Apesar de ser uma dúvida para a maioria dos homens, qualquer busca na internet por um texto que ensine a combinar jeans com jeans fatalmente trará em seu conteúdo uma regra básica e imutável (até segunda ordem) que parece se aplicar perfeitamente na moda masculina e que tomaremos como ponto de partida:
“Para combinar duas peças em denim basta que elas tenham uma característica em comum e outra que as diferencie.”
Isso vale para camisas, calças, coletes, blazers, bermudas e o que mais você imaginar que use a invenção de Levi Strauss como matéria prima. Para melhorar o entendimento vamos para um guia visual:
Exemplo 1
Igual: camisa jeans lisa com jeans bruto, ambos sem lavagem – Diferente: Camisa clara com calça escura
…….
Exemplo 2
Igual: lavagem do jeans, tanto na camisa quanto na calça – Diferente: as cores do denim em ambos os casos
…….
Exemplo 3
Igual: cores muito próximas, quase idênticas – Diferente: camisa com lavagem combinada com calça de jeans cru.
…….
Exemplo 4
Igual: lavagem das 3 peças – Diferente: cada item tem um tom de azul.
…….
Fácil, não? Se a camisa e azul claro com rasgados, a calça tem que ser ou azul claro sem os mesmos efeitos ou azul marinho com rasgos semelhantes, e por aí vai, é só decorar a regra, certo? Infelizmente não, veja a imagem abaixo:
Exceção 1
Talvez você conheça o Adam Gallagher, um blogueiro conhecidíssimo pelo seu estilo e bom gosto, não acredito que ele daria uma gafe dessas. E não deu, as duas peças são quase idênticas, mas a jaqueta de couro serviu para quebrar o excesso de marinho e tirar a atenção do seu olhar para o jeans, criando um novo ponto focal!
…….
Exceção 2
Olha! Até o Leonardo DiCaprio pisando na bola, ou quase isso, já que o jeans apresenta a mesma lavagem, mas ela é muito mais intensa na jaqueta do que na calça. Mas na teoria não passaria pelo crivo das regras descritas anteriormente.
……
Exceção 3
Mais um caso de jeans praticamente idênticos se não fosse o tratamento resinado da jaqueta que dá a peça uma reflexão de luz diferente da calça, fazendo com que as duas roupas coexistam em paz.
…….
Dicas complementares
Veja abaixo a galeria de fotos, elas podem render uma boa inspiração para criar seus próprios looks:
Conclusão
As regras até que funcionam bem, mas o homem com estilo sabe quando testar novas combinações, mesmo que elas não se encaixem nas convenções e tendências da época.
Ótima postagem.
Ótima postagem! Eu seguia essas regras extintivamente, eu acho. Usando uma jaqueta jeans e calça cinza de tons muito próximos, todavia com detalhes mais chamativos para a jaqueta e a calça mais básica.