10 Cuidados Para Não Ficar “Underdressed”

0

10 Cuidados Para Não Ficar "Underdressed"

Eu até podia tentar traduzir “underdressed” como “mal vestido”, mas não seria uma definição exata para este termo, já que não se trata exatamente de estar mal vestido, mas de estar vestido inadequadamente para um determinada ocasião.

Pessoas que se vestem de maneira muito simples são mais propensos ao underdressed, sobretudo em momentos que uma roupa mais formal é exigida e, vez por outra, pisam na bola na hora de cumprir com o código de vestimenta de um evento.

10 cuidados para não ficar “underdressed”

Para não passar por estas saias-justas basta seguir os passos enumerados abaixo:

1 – Fique de olho no dress code

Seja em uma festa sofisticada ou em uma empresa mais exigente, é sempre inteligente perguntar pelo dress code do local e seguí-lo com o maior rigor possível, assim você não corre o risco de relaxar e dispensar uma peça ou duas achando que está tudo bem.

…….

2 – Onde? Quando? Quem?

Saber o local, a data e quem são os convidados também é uma boa maneira de acertar na roupa. Se o evento é em um lugar chique, no ano novo e os convidados são pessoas elegantes você sabe que tem que estar muito bem vestido , mas pode usar branco, por exemplo, um traje totalmente diferente do que você usaria no churrasco de Carnaval na casa de praia de um dos seus parceiros de truco.

…….

3 – Repare se não está faltando nada

O diabo mora nos detalhes! Não deixe de lado a gravata, há quem por falta de costume exclua o acessório do traje. Sapatos também são um ponto importante, mocassins e oxfords são para ocasiões diferentes, o primeiro é casual, o segundo, quando de couro e bem engraxado, acompanha terno e gravata em casamentos. Cintos são acessórios apreciados em qualquer look, não os dispense só por preguiça o mania de simplificar.

…….

4 – Faça um último checkout

Aquela última olhada no espelho antes de sair pode ser o momento crucial, quando você se dá conta de que está vestindo algo muito simples para uma ocasião especial.

…….

5 – Escolha uma peça sofisticada

Se a ocasião não tem um dress code definido e tudo fica por conta da adivinhação, o melhor é, mesmo em um look simples, ter uma peça mais sofisticada, como um blazer básico, mas com bom tecido e caimento perfeito ou um sapato estiloso e discreto, esses itens sempre dão um upgrade no look sem que você tenha que abrir mão do seu estilo básico.

…….

6 – Crie um ponto focal

Outro recurso interessante é jogar a atenção das pessoas para um ponto específico da combinação, preferencialmente perto do rosto. Um casaco com um detalhe na gola, o lenço de bolso ou o prendedor de gravata fazem bem esse trabalho. Se a roupa é mais simples você pode optar por óculos escuros estiloso, uma camisa ou camiseta com um padrão bonito, cachecóis, colares e até um chapéu. O que nos leva ao próximo tópico…

…….

7 – Acessórios, por favor!

Como dito no item anterior, acessórios criam pontos de interesse no combo e fazem com que ele pareça mais elaborado do que é na verdade. Você pode continuar sendo um cara básico, mesmo se incluir um belo relógio ou óculos com armação vistosa.

…….

8 – Simplicidade com bom gosto

Mesmo em momentos onde é possível usar algo bem despojado a roupa deve ser de bom gosto, não é porque você foi convidado para algo descontraído que há desculpa para vestir a camisa do timão e trocar os tênis por um par de chinelos velhos.

…….

9 – Evite ser muito casual

Essa é uma característica de todo brasileiro, seja ele bem vestido ou não: a mania de achar que tudo é mais casual do que realmente é! Sempre rola o “eu sei que a festa é rigor, mas acho que não tem problema ir de chino e polo” ou “o cliente é de uma empresa super conservadora, mas ele sabe que eu sou da área de criação e meu estilo é jeans e camiseta”. Se você pensa assim, sinto muito, mas essa permissividade só existe na sua cabeça.

…….

10 – Peça uma opinião externa

Mal não vai fazer, principalmente se for mulher, pois elas são mais atentas ao que as pessoas vestem em determinados ambientes, o homem tende a achar que é tudo exagero ou, convenientemente, que isso não se aplica a ele. Se tiver um amigo crítico por perto também é uma boa!

Leitura complementar:

10 Cuidados Para Não Estar “Overdressed”

Deixe uma resposta