10 Dicas de Como Deve Ser o Caimento de Um Terno Slim Fit No Seu Corpo

153

terno_slim_fit_caimento

Que o terno slim fit é mais ajustado ao corpo que o traje social clássico nós já estamos cansados de saber, mas como deve ficar o caimento em seu corpo? Existem alguns cuidados para estar elegante dentro de um destes, faça o checklist abaixo para saber se, no seu caso, ele é um bom investimento:

1 – O paletó é mais justo e acinturado, quem ganha peso fácil tem que tomar cuidado, qualquer incremento na balança pode impossibilitar seu uso;

2 – a calça segue o mesmo padrão, mas não é uma skinny, tem que afinar a silhueta sem ficar colada no corpo. Se você tem pernas grossas deve evitar;

3 – As lapelas são mais finas para seguir a silhueta slim do restante do traje e podem não cair bem com rostos muito redondos, dando a impressão que a cabeça é maior do que é na realidade!

4 – Quando estiver de pé sempre deixe o paletó fechado, já que o mais bacana deste tipo de terno é a silhueta seca, aproveite ao máximo o fit desta peça para ficar mais elegante;

5 – A camisa também tem que ser slim, assim não teremos pano sobrando, principalmente na região abdominal, não comprometendo o corte, o abotoamento e a forma do seu corpo;

6 – Use gravata skinny para manter a harmonia, principalmente com as lapelas estreitas;

7 – Assim como em qualquer terno, os ombros não podem ser muito largos ou apertados, então os fortões podem ter problemas aqui. Aconselho optar pelo modelo clássico;

8 – A maioria dos ternos deste tipo vem com apenas uma fenda traseira no paletó, provavelmente porque duas delas fariam seu quadril parecer mais largo, mesmo que a peça caia melhor com elas, mas isso é só uma suposição minha;

9 – Nada de tecido repuxado em nenhuma das peças, se não serviu direito procure em outra loja;

10 – Evite ao máximo colocar coisas volumosas nos bolsos, aliás essa regra vale para todos os trajes, sejam eles casuais ou sociais, mas aqui o problema é ainda maior, pois qualquer coisa fica marcada e deixa seu corpo disforme.

153 COMENTÁRIOS

  1. Opinião feminina… gostei muito site, me traz muitas informações de como vestir meu namorado ehehehhe. Nós sempre temos eventos pra ir, só q o estilo dele é bem despojado e o meu é bem mais clássico, daí ficamos tentando combinas os dois estilos pra ambos =]

    O terno slim fit fica lindo nele, quero comprar mais, só que quero conhecer outras marcas. Tem algumas para me informar?

    Abraços!!
    obs: já sigo no instagram…

    • Oi Aline,
      que bom saber que as mulheres também gostam do Canal Masculino!

      Você pode encontrar ternos com este caimento em lojas como a Zara, Topman e TNG, só para citar as mais populares.

      Abs.

  2. Eu provei um terno slim fit, mas o paletó numero 44 (calça 38), aparentou ficar um pouco maior que achei que ficaria.

    Devo provar o paletó 42 e ajustar a calça 38?

    • Eder,
      isso depende muito do seu tipo físico. Quem é muito magro pode não conseguir um corte muito ajustado, mas ainda é melhor do que o corte reto. Sim, eu acho que você deve provar o 42.
      Abs.

  3. Ola, tenho serios problemas pra comprar ternos pq as calças nuncam dao certo. Meu paleto tem que ser 48 mas as calcas 42 nao fecham e as vezes falta pano p soltar. O que eu faco? Ninguem pensa em quem tem um pouco mais de bumbum? Sou alto e magro ate.

  4. Muito bom o post. No meu caso o que atrapalha um pouco é o comprimento da manga, minha largura é 46 mas sempre tenho que optar pelo 48, o que acaba meio que perdendo a característica slim. Mas gosto muito do caimento deste tipo de terno, deixa com um ar mais moderno e jovial.

    • Vitor,
      anote aí: Zara, Topman, VR, Buckman, Four|S, Aramis, Brooksfield, TNG e Ricardo Almeida são as que eu lembro por enquanto. A escolha da loja vai depender de quanto você quer gastar.
      Abs.

  5. Olá Ricardo! Eu tenho dificuldades para encontrar ternos, já que sou muito alto (1,77m) e bem magro e com cintura fina, como tenho 14 anos espero engordar! Enfim, no meu caso o terno slim fit é recomendado?

    • Marcos,
      o comprimento é o mesmo de um paletó tradicional, mas também é possível encontrar alguns um pouco mais curtos (versões cropped) em lojas mais moderninhas como a Topman.
      Abs.

  6. Olá Ricardo, td bem!

    Tenho uma dúvida, meu marido é alto e tem um “pouco” de barriga…o terno slim ficaria legal pra ele ou o recomendado é o traje clássico?

    Abçs Gisa

    • Giselia,
      se for um pouquinho de barriga dá para usar sem problemas, mas o ideal é experimentar um traje como esse e ver como fica, pessoas altas, com pernas finas e braços finos tendem a ter sua barriga destacada com roupas slim, o costume clássico pode deixar tudo mais proporcional.
      Abs.

  7. Tenho 1,72 de altura, peso 65kg.
    Sou magro, será que o terno slim ficaria bom?
    Não consigo encontrar recomendações.
    O terno clássico fica estranho, devido as pernas finas, as calças ficam largas.

    Poderia me ajudar com uma dica?

    • Alisson,
      acho seu tipo físico ótimo para um terno slim fit. Realmente os cortes clássicos sobrarão um pouco, pois pela descrição você é bem magro, as medidas mais justas do slim fit devem cair melhor e evitar aquela sobra de tecido desagradável.

      Existe uma outra opção: mandar fazer seus costumes no alfaiate, afinal, não há nada igual a um terno feito sob medida, mas é uma solução bem mais cara e vai depender de você querer ou não investir nisso.

      Abs.

  8. haha tem cada um comentando aqui… o cara tem 1,77 e se acha “muito alto”??

    só queria complementar dizendo que aqui em Floripa esse tipo de terno pode ser encontrado na loja Siberian e Brooksfield também.

    • João,
      o terno slim fit pode ser perigoso para alguém muito alto e magro, mas acho que você pode arriscar. De qualquer forma, acredito que ainda esteja na fase de experimentar para comprar, então vá a uma loja de sua preferência e vista o traje completo para ter uma idéia real de como ficará, você vai ter que passar por isso de uma maneira ou de outra.
      Abs.

  9. Ricardo o que vc acha do Daniel Graig em 007 Skyfall? Ele usa o terno slim fit e na minha opinião ficou muito bom nele que estava bem forte.
    Abraço

    • Rafael,
      na verdade aquele terno é feito sob medida, além de tudo é um Tom Ford, infelizmente nós, meros mortais, não temos essa sorte. Em alguns casos, mesmo sendo bem forte, é possível usar o terno slim fit, ma também tem que ser um forte “slim”, como o Brad Pitt na época do filme Tróia, se estiver muito truculento, tipo Dwayne Johnson, também conhecido como “The Rock”, não funciona.

      Abs.

      • Pois é! Tenho 1,94 e 113KG. Todos os meus ternos ficam pegando no ombro. Tenho dois Ternos Calvin Klein Slim Fit Zerados no 46 (USA) que obviamente tem que fazer muita coisa pra ficar razoavel, Definitivamente terno slim com nego forte não fica muito bom. Vou tentar fazer um do zero com um alfaiate para ver o maximo que consigo de um Terno Slim

  10. Oi, comprei um terno slim.
    Meu número é 44 dos paletós tradicionais.

    A vendedora disse que o paletó slim deveria ser um número maior. Então ela me vendeu o 46.

    É verdade isso? Tem que ser um número maior?

    • Fernando,
      nunca ouvi falar nada deste tipo, mas pode ser uma característica da marca ter modelagem pequena. Faça a prova, coloque o paletó, estique seus braços para baixo e dobre os dedos retos em um ângulo perpendicular a sua perna, como se quisesse formar um L com as mãos, o comprimento do paletó tem que estar batendo de leve em seus dedos. Outro teste é quanto a sobra de tecido: feche o paletó e puxe-o para frente, pegando na altura do primeiro botão, deve sobrar o suficiente para dar liberdade de movimentos, e só. E lembre-se, esta prova de caimento serve para qualquer tipo de terno, não só o slim.

      Abs.

  11. Boa tarde.
    Serei padrinho de casamento do meu irmão, aluguei um terno slim, mas, a calça ficou um pouco justa, tem algum problema? O que você me indicaria, não gosto muito de panos sobrando. Tenho 1,82 e 89 kg.

    • Junior,
      pela sua altura e seu peso, acredito que o terno tradicional ficaria bem, sem muito pano sobrando. Outra opção é pegar uma calça de outro tamanho, desde que haja um terno igual disponível, só não pode ficar com a calça muito skinny, isso vai prejudicar seu visual.

      Abs.

  12. Boa tarde Ricardo,

    Achei o site procurando calça social slim fit. Vou iniciar em um novo trabalho, e o traje é social, mas sem paletó e gravata. (calça, sapato, cinto e camisa).
    Eu sempre gostei de trajes slim (tenho 1,73mt e 78kg). Mas não sou muito fã dos tecidos das calças sociais tradicionais. Saberia me dizer onde posso encontrar esses modelos de calça que usem tecidos que dêem essa visão social?

    Obrigado e muito show o site!
    Abs.

    • Fernando,
      você pode apelar para as calças chino que são de algodão mas tem o corte similar as de alfaiataria. Lojas como a Siberian, Noir Le Lis, Memove, TNG, VR, Vila Romana, Richards, Brooksfield e Renner podem te ajudar neste caso.

      Abs

  13. Boa tarde.
    Ricardo, é obrigatório o padrinho combinar alguma peço do vestuário com a madrinha? Fiz a opção de não combinar, irei usar um terno slim preto, camisa branca e gravata slim preta. O vestido da madrinha é de duas cores um tom de laranja passando para marron, devo mudar a cor da gravata ou da camisa?

    • Davi,
      o terno slim é mais indicado para você, o tradicional ficará com bastante tecido sobrando e, provavelmente, necessitará de ajustes no alfaiate. Quanto ao tamanho, só experimentando para saber o tamanho de seu manequim, mas já adianto que se for algo abaixo do 36, será difícil de encontrar, talvez você tenha que mandar fazer.
      Abs.

    • Felipe,
      Apesar da lapela mais estreita, o caimento do terno parece muito próximo do tradicional, principalmente se levarmos em conta que você já havia mandado ajustar. Não está ruim, longe disso, mas não consigo ver aquele corte seco do terno slim, principalmente na calça, porém pode ser um problema da foto ou posição em que você se encontra.

      A gravata tradicional até pode tomar o lugar da skinny, mas se o problema é esse, tente usar um prendedor para garantir que ele fique no lugar.

      Abs.

  14. Ricardo,
    Comprei um terno slim na TNG e estou com dúvida com relação ao caimento; se ficou pequeno. Na hora vesti e ficou bom, consegui colocar a mao na lapela; mas chegando em casa vi que restringia os movimentos; tive dificuldades de colocar a mão na cabeça; um terno slim é 100% confortável nos movimentos? Estou enviando uma foto, se vc pudesse avaliar se os ombros estão certos e se parece pequeno.

    http://imageshack.com/a/img5/5923/t6q8.jpg

    Obrigado.

    • Pedro,
      os ombros parecem corretos, a cintura também, mas mesmo assim o terno pode estar um pouco apertado, é por isso que as pessoas gastam tanto dinheiro em um costume da Zegna, por exemplo, roupas com corte impecável custam caro.

      Verifique nas costas, perto da nuca, se há acúmulo de tecido quando você se movimenta. Em alguns casos quando o paletó está apertado o tecido ali fica enrugado, se for assim, talvez você tenha que tentar um número maior.

      Abs.

  15. OI Ricardo, gostaria de saber se posso usar o terno slim com uma calça jeans, e como deve ser essa calça. Eu tenho 1,80 e peso 73 kg sera que vai ficar legal. Meu manequim de calça é 40, qual o tamanho do terno ideal ?

    • Lucas,
      neste caso o que você procura é um blazer, pois quando nos referimos ao terno estamos citando paletó + calça ou paletó + colete + calça.

      Quem tem problemas com peso (não é seu caso) ou faz o tipo grandalhão, com braços grandes/muito musculosos, pode usar o blazer slim sem problemas, caso contrário o mais indicado é optar por um corte tradicional. Tente uma peça 38, mas isso eu não tenho como saber ao certo, você vai ter que entrar em uma loja e provar.

      A calça jeans não precisa ser skinny, mas um corte um pouco mais seco vai cair melhor com o blazer. Escolha uma lavagem escura, é mais discreta e ideal para qualquer local que vá frequentar.

      Abs.

  16. Tenho 1,72 peso 74kg e 20 anos.

    Gosto mt d me vestir bem, e principalmente de social.

    Tenho um bumbum grande e pernas mt definidas, fica legal uma calça Slim Fit para uma pessoa igual a eu?
    Tipo calça meu numero 40 ou 42 ja fica sobrando na cintura.

  17. Oi ricardo antes de comprar qual a dica no meu caso bem musculoso ombros gigantes cintura mas fina e pernas nao tao grossas kkk…adorei o modelo slim mas a realidad e otra ne…que vc sugere?

  18. Ricardo, olá tudo bem?

    Vou casar em um sítio e queria saber se posso usar um terno slim, por que não gosto do terno tradicional para casamento, pois sou magro e acho que ficaria mais elegante com um terno slim,você me recomendaria? se não teria outra sugestão?

  19. Amigo, tenho 1,74m e peso 88 kg, estou acima do peso pretendo eliminar 10 kg ainda. quero comprar um terno slim pensando numa formatura que irei em setembro…… sera que cai bem pra mim esse terno? obs: tenho akelas famosas cartucheiras que por mais que eu perca peso elas diminuem mas nunca saem por completo. Tenho um terno normal, mas sinto que fico feio nele, pois parece grandão. Sou acadêmico de direito e irei usar mtos ternos pela frente.
    veja se posso comprar esse terno. e qual seria o melhor tamanho pra mim? tradicional uso 46 ou 48.
    http://www.camisariacolombo.com.br/terno-preto-tropical-101011761000194/p
    ta com um preço muito bom.

    • Marcelo,
      no seu caso ainda acho melhor o terno tradicional, esse que você tem deve precisar de alguns acertos, talvez um alfaiate resolva o caso.

      Como você esta se formando e quer seguir a carreira de advogado, aconselho a entrar em algumas lojas top, tipo Hugo Boss e Zegna e provar uns ternos só para sentir o que é um produto de qualidade, depois vá até as lojas que você está acostumado a frequentar e repita a operação, se bater uma depressão é porque você não está usando marcas com o mínimo de qualidade.

      Outra coisa, não se paute no preço, primeiro escolha, prove, informe-se sobre os tecidos e modelagens, só depois de ter alguns costumes em vista você bate o martelo.

      O costume do link que você passou está barato, mas é justamente isso que preocupa, nem na C&A você consegue comprar algo desse tipo por esse valor e só compre ternos pela internet de lojas que você conhece o caimento ou que permitem a confecção sob medida.

      Abs.

    • Fabio,
      o noivo pode usar slim fit, sem problemas.

      Acho mais prudente você comprar seus ternos em uma loja convencional, existem muitos detalhes que só “in loco” dá para saber se estão certos ou não.

      Abs.

  20. Ricardo,

    mandar fazer um terno sob medida pela Indochino vale a pena? Vc sabe quanto tempo demora para chegar no Brasil e se tem alguma restrição da receita federal (além do pagamento de impostos)?

    Abraço.

    • Fernando,
      fica um pouco complicado dizer que vale a pena, pois nunca comprei nada nesta loja, mas aparentemente o sistema funciona bem. Nunca ouvi dizer que este tipo de produto tem restrição na Receita, até porque a maioria dos e-commerce de fora do Brasil estão começando a vender para nosso público.
      Abs.

  21. Bom Ricardo?
    Estou querendo fazer um terno slim pra mim, mas ainda possuo uma “barriguinha”, mas consigo disfarçar muito bem ela. O que vc acha? Eu mando fazer agora meu terno ou espero perder a barriga pra isso? acha que vai interferir nas medidas?
    Obrigado!

    • Sandro,
      há quanto tempo você está falando que vai perder essa barriga? Só espere se você está prestes a fazer uma lipoaspiração ou contratou um personal trainner que está arrancando seu couro, caso contrário é melhor mandar fazer esse costume.
      Abs.

  22. Ricardo, vou ser padrinho de casamento e a gravata já foi entregue pelos noivos. Pretendo comprar um terno slim, pois sou magro. Será q esta gravata, que não é sknny terei problema? Como não tenho costume de utilizar ternos, seria melhor eu comprar um com composição mista, ao invés de um 100% lã fria, que é 3 x o valor de um com poliéster + viscose? Pode sugerir alguns sites para comprar? Obrigado!

    • Mateus,
      um terno tradicional manterá a harmonia quando combinado com a gravata, mas nada te impede de driblar a regra se sentir-se melhor em um terno slim fit. Se você não vai usar o costume com frequência é possível abrir mão da lã fria e apesar de conhecer alguns sites que vendem ternos, acho mais sábio comprar do jeito convencional, pois é preciso provar a roupa e verificar se o caimento está decente.
      Abs.

  23. tenho 1,90 e 93kg e comprei um terno slim que ainda não chegou, experimentei na hora e achei que ficou bom mas pq o vendedor disse q era atual o slim agora, vou ser padrinho de casamento, e n gosto de roupas apertadas, oq vc acha que fica bom pelo meu peso x altura?

  24. Ricardo, as tabelas de medida das camisas Fit diferem das tradicionais? Meu marido usa camisa 3 e queria comprar camisa Fit pela internet, não sei o que fazer.

    • Jo,
      as medidas de camisaria diferem muito de país para país e até de marca para marca, um número 3 da Zara não tem nada a ver com a mesma numeração na GAP. Tem que arriscar se quiser comprar ou apelar para as grifes conhecidas.
      Abs.

  25. Olá ! Interessante o blog, parabéns.

    Tenho 1.83 de altura, sou um cara grande ( Braços, pernas, ombro, quadril, enfim), estou acima do peso, mas comprei há pouco tempo um terno Ricardo Almeida ( que em sua essência é slim, corte mais seco, concorda?) e me vestiu muito melhor que aqueles ternos clássicos com montes de panos sobrando (como na Vila Romana, Brooksfield, etc). Mesmo acima do peso, fico bem num Ricardo Almeida. Não é um terno feito sob medida, mas todo acertado e ajustado, por exemplo, a Calça e o Paletó são de tamanhos diferentes. Para compor o visual vou usar uma gravata slim, por acaso Ricardo Almeida, na cor vermelha/vinho ( cor mais fechada ) , camisa casal alberto branca com discretas abotoaduras ( a camisa precisa, não é uma opção), e um sapato louis vuitton de couro, mas estilo esporte fino. Acho que a gravata fina combina mais com esse tipo de terno, e dá uma discontraida no visual junto com o sapato que escolhi. Um terno como esse você pode se dar ao ”luxo” de não usar um cinto , (particulamente eu detesto cinto, não uso.) , ainda mais nesse estilo mais descontraído que me propus. Ah, o terno é azul bem escuro, que parece preto, mas não é.
    Bom essa é minha opinião, mas antes de tudo ser elegante é estar confortável. um abraço

  26. Olá.
    Preciso de uma ajuda, vou em um casamento mas nao tenho a minima ideia de combinação de cores de camisa, terno…nada rsrsr
    Vcs podem me ajudar? O casório é na parte da tarde/noite, ah e sou magrinho tb rsrsrs
    Agradeço.

    • Israel,
      em caso de dúvida vá com o básico: terno neutro (preto, grafite ou marinho) com camisa branca e gravata preta. Se quiser usar uma camisa colorida escolha qualquer cor que te agrade, mas em um tom bem claro e combine com uma gravata na mesma cor mas em tom escuro. Não tem como errar!
      Abs.

  27. Boa tarde,
    Acompanho esse site e acho ótima as dicas que são dadas aqui.
    Bom… Gostaria de saber se uma mulher poderia usar um terno slim fit? Será que ficaria legal? Ele poderia ser considerado um terno unisex? Pois tenho 18 anos, 1.75 de altura e 58 kg, estou pensando em usar esse terno em um casamento.

    • Olá Mell,
      O traje slim fit não é considerado unissex, para usar um terno masculino você teria que fazer uma porção de ajustes na calça, na cintura do blazer no peito, pois o corpo da mulher e do homem diferem em vários pontos, o que compromete o caimento. O mais correto é comprar um terno feminino com corte ajustado, mas que mantivesse ao máximo as características do masculino.
      Abs.

    • Sérgio, o slim fit é ideal para você, a silhueta enxuta vai fazer seu corpo parecer mais longilíneo, ou seja, vai dar a impressão de que você é mais alto. Fique com as cores mais sóbrias como o preto, marinho e grafite.

      Boa formatura!

      Abs.

  28. Bom dia Ricardo, tudo certo?

    Tenho 1.75 e 75 kg. Você acha que estou acima do peso para usar um slim?
    No mais, experimentei um terno ontem. Gostei bastante, porém na cintura ele não ficou muito justo. Você acha que eu devo mexer nele e ajustá-lo e deixar mais colado na cintura? O quão justo na cintura ele é? Peço desculpas e desde já agradeço.

    Abraço.

    • Olá André,
      Um cara com o seu físico pode usar um terno slim fit sem problemas.

      O paletó não pode ficar esticado na cintura e deve dar liberdade de movimentos, você deve ser capaz de puxá-lo para frente na altura do primeiro botão e notar uma sobrinha de tecido, porém se a peça estiver sambando no corpo talvez seja mesmo o caso de um ajuste no alfaiate.

      Abs.

    • Eli,
      provavelmente você deve usar um 46, mas o corte pode mudar de uma marca para outra, o melhor é pedir ajuda para um vendedor ou consultar a tabela de medidas da loja virtual se for comprar on line.
      Abs.

  29. Boa tarde.Gostei muito dos tópicos. também serei padrinho de um casamento. Provei um terno slin tam 46 que ficou exato em meu corpo, porém achei a manga muito justa. Isso é normal??
    Logo, vi um 48, ai já achei que ficou um pouco sobrando na cintura, ai o vendedor disse que fazem ajustes, fiquei com pé atras. Poderia me auxiliar em qual optar? (tenho 1,75 e 70 kg.) Obrigado!

    • Ariel,
      o paletó a té pode ficar um pouco justo nos braços, existe modelos slim fit que são bem secos mesmo, mas o importante é que a peça dê liberdade de movimentos, portanto se você acha que não consegue fechar os braços direito ou que a manga está prendendo, prove um número maior, mesmo que tenha que fazer ajustes, isso é muito comum e diversas lojas oferecem o serviço.
      Abs.

  30. Oi Ricardo tudo bem ? Tenho um casamento numa tarde de sábado em um campo . Estou em dúvida sobre a cor do terno,em que posso usar ! Sou magro tenho 1.78 de altura e 60 Kilos .gostaria de saber também se o terno slim fit é uma boa opção no meu caso .

    • Marcos Paulo,
      pela sua descrição você é um cara bem magro, pode usar o slim fit sem medo. Para cerimônias diurnas você pode optar por um cinza médio, ou cinza claro, além do clássico marinho que vai bem em todas as ocasiões.
      Abs.

  31. Boa tarde Ricardo! Tudo bem?

    Vou comprar um terno slim fit e estou com algumas dúvidas… sou de estatura média 1,65m e peso 58kg:
    1 – quero um terno que sirva pra todas as ocasiões;
    2 – qual a melhor cor;
    3 – o slim fit é ideal pra minha estatura e peso;
    4 – sugestões de lojas onde posso encontrar um bom costume, independente de preço, pois afinal não se compra um todo dia rsrsr…

    Desde já obrigado pela atenção.

    Grande abraço, Arnaldo Antunes.

    • Arnaldo,
      acho muito recomendável um traje grafite ou marinho, com lapela notched (triangular, mas não a pontuda) apenas dois botões no paletó. Seu peso parece condizente com o modelo slim, então acho que você pode investir em um costume ou terno com esse corte.

      Sugerir lojas para compra de ternos é sempre difícil, mas se for aqui em São Paulo eu indicaria, da mais cara para a mais barata, a Ermenegildo Zegna, Hugo Boss, Brooksfield, Crawford, Aramis e Zara.

      Abs.

  32. Ricardo parabéns pelas dicas.
    Você saberia qual o preço médio de um bom terno slim da aramis? E compensa o custo beneficio das roupas da aramis, não somente os ternos, mas também as camisas e polos.

    • Helio,
      é mais fácil você ligar para uma loja da Aramis e consultar o preço correto!

      Os produtos da marca são bons, mas as camisas eu acho um pouco acima do preço, acredito que com um pouco de boa vontade você consegue encontrar algo no shopping com boa qualidade e preço mais baixo.

      Abs.

  33. Olá Ricardo!

    Primeiramente, parabéns pelo site! Muito bons os artigos.

    Estou acostumado a utilizar costumes e até me sinto confortável em fazer minhas escolhas sozinho. Só que irei casar no fim do ano e estou querendo uma sugestão quanto a cor do meu terno e do terno dos padrinhos. Vou casar em um castelo e a cerimônia será no jardim, pegando o fim da tarde, enquanto a festa será dentro do castelo pegando a parte da noite. Os padrinhos devem alugar seus trajes, já eu, irei comprá -lo, visto que uso regularmente. Você teria alguma sugestão de cor que fique bem tanto de dia quanto de noite? Pensei no grafite pra mim e gostaria de dar uma tonalidade diferente entre os padrinhos e eu (noivo). Ficaria ruim os padrinhos com uma cor mais escura? Pensei tb em colocar um colete branco estampado compondo meu terno e deixar o dos padrinhos combinando com o costume, você acha que ficaria bom? Gravata para meu traje nessa configuração só prata ou branca?

    Desde já agradeço a ajuda!

    Abraços!

  34. Ricardo, você tem terno da loja Colombo? os preços são ótimos e a qualidade e corte me disseram que é impecável. (similar aos ternos da brookfield). O problema é que eles são brilhosos, mas se passar bastante ferro dá para disfarçar (foi o que o vendedor me disse). O vendedor me disse que para noite são os ternos mais indicados por serem ternos bem frescos.

    • Felipe,
      é recomendado tomar cuidado com esse tipo de traje, se acabar chamando mais atenção do que a roupa do noivo pode se tornar uma gafe. Eu optaria por um tecido comum, de preferência lã fria.
      Abs.

  35. Olá Ricardo, ótimo blog, achei belo google.

    Queria saber a qualidade dos ternos das lojas Cia do Terno.

    Qual o ranking aí de qualidade entre Zara, riachuelo, C&A, Colombo, Cia do terno, topman e Renner?

    Só tem loja do topman no jk iguatemi mesmo, a partir de quanto mais ou menos é um terno slim fit deles?

    Essas lojas de departamento realizam ajustes nos ternos?

    • Pedro,
      Os ternos da Zara são os mais decentes da lista, tem corte moderno, bom caimento e a loja se dá ao luxo de fazer alguns exemplares em lã fria e linho, enquanto as demais da lista só trabalham com poliéster ou poliviscose. A Cia do Terno é a única que não conheço a fundo, só sei o que vejo na vitrine, mas me parece estar um pouco acima da Colombo, Renner, Riachuelo e C&A, vou visitar uma loja quando tiver oportunidade.

      Infelizmente a Topman do JK fechou, mas também não tinha nada que valesse a pena (preço de Zara, qualidade inferior), o caimento não era lá essas coisas e eles adoravam um poliéster, tanto que as roupas vinham com uma etiqueta avisando “Keep away from the fire” (mantenha longe do fogo).

      Na faixa de preços da Zara (700 ou 800 reais) ainda dá para encontrar algumas coisas nas promoções da VR, Vila Romana, Buckman e até a liquidação da Calvin Klein merece uma visita, os costumes com 50% off ficam acessíveis e são bem cortados.

      A TNG as vezes acerta no corte, mas produz ternos baratos apenas em poliviscose, é uma boa alternativa para quem não tem grana e tem que comprar um terno de qualquer jeito, mas tem que estar ciente de que vai passar calor!

      Abs.

  36. BOM DIA!
    TENHO UMA DUVIDA.
    TENHO PERNAS UM POUCO GROSSAS E BUNDA GRANDE,TENHO UM CORPO ESBELTO E COM PESO ADEQUADO A MINHA ALTURA DE 1,88.
    GOSTARIA DE SABER SE POSSO USAR TERNO SLIM FIT SEM PROBLEMAS.

    OBRIGADO
    AGUARDO SUA RESPOSTA

  37. Caro Ricardo,

    Sou médico e queria comprar ternos para trabalhar. Queria comprar de uma marca boa, porém até R$ 2.000,00 cada. Que marcas você recomendaria? Essas são melhores realmente que os termos de R$ 800 a R$ 1.000,00?

    Pra fechar: você acha que vale à pena ter um terno mais especial para ocasiões mais importantes? Que marca?

    Obrigado e parabéns pelo blog.

    • Rafael,
      abaixo de 1.000 reais é mais fácil encontrar, na maioria das vezes, opções em poliviscose, que não é um material tão nobre e esquenta muito. Entre 1.000 e 2.000 já dá para encontrar uma variedade maior de costumes em lã fria com acabamento muito bem feito. A VR, Vila Romana, Crawford e a Brooksfield são exemplos de lojas que podem te oferecer algo dentro desse escopo. Se pegar alguma promoção pode tentar até um traje Ricardo Almeida ou Calvin Klein. Outra opção é buscar um bom alfaiate, é bem possível que um costume de lã fria super 120 feito sob medida em um profissional seja acessível para você – esta seria minha indicação para um traje reservado a ocasiões importantes, pois algo feito sob medida, com material de qualidade e por mãos habilidosas sempre tem uma aparência superior a roupa comprada pronta.

      Vale também olhar a Zara de vez em quando, eles as vezes trazem ternos de lã fria por 900 reais.

