Combinar cores é o “calcanhar de Aquiles” de muitos homens, seja por inexperiência, falta de conhecimento ou a simples preguiça de colocar a massa cinzenta para funcionar.
Você pode resolver isso estudando harmonias cromáticas e conhecendo melhor o círculo cromático (algo que já explicamos aqui, aqui, aqui e aqui) ou simplesmente pode guardar referências visuais de boas combinações para usá-las no futuro, eu mesmo tenho meus dias em que apelo para as combinações que tenho guardadas na cabeça.
7 Combinações de cores simples para looks masculinos
Selecionei aqui algumas das minhas preferidas e que mais podem causar identificação com o estilo de se vestir do homem atual, tê-las por perto pode te salvar nos dias que a criatividade está em baixa, assim como em um momento onde há pouco tempo para pensar, mas o look tem que sair perfeito, veja abaixo:
1 – Combinação com marinho, marrom e bege
Marinho e bege podem ser consideradas cores complementares, sendo assim, tem bom contraste, junte uma pitada de marrom para um look impactante, tanto no casual quanto no formal.
Basicamente esse look todo está neutro (marrom, bege, marinho), então você pode adicionar qualquer cor que goste aí sem medo, a gravata, por exemplo, ficaria muito bem na cor vinho.
…….
2 – Combinação com marinho, marrom e burgundy
Marinho e o marrom podem ser combinados com o burgundy para criar uma palheta invernal e sofisticada, mesmo em looks rústicos. Experimente também vinho ou marrom avermelhado.
E não serve apenas para o inverno essa palheta, experimente uma polo burgundy ou vinho com uma bermuda marinho e um calçado mais aberto, tipo um penny loafer marrom, para um dia mais quente.
…….
3 – Combinação com camelo, marrom e cinza
Cinza medio ou claro é neutro aceita qualquer cor acompanhando. Aqui a opção foi por um tom sobre tom de marrom e um tom chamado em alguns casos de caramelo ou camelo em outros.
Beges e marrons combinados com cinza médio são uma escolha bem moderna e masculina, mas você pode escolher tons mais próximos do café ou chocolate para um look mais sério.
…….
4 – Combinação com azul claro, chocolate e cinza
Mais cinza, mas aqui o destaque vai para o belo contraste entre esse cardigan e a camisa azul claro. Note como a gravata faz tom sobre tom com os outros itens e amarra o look.
Bom contraste, variedade tons e criatividade, esse combo vale ser guardado como referência para quem acha que roupa de escritório só leva preto e branco. Os tons de marrom aí poderiam também ser trocados por vinho, ficaria até melhor.
…….
5 – Combinação com verde oliva, bege e cinza
Cinza e bege, mais duas neutras, então o verde entra sem entrar em conflito ou desequilibrar, garantindo um atrativo visual para a parte de cima do look.
Troque o casaco de nylon por um blazer ou por uma jaqueta com pegada militar, essa combinação vai de um estilo ao outro sem deixar de impressionar. Use o calçado para dar o “mood”, uma bota mais pesada, por exemplo, combinaria com uma jaqueta militar.
…….
6 – Combinação com marrom camurça, laranja e preto
As duas peças de cima em ajudam a chamar atenção para o rosto e as calças pretas garantem a que o olhar não se fixe nos tênis. Boa combinação para inverno e outono.
O preto ajuda a dar destaque ao dorso, mas se os tênis brancos são demais para você troque-os por uma bota estilosa em tom similar ao da jaqueta.
…….
7 – Combinação com azul, verde menta e bege
Um ponto interessante aqui é que a camisa não é azul claro, mas uma mescla de marinho e branco em xadrez pequeno, a distância parece um tom claro de azul.
A calça chino em um verde tipo “menta” é minha dica para quem quer sair dos neutros básicos da chino (bege, marinho, cinza), o tom suave de verde deixa o look leve e serve tanto para inverno quanto para verão.
Nesse combo eu só mudaria o sapato para algo mais imponente, mas aplaudo o fato do autor do look ter se preocupado em escolher uma cor de calçado que conversa com o restante das roupas.
…….
(Importante) Dica final:
Não é só a combinação de cores, mas também a composição feita com as peças. Pode acontecer de você montar seu combo e não gostar, mas isso pode não ser um problema das cores e sim da maneira como elas estão distribuídas no look (com certos tons dominando mais que outros) ou mesmo o tipo da peça ou estilo da roupa que não favorece seu tipo físico ou traz conflitos visuais que fogem a sua expectativa.
Então a dica aqui é simples: se não está agradando experimente trocar a ordem das peças ou o tipo de item que está sendo combinado, uma jaqueta com caimento errado, por exemplo, pode ser a fonte de sua insatisfação, não o esquema de cores.
Eu nunca gostei de verde, mas as combinações com bege e cinza me agrada muito hoje em dia.
Excelente artigo, Ricardo.