Dica: As Melhores Cores de Ternos Para Casamentos de Dia e de Noite

13/03/2017 4 Comentários por

Dica: As Melhores Cores de Ternos Para Casamentos de Dia e de Noite

Seja você noivo ou convidado a regra é a mesma na hora de vestir o terno para o casamento: sempre observe o horário do evento, errar a cor do traje pode te fazer sentir-se deslocado e um tanto deselegante em alguns casos. Mas não se preocupe, não existe nenhuma equação para chegar as melhores cores de ternos para casamentos, basta usar o bom senso, como você poderá ver logo abaixo.

Quando considerar um casamento diurno ou noturno?

Entenda por casamento diurno aquele iniciado até as 15 horas, ou seja, a cerimônia vai terminar lá pelas 16 horas e ainda haverá luz do dia quando começar a festa, sobretudo se ela for durante o horário de verão. Se a maior parte da festa acontecer sob o céu noturno é melhor considerar usar cores mais escuras e adequadas para o horário.

…….

As Melhores Cores de Ternos Para Casamentos de Dia

Dica: As Melhores Cores de Ternos Para Casamentos de Dia

Para os noivos pode parecer meio exagerado os usar fraques e casacas – apesar de muitos não abrirem mão disso – portanto o mais aconselhável para o dia é um terno ou costume com corte moderno camisa clara e uma gravata um pouco mais escura.

Se você gosta de cores sóbrias pode ficar com os tradicionais marinho e cinza escuro, se quer inovar esse é um bom momento, pois o bege, o azul claro e o cinza claro são bem aceitos para atividades diurnas, principalmente se a festa ou a cerimônia (ou ambos) acontecerem em locais abertos e ensolarados.

Veja mais sugestões:

Evite: o terno preto, pois o traje é considerado sisudo demais para ser usado sob a luz do dia. Combinações total black ou de camisa escura com gravata escura também não são aconselháveis.

Obs: as dicas foram dadas imaginando um casamento com dress code formal, que é o mais comum. Eventos na praia e no campo podem ter dress codes mais permissivos e casuais. Veja aqui!

…….

As Melhores Cores de Ternos Para Casamentos Noturnos

Dica: As Melhores Cores de Ternos Para Casamentos de Noite

Se a ideia é uma elegante festa noturna os fraques e casacas são mais procurados pelos noivos, mas um belo traje formal ainda é imbatível.

Neste caso a indicação fica por conta do trio preto/marinho/cinza chumbo, qualquer um destes trajes vai cair bem para a ocasião. Aqui continua a combinação de camisa clara e gravata escura para um look perfeito, lembrando que as cores de terno citadas são neutras e combinam com tudo.

Evite: qualquer coisa mais clara que o cinza grafite ou o marinho, provavelmente não harmonizará com o horário da festa.

…….

Dicas adicionais

  • casamentos de dia são mais permissivos com sapatos (foto), mesmo assim tente manter-se elegante sem apelar para loafers e outros calçados casuais, fique nos oxfords e derbys;
  • costumes marinho podem ser usados com sapatos marrons, mas se a festa é noturna e em um lugar muito elegante os sapatos pretos são indispensáveis;
  • trajes com padrões risca de giz e xadrez discreto também são ótimos para essas ocasiões, mas certifique-se que a cor predominante está em concordância com o horário do evento;
  • Ao invés de usar uma camisa com uma cor forte pense em uma de listras finas em fundo branco, você vai adicionar cor ao look sem pesar demais.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

4 Responses to “Dica: As Melhores Cores de Ternos Para Casamentos de Dia e de Noite”

  1. Luiz Prates says:

    E ai, Ricardo, td bem? Leio aqui o blog faz teeeeeeempo, mas nunca comentei nada. Bem, chegou a hora. rs

    Primeiramente, parabens pelo trabalho. Apesar de, aparentemente, termos estilos muito diferentes (e gostos tbm, para algumas peças), as dicas funcionam sempre muito bem e é muito fácil aplicá-las em qualuqer look (basta entender toda “lógica” do look)

    Mas a dúvida: tenho um casamento diurno e relativamente permissivo em relação ao dress (não é praia ou campo, precisa do costume, mas dá pra deixar a gravata em casa, por exemplo – apesar de eu gostar de gravata rs). Adoro costume cinza claro e azul claro, mas só tenho um grfite e um marinho. Como deixar meu look mais claro, leve e “ensolarado” sem precisar de um novo terno?

    Abs, parabéns e sucesso.

    • Ricardo says:

      Oi Luiz!
      Que bom saber as dicas do Canal Masculino são válidas para todos, sempre me preocupei em não ser parcial, pelo menos na maior parte do tempo! ;P

      Acho que um terno marinho pode ser uma boa escolha se combinado com uma camisa bem clara (rosa, azul ou lavanda) e algum acessório descolado, como um lenço no bolso, um boutonniere ou um chapéu estilo Panamá, apenas lembre-se que se o local for fechado o uso de chapéu não é aconselhável.

      Como a festa é mais permissiva pode abrir mão do calçado preto e escolher um modelo marrom bacana, pode ser um Oxford brogue ou um horsebit loafer, se preferir.

      Outra peça que dá um ar mais leve ao costume é a camisa listrada azul, como mostrado neste post: http://www.canalmasculino.com.br/6-looks-masculinos-com-mesma-camisa-social-listrada/

      Como você não vai precisar usar gravata o conjunto já fica naturalmente mais descontraído, aí é só inserir detalhes que mostrem leveza sem perder a elegância, experimente brincar com as cores do lenço, tente algo mais vivo e que contraste com o terno, como um amarelo canário ou laranja.

      Espero ter ajudado!

      Boa festa!

  2. Alex Braga says:

    Olá, Ricardo. Tudo bom?

    Me diz uma coisa: e o cinza médio, onde se encaixa nessa história? Ele transita bem entre casamentos diurnos e noturnos ou cai mais para o lado dos eventos diurnos mesmo?

    Obrigado!

Deixe um comentário