Jeans X Chinos: Qual Dessas Calças é a melhor escolha?

2

Antes monopolizado pela calça jeans, hoje o guarda-roupas masculino reserva espaço para outra peça clássica: a calça chino. Com seu uso cada vez mais difundido, o homem está se acostumando a pensar mais nela na hora de escolher o que vai vestir, gerando até um certo debate sobre qual seria a calça mais importante de ser ter hoje. Essa é uma dúvida que eu posso te responder de antemão, a melhor calça é a que atende completamente suas necessidades, ou o mais próximo disso, mesmo assim não custa nada examinar alguns quesitos que pesam na hora de escolher um jeans ou uma chino.

Antes de qualquer coisa, veja abaixo as principais características dessas peças que ajudam a diferenciá-las:

Características das calças jeans masculinas:

  • Feitas de um tipo de sarja mais pesada e resistente;
  • Bolsos reforçados com rebites;
  • 5 bolsos na maioria dos casos, com os traseiros tipo patch (costurados por fora);
  • Costuras aparentes em cores contrastantes;
  • Grande variedade de tons;
  • Diversidade de caimentos grande;
  • Possui passantes para cinto e os botões geralmente são de metal.

Características das calças chino masculinas:

  • Feitas de algodão, na verdade um tipo de sarja leve que alguns chamam de tecido chino;
  • Reforçada em alguns pontos específicos em alguns casos (não é regra);
  • 4 bolsos, sendo os frontais tipo faca e os traseiros embutidos;
  • Não se vê a maioria das costuras da calça;
  • Grande variedade de cores;
  • Possui 3 caimentos básicos (confort, slim fit e skinny);
  • Possui passantes para cinto e os botões geralmente são de resina.

Jeans X Chinos: Qual dessas calças é a melhor escolha?

O que conta nesse caso? É a aparência? Oferta de cores? Versatilidade? Na verdade é um pouco de tudo, por isso montei um comparativo com 13 características que essas calças apresentam e comparei de perto para matar a curiosidade. Veja abaixo:

1 – Versatilidade

Ambas são calças bem versáteis, mas a chino tem uma leve vantagem aqui. Enquanto os jeans podem compor um traje super casual, mas seriam um “downgrade” na roupa de escritório, a chino consegue manter o business casual em um patamar extremamente respeitável, tanto que fora do Brasil muitas empresas não permitem o jeans, mas essa calça de sarja é amplamente aceita.

Resultado: a chino vence (por pouco!)

…….

2 – Durabilidade

Basicamente ambas são calças de sarja, mas o denim é um material mais espesso e o tecido chino, como alguns chamam a sarja da calça chino, é mais leve, logo não tão durável. É comum ver uma chino bem usada com aquela carinha de velha, enquanto os jeans vão pelo outro lado, eles ganham marcas de uso, mas continuam inteiros por muito mais tempo.

Resultado: o jeans vence

…….

3 – Modelagens

A calça chino atualmente é mais encontrada na modelagem skinny e slim fit, mas algumas marcas ainda produzem essa calça no formato confort fit. O denim nesse quesito é imbatível, temos slim, tapered, loose, straight, skinny, entre outras, além de variações na altura da cintura que podem mudar a maneira como a peça veste.

Resultado: o jeans vence

……..

4 – Lavagens e efeitos

Aqui é até covardia, os jeans tem áreas mais claras puídos, rasgos, estonados, “bigodes de gato” e afins, enquanto a chino é vendida em cor plana ou, em casos especiais, levemente estonada. Mas também temos que ser justos: essa não é a proposta de clássica sarja militar, justamente por isso ela é mais aceita em ambientes formais, assim não tem bagunça.

De qualquer forma, se o cara procura variedade visual…

Resultado: o jeans vence

…….

5 – Variedade de cores

Aqui temos uma virada da chino! Digo virada porque se comparássemos as duas peças há 30 anos elas empatariam, mas hoje a chino pode ser encontrada em praticamente qualquer cor, agradando a gregos e troianos, já o jeans mantém seu azul clássico (no máximo um gray jeans) que tem vantagem em riqueza de tonalidades… ops, spoilers, veja o próximo item…

Resultado: a chino vence

…….

6 – Variedade de tonalidades

Nas tonalidades de azul o jeans mostra uma gama absurda que vai do light jeans até o dark denim. A chino tem boas opções de cor, mas as variações geralmente acontecem dentro da paleta de beges ou cinzas e não são tão abundantes assim.

