Conheça os Tipos de Corte de Terno

17/02/2013 115 Comentários por

cortes_de_terno_italiano2

Basicamente existem 3 tipos de ternos masculinos onde variam caimento, lapelas, bolsos e até o número de fendas nas costas dos paletós, não importando detalhes como cor, padrões, tecido ou número de botões. Cada um deles tem suas peculiaridades e se encaixam em diferentes estilos de homem, o que não impede que você tenha todos, desde que sinta-se confortável e fique elegante nos 3 modelos.

Antes você precisa conhecer:

Lapelas

ternos_lapelas_paletos_peaked_notched
São dois tipos nos ternos, a notched com recorte triangular (esquerda) e a a peaked (direita) que é pontuda, com o bico apontando para cima.

Fendas
ternos_fendas_paletos
Ficam na parte de trás do paletó e podem influenciar o caimento do traje em seu corpo, sendo que a dupla (esquerda) é a que cai melhor para os gordinhos, já a fenda única tem um ar moderno. Podemos ter modelos sem nenhuma fenda, geralmente mais ajustados na cintura.

Agora que você já conheceu alguns detalhes que podem determinar o estilo do terno, veja as características dos cortes destes trajes:

Corte Italiano

– Acinturado;
– Mangas estreitas;
– justo no peito, mas não grudado no corpo;
– Calça cós baixo;
– Mais seco nas coxas;
– Ombros bem estruturados;
– Lapelas largas em formato notched;
– Cintura do paletó mais justa;
– Bolso sem aba, conhecido como besom ou slash;
– Sem fendas na parte traseira do paletó.

cortes_de_terno_italiano1

O terno italiano tem um estilo mais ousado, deixando os ombros largos e a cintura fina, acompanhando a calça mais acertada. O bolso sem aba contribui para a silhueta enxuta, assim como a falta da fenda, características que não favorecem os gordinhos. A lapela larga fica melhor com uma gravata tradicional.

Corte Inglês

– Solto;
– Levemente acinturado;
– Calça mais acertada ao corpo;
– Pouco acolchoamento nos ombros;
– Lapelas finas, formato notched;
– Bolsos com abas, conhecido como flap;
– 2 Fendas traseiras influência de quando era comum andar a cavalo, pois elas caiam melhor sobre a sela.

cortes_de_terno_ingles1

Seu corte generoso é mais tradicional e sério, as lapelas finas podem ser notched (recortada em  triângulos) ou picked (pontuda), os bolsos com abas também tem uma cara mais conservadora e o pouco acolchoamento dos ombros deixa a silhueta menos artificial. Muito bom para quem está acima do peso, não só pelo corte um pouco folgado, mas também pelas duas fendas no paletó que  caem melhor na altura do quadril.

Corte Clássico ou Americano

– Caimento reto e confortável;
– Ombros com estrutura moderada;
– Lapelas notch ou peak;
– Ligeiramente acinturado;
– Bolsos flap ou slash;
– Apenas uma fenda.

cortes_de_terno_americano_classico

O clássico fica entre a ousadia do italiano e o conservadorismo do inglês, caindo bem na maioria das pessoas, além de ser mais versátil, aceitando as duas opções de lapelas e bolsos para ternos. A fenda única é bem comum aos ternos mais modernos. Um modelo que geralmente atende bem a todos os tipos físicos.

O Slim fit
Trata-se do caimento mais ajustado que pode ser aplicado em cada um destes modelos citados, portanto não é considerado exatamente um corte.

Opinião do autor:

Entender os cortes dos ternos é importante não só na escolha do traje que mais te agrada, mas também no momento da compra, para poder passar ao alfaiate ou vendedor o modelo que você deseja. Outro fator importante é o correto entendimento dos caimentos/estilos e de como eles podem te beneficiar.

Leia também:

Destaques, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

115 Responses to “Conheça os Tipos de Corte de Terno”

  1. Rio de Janeiro says:

    Onde eu compro um terno peaked no rio de janeiro?

  2. Izabel says:

    Comprei um terno na Europa mas a calça veio com um bolso só na parte de trás. O que é isto?

    Muito obrigada.

  3. lucas says:

    E quanto aos botões? Melhor comprar de 2 ou de 3?
    Abs.

    • Ricardo says:

      Lucas,
      os de 3 botões são mais fechados e tradicionais, destacando o rosto, um bom recurso para os gordinhos, pois tiram a atenção da barriga, já os de 2 botões são mais modernos e alongam a silhueta, mas destacam um pouco a região abdominal. Na dúvida, fique com o de dois botões.
      Abs

  4. Ricardo says:

    Olá Ricardo!

    Gostaria e uma dica, tenho um casamento em novembro que acontecerá no final da tarde e a festa se estenderá para a noite. Qual a cor do terno que posso usar? Sou baixo 1,62cm e gosto de roupas mais justas, tenho corpo esportista e sou ligeiramente forte. Gosto do corte italiano e roupas mais slim fit. Alguma dica de uma loja boa que eu possa me enguadrar no quesito?

    • Ricardo says:

      Oi xará,
      Se o casamento for depois das 16h fique com os ternos de tons escuros como preto, marinho ou grafite e camisas claras.

      Quanto ao terno, não tem jeito, você vai ter que visitar algumas lojas até achar uma que se enquadre em seu tipo físico, mesmo assim, ajustes serão necessários.

      Abs.

  5. antonio says:

    Olá, gostei muito do site e das dicas. Não costumo postar nada mas me animei em fazer uma pergunta que nem sei a quem recorrer. Na verdade, agora são duas: o terno, ou costume, de dois botões realmente volto à moda, é mais moderno? E, enfim, a minha grande dúvida é se devo jogar fora meus prendedores de gravata, aqueles de metal, etc? Ainda se usa isso? Muito obrigado, desde já agradeço.

    • Ricardo says:

      Antonio,
      o paletó de dois botões nunca saiu da moda, o que está voltando aos poucos é o paletó de abotoamento duplo, esse sim ganhou força na Europa e Estados Unidos e, vez por outra, vemos alguém por aqui usando a peça. Os prendedores de gravata também já andarem meio esquecidos, mas também estão de volta e aqui no Brasil é possível ver bastante gente com o acessório segurando a gravata.

      Abs.

  6. Julio says:

    Gostaria de uma dica. Trabalho de terno todos os dias, portanto sou relativamente baixo com 1,70. Gostaria de saber qual o modelo de terno poderá me ajudar a dar impressão de ser mais alto? Sinto uma diferença quando uso o risca de giz, mas qual seria o corte ideal?

  7. Ricardo Milla says:

    Ricardo.

    Tenho um terno estilo italiano, com 3 botões novinho pois usei somente uma vez, tenho um casamento para ir, posso usa-lo .

    Grato
    Ricardo Milla

    • Ricardo says:

      Claro que pode, os ternos de 3 botões são mais clássicos e ficam um pouco melhores é que é alto, mas mesmo que não seja o seu caso, dá para usar numa boa, principalmente se tiver um caimento decente.

      Abs.

  8. Luiz Cláudio says:

    Oi Ricardo ! Parabéns pelo serviço prestado pelo site, certamente muitos homens tem dúvidas sobre o tema. E a minha é que sou locutor cerimonialista de eventos principalmente formaturas, vou investir em dois ternos para os próximos eventos. O que me aconselha ? Tenho 1,80m, físico normal.

  9. mariane says:

    para que serve a casinha fechada na lapela do paleto?

    • Ricardo says:

      Mariane,
      as que estão fechadas servem apenas como enfeite, mas algumas delas podem ser abertas posteriormente, depois de abertas são usadas para colocar adornos como flores, broches e há quem coloque uma abotoadura com um desenho bacana, nas araras da Zara é possível ver esse último exemplo.
      Abs.

  10. amaury says:

    boa noite parabens pelo trabalho desejo sempre muito sucesso, gostria que me indicasse uma alfaiataria no rio de janeiro ou uma boa loja de ternos que voce classificaria como 5 estrelas

  11. Roberto says:

    Olá tenho um terno preto modelo italiano, vou a um casamento com uma camisa azul marinho, penso em colocar uma gravata azul clara, o que acha dessa combinação?
    Abraço

    • Ricardo says:

      Olá Roberto,
      pessoalmente acho mais adequada a combinação de terno escuro + camisa clara + gravata escura para um casamento, geralmente estas combinações mais ousadas (contando com as gravatas prateadas, camisas pretas ou escuras e fraques) ficam por conta do noivo e se seu look ficar mais chamativo que o dele pode rolar um certo constrangimento.

      Abs.

  12. Vitor Hugo says:

    Ótimas informações… Parabéns!
    tenho uma dúvida: posso fechar todos os botões de um terno? tenho 1,74 de altura, sou daqueles que engorda apenas a barriga rsrs mas não estou tão gordo assim

  13. Caio Arruda Oliveira says:

    Depois de ler seus comentários, fui ver quais os tipos de ternos que tenho e me surpreendi, pois são 7 ternos iguais, corte Americano, talvez seja o mais popular… Bem, tenho 43a e serei padrinho da minha sobrinha, em um casamento chic, de noivos com 25a. Gostaria de saber se é muita ousadia vestir um estilo italiano, slim fit. Obrigado!

  14. CESAR says:

    BOM DIA RICARDO, TENHO DÚVIDAS SOBRE AS NUMERAÇÕES DOS TERNOS, TENHO 1,76 E 70K E NÃO SEI QUAL A NUMERAÇÃO DO TERNO QUE SE ADEQUE AO MEU CORPO, ESTOU INTERESSADO EM ADQUIRIR UM PARA EVENTOS DIVERSOS

  15. Leonir Santos says:

    Oi Ricardo!

    Gostaria de tirar uma dúvida com você: o noivo vai usar um terno slim fit italiano, com um tecido diferenciado com um brilho e os pais e padrinhos usarão meio fraque, pode ser assim?

    Agradeço!

    • Ricardo says:

      Leonir,
      geralmente o noivo é quem usa o fraque e os padrinhos um traje mais discreto, mas isso depende do seu gosto, não existe um protocolo para este tipo de coisa, caso queira inverter, fique a vontade.
      Abs.

  16. Márcia says:

    Olá Ricardo,
    Me chamo Márcia, achei seus comentários mt bacana.
    Meu marido vai ser empossado como presidente de uma entidade, é um evento formal porém, após a solenidade terá uma festa mas descontraída. Minha dúvida é se ele pode usar terno clássico com uma fenda com o tecido com um brilho mt descreto a cor grafite ficou mt bonito, o vendedor me disse que está usando, o brilho é do próprio tecido, tenho medo de errar. O preço está por volta de R$750,00 acha bom???
    Obrigada.

    • Ricardo says:

      Márcia,
      se o brilho do tecido for discreto, não há problema. Quanto ao valor, depende da qualidade do tecido, caimento, acabamento, mais o nome da grife. Tem costumes em lojas como a TNG por 300 reais, mas são de poliéster, os melhores são de lã fria que é uma fibra natural e pode ser usada tanto no inverno quanto no verão.
      Abs.

  17. Welington says:

    Estou me formando Sommelier e um dos requisitos e está vestido com um bom terno, qual você me indicaria?, tenho 1,85 80kg. Abraço.

    • Ricardo says:

      Welington,
      procure por um costume azul marinho liso, serve para praticamente todas as ocasiões. Como você é alto e magro pode escolher entre o slim fit, mais ajustado ao corpo ou o clássico, sempre elegante, ambos podem ser com paletó de apenas 2 botões.
      Abs.

  18. Herlon says:

    Olá Ricardo, parabéns pelo site! Muito bom! Sempre sera minha leitura.

    Vou me casar em 20 de dezembro a noite. Quero usar um terno para arrebentar nessa noite especial. Gostei muito do terno incluindo a camisa, gravata e lenço, tudo, da primeira foto. Deve ser o italiano, corte muito moderno. Quero usar um sapato marrom como mostra na quarta foto. Minha noiva gosta muito desse estilo moderno. Ela quer tbem usar um vestido moderno. O que você me diz? Posso usar um terno assim sem medo de errar? Tenho 1,76, 78kg, corpo normal, esportista e ligeiramente forte. Outra pergunta onde encontro um terno desses no rio capital?

    • Ricardo says:

      Herlon,
      esse terno é bem tradicional, não tem como errar, a única coisa que foge um pouco do protocolo de festas formais é a cor do sapato. Em casamentos, formaturas e cerimônias mais sérias os sapatos pretos são considerados adequados e os marrons um pouco menos formais, mas você sabe que o noivo também pode se permitir algumas liberdades. ; )

  19. Herlon says:

    Caro Ricardo, onde encontro no Rio de Janeiro capital esses ternos tipo italiano? Nada barato, nem caro demais, mas quero algo bom! Um abraço!

  20. Raoni says:

    Ricardo, comprei um terno e as fendas vieram com um ponto de costura no final, abro essas fendas ou mantenho o ponto de costura? Muito obrigado pela ajuda.

  21. Edson says:

    Tenho 16 anos e sou magro e gosto de ternos que ficam certo no corpo, tipo não tão largo e sim mais justo. Gostaria de saber o nome desse estilo? E esses modelo serve para todos os eventos, como por exemplo congressos e etc? Obrigado

    • Ricardo says:

      Edson,
      os ternos com o modelagem mais seca são conhecidos como slim fit e são adequados para qualquer tipo de evento. Você pode ter um costume estilo italiano ou inglês slim fit, por exemplo.

      Abs.

  22. Vitor says:

    Ricardo, tenho um casamento para ir agora em setembro e sou o padrinho da noiva. Gostaria de algumas dicas para comprar um terno (será o 1 terno que comprarei), tenho 1,90 de altura e 110kgs. Tenho tórax largo devido a natação que faço toda semana e nao sou gordo (tenho o corpo bem estruturado). Andei vendo modelos de ternos para comprar e particularmente gostei do corte italiano mas achei um pouco justo demais. Gostaria de saber qual o modelo que cairia melhor para o meu porte fisico e que tipo de pano escolher com risca de giz ou sem. Muito obrigado be parabenz pelo site.

  23. Thales says:

    Boa tarde, eu tenho um terno muito bonito e que é italiano, só que eu emagreci demais para ele e era com o mesmo que eu iria me casar, agora terei que comprar outro terno para o casamento e queria saber qual site seria adequado para vender terno de tal elegância. Obrigado

    • Ricardo says:

      Thales,
      o terno é um traje muito específico e difícil de vender pela internet, tem os problemas de caimento, conservação, tecido etc., mas você pode tentar vender no OLX ou no Mercado Livre por exemplo.
      Abs.

  24. Guilherme says:

    Olá, bom dia!

    Comprei um terno slim e no ato da compra notei que as fendas traseiras estavam com as pontas costuradas, ao questionar o vendedor o mesmo disse que poderiam tanto ser usadas abertas ou costuradas. O que você me recomenda?
    Serei padrinho de casamento e tenho 1,70cm, 65kg.

    Obrigado.

    Abs

    • Ricardo says:

      Guilherme,
      as fendas sempre vem costuradas para proteger a integridade da peça, mas o correto é usá-las abertas para garantir que o paletó tenha um bom caimento na área do quadril. Se quiser atestar o que eu disse, vista o traje sem soltar as corturas e sente-se, você verá que o tecido ficará embolado na parte de trás.
      Abs.

  25. Walter says:

    Ricardo, bom dia!

    Bom ricardo em janeiro de 2015 terei uma formatura de medicina para ir, venho aqui lhe pedir uma opinião.
    Pretendo me vestir da seguinte maneira:
    costume liso de poli viscose (é um bom tecido? tb é um bom tecido para um pais tropical?) na cor cinza médio, uma camisa branca colarinho italiano, pois sou alto tenho 1,85. grava preta Slim fit. com cinto preto, e uma sapato de bico fino de cadarço na cor café. as características do costume são: corte italiano, Slim fit, de 1 botão, se eu n achar para comprar o de 1 botão nas características que eu quero comprarei no máximo o de 2 botoes, lapelas finas, não gosto mt das triangulares, em observação q são bem detalhista, então as mangas e a gola da blusa vai aparecer 1cm e etc, tds esses detalhes que deixam o traje mais harmonioso. meu único receio é sobre a cor do costume sei q um cinza médio é mais para um evento q começa na parte da tarde, mas também pd ser usado em um evento q já começe a noite?

    • Ricardo says:

      Walter,
      o terno de poliviscose é mais fresco que o de poliéster, mas não é o mais indicado para o Brasil, neste caso temos a lã fria (super 100, 120 e assim por diante) que funciona melhor, pois é fresca no verão e aquece no inverno, entretanto trata-se de uma material mais caro.

      Os costumes preto, grafite e marinho são neutros e esse dois últimos podem ser usados em qualquer ocasião, já o preto, por ser mais sério, deve ser guardado para ocasiões mais solenes e eventos com dress code formal. O costume cinza médio é mais indicado para algo que vá ocorrer entre as 11h e as 16h ou para trabalho. Se eu fosse escolher ficaria entre o marinho e o grafite.

      Abs.

  26. Walter says:

    na foto de exemplo que você usou para mostrar o corte italiano, é um paletó de 1 botão? parece ser mas não consigo ter certeza.
    e é existe costumes italianos com a possibilidade de um lapela peaked ?

    • Ricardo says:

      Walter,
      existem, mas são um pouco mais raros.

      O paletó tem dois botões, mas não foto não dá para notar. O uso de apenas um botão é mais comum nos blazers.

      Abs.

    • Walter says:

      muito obrigado pela resposta.
      Antes mesmo da sua resposta eu pesquisei sobre os tecidos que um terno pode oferecer e percebi q a lã fria é uma boa opção. me interessei pela 120 pois tem uma durabilidade maior e matem as características descritas por você a cima. Você saberia me dizer uma média de preço em um costume nas características que eu descrevi a cima, sem contar c o sapato cinto,grava,blusa e etc. só o costume com o a lã fria, e independente da grife, desde a mais cara à mais econômica? E também gostaria de saber se você tem algum post em que descreve as cores, como nome e como ela realmente é, pois eu digito uma cor de terno/costume no google e aparecem cores diferentes. ex: o cinza médio.. quando digito “cinza médio” no google eu tenho uma variedade de imagens com vários tons de cinza. Se não tiver o post, você poderia indicar onde tem essas informações com precisão ou até mesmo que você msm publique algo do tipo? mt obg! e me perdoe pelo falatório.

      • Ricardo says:

        Walter,
        um costume de lã fria não sai por menos de 600 reais, mas são raras as lojas que vendem a este preço, a maioria pratica valores acima de 900 reais, na Zegna, por exemplo, não se compra nada abaixo de 4.000 reais. A Zara era um dos locais que eu indicava para quem fosse comprar um traje deste tipo, mas nesta última coleção não vieram peças deste material, infelizmente.

        Não existe uma tabela oficial de cores de terno, as cores extremas como o marinho, grafite ou cinza claro são mais ou menos parecidas de uma grife para outra, mas o cinza médio varia muito já que não existe um consenso, e se pararmos para pensar, não há razão, o dress code não é tão rígido assim ao ponto de existir uma tabela de cores oficial.

        E lembre-se: como o evento começa a tarde e termina a noite, o correto é um terno escuro, no seu caso o grafite. O cinza claro ou cinza médio cai bem para algo que se inicie e acabe ainda durante o dia.

        Abs.

        • João says:

          Quais são os costumes com um tecido o mais proximo possivel da lã fria porém mais enconta para o bolso? Claro considerando que nosso país é um país tropical.

          • Ricardo says:

            João,
            pelo que eu sei não existe nada que se aproxime da lã fria; o linho, por exemplo, é fresco no verão, mas frio para o inverno; a poliviscose (poliester + viscose) é quente no inverno e inadequada para o verão, mesmo assim, se tivesse que escolher alguma coisa para substituir, provavelmente seria a poliviscose, mesmo ficando aquém da lã fria.
            Abs

  27. Flávio Marques says:

    Olá!
    Por favor, estou em dúvida entre um terno da Via Veneto ou Skectch Super 100 ou da Garbo Tropical Inglês. Desejo saber quais desses dois tipos de tecidos é o melhor, ou se exite pouca diferença entre um e outro? E, se possível, qual a opinião do site. Detalhe: irei utilizar ternos no dia-a-dia.

    Atenciosamente,
    Flávio Marques

    • Ricardo says:

      Olá Flávio,
      nós apreciamos mais o Super 100 e alguns textos encontrados em sites de língua portuguesa apoiam nossa escolha. mas também fique atento ao acabamento, caimento e corte, o tecido não é o único fator que influencia um bom costume.
      Abs.

  28. Lara says:

    Olá Ricardo!
    Adorei as dicas que deu, são realmente muito boas. Gostaria de tirar uma dúvida, meu amigo irá se formar e pediram para que os homens rizessem o uso do terno PA, que tipo de terno é esse? Não conseguimos entender esse conceito. Se puder ajudar ficaria grata.
    Desde já obrigada!
    Abs.

    • Ricardo says:

      Olá Lara,
      nunca havia visto esse termo, pesquisei no São Google e nada. Será que se trata de uma abreviação para traje Passeio? Neste caso estamos falando de terno, camisa clara, gravata e sapato social.
      Abs.