      Abs.

  38. Olá, eu fui convidado pra um casamento pra ser padrinho e o terno tem q ser slim, tenho 1,76m e 84kgs, estou em um peso bom ou preciso emagrecer alguma coisa, se precisar emagrecer, quantos quilos mais ou menos?? O casamento é em 3 meses

    • Luiz Fernando,
      fazendo uma conta de padeiro aqui eu cheguie a conclusão que seu peso ideal deve ser algo em torno de 70 e 75Kg, mas acho que você não deve se preocupar em emagrecer (a não ser por questões de saúde), apenas compre um terno que fique bem no seu tipo físico, se o seu sobrepeso não estiver OK para o slim fit, invista em um terno tradicional, ele ficará bem acertado ao seu corpo.
      Abs.

  39. BOA tarde, vou me formar em direito.
    Tem o culto ecumênico /aula da saudade /colação de grau / e o baile. Todos os eventos serão a noite, queria algo especial para esse momento. Tenho 1,94 78 kg, PE sei em um slim com a cor ou preto/ grafite ou azul marinho.
    Você poderia me ajudar o que seria melhor?

    Parabéns pelo blog.

    • David,
      você é bem alto e magro, acredito que um terno tradicional não cairia muito bem, pois teríamos muito tecido sobrando, então o slim fit é a melhor escolha, o marinho é uma boa por ser ligeiramente mais jovem. A camisa pode ser branca mesmo e se você quer fazer algo diferente pode tentar uma gravata borboleta.

      Fica um pouco difícil opinar neste caso, pois não sei se os formando combinaram algum dress code específico.

      Abs.

    • Francisco,
      não é assim que funciona, você tem que ir a uma loja e pedir a ajuda para um vendedor, provar alguns trajes e ver o que fica melhor em você. Muita gente tem ombros pequenos e quadril grande, nesse caso tem que comprar a calça de um terno e o blazer de outro, o contrário também acontece, homens com ombros muito largos e quadril pequeno. Comece tentando pelo manequim 38 (na numeração do costume/terno pode aparecer como 48) e vá experimentando até achar algo que tenha o caimento bacana.

      Também é comum ter que fazer pequenos acertos, encurtar mangas, barras, ajustar o paletó e isso você também só vai saber se provar.

      Abs.

  40. Olá Ricardo.
    Gostei muito das explicações, são ótimas, mas ainda me restam dúvidas.

    Não sou alto, tenho aproximadamente 1,66m e ~72kg, porem boa parte desta massa está bem distribuída, rsrsrs.

    Tenho um porte um pouco mais “Bombado”, mais nada demais, será que o corte slim combina com o meu corpo?

    Abraços.

    • Guilherme,
      como não tenho ideia exata do seu porte físic, vou te dar a dica mais simples: vá até uma loja de roupas masculinas, escolha um terno slim e experimente, se não ficar muito apertado dá para usar numa boa, mas lembre-se que o tecido tem que ter fluidez e os movimentos não podem ficar limitados.
      Abs.

  41. Olá Ricardo, boa noite, gostaria de saber de vc se sendo apenas um convidado para um casamento posso usar um terno?
    Outra dúvida é: tenho 1.86 e 65kg, o terno slim fit cairia bem para meu tipo físico?
    Desde já agradeço!!!

    • Vinicius,
      na verdade o terno é o traje padrão em casamentos, mesmo para convidados, os brasileiros é que dão um jeitinho e burlam as regras.

      Como você é alto e magro acredito que o caimento slim é mais adequado, o costume tradicional pode ficar sobrando.

      Abs.

    • Sergio,
      para quem é muito alto e magro como você a melhor alternativa é o slim fit, pois evita toda aquela sobra de pano que acontece com as roupas de caimento tradicional. No caso das roupas casuais você pode investir em estampas como o xadrez (médio ou grande) para dar uma alargada e as listras horizontais. Fatiar a silhueta com roupas de cores contrastantes também é uma boa, assim como os efeitos de desgaste nos jeans como os bigodes de gato. Na roupa formal é mais complicado, já que as estampas window pane e príncipe de gales não são muito populares no Brasil, o jeito é usar o slim fit e evitar os ternos largões.

      Abs.

    • Leonne,
      possivelmente servirá, mas isso dependerá de diversos fatores, o mais importante é o caimento/modelagem, pois algumas marcas fazem a peça mais folgada, outras mais justa.

      Abs.

Deixe uma resposta