperatura amena ou locais cujo inverno não é tão intenso, a jaqueta jeans pode ser o companheiro de fim de tarde, protegendo sem tirar a leveza e o conforto da combinação.
…….
5 – Quebrando o “total black”
Para quem gosta de roupas pretas, mas acha o look “total black” repetitivo e/ou enjoativo, a jaqueta jeans masculina surge como uma boa alternativa para quebrar o visual todo preto e inserir um ponto de interesse para o olhar que fique próximo do rosto.
…….
6 – Jaqueta jeans masculina no combo com pegada profissional
Para quem em a sorte de trabalhar em um ambiente onde há uma certa tolerância para roupas casuais, ou seja, que dispensa o terno e gravata, há a possibilidade de usar a jaqueta jeans fazendo as vezes do blazer, mas, obviamente, com um jeitão muito mais despojado.
Apenas cuide para não parecer muito “a vontade”, use itens casuais, mas elegantes, como a camisa de colarinho americano e a calça chino.
…….
7 – Jaqueta jeans masculina com camisa xadrez
Eis duas roupas masculinas que nasceram uma para outra! Ambas são clássicas, se equilibram entre o urbano e o rústico, e tem um estilo despojado que combina com qualquer um. Para acompanhar é possível adicionar uma peça neutra como uma chino bege ou uma calça de alfaiataria cinza médio ou manter a sarja preta do exemplo acima, embora até um jeans tradicional caia bem aqui.
…….
8 – Jaqueta puffer sobrepondo a trucker jeans
Assim como o contraste do colete de nylon e a jaqueta jeans funciona bem, o mesmo pode ser dito da peça de denim sendo sobreposta por uma puffer jacket, item que vem se destacado nas últimas temporadas. Se você tem uma dessas no armário pode experimentar a combinação, aposto que fará sucesso!
…….
9 – Com colete em combo casual
Como grande fã do colete de alfaiataria não podia deixar passar essa composição que funciona ainda melhor com uma camisa xadrez por baixo – pode ser um aprimoramento visual do item 7, se você quiser.
Os coletes com tecido mesclado ou “espinha de peixe” (foto) dão um toque mais rústico, enquanto os de lã fria lisa são mais sofisticados e podem ficar melhores com camisas lisas de algodão.
…….
10 – Com camisa jeans ou camisa de chambray
Fazer um double jeans na parte de cima não é má ideia! Você pode usar uma camisa de denim ou de chambray (foto) que tem a aparência bem similar ao jeans, apenas escolha uma peça que seja em tom diferente da jaqueta, de preferência mais claro, e uma gravata mais escura que a camisa, dessa maneira a probabilidade de errar é bem baixa. ; )
…….
Dicas adicionais:
- Cuidado com jaquetas com muitos elementos visuais, rasgos, lavagens fortes, etc., são as mais difíceis de combinar e marcam muito;
- Certifique-se que a jaqueta, mesmo que você prefira usar aberta, possa ser abotoada, isso mostra que seu tamanho está correto;
- As jaquetas de moletom imitando jeans são bacanas, mas o caimento e a durabilidade não são a mesma coisa, pense nisso antes de comprar uma;
- Para combinar calcas e jaquetas do mesmo tecido (denim) a regra é simples, escolha duas peças que tem algo em comum e algo diferente. Aqui eu explico melhor.
…….
Olá, Ricardo.
Gostaria muito de uma dica sua. Há uns anos já acesso o canal. Acabei encontrando quando fui à procura de um novo guarda-roupa, antes montado por mãe e irmã. Deixei a jaqueta como uma das últimas peças, pois onde moro não faz frio nunca. Nem um pouco! Recentemente comprei uma trucker da Levi’s sem lavagem. Na compra fechei-a, observei a altura no quadril e onde ficava no ombro. Até então tudo bem. Mas usando acabei incomodado nos braços, bem Próximo à axila . Não sei se é por estar muito nova e ser “crua” (sem lavagem), ela estar muito dura ainda, ou se ela permanecerá assim mesmo. Estou com receio em mantê-la e gostaria de sua opinião: devo procurar outra?
Em tempo, ela passa um pouco no pulso e sou um pouco mais forte, o braço fica um pouco apertado para dobrar. Não encontro costureiras que façam o ajuste da manga (o pulso), uma delas disse que não tinha a máquina correta. É possível fazer esse ajuste?
Acabei esquecendo, é difícil fechar os braços como num abraço.
Olá Victor!
O comprimento dos braços não é tão fundamental assim, eu mesmo tenho algumas jaquetas mais longas, se não quiser ajustar, tudo bem. No blazer isso é necessário para deixar parte da camisa a mostra e alongar os braços, portanto se você não conseguir ajustar as mangas não tem problema. A parte mais preocupante é o fato de não conseguir movimentar os braços direito, isso pode indicar que a peça está muito justa nos ombros e isso pode ter sido agravado devido jeans cru e sem elastano.
Eu amo as truckers da Levi’s, mas nem eles conseguem fazer uma jaqueta que caiba em todo mundo, pelo menos não até agora, porque a calça Curve ID (feminina) – hoje incorporada a linha normal – foi a invenção do século! Quem sabe mais para frente não surge uma jaqueta com diversas modelagens.
Pelo que você descreveu do seu tipo físico, provavelmente você precisaria de uma jaqueta maior ou com um pouco de elastano na composição, assim não teria desconforto nos movimentos.
Meus conselhos:
Abs.
Opa, Ricardo!
Voltei para deixar meu agradecimento pela resposta. Realmente muito obrigado, não esperava um retorno tão imediato. O Canal Masculino tem me ajudado bastante. De longe o melhor canal sobre o assunto na minha opinião.
Aproveito para sugerir um post/pedir uma dica: em algum dos podcasts (não lembro mais qual hehe) foi falado sobre o que seguimos no Instagram, queria algumas indicações fora do âmbito da moda. Algo como os gestores, artistas… pessoas que valham a pena seguir. Tenho 25 anos, e não faço muito uso das redes sociais, acabo ficando meio perdido. Na realidade entrei no Instagram pelo Canal Masculino e influência da namorada.
Deixo também uma dica, principalmente para quem faz atividades ao ar livre. Encontrei ocasionalmente um aplicativo que ajuda na proteção dos raios UV. É o UVLens. Nele é possível verificar o índice de radiação UV durante o dia, configurar o app de acordo com sua pele, com a atividade debaixo do sol, verificar como se proteger e ser notificado quando reaplicar o protetor.
Ah, sobre a jaqueta, decidi mantê-la. Acabei de voltar de férias e descobri que aumentei 10kg nesse período. Estou na esperança de que este seja o principal problema. Quanto a manga, não irei modificar. Ao menos por enquanto. Não fica muito longa, nem chega realmente a incomodar ou atrapalhar a silhueta.
Forte abraço!