Resultado: o jeans vence

…….

7 – Resistência

Por ser mais espesso e forte o jeans tem vantagem sobre a chino nesse quesito. Depois de algum tempo a chino começa as e mostrar desgastada, tem maior tendência a puídos e até pode perder um pouco de sua modelagem, aliás, o próprio acabamento da calça jeans já mostra que ela é feita para durar, com todos seus reforços e costuras duplas.

Resultado: o jeans vence

…….

8 – Manutenção

No quesito consertos e ajustes creio que nenhuma das duas leva vantagem, na hora de lavar também não há nenhuma necessidade especial de qualquer um dos lados, embora eu esteja convicto que a lavagem a seco seria melhor para a “saúde” da chino, estendendo sua longevidade.

O que pesa, na minha opinião, é que o tecido da chino, por ser mais delicado, suja mais ou com mais facilidade, enquanto o denim muitas vezes pode ser limpo com uns tapinhas para tirar a poeira, mesmo nas versões com cores claras.

Resultado: o jeans vence (por pouco!)

…….

9 – Design

A tendência minimalista atual nos faz olhar para a chino com mais interesse, mas, como disse, isso é uma tendência que ninguém sabe quanto pode durar. Eu acho bastante elegante o fato de não se ver suas costuras, mas também acho curioso gostar do jeans justamente por suas costuras e detalhes clássicos. No fim das contas as duas funcionam, visualmente falando, então não acho possível escolher uma vencedora.

Resultado: empate!

…….

10 – História

A chino ganhou notoriedade por causa dos militares, suas cores tem relação com a camuflagem no deserto, por isso a escolha do cáqui. O jeans tem relação com a corrida do ouro na Califórnia e a necessidade de uma peça de roupa super resistente, ou seja, era um item de workwear originalmente.

Admito que as duas tem uma história interessante, mas a trajetória da calça jeans no século XX é muito mais rica, fazendo parte da cultura pop e do nascimento da moda jovem.

Resultado: o jeans vence.

…….

11 – Conforto (toque, temperatura, etc)

O elastano chegou com “game changer”, antes dessa fibra ser mesclada aos tecidos eles se apresentavam bem menos maleáveis que atualmente, e isso vale tanto para a calça chino quanto para o jeans. Mesmo assim a sarja leve se apresenta mais fresca, suave e confortável que o pesado denim até em suas versões de menor gramatura.

Resultado: a chino vence.

…….

12 – Personalidade

Aqui o jeans vence com folga, não só pelos inúmeros efeitos de lavagem que podem ser aplicados, mas também pelo fato que mudar seu visual com o passar dos anos, as vezes ficando até mais interessante! Como já comentei anteriormente, a chino é atraente dentro do conceito minimalista e em momentos um pouco mais formais, justamente por isso seu envelhecimento não é apreciado, e, quando novas, todas as calças desse modelo tem quase a mesma cara, não há nada muito diferente a se oferecer.

Resultado: o jeans vence.

…….

13 – Público e popularidade

Nas últimas décadas a calça chino tem conquistado o público jovem, pois até os anos 90 era considerada uma indumentária mais séria, logo, voltada para trabalho ou pessoas mais velhas.

Com a mudança em seu fit e a chegada de uma gama de cores atraente era uma questão de tempo até a faixa etária de seus usuários cair, ainda assim, ela não tem metade da popularidade dos jeans, basta contar em um lugar público quantas pessoas estão usando uma e outra ou verificar nas grandes lojas a oferta dos dois modelos, pois geralmente existe todo um setor para os jeans enquanto as chinos mal preenchem uma arara.

Resultado: o jeans vence.

…….

14 – Custo-benefício

Aqui temos outro empate. Tanto jeans quanto chino podem ser encontradas em qualquer faixa de preço e, na maioria dos casos, você vai pagar pelo que está levando, ou seja, a calça barata vai deixar a desejar em alguns pontos e as peças mais caras vão pesar no bolso, mas vão te entregar um produto de maior valor geral.

Resultado: empate

…….

Resultado final:

O jeans vence 9 a 3, sendo que 2 quesitos terminam empatados. Mas se você é fã da calça chino não precisa ficar chateado, embora o denim tenha vencido a maior parte dos embates, não foi de lavada, a competidora estava ali, cabeça a cabeça, masi um pouco e teríamos um empate técnico. ; )

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta