Se tem um assunto problemático entre os homens é a escolha do traje de casamento, seja convidado ou noivo, parece que sempre há uma dúvida sobre o que usar e como usar. No caso do convidado o caso é mais simples de se resolver, a maioria dos eventos deste tipo pedem o traje formal, ou seja, terno e gravata, mas quando entramos no rol de combinações que o noivo pode usar, a coisa se complica, pois uns querem se casar vestidos da maneira mais simples possível, o que, de certa forma, pode minimizar erros, outros preferem uma indumentária muito rebuscada, e é aí que mora o perigo! Não são poucos os que pecam pelo exagero adotando trajes que parecem saídos de algum figurino de escola de samba!
A melhor maneira de escolher algo “pé no chão” é pesquisar bastante e ter referências de grifes top, e mesmo que você não tenha cacife para comprá-las ou que nem tenham lojas aqui no Brasil, o importante é refinar seu gosto, podendo comparar o que você tem disponível com o que há de melhor.
Uma das grifes que mais me agradam quando o tema é roupa do noivo é a alemã Digel. A linha Ceremony tem desde os trajes mais discretos, mas sempre com algum toque elegante e charmoso, até uma indumentária mais barroca com bom gosto e classe.
Veja abaixo as fotos da campanha da coleção 2015 da Digel Ceremony:
O que você aprende com as fotos acima:
- Um terno bem feito e com bom caimento já é meio caminho andado para conseguir o traje perfeito;
- Adicione um colete claro e uma gravata no mesmo tom para dar um up no visual;
- No caso da roupa do noivo a gravata e o colete podem ter um padrão combinando, mas isso não se aplica para o dia a dia;
- Não se esqueça do lenço no bolso;
- Uma lapela do paletó trabalhada valoriza a combinação, mostrando que se trata de algo especial;
- Tecidos com texturas diferenciadas e padrões dão ao terno um visual mais impressionante;
- Gravata borboleta também tem espaço em casamentos;
- O total black é arriscado, mas pode ficar ótimo se você tem peças de qualidade bem coordenadas;
- Camisas podem ter desde o colarinho tradicional até o colarinho quebrado, mas tenha o cuidado de caprichar no nó da gravata.
- Sapatos de amarrar são a escolha mais óbvia, entretanto, no inverno, dá para apelar para uma dress boot, a bota social.
Espero que as imagens e as dicas tenham servido de inspiração para a escolha do que será usado neste dia especial, mas em caso de dúvida, proceda com foi dito no início do texto, opte pelo tradicional e seguro combo “terno escuro + camisa branca + gravata escura + sapato social de amarrar”, este não tem erro.