10 Acessórios Para Dar Um Upgrade no Terno

1

Se você pensa no terno ou costume como um traje que só aceita como acompanhamento a camisa, gravata, sapato e cinto, precisa rever seus conceitos. Além da visões mais modernas do traje, com tênis e camiseta, existem diversos acessórios que podem mudar significativamente o look formal sem nem ao menos pender para a informalidade.

Alguns deles são só ornamentos, outros tem uma real função, como proteger do sol, da chuva ou do frio. De qualquer maneira todos eles servem para dar esse upgrade visual no seu costume, seja no ambiente de trabalho ou em uma ocasião especial.

10 acessórios para dar um upgrade no terno

Obs: Todos os acessórios sugeridos aqui imaginam um cenário com o terno ou costuma sendo usado da maneira clássica, com camisa, gravata, sapato social e cinto social. Combinações mais casuais que fazem uso do traje abrem espaço para mais acessórios e outros itens informais.

1 – Gravata borboleta

Gravata Borboleta - 10 Acessórios Para Dar Um Upgrade no Terno

Pouca gente dá atenção para a gravata borboleta, mas ela é uma boa maneira de sair do tradicional – pelo menos aqui no Brasil – e se destacar. Obviamente nem todo mundo gosta ou tem o arrojo de usar tal acessório, mas que o adota geralmente cria um visual marcante.

Se for começar a usar, opte pelas mais básicas primeiro, ou seja, lisas em cores neutras como o preto, marinho e cinza, depois vá ousando e opte por cores fortes e estampas ou padrões clássicos como o poá ou o xadrez.

Mais sobre gravata borboleta, tamanhos e modelos.

…….

2 – Lenço de bolso

Lenço de bolso - 10 Acessórios Para Dar Um Upgrade no Terno

Um dos meus acessórios preferidos, o lenço de bolso traz requinte e destaque para o terno. É possível usá-lo no dia a dia, mesmo que muita gente ache que é algo mais indicado para casamentos e outros eventos formais. Além disso é um bom recurso para jogar atenção no tórax e no rosto, algo que eu sempre aconselho.

Quando for usar o lenço de bolso com gravata nunca use as duas peças com tecidos idênticos, inclusive costumam vender por aí kits com o mesmo material, o que não podia ser mais errado. Coordene os dois, a gravata pode ser de lisa, por exemplo, e o lenço estampado pode possuir em seu desenho a cor da gravata em algum ponto, ou vice-versa.

Lenço de bolso: aprenda a dobrar!

…….

3 – Prendedor de gravata

O “tie bar”, como é chamado em inglês, entra na categoria de acessório útil, pois serve para segurar a gravata no lugar. Claro que ele também tem importância visual, mais um elemento para chamar atenção do dorso, dando ainda um toque mais alinhado ao traje, com tudo certinho no lugar.

O tamanho ideal do prendedor de gravata é de cerda de 3/4 da largura da gravata ou até menor, não atravessando-a em toda sua largura. Evite usar prendedores engraçadinhos, com personagens ou figuras pop em locais mais sisudos, prefira os neutros de metal.

Qual é a altura correta para colocar o prendedor de gravata.

…….

4 – Pin de lapela

É apenas um detalhe na lapela, mas é mais um recurso para deixar o traje personalizado e interessante, nesse caso podendo ter algum símbolo ou figura que agrade o usuário. Os formatos e tamanhos variam, eles podem parecer jóias, broches ou servir para identificar membros de confrarias, partidos, etc.

O pin de lapela, quando discreto é uma boa maneira de trazer um elemento mais descontraído para a roupa social sem sair do dress code.

Veja também: acessórios masculinos que tomaram o lugar das joias.

…….

5 – Boutonnière

Esse tem hora e lugar para ser usado! Boutonnière é o nome usado para definir o arranjo que enfeita a lapela em casamentos diurnos, geralmente usado por noivos e padrinhos, as vezes até por convidados. Ele pode ser composto apenas por uma flor ou por diversos elementos, naturais ou não.

Sua maior qualidade é dar leveza ao traje social e deixá-lo com uma aparência mais festiva, é o tipo de acessório que não pensamos em usar no dia a dia, mas que parece fazer total sentido em uma festa.

…….

6 – Relógio de pulso

Um dos mais cobiçados e elegantes acessórios masculinos, o relógio clássico de pulseira de couro certamente eleva o look formal com uma finesse sem igual. Da mesma maneira uma escolha errada pode arruinar o visual, relógios esportivos ou muito rebuscados não devem entrar na conta, pois destoam demais do estilo da roupa.

O relógio diver, como já expliquei anteriormente, passou a ser permitido em ambiente de trabalho, juntamente com outros modelos de pulseira de aço mais comportados, mas em um casamento o de pulseira de couro ainda impera.

…….

7 – Abotoaduras

Como as abotoaduras necessitam de camisas de punho francês para serem usadas sua presença atualmente é bem rara, mas os homens os fanáticos pela alfaiataria perfeita não abrem mão delas, pois o detalhe nos punhos realmente enchem os olhos.

Existem diversos tipos de abotoaduras, mas as minimalistas de metal são as mais versáteis e sérias, se encaixando na maioria das ocasiões.

Como quando e onde usar abotoaduras.

…….

8 – Óculos de Sol

Uma bela maneira de valorizar o rosto e ainda deixar o combo formal mais estiloso, sem contar que é um bom investimento, óculos com armação clássica podem ser usados em qualquer ocasião.

Modelos atemporais como Wayfarer, Clubmaster ou Aviador são para a vida toda e combinam perfeitamente com o look formal, mas, como já disse, nao te impede de usá-los com outras roupas e arrasar!

Veja 5 óculos de sol clássicos da Ray-Ban.

…….

9 – Chapéu

Até os anos 50 era muito comum usar chapéu no Brasil, fotos de São Paulo nos anos 30 ou 40 podem, muito facilmente, se confundir com imagens de cidades europeias. Infelizmente o acessório se tornou preferência de poucos, o que não quer dizer que você não pode usá-lo, muito pelo contrário, a combinação com costume é de uma elegância extrema. Aqui temos outra peça funcional, já que ele protege do sol no verão e do vento frio no inverno.

Um dos modelos preferidos pelos homens estilosos é o Fedora, mas o trilby e o homburg também são boas escolhas. No verão o Panamá faz sucesso por ser feito de palha e manter sua cabeça fesca.

Conheça os tipos de chapéus masculinos.

…….

10 – Cachecol

No inverno a roupa social precisa de certos aditivos para que você sobreviva a baixa temperatura, como já foi dito neste post. Entre as peças que podem te ajudar a sentir menos frio, o cachecol certamente é uma das que mais trazem estilo ao look.

É certo que o cachecol protege pescoço e peito, mas também pode trazer um pouco de cor para o traje geralmente composto por tons neutros, basta escolher uma cor que te agrade.

Como usar cachecol com estilo.

…….

Dicas extras

Bolsas – entre mochilas, bolsas tipo carteiro e pastas de couro, escolha estas últimas, pois se alinham melhor com o traje e com o ambiente de trabalho.

Jóias e afins – anéis e pulseiras acendem a luz vermelha de longe! Se não forem bem discretos é melhor pensar bem antes de usar. Também vale verificar antes se o dress code permite, muitas empresas não toleram acessórios chamativos.

…….

Cuidado!

Evite exageros na região do tórax principalmente. É comum ficar animado com os acessórios no início e querer usar tudo que tem ao mesmo tempo, só que isso pode deixar seu visual muito poluído ou impróprio para ocasiões muito formais. No dorso tente deixar nada mais que 3 peças, levando em conta a gravata.

…….

Resumo em web stories

…….

Nota do autor

Sempre fui um entusiasta dos acessórios masculinos, acho que são o elementos chave para dar personalidade a combinação de roupas, pois é algo que depende muito do gosto pessoal, mas já notei que quando se trata de roupa social o homem parece recear na hora aperfeiçoar o visual, mesmo com peças que ele sabe que são ok. Saiba que os acessórios estão aí para que você usufrua deles e mesmo o terno pode se beneficiar deles, o que eu espero que este artigo tenha mostrado! ; )

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta