Como Escolher a Cor do Terno ou Costume

19/09/2016 2 Comentários por

Como Escolher a Cor de Seu Terno ou Costume

O brasileiro tem uma espécie de fixação pelo terno preto, mesmo existindo pelo menos meia dúzia de cores que funcionam muito bem como alternativa, a maioria dos trajes sociais que se vê por aí ainda é tão escuro quanto o piche. Este post tem a finalidade de te fazer saber como escolher a cor do terno ou costume de uma maneira inteligente, atendendo suas necessidades e poupando seu dinheiro.

Como escolher a cor do terno ou costume

a – Para quem vai comprar o primeiro traje

Regra de ouro – privilegie a versatilidade, se você tem apenas um traje, que seja um apto a te atender em diversas situações.

1 – Procure um terno liso, como não é tão marcante você poderá usá-lo mais vezes sem que as pessoas notem;

2 – Prefira grafite ou marinho, pois servem tanto para o dia quanto a noite, seja no trabalho, em um happy hour ou em um casamento;

3 – Cuidado com o preto, ele é muito sério e pode dar a impressão de que você está indo a um velório. Para minimizar essa sensação escolha uma camisa colorida com um tom bem claro como azul bebê, lavanda ou um  rosa suave.

4 – Sim, a resposta para suas dúvidas foi dada no item 2!

…….

b – Já tenho terno(s), mas preciso de outro(s)…

1 – Exclua da lista as cores de terno que você já tem, tente não repetir;

2 – Pense no horário de uso, para o dia as cores claras como cinza claro, cinza médio, azul claro e bege são bem-vindas, mas não funcionam bem a noite.

3 – Se quiser algo que trafegue por todos os horários, novamente indico o grafite e o marinho;

4 – Cores neutras (preto, marinho, cinza e bege) são mais fáceis de combinar;

5 – Cores fortes como vinho, marrom, violeta (beringela), podem complicar sua vida na hora de combinar com camisa e gravata, além de não serem tão discretas;

6 – Se você tem muitos ternos e as opções estão acabando, pense em trajes com algum padrão como o risca de giz, window pane e o Príncipe de Gales. Os tecidos considerados falsos lisos, como o espinha de peixe, também são uma boa.

Galeria de opções de como escolher a cor do terno ou costume:

Terno ou costume preto – o mais comum

Como Escolher a Cor do Terno ou Costume

Como já disse, esse pode te deixar com cara de Men in Black ou de quem está indo rumo a um enterro. Um lenço branco no bolso, uma gravata de cor forte e até mesmo suspensórios podem ajudar a tirar essa impressão. Não seria minha primeira escolha, mas tem gente que não abre mão dele.

…….

Terno ou costume marinho – o mais indicado

Como Escolher a Cor do Terno ou Costume

Tem uma certa jovialidade que me agrada muito, aliás, não só a mim, pois tem estado em alta nos últimos 5 anos. A grande vantagem é que com os complementos corretos pode fazer uma combinação formal matador para eventos diurnos ou favorecer um look noturno com uma camisa clássica e uma gravata elegante.

…….

Terno ou costume cinza-chumbo ou grafite – boa escolha sóbria

ternos-costumes-cores-como-escolher-08

Está no páreo junto com o marinho, o terno cinza grafite consegue ser austero sem exageros e versátil a ponto de acompanhá-lo durante o dia todo a diversos locais, nos mais variados horários.  Se você está buscando seu primeiro terno e não se encantou com o marinho, esse é o candidato ideal.

…….

Terno ou costume bege / areia / creme – ideal para o dia

ternos-costumes-cores-como-escolher-06

Mais um neutro que pode ser indicado para uso diurno, mas que não deve ser usado a noite devido ao seu tom claro. A combinação fica fácil quando usamos tom sobre tom e partimos para acessórios em marrom com camisas brancas, mas também dá para usar outras cores sem medo. Se for para alguma cerimônia, que seja um casamento diurno, de preferência na praia ou no campo durante o dia. Conta a favor a cor clara que não esquenta tanto no verão.

