Também conhecido como maquinetado, texturizado e faux uni, os tecidos chamados de falsos lisos tem como característica principal aparentarem ser uma única cor quando vistos de longe, mas que de perto revelam texturas e relevos que tornam a peça de roupa mais interessante.
Uma das peças que mais fazem uso do falso liso são as gravatas, é comum encontrá-las com texturas que revelam quadriculados, listras ou até padrões como o espinha de peixe. Ternos e camisas também se beneficiam do efeito visual dos tecidos maquinetados e sabendo combiná-los é possível dar um ar mais requintado a trajes formais ou casuais.
Por falar em roupas casuais, tecidos texturizados também são recorrentes em camisas pólo, jaquetas, bermudas e camisas servindo para manter o visual clean, mas ao mesmo tempo permitindo fugir do liso comum.
O falso liso também faz muito sucesso em trajes para cerimônias, principalmente o do noivo que ganha um estilo mais sofisticado graças a presença deste tipo de tecido.
É importante não confundir falso liso com microestampa, na foto acima, podemos ver um terno texturizado e uma gravata cuja trama mistura duas cores causando a ilusão de ser composta por uma única cor quando vista de longe, o termo em francês faux uni é mais abrangente e engloba também este tipo de tecido, no Brasil a denominação falso liso raramente é usada para descrever uma peça assim, que mescla dois tons.
Vantagens
- O falso liso pode ser misturado com estampas e padrões sem pesar muito;
- Deixa a composição visualmente mais atraente e interessante;
- Quando bem usado, mostra sofisticação e bom gosto;
- Pode agradar quem não gosta de estampas, mesmo as mais sutis;
- Serve para roupa casual ou formal, mas pede tecidos de qualidade.
Estes costumes são impecáveis! Eu que uso social no dia a dia quase surtei ! Kkkk quero todos!