O Que É e Como Surgiu a Jaqueta Bomber

10/05/2017 Sem comentários por

O Que É e Como Surgiu a Jaqueta Bomber - Indiana Jones

A jaqueta bomber (bomber jacket ou flight jacket) vem se destacando há várias temporadas, mas, apesar dos esforços da mídia, dos estilistas e das marcas, ainda não havia emplacado. Neste inverno parece que finalmente a peça encontrou seu momento, sendo fácil encontrá-la até nas lojas mais populares e em versões mais leves, adaptadas para o clima brasileiro. Mas como será que surgiu essa icônica peça do vestuário masculino?

Como surgiu jaqueta bomber

Como muitos itens do guarda roupas do homem, a jaqueta bomber surgiu da necessidade e sua origem se confunde com a gênese da aviação militar e a I Guerra Mundial (1914/1918). Estamos falando do início do século XX e de pilotos de avião que ficavam completamente expostos em um cockpit aberto, em grandes altitudes e temperaturas baixíssimas, era necessário estabelecer um uniforme que os protegesse dos rigores dessa situação.

Os belgas e os franceses foram os primeiros a “lançar moda”, vestindo seus pilotos com um longo casaco de couro em 1915, esse material era considerado ideal para enfrentar o vento forte e frio extremo. Inspirados pelos europeus os americanos notaram a necessidade de se criar uma indumentária de voo oficial ainda em 1917, pois o bem estar dos pilotos era fundamental para maximizar sua performance, mas foi só em 1932 que ocorreu a criação da primeira bomber jacket, o modelo A2, a mais tradicional e icônica jaqueta de couro para aviação.

Características da jaqueta bomber

Estas são as características clássicas da jaqueta bomber:

  • Os yankees mantiveram o couro como principal matéria-prima, mas em vez de um casaco optaram por uma jaqueta, uma peça mais prática para quem vai passar seu tempo sentado.
  • Seus punhos eram feitos em material elástico, evitando que o vento entrasse pelas mangas, esse mesmo tecido se repetia na altura do quadril, mantendo a bomber ajustada ao corpo, mas mantendo a liberdade dos movimentos.
  • O fechamento era feito por zíper, outra escolha prática e recém-inventada (1912) que facilitava a vida dos aviadores.
  • A gola era semelhante a um colarinho de camisa, só que mais alta, e poderia ser levantada caso o vento incomodasse.
  • Na frente, entre o quadril e o tórax, possuía dois bolsos quadrados e grandes fechados por uma aba.
  • Nos ombros trazia dragonas que permitiam prender as insígnias militares referentes a patente de cada piloto.
  • Por dentro era forrada com tecido macio que dava acabamento a peça e ajudava a reter o calor.

O Que É e Como Surgiu a Jaqueta Bomber - Tom Cruise

Muita gente deve lembrar do modelo de jaqueta bomber com a gola forrada de pele usado e imortalizado por Maverick, personagem de Tom Cruise no filme Top Gun. É comum acreditar que aquele é o modelo padrão para uma flying jacket, mas ele só surgiu com a bomber G1 da marinha americana nos anos 40.

Da segunda guerra mundial para cá a bomber sofreu algumas alterações seguindo as necessidades dos pilotos e as inovações tecnológicas da época: o forro já foi laranja (reversível) para ajudar a localizar um piloto perdido, ela já foi feita em nylon impermeável para resistir ao mau tempo, o colarinho deu lugar a uma gola inicialmente feita de lã e depois atualizada para lã acrílica, que não sofre com o ataque das traças.

A jaqueta bomber atualmente

Décadas após sua criação a jaqueta bomber entrou definitivamente para o guarda roupas do civis, graças não só a seu carisma, mas também a sua presença na cultura pop. É difícil pensar na franquia Indiana Jones sem lembrar do personagem principal vestindo sua bomber A2, assim como ficou marcada a jaqueta de nylon matelassê com o escorpião bordado nas costas usada por Ryan Gosling no filme “Drive” de 2011.

Hoje a bomber abraçou tecidos como a sarja, tactel, gabardine, algodão, nylon e jeans, entre outros; suas características principais sofreram algumas alterações, como os bolsos frontais que vez por outra dão lugar a bolsos faca laterais – na verdade essa pode ser considerada uma jaqueta barracuda, mas essa história eu conto depois – os modelos clássicos se fundem com outros mais modernos, como a jaqueta college, por exemplo, agradando uma parcela maior do público. Pode parecer incrível, mas a peça criada para suportar o frio ganhou até exemplares bem leves que permitem usá-la em dias amenos de verão.

…….

Em breve falaremos de como combinar a jaqueta bomber masculina em em looks de diversos estilos. Fique ligado!

Leia também:

Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “O Que É e Como Surgiu a Jaqueta Bomber”

Deixe um comentário