  29. Lara says:

    Bem, eu não faço ideia, também havia pesquisado no Google e não encontrei nenhuma informação sobre. Mas vou avisá-lo sobre o que me explicou, talvez seja mesmo isto.
    Obrigada!

  30. valmir says:

    amigo diminui o tamanho de um terno e a abertura do corte americano ficou bem menor existe um tamnho ideal

  31. Ryan says:

    Olá Ricardo tudo bem?
    Primeiro gostaria de parabenizá-lo pelo conteúdo escrito.
    Gostaria de saber se os coletes combinam com qualquer terno, em quais ocasiões e qual o que mais se enquadra no corte Italiano?
    E o que você me diz dos lenços.

    Obrigado

    • Ricardo says:

      Ryan,
      dando nome aos bois: terno obrigatoriamente tem colete, já o costume é composto apenas pelo paletó e calça, nós usamos o mesmo nome para tudo para simplificar, mas existe diferença. Acredito que os coletes feitos para acompanhar o paletó e a calça tem um resultado melhor do que os que são comprados a parte, mas de uma maneira geral são peças que funcionam muito bem juntas.

      Tenho uma certa reserva com coletes em casamento, principalmente se só você e o noivo usam, parece que você quer aparecer mais que ele.

      Os lenços são a cereja no topo de sundae, dão um toque de elegância e sofisticação ao traje social e até a algumas combinações casuais, apoio totalmente seu uso.

      Abs.

  32. Pedro says:

    Ola,

    Estou procurando um terno para uma formatura (nao sou o formando) e para ser usado em eventos posteriores, por isso procuro por um terno “coringa”. Tenho 1,83m e 84Kg, corpo do tipo atletico. Moro nos EUA, saberia me indicar algum corte e marca em conta? Procurei por ternos da Hugo Boss e Ralp Lauren, porem todos muito caros. Zara seria uma boa marca?

    Grato.

    • Ricardo says:

      Zara é uma boa opção para quem não usa terno toda hora, mas quer ter um traje bacana para um evento. As cores marinho, grafite e preto são as mais indicas.

      Dê também uma olhada nos outlets americanos, um amigo comprou dois Hugo Boss por 400 dólares.

      Abs.

  33. LUIZ says:

    BOM DIA
    Gostaria saber ,pois tenho 1 paleto de 2 botoes ,e 1 de 4 botoes ,qual seria o ideal para uma formatura?
    queria saber se paleto de 3 botoes se ainda usa
    OBRIGADO

  34. leandro says:

    amigo me tire uma duvida, sempre optei por alugar ternos quando precisava, agora irei comprar um para para mim ir em casamento e etc..

    vi um terno aramis com corte italiano , O terno com corte italiano podera sair de moda e ficar ultrapasado?
    pode se usar em qualquer ocasiao? ou vc me indicaria um classico?

  35. Ricardo Carvalho says:

    Boa Tarde Ricardo,Chamo-me também Ricardo, moro em Brasília e tenho um evento para ir semana que vem no Rio de Janeiro, começará às 9h e findará às 19h, tenho 1,74 m e peso 60 kg’s (muito magro) ano passado fui para o mesmo evento, com um terno cor cinza claro e olhando as fotografias percebi que não caiu tão bem, no meu caso o que me indicas? Tenho camisas das mais variadas cores, gravatas algumas, sapatos também porém minha dúvida é como devo combinar, também queria saber o terno para mim mais indicado? Muito Grato e Parabéns pelo belíssimo trabalho!

    • Ricardo says:

      Ricardo,
      como você é magro a maioria dos trajes deve servir bem, mas talvez o slim fit seja melhor, pois vai ficar mais acertado ao corpo. O cinza claro para um evento diurno não está errado, mas você também pode optar pelo grafite e pelo marinho que podem ser usados a qualquer hora. Quanto as camisas e gravatas, não invente moda, escolha uma cor bem clara de camisa e combine com uma gravata da mesma cor, mas em um tom mais escuro ou pegue a clássica preta e não se preocupe com o terno, as cores citadas são neutras e combinam com tudo.

      Abs.

  36. Adolfo Soares says:

    RICARDO, boa noite, favor informar, qual a melhor lã para terno ou Blaiser?
    A melhor lã é Italiana ou Inglesa?

    • Ricardo says:

      Adolfo,
      as duas são de boa qualidade, apenas prefira a lã fria (os Super 100, Super 120, etc) que é melhor para o nossos clima por ser mais fresca no verão.
      Abs.

  37. Eliana Ferreira Guimarães says:

    Ricardo, boa tarde. Meu filho é advogado mas o escritório onde trabalha permite que fora das audiências e reuniões o uso seja apenas da calça do terno camisa e gravata. Sendo assim a calça fica mais usada que o paletó. Sem ser em alfaiate onde se compra um paletó e duas calças? Muito obrigada.

    • Ricardo says:

      Eliana,
      o melhor é comprar em lojas que vendem as peças separadas, como a Zara onde você pode comprar só a calça ou só paletó, pois ninguém vai tem impedir de comprar 1 paletó e duas calças. Outlets de marcas masculinas também são uma boa opção, geralmente as peças são vendidas separadamente nesse tipo de loja.

      Abs.

  38. Nome says:

    Otimo trabalho do Ricardo, vamos aproveitar bem, suas indicacoes.Rubens alfaiate de Ponta Pora” M/S.

  39. Mario says:

    Tenho 1,92 peso 88kg,quero um terno qual melhor para mim,sou mais largo nos ombros,pernas mais finas

  40. mateus says:

    Estou querendo ir de terno para assistir um jogo de futebol. do meu time. Como sou advogado tenho receio de encontrar algum cliente e não seria interessante ter uma imagem diferente do meu dia a dia. Me incomoda quando vou ao cinema sempre ter que usar terno (3 peças) mas faz parte da profissão. Já deixei de ir ao parque com meus filhos por causa da profissão.

  41. luis ferreira says:

    ainda se usa calça com barra italiana no terno? desde ja agradeço a ajuda.

    • Ricardo says:

      Luis,
      a barra italiana fez sucesso no final dos anos 90, começo dos anos 2.000, depois disso perdeu a popularidade. Se for escolher, opte pela barra tradicional, ela nunca cai de moda.
      Abs.

  42. Eduardo says:

    Boa noite,

    Vou casar em dezembro de 2015, escolhi um terno slim fit grafite quase preto, só que tem brilho, na hora que experimentei gostei bastante todos na loja e a pessoa que estava comigo falou que ficou muito bom. Meu medo é o brilho, ele tem o aspecto “molhado” não seria enfeitar muito o pavão?!?! A cerimônia vai ser as 19 horas e a festa as 20:30

    Abraço

    • Ricardo says:

      Eduardo,
      o noivo pode se dar ao direito de estar um pouco mais “vistoso”que os convidados, um exemplo disso são os homens que se casam de fraque. Se o brilho é discreto e valoriza o traje, não vejo problema, só pode ficar inadequado se a festa for simples ou se o vestido da noiva for muito minimalista, pois parecerá que você não está em sintonia com o restante do evento, mas acho difícil que isso aconteça.

      Abs.

  43. RAFAEL says:

    OLÁ BOA TARDE! ESTÁ NA MODA TERNO LISTRADO?

  44. Marcos aurelio says:

    Olá, vou a um casamento em outubro, e o mesmo terá sua cerimônia iniciada as 14h 30, posso ir de terno preto com camisa cinza clara e gravata listrada cinz/preto em diagonal e tenho 1,80 e peso 89kg, uso paletó de 2 ou 3 botões? Grato

    • Ricardo says:

      Marcos Aurélio, o traje está ok, como a cerimônia é diurna você pode optar por um terno mais claro se quiser, melhor escolha são os de 2 botões, pois são mais modernos.
      Abs.

  45. Giovanni says:

    Olá, quero fazer uma terno em um alfaiate da minha cidade vou comprar o tecido lã fria cinza e uma seda boa para o forro e colete, ainda não conversei com o alfaiate mas quero um terno com dois botões e um corte italiano mas quero a calça com pregas você acha que ficaria bom? tenho 1,75 e 76kg

    • Ricardo says:

      Giovanni,
      acho o corte italiano lindo, mas a calça com pregas é algo que saiu de moda há algum tempo e não parece que vai voltar tão cedo, alguns estilistas até estão tentando trazê-las de volta, mas não estão conseguindo convencer os homens. Eu optaria por uma calça sem pregas, acho o visual mais clean e elegante.
      Abs.

