Dica: Quando Manter o Paletó Abotoado

22/10/2012 3 Comentários por

Não estamos falando aqui do números de botões que devem ser fechados, se você fez a lição de casa sabe que o último botão sempre fica desabotoado, exceto no blazer de um botão, claro. A dúvida de muita gente é: em que ocasião manter o paletó fechado ou aberto?

Para ser franco, o paletó deveria ficar fechado em qualquer tipo de look, pois abotoado ele deixa os ombros mais largos, a cintura mais fina, enfim, põe as coisas no lugar. Porém existe alguma permissividade quando a maneira de usá-lo e é sobre isso que falaremos agora.

No costume (paletó e calça + gravata)

Mesmo em um deserto escaldante, durante a presentação de uma arma de destruição em massa,
Tony Stark sabe que tem que estar impecável!

Nos filmes americanos é comum ver os personagens usando o traje social completo aberto, mas isso não é correto, o paletó ou blazer só deve ser completamente desabotoado na hora de se sentar. Levantou? Feche de novo! O casaco serve justamente para manter a gravata no lugar e formar aquele V elegante que pode dar destaque a seu rosto (3 botões) ou alongar a silhueta (2 botões), não para ficar balançando em um dia de vento.

Sentou? Abriu…

Levantou? Fechou de novo…

…….

No terno ou traje de três peças (paletó, calça, colete + gravata)

Quer usar o terno (com colete) aberto? Até pode!

No terno, ou traje de três peças, o colete cumpre parte da função do paletó, dando aquele acabamento mais alinhado ao visual, neste caso o paletó é mais aceito aberto, principalmente em ambientes como escritórios, sendo abotoado apenas ao ar livre ou em ocasiões mais formais, mesmo assim há quem use fechado o tempo todo, sem exceções, eu mesmo acho mais bonito desta maneira.

Mas convenhamos, abotoado ele fica bem mais elegante.

…….

Terno com abotoamento duplo

Use fechado o tempo todo. Alguns desabotoam ao sentar-se, outros nem assim, pois o paletó com abotoamento duplo fica um pouco deselegante quando aberto, principalmente devido ao excesso de tecido no cruzamento para seu fechamento, coisa inexistente no blazer normal.

…….

Costume sem gravata ou brazer com jeans (look casual)

Neste caso tudo depende do gosto do usuário, como tratam-se de looks casuais não há necessidade de tanta rigidez, aliás, o ar descontraído pode até contribuir com a combinação, mas como já disse, usá-lo abotoado geralmente deixa a silhueta mais elegante, veja o exemplo da foto acima.

……..

Só pra efeito de comparação:

Se você não desabotoar antes de sentar vai ficar assim. Horrível, não?

Desta maneira você fica confortável e o fica paletó decente.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

3 Responses to “Dica: Quando Manter o Paletó Abotoado”

  1. Pablo Moura says:

    Parabéns Ricardo. Perfeito esse post.

  2. Mucca says:

    Boa, Ricardo!
    Tirou-me mais outra dúvida com este post.

    Abç!

Deixe um comentário