…….

Terno ou costume marrom

ternos-costumes-cores-como-escolher-05

O costume marrom está ganhando destaque na América do Norte e na Europa, mas ainda é pouco apreciado no Brasil, tanto que é muito difícil de ser encontrado nas lojas daqui. As combinações de cores são um pouco mais difíceis do que com os trajes neutros, mas as dica é aproveitar o contraste com o azul e jogar a cor em camisas e gravatas, aí fica difícil errar. É uma boa escolha para trabalho, mas não acho tão apropriado para casamentos ou formaturas.

…….

Terno ou costume azul claro

ternos-costumes-cores-como-escolher-10

Difícil de usar no dia a dia, pode cair bem em uma festa descolada no campo, muitas vezes sendo a escolha do noivo para seu próprio traje ou dos padrinhos durante a primavera/verão. As combinações que funcionam melhor são com outros tons de azul e alguns tons de verde, mas o vermelho pode ser interessante se usado em tons mais fechados na gravata, seja ela borboleta ou tradicional. Assim como o bege tem a cor clara como ponto positivo no verão.

…….

Ternos e costumes de cores fortes

ternos-costumes-cores-como-escolher-09

Vinho, burgundy, aubergine, azul petróleo e verde oliva, são algumas das cores mais raras e mais chamativas, mas que não estão proibidas desde que você saiba o ambiente que vai frequentar e o quanto ele é tolerante para esse tipo de cor. É importante que antes de adquirir um costume desse tom que você domine bem as combinações de cores ou faça um pesquisinha básica no Google para saber como coordená-lo, outra alternativa é apelar para a dupla a prova de erro: a camisa branca e a gravata preta, como na foto.

…….

Terno ou costume em tom de azul mediano

ternos-costumes-cores-como-escolher-11

Azul cobalto, azul royal, azul klein e safira são tons de azul que fogem ao marinho e ao azul claro ou ao celeste, mas que estão, aos poucos, conquistando espaço. Podem parecer estranhos, já que não são comuns em ambiente corporativo ou em festas formais, mas estão ganhando a preferência do pessoal mais descolado e alternativo, muitos deles chegam a usar o traje de maneira casual mesmo, com tênis e camisa casual ou camiseta nos exemplos mais radicais. Ficam como sugestão para quem é muito seguro de seu estilo e pode se dar ao luxo de comprar um terno um pouco mais extravagante, como acontece com os na cor vinho, ameixa e verde escuro citados no item anterior.

…….

Terno ou costume falso liso ou com padrão

ternos-costumes-cores-como-escolher-03

Opção se as cores que você gosta acabaram e não quer ficar com ternos repetidos. O falso liso geralmente representado pelo tecido espinha de peixe é uma maneira de diferenciar o terno e deixá-lo mais requintado. Os padrões Príncipe de Gales e window pane também funcionam muito bem se você quer variar o estilo sem mudar a cor.

…….

Nota final

O traje social masculino está se tornando cada vez mais diversificado no quesito cor, mas em nossas terras ainda prevalecem os tons mais tradicionais, com o preto liderando por pura preguiça masculina de experimentar novas cores, por mais manjadas que elas sejam. Na verdade tudo depende da hora, local e ocasião, um terno vinho ou azul médio pode parecer exagerado para um escritório de uma grande corporação, mas não para quem vai a um coquetel elegante ou trabalha com moda, pense nisso antes de escolher a cor do seu próximo terno.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

2 Responses to “Como Escolher a Cor do Terno ou Costume”

  1. Clóvis says:

    Boa tarde, Ricardo…
    Vou a um casamento de um colega de escritório (somos advogados) que vai acontecer no início de novembro. Qual a melhor sugestão para o terno? Seria apropriado usar um “Aramis” preto, risca de giz?
    Abraço.

    • Ricardo says:

      Clóvis,
      o terno risca de giz é bem austero e pode ser usado em uma cerimônia e festa de casamento sem problemas. Os básicos são preto, marinho e grafite, com ou sem riscas.
      Abs.

Deixe um comentário