  46. Adonis says:

    Boa noite, pretendo me casar ainda este ano ou inicio do ano que vem e não queria alugar nem usar esses modelos de ternos de festa. Pensei em fazer um, acho lindo o uso de terno, mas não conheço sobre o assunto. Gostaria de pedir uma dica se for possível é claro. Gostaria de arriscar no italiano que acho mais bonito, estava pensando em usar preto ou azul marinho já que será a noite, blusa cinza e usaria colete, porém não sei se ficaria bom. Tenho 1,75 e um pouco gordinho. Também não sei se arrisco no slim… Já agradeço pela ajuda. Abraços

  47. Matheus says:

    Olá Ricardo tenho 14 anos tenho 1.64 de altura e peso 60 kg , qual desses três ternos seria bom eu usar em um aniversário de 15 anos ??

  48. Ayrton Baricelli says:

    Houve um pequeno equívoco. Ternos com corte italiano costumam ter a lapela peaked e ingleses nuncam tem lapela peaked.

  49. jailson says:

    Ricardo tudo bem esse paletó de uma fenda só atraz no meio ela tem um ponto dado esse ponto e ora ser desfeito e ficar aberto

    • Ricardo says:

      Jailson,
      é normal que o paletó ou o blazer venha com a fenda costurada, isso é feito para preservar a integridade da peça, ficando a seu encargo soltar os pontos em casa, antes de usá-lo pela primeira vez.
      Abs.

  50. Oswaldo says:

    Bom dia, Ricardo ! Estou sendo iniciado no mundo da formal, em especial TERNOS, jà que conecei a advogar. Nao entendo nada de terno. Moro em uma cidade do nordeste de Minas Gerais, onde a temperatura raramenre é inferior a 35 graus e terei que vestir terno por todo o dia. Fui ate a uma loja da SKETCH e pesquisei acerca do melhor tecido para tal temoeratura, tendo o vendedor me inicado o POLIVISCOSE. Ainda Tive dúvidas sobre o PREÇO JUSTO . O vendedor me apresenou o valor de R$ 600,00 . Achei caro ! Minha impressao está correta ?

  51. Adriano says:

    Olá Ricardo, boa tarde! Tudo bem?

    Novamente buscando suas dicas…Por favor, tenho um terno de corte semelhante ao da segunda figura (de cima para baixo), lado esquerdo deste post, imagino que seja o corte Italiano, com lapela de largura mais grossa e cumprimento mais curto, para esse tipo de terno é recomendada a grava slim?

  52. Edgard says:

    Bom dia Ricardo !
    Preciso de uma dica.
    Irei me casar agora em outubro e não tenho nenhuma ideia de ternos tenho 1,76 de altura e estou um pouco acima do peso com 145 kg mais não Td centralizado na barriga o que posso estar usando para ter um casamento bacana?
    At: Edgard

    • Ricardo says:

      Edgard,
      com o seu peso atual a melhor escolha é um terno com corte tradicional, fique com as cores escuras e sóbrias como o grafite e o marinho, mas na hora de escolher uma camisa opte pelas claras ou mesmo pela branca com uma gravata em um tom mais escuro.

      Bom casamento!

  53. Maria mocinha says:

    Ainda se usa terno com uma abertura atrás?
    Falam que e fora de moda?
    Gostaria de saber
    Obrigada.

    • Ricardo says:

      Maria,
      está se tornando mais raro, pois o com duas fendas tem caimento melhor, mas não é algo que está totalmente fora de uso, eu mesmo tenho um ou dois blazers assim.
      Abs.

  54. luiz carlos dos santos says:

    Olá , tenho um terno risca de giz escuro , três botões e sem fenda traseira tenho ele algum tempo,. posso começar a usá-lo no dia a dia……

    • Ricardo says:

      Luiz Carlos,
      os ternos risca de giz não costumam sair de moda, sobretudo os escuros, quanto aos 3 botões, eles não são tão apreciados atualmente, os de dois botões parecem mais modernos e a falta da fenda traseira impede que o paletó assente melhor no seu quadril, mas isso tudo não chega a ser um impeditivo de uso, o problema maior é o caimento, se estiver muito largo nos ombros ou folgado na barriga não crioe que seja uma boa vestí-lo antes de consultar uma costureira ou um alfaiate e perguntar se existe a possibilidade de acertá-lo.

      Abs.

      Abs.

Deixe